Topo

Topo

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

CDL promove curso de Habilidade Gerencial

Entre os dias 25 á 28 de novembro a CDL Santa Cruz em parceria com o SENAC e o SEBRAE apresentou para seus associados o curso “Habilidades Gerenciais”. O curso contou com a participação de 21 alunos e teve como principal objetivo passar para os alunos como deve ser entendida e trabalhada “O papel do coordenador de equipe frente a empresa” que diante as explanações feitas pela instrutora do curso Isnalva Paiva é organizar os processos tecnológicos para que sobre mais tempo para as pessoas, ou melhor, para cuidar das pessoas.
“Um dos maiores desafios que o empresário santa-cruzense enfrenta é montar a equipe, qualificar e manter esta equipe de trabalho e para que isso melhore as empresas precisam ser mais atrativas, dando aos seus colaboradores mais oportunidades e oferecendo um plano de carreira, por exemplo, ressaltou Isnalva Paiva.
De acordo com o empresário Márcio Ramos, o seu intuito em ter feito este curso se deu para aperfeiçoar seus conhecimentos, já que hoje o mundo está voltado para a concorrência.
Isnalva Paiva é formada em psicologia e pós-graduada em Marketing e, desde 1997 ministra cursos oferecidos pela CDL, abordando como principais temas: Vendas, Atendimento e Desenvolvimento Gerencial.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

11ª - Assembléia da CDL discute Projetos Sociais e Segurança Pública do município


Na noite do dia 26/11, aconteceu na sede da CDL a 11ª Assembléia Geral Ordinária, na qual recebeu as participações dos coordenadores dos cursos de Administração, Contábeis e Designer da FADIRE que fizeram uma abordagem geral da instituição de ensino superior, e a apresentação de um projeto voltado para a Responsabilidade Social, que tem o objetivo de fazer com que as empresas percebam o quanto é importante ter funcionários capacitados. As empresas que aderirem ao projeto poderão se beneficiar com as deduções fiscais, irão também contribuir com o crescimento e o fortalecimento educacional da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, como ainda, incrementar sua reputação através destes tipos de iniciativas. O projeto se divide em duas maneiras: Invista no futuro da empresa e Adote um universitário. Informações liguem: 3731.0300 (FADIRE).





Dando continuidade, o Secretário de Segurança Pública de Santa Cruz do Capibaribe, Coronel Jehoran fez uma explanação das principais ações desenvolvidas pelo município no combate a violência. Explicou dados estatísticos nos quais a cidade aparecia no mapa da violência a nível nacional em 2007 no 54º lugar, sendo um dos municípios mais violentos do país, já em 2008 apareceu no 414º lugar. “Isso se deve ao Centro Integrado de Monitoramento e Operações que contribuiu para a diminuição desses casos”, ressaltou o Secretário. Santa Cruz é a única cidade que desde 2005 não tem ocorrência sobre roubos a bancos, táxis ou ônibus e até 01/03/2008 registrou um período de 160 dias sem homicídios. Sendo que após este período houve uma mudança de números e hoje a cidade registra mais de 20 homicídios, que o Coronel destaca como possíveis fatores que contribuíram para isso: a Desativação do Conselho da Paz, a Desarticulação do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, a Desativação do convênio de trânsito entre o DETRAN e a Polícia Militar, a Saída de policiais efetivos militares por aposentadoria sem reposição dos mesmos, mudança de escalas da Polícia Militar, entre outros.




Também se fizeram presentes as autoridades, Major Geraldo Vieira da 3ª CIPM e o Delegado Municipal Dr. Marcio Cruz. Ambos destacaram a união das entidades locais em discutir ações para que se encontrem soluções e haja mudanças no cenário atual da cidade com relação á violência. O Major frisou os projetos que serão montados para o fim de ano, como pó exemplo: “A sulanca natalina”. Já o delegado falou das parcerias existentes entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, e a Polícia Civil. Explicou que as principais dificuldades estão em ter “estrutura de material humano” e conseguir a contribuição da sociedade nos processos como testemunhas dos casos ocorridos. “Eu sei que Segurança Pública é dever do estado, e nós estamos fazendo a nossa parte, mas a sociedade precisa também fazer a sua”, finalizou o Dr. Marcio Cruz.


Informações liguem: 3759-8200 / 3759-8201 / 3759-8202 (3ª CIPM) ou 3759-8229 (Delegacia Municipal).

Parabéns!!!


Fábio...

Sabe aqueles dias perfeitos?
... Onde a gente acorda alegre, passa o dia contente e dorme feliz?
Que hoje seja um desses dias para você...
Que Deus ilumine todos os seus passos para que você não ande na escuridão;
Que Deus te dê sabedoria para que você se desvie das armadilhas do mundo e que Deus te faça imensamente feliz na sua preciosa vida...


São os desejos de todos que fazem parte da CDL - Santa Cruz do Capibaribe

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Projeto Voz Ativa


Dando continuidade ao Porjeto Voz Ativa, a CDL Santa Cruz do Capibaribe traz mais um palestrante sucesso de público. O conferencista caruaruense Eugênio Sales virá ministrar a palestra, sob o tema: Excelência no atendimento ao cliente no final do ano, no próximo dia 04 de dezembro, no Teatro Municipal. Participem!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Culinária


O curso de Culinária realizado pela CDL Santa Cruz do Capibaribe foi sucesso entre os participantes. Foram mais de 15 horas de curso com o Chef Josafá Gonçalves da cidade de Caruaru. O Chef presta serviço ao SENAC e passou pela CDL multiplicando o que sabe fazer: cozinhar.


Confira abaixo as fotos dos cardápios:














Missão Empresarial do Ceará visita Santa Cruz do Capibaribe

O Presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes recebe nesta terça-feira (25/11) às 9 horas, na sede da instituição, uma comitiva vinda do Estado do Ceará. O pessoal virá com fins de conhecer o potencial econômico do município e toda região que compõe o Pólo da Confecção do Agreste pernambucano.


Componentes da missão:
· Maria Cecy de Castro - Técnica da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará.
· Diva Mercedes Machado - Técnica do SEBRAE / Ceará
· Edivaldo Nunes - Técnico da Federação das micro e Pequenas Indústrias do Ceará
· Joseomy Moreira - Superintendente Executivo da Unimola
· Roberto Guimarães - Vice-Presidente da Unimola
· Patrício Paice - Diretor do Sinditextil do Ceará
· Carlúcio Pereira - Diretor do Sindconfecções do Ceará
· Manoel Holanda - Diretor do Maraponga Mart Moda
· Luciano Salgado - Diretor do Feira Center Maracanaú
· Daniel Gomes Soares - Diretor do Shopping Fortaleza Sul
· Maria Clecilda Bezerra - Diretora do Pólo Mega Mix.

FELICIDADES



A CDL Santa Cruz do Capibaribe, em nome de todos os seus diretores e funcionários parabenizam sua secretária executiva Katyane Michele por mais um ano de vida, muito trabalho e dedicação.


Na vida são as horas de descuido as quais nos propicia momentos de felicidade. Muitas vezes nos perguntamos os porquês de muitas coisas ocorrerem, contudo não somos capazes de sermos sensíveis a ponto de perceber que tudo o que acontece em nossas vidas é determinado pelo nosso Criador. Ele hoje determina mais um ano para você Katyane, PARABÉNS!!!

domingo, 23 de novembro de 2008

Governo propõe adiamento de mais 60 dias para imposto do Simples


O governo Federal proporá nos próximos dias um adiamento de 60 dias, para o recolhimento dos impostos das pequenas empresas. O pedido está sendo encaminhado ao Conselho de Gestão do Simples, onde fazem parte desse Conselho, a União, Estados e Municípios. Para o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, a medida se adotada a medida representará uma injeção de capital de giro de R$ 23 bilhões/ano para cerca de três milhões de micro e pequenas empresas. O Ministro disse ainda que o intuito da proposta de os empresários permanecerem com dinheiro para investimentos e outros pagamentos neste fim de ano, pagando o Simples só em fevereiro do ano que vem.

Na reunião ocorrida no Palácio do Planalto estavam presentes presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Mantega, do governador de São Paulo, José Serra, e do seu secretário de Fazenda, Mauro Ricardo.

Seca e chuvas em excesso preocupam autoridades brasileiras


Seca no Nordeste, chuva em excesso no sul e parece que deu a louca no clima. O aquecimento global tem causado danos, talvez irreparáveis ao planeta terra. Já são 52 dias de muita chuva no Estado de Santa Catarina, enquanto que no sertão do Piauí muitas cidades já estão declarando estado de calamidade pública, por causa da forte seca. Tudo em decorrência dos desmatamentos, queimadas e degradação ambiental feita pelo homem. Só no ano passado a floresta amazônica perdeu o equivalente a 20 mil quilômetros quadrados devido o desmatamento. Cientistas do mundo inteiro prospectam a possibilidade de a temperatura ser elevada entre dois e seis graus até o fim do século XXI. E, essa afirmação vem se concretizando com vista nos efeitos da mudança global facilmente visível e sentida por nós. Pense nisso e faça sua parte?

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Montadoras de carros da Europa pedem ajuda a bancos Norte-americanos


Presidentes de montadoras européias foram aos Estados Unidos, na última terça-feira para pedir ajuda financeira a Comissão dos Bancos do Senado americano. Os conselheiros do Banco Europeu de Investimento consideravam dar um auxílio de US$ 51 bilhões às fabricantes de carros européias.
Mas apesar da aparente semelhança nos dois lados do Atlântico, há grandes diferenças. A situação das três grandes de Detroit é muito mais urgente. O presidente da GM, Rick Wagoner, disse aos senadores norte-americanos que a economia do país enfrentará um "colapso catastrófico" caso o pacote de resgate às fabricantes não seja rapidamente aprovado.

Foto: www.opiniaoenoticia.com.br

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Série de reportagens

Nesta semana que se comemora internacionalmente o empreendedorismo, o Jornal Nacional exibe desde segunda-feira uma série de reportagens sobre a grandeza do empreendedor brasileiro. Em pauta, ontem a cidade de Caruaru -PE, que sediou pela primeira uma Feira do Empreendedor pelo interior do Brasil, foi mostrada em reportagem do jornalista Tonico Ferreira, onde ele lincou matérias do Agreste pernambucano com outras do Sul e mostrou as nuances do empreendedorismo pelo País afora. Assistam!!!

Artigo

Salve, salve o empreendedor brasileiro
Por Bruno Bezerra*

Empreender é o pensamento (idéia) seguido da ATITUDE de fazer acontecer. Em meio à crise econômica que atormenta o planeta, começou nesta segunda-feira (17/11/2008) a Semana Global do Empreendedorismo. Pela primeira vez no Brasil, a Semana Global do Empreendedorismo acontece simultaneamente em mais de 60 países até o dia 23/11/2008.

Segundo informações do Sebrae, no Brasil existem 5 milhões de pequenos negócios que são responsáveis por 20% de todos os bens e serviços produzidos no país (PIB). Vamos conhecer mais alguns números do universo empreendedor brasileiro:


- 13 de cada 100 brasileiros desenvolvem alguma atividade empreendedora.

- O Brasil está em 10° lugar no ranking mundial de empreendedores iniciais (entre 3 meses e 42 meses)

- O Brasil está em 5° lugar no ranking mundial de empreendedores estabelecidos (42 meses ou mais de atividade)

- 43% dos empreendedores brasileiros são motivados a abrir um negócio por conta da falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda.

- 57% dos demais empreendedores brasileiros empreendem por terem achado um nicho de mercado com potencial.

- Somente 14% dos empreendedores por oportunidade são jovens, para uma proporção de 25% dos empreendedores por necessidade.

- 11,3% dos brasileiros entre 18 e 64 anos são empreendedores.

- Cerca de 75% da população (tanto empreendedores como não empreendedores, homens e mulheres, independentemente de faixa etária, escolaridade e renda), valorizam socialmente o empreendedor.


Apesar de termos uma estrutura (de tributos, burocrática, trabalhista e de crédito) que insiste em sabotar a atividade empreendedora (no ranking Fazendo Negócios 2009 do Banco Mundial o Brasil é o 125º pior país pra se empreender no mundo), a prática empreendedora brasileira apresenta números bastante significativos.

Em tempos de crise, com o vento gelado da recessão soprando em países como Alemanha e Japão; com a crise financeira global asfixiando as megacorporações mundo afora, desnorteando o desenvolvimento econômico brasileiro baseado na grande empresa, reside no micro e pequeno empreendimento uma considerável parte dos pilares necessários para manter a economia verde-amarela ao menos em banho-maria.

Salve, salve o empreendedor brasileiro... Ontem, hoje e sempre, o verdadeiro herói nacional.


*Bruno Bezerra é administrador de empresas, diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo da CDL de Santa Cruz do Capibaribe, na internet mantém o blog www.brunobezerra.blogspot.com

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nova Lei de Estágio inibe o processo seletivo de estudantes


Há quase dois meses a nova Lei do Estágio garante aos estudantes, além da bolsa-auxílio, o direito a férias e ao auxílio-transporte. Mas, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres), houve uma redução no número de vagas oferecidas nas empresas depois que essa regra entrou em vigor.
.
Dados do Ministério da Educação apontam que existem hoje 13,5 milhões de estudantes no ensino médio e superior e somente 1,040 milhão de vagas de estágio. Ou seja, apenas 8,1% dos estudantes conseguem passar pelo processo de aprendizado.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Parabéns



A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Santa Cruz do Capibaribe parabeniza a estudante do 2º período de Administração Roseana Maria da Silva. Roseana irá apresentar um seminário no auditório da Faculdade de Desenvolvimento Regional – FADIRE, sobre o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC.

O SPC é a fonte de informação mais precisa para o empresário utilizar como ferramenta para sua análise de crédito, seja transações comerciais utilizadas através de cheques, promissórias duplicatas dentre outros. O SPC é o maior Banco de Dados da América latina, e é comercializado através das instituições CDL´s.

domingo, 16 de novembro de 2008

Crise já afeta a indústria nacional


O Grupo Estadão de São Paulo encomendou um estudo a Fundação Getúlio Vargas – FGV e constatou que a indústria brasileira já começa a sofrer os efeitos da crise internacional. A pesquisa mostra que setores da indústria têxtil, moveleira, química e mecânica já tiveram redução expressiva em sua capacidade de produção. De julho a outubro desse ano, o setor sofreu 0,7 ponto percentual de redução. A maior retração ocorreu entre os fabricantes de móveis. Em julho a produção era de quase 86% e em outubro caiu para 76,9%. A queda da economia norte-americana foi o principal motivo desse desaquecimento, pois os Estados Unidos é o maior importador dos móveis brasileiros.


sábado, 15 de novembro de 2008

Todos preocupados com a crise


Ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais dos países que compõem o G20 – nações mais ricas e as principais emergentes, inclusive o Brasil, se reuniram em São Paulo para definirem estratégias de contenção à crise econômica que assola os Estados Unidos e Europa. Esse plano de ações será apresentado durante todo esse final de semana na reunião do G20 em Washington. Uma das sugestões apresentadas foi uma série de mudanças na estrutura dos órgãos financeiros internacionais.


A expectativa é que desta reunião em Washington saiam medidas objetivas contra a crise financeira internacional. O encontro ocorre em um clima de preocupação perante o agravamento dos problemas econômicos nos Estados Unidos e Europa.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CAIXA LANÇA O CREDIÁRIO CAIXA FÁCIL PARA MERCADO VAREJISTA

A Caixa Econômica Federal lançou nesta quarta-feira (12/11), em São Paulo, o Crediário CAIXA Fácil para o financiamento de bens de consumo, como eletrodomésticos, eletrônico, móveis, TV e vídeo, além de material de construção. Com esse novo produto, a CAIXA entra no financiamento direto das vendas de varejo, atuando dentro das lojas parceiras e concedendo o crédito no ato da compra.O objetivo da instituição é incentivar a demanda por bens de consumo e expandir o volume de concessão de crédito, beneficiando, principalmente, a população de menor renda. O produto é destinado a pessoas físicas e o valor máximo do financiamento é de R$ 10.000,00 por tomador, com prazo de 24 meses. As taxas são prefixadas de acordo com o mercado de cada varejista. O pagamento será realizado por meio de boleto ou débito em conta corrente.A CAIXA disponibilizou recursos no valor de R$ 2 bilhões para a modalidade e somente os quatro primeiros contratos assinados no próprio evento de lançamento já receberão uma dotação inicial de R$ 100 milhões para aplicação nos primeiros 12 meses.Segundo o vice-presidente de Pessoa Física da CAIXA, Fábio Lenza, o produto não é uma estratégia criada para enfrentar a crise. “Nós já estávamos estudando o crediário desde o ano passado para beneficiar as pequenas empresas do setor de varejo que estavam em desvantagem no crédito”, disse. O executivo ressaltou, ainda, que existe uma identificação entre a clientela dessas lojas e o público da CAIXA. “Temos a tradição e o conhecimento de ser o banco do povo e da população com renda mais baixa”.Foram assinados contratos com redes varejistas de São Paulo (Baú Crediário), Santa Catarina (América Móveis), Pernambuco (Tradição Móveis) e Rio Grande do Sul (CERTEL). Além dessas empresas, a CAIXA já negocia com outras dos estados do Pará, Rio de Janeiro e Brasília, além de mais um grupo de São Paulo.Participaram da cerimônia de lançamento do produto pela CAIXA, os vice-presidentes Carlos Borges, da área de Distribuição e Fábio Lenza, da área de Pessoa Física, com dirigentes das empresas Certel, Baú Crediário, América Móveis e Tradição Móveis.Como funcionaA CAIXA operacionalizará o produto por meio dos correspondentes CAIXA Aqui, que podem ser da própria rede lojista ou indicado pelo banco. Toda operação será realizada eletronicamente, com assinatura de contrato no ato da compra, agilizando o atendimento aos clientes finais.
Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Parceria entre CDL e Corretora de Seguros

A CDL Santa Cruz do Capibaribe lança parceria com a Consultora Financeira e Corretora de Seguros Socorro Lima. Desde ontem 12/11 e hoje a consultora estará visitando empresas de Santa Cruz juntamente com o Sr. José Ribeiro no intuito de oferecer serviços como garantia de aluguel, seguro de moto, carro e incêndio, saúde empresarial, previdência privada e empréstimos por meio de subscrição das respectivas propostas de ingresso. As visitas vão continuar nas quartas e quintas-feiras.

Contatos Socorro Lima: 81- 9153-9301 / 9469-4440

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Classe média no Brasil tem de trabalhar 75% por ano só para pagar tributos, diz pesquisa realizada pelo IBTP

O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBTP divulgou pesquisa mostrando que o brasileiro de classe média trabalha mais para pagar tributos e pagar serviços privados. O estudo revela que a classe média trabalha até o meio do ano (157 dias) para fins tributários e (117 dias) para adquirir serviços que o próprio governo teria de fomentar bens primários como saúde e educação. A pesquisa mostra ainda que dos serviços contratados pela população, a segurança pública foi o que mais cresceu. Para o Presidente do Instituto, Gilberto Luiz do Amaral O cidadão de classe média brasileira só começará a trabalhar para comer, se vestir, morar, adquirir bens, gozar férias e fazer alguma poupança no dia 1º de outubro em diante.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Artigo

Um orgulho pernambucano
Por Bruno Bezerra*

O Serviço Social da Indústria (SESI) anunciou, nesta segunda-feira (10/11), em solenidade comandada pelo ator José Wilker, no Hotel Transamérica, em São Paulo, as oito indústrias vencedoras do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT).

O PSQT, criado em 1996, é disputado em duas modalidades: Especial, no qual se inscrevem as empresas que já tenham vencido em edições anteriores; e Geral, onde estão as demais participantes. Neste ano, das 2.706 micro, pequenas, médias e grandes empresas inscritas de todo o país, 53 chegaram à final.

O Prêmio SESI edição de 2008 serviu de maneira especial para ratificar o vigor e a qualidade do empreendedorismo oriundo da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, bem como do pólo de confecções do agreste pernambucano.
Na modalidade Especial, na categoria grande empresa, a vencedora foi a gigante mundial Petrobras, do Rio de Janeiro. Na modalidade Geral, categoria pequena empresa, a vencedora foi uma gigante do mais autêntico empreendedorismo pernambucano, a empresa Rota do Mar.

Todas as oito empresas conquistaram o prêmio por se destacarem pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável e investimento em gestão, na busca de um ambiente saudável e na melhoria da qualidade de vida dos seus funcionários.

O que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos na Rota do Mar é um exemplo extraordinário do vigor e da qualidade do empreendedorismo que estrutura o pólo de confecções do agreste pernambucano. Um prêmio desse nível não é conquistado da noite para o dia. Um prêmio desse nível é conquistado no dia-a-dia da prática empreendedora, e tem entre outros elementos planejamento e paixão pelo fazer acontecer.

Seja no foco micro ou macro, um modelo de desenvolvimento econômico baseado no empreendedorismo, só tem verdadeiro sentido se conseguir gerar também qualidade de vida para as pessoas envolvidas no processo, e ainda respeito ao meio ambiente.

No atual momento de crise mundial, proveniente de uma especulação financeira que consegue ser ao mesmo tempo improdutiva, covarde e traiçoeira, o exemplo da Rota do Mar é também uma luz de como deve funcionar a verdadeira economia em toda e qualquer parte do mundo.

Rota do Mar, um exemplo de empreendedorismo, um orgulho pernambucano.


*Bruno Bezerra é administrador de empresas e diretor de desenvolvimento e empreendedorismo da CDL Santa Cruz do Capibaribe. Na internet mantém o blog www.brunobezerra.blogspot.com

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Restituicão do Imposto de Renda


A Receita Federal já liberou a consulta ao último lote do imposto de renda pessoa física – 2008 tendo como base o ano de 2007. Cerca de 1,9 milhão de pessoas estão incluídas neste lote. O valor estimado a ser liberado é de R$ 1,8 bilhão de reais sendo corrigido em 7,21% baseados pela taxa selic. O dinheiro estará disponível para os contribuintes na próxima segunda feira, 17 de novembro.


As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal ou pelo número 146, bastando informar apenas o seu CPF.

domingo, 9 de novembro de 2008

Cursos promovidos pela CDL

A CDL Santa Cruz do Capibaribe lança novos cursos para o mês de novembro. Os cursos tem por finalidade profissionalizar o funcionalismo do mercado da moda na cidade.

Qualidade no Atendimento e Turismo

Instrutora: Mariza Viana
Programação:
·comunicação Como Fator De Gerenciamento De Relações;
·o Aperfeiçoamento Continuo Do Atendimento Ao Cliente / Turista;
·o Bom Atendimento Ao Cliente / Turista;
·turismo: Bom Negócio Para Todos;
·superando As Expectativas Do Cliente / Turista;
·escala De Lealdade;
·clientes / Turistas Bem Atendidos Gastam Mais;
·multiplicando E Cristalizando Resultados;
Realização Profissional E Satisfação Pessoal.

Data: 19 Á 22 de Novembro de 2008


Habilidades Gerenciais

Instrutora: : Isnalva Paiva
Programação:
·administração Participativa – Questões E Mitos
·administração Participativa – Uma Definição Preliminar;
·gerenciamento Para A Nova Era – A Questão Dos Paradigmas, Das Resistências Às Mudanças;
·chefe Ou Líder, Disciplina Ou Obediência. O Papel Da Autoridade Formal;
·a Liderança Como Fator Participativo
·comportamento Do Líder Frente Aos Liderados;
·estratégias Do Gerenciamento Participativo. O Papel Das Pessoas No Processo Decisório. (empowerment);
·participação E Desempenho. Como Avaliar O Desempenho Da Empresa Gerenciada Com Participação.

Data: 24 Á 28 de Novembro de 2008

Maiores informações na sede da instituição:

Rua Júlia Aragão, 249 - Bairro Novo
Santa Cruz do Capibaribe - PE
CEP: 55190-000
Fone: 81-3731-2850

sábado, 8 de novembro de 2008

Fique por Dentro

Quer saber quanto o Brasil, seu Estado e até sua cidade arrecada com tributos?
O escritor Bruno Bezerra indica um site onde todas essas informações são simples de serem visualizadas. Assim você fica por dentro das finanças do seu município e começa a fiscalizar o seu executivo e cobrar pelo real uso do dinheiro público.

Acesse: www.impostometro.org.br

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Artigo

Construindo Imagens Positivas
Por: Michael Jullier Gama Alves

Um dos maiores ativos de uma empresa, senão o maior, é o seu nome, não apenas sua razão social ou nome fantasia, mas a percepção que a sociedade possui com relação ao nome e a marca da empresa. Por isso, a construção de imagens positivas perante os stakeholders tem uma importância bastante expressiva, pois garante robustez aos negócios e confiança diante dos clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade em geral.
Ao construir uma imagem saudável, a empresa aumenta seu portifólio de negócios, conquista a lealdade de seus clientes, promove parcerias inclusive com seus concorrentes no mercado e cria um ambiente de motivação para seus colaboradores, que se tornam os primeiros agentes de divulgação da marca.
Mas como construir uma imagem sólida da empresa? Para responder a esta pergunta não há uma fórmula mágica, mas há estratégias de marketing capazes de garantir uma percepção melhor ajustada da imagem da organização. Para isso, as estratégias de marketing devem ir além de desenvolver produtos e serviços de qualidade que atendam às necessidades dos clientes, mas também transmitir uma imagem de empresa socialmente responsável, com programas que permitam a inclusão social, atendendo às demandas sociais das populações mais carentes.
Também é importante a transmissão de uma imagem de empresa ambientalmente responsável com a prática de ações que minimizem os impactos ambientais e promovam a sustentabilidade, como a venda de produtos ecologicamente corretos, reciclagem, reutilização de sobras, utilização de fontes alternativas de energia, uso de papel reciclado, meios eletrônicos de comunicação, madeira certificada, diminuição de efluentes, campanhas de Marketing Verde, entre outros.
A preocupação com os problemas sociais e com a qualidade do meio ambiente permite ações que agregam valor aos produtos e serviços, aproxima mais a organização do seu público-alvo e da sociedade em geral, e antecipa soluções para problemas que possivelmente surjam, além e atender a fiscalização e à legislação vigente.
A conquista e a manutenção de selos de qualidade, selos ISO 9000 e ISO 14000, também são importantes para a divulgação de uma imagem positiva. Assim, os produtos e serviços oferecidos passam uma noção de preços justos, pois o segmento de mercado atendido pela empresa enxerga os valores agregados, não apenas de preocupação sócio-ambiental, mas também de qualidade, de tecnologia, de inovação e de criatividade. Além disso, a incorporação de tecnologia leva à redução de custos, o que maximiza os lucros e gera retorno aos acionistas.
Promover canais variados de distribuição permite uma logística mais eficiente, pois o cliente não fica limitado a apenas uma ação de compra. As mudanças no estilo de vida das pessoas criam novas exigências, por isso é preciso ampliar o leque de distribuição, como a venda pela internet, pelo telemarketing, correios, distribuidoras e transportadoras particulares, novos pontos-de-venda etc.
A comunicação estratégica não deve limitar-se apenas aos produtos e serviços, mas estender-se aos valores agregados e à responsabilidade sócio-ambiental, que pode ser feita através de um planejamento adequado que utiliza o CIM (comunicação integrada de marketing), envolvendo estratégias de propaganda, publicidade, promoção de vendas e venda pessoal, além do desenvolvimento de Merchandising nos pontos-de-venda. Isso envolve ações como e-mail, mailing, spam, e-mail marketing, newsletters, site com grande fluxo de informações, mala-direta física e digital, banners, faixas, painéis, coletivas de imprensa, disposição dos produtos nos pontos-de-venda, treinamento do pessoal de atendimento, relações públicas e assessoria de imprensa, campanhas promocionais que permitam a coleta de informações através de descontos e sorteios, e propaganda paga que utilize conceitos variados que atinjam os interesses do público-alvo.
Campanhas bem sucedidas de marketing, que envolvem todas essas estratégias, devem ser iniciadas através da pesquisa de mercado, por meio da qual se pode coletar informações sobre o mercado e aumentar o conhecimento sobre o público-alvo, como suas expectativas, necessidades e desejos. Além disso, a empresa também pode criar vídeos institucionais e apresentá-los em eventos, tanto internos quanto externos, e em Showrooms, desenvolvendo o endomarketing e o marketing direto.
Organizações que não adotam políticas de qualidade, tecnologia e inovação nos processos de gestão, correm o risco de desgastar suas imagens diante do seu próprio público-alvo, o que significa uma percepção negativa de seus clientes, que se sentem reféns da própria empresa. Ações como essas aumentam as possibilidades de compra dos clientes, aproximando-os cada vez mais da empresa. Além disso, os próprios concorrentes também se aproximam da organização, realizando parcerias e promovendo o benchmarking dos melhores exemplos de gestão. Antecipar-se a essas demandas constituem ações preventivas e proativas, enquanto que esquecer-se delas significa corrigir imagens já desgastadas diante do mercado.

Missão Empresarial


O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL - PE, Eduardo Catão viaja no próximo domingo à Dubai, nos Emirados Árabes e à Índia, em mais uma Missão Empresarial do Brasil. A promoção é da Federação do Comércio – FECOMÉRCIO do Estado de Pernambuco e tem como objetivo mostrar as potencialidades de exportação do Estado e buscar oportunidades de negócios com esses países.


Veja matéria completa em: http://www.fcdlpe.wordpress.com/

COMUNICADO



Comunicamos que a B&F COMPUTADORES além de trabalhar com toda linha de produtos de informática, agora trabalha também com material e MÓVEIS para escritório.



Saudações empreendedoras

Bruno Bezerra B&F Computadores

Presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe divulga Campanha Natal Show de Prêmios



O presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes percorreu durante esta semana as rádios locais, no intuito de divulgar a Campanha Natal Show de Prêmios e as ações da instituição realizadas no decorrer do ano de 2008. Em sua sexta edição, o evento é sucesso no mercado local e uma das promoções mais esperadas pelos lojistas. Isso se dá em decorrência do aumento nas vendas nesta época do ano. Serão 61 prêmios, incluindo 3 motos e 2 computadores. Para aderir a campanha o lojista precisa ir a sede da instituição e solicitar uma visita para fazer seu contrato. O mesmo pode ser feito até a segunda semana de novembro. Para participar o cliente basta comprar R$ 20,00 nas lojas credenciadas e terá direito a 01 (um) cupom para concorrer no sorteio programado para o dia 21 de dezembro na Avenida 29 na Pracinha do Estudante de Santa Cruz do Capibaribe. Serão 61 prêmios e o sorteio terá transmissão ao vivo pelas rádios locais.
Hoje, Fábio Lopes estará na Rádio Comunidade FM.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dólar tem alta nesta quinta feira


O dólar chegou aos 2,20 (dois reais e vinte centavos) nesta quinta feira e o Banco Central voltou a interferir na economia. A autoridade monetária vendeu US$ 926,9 milhões. Esse montante se deu em forma de contratos de swap (indexador que funciona como hedge para proteger as transações financeiras dos riscos do mercado cambial). O leilão durou 15 minutos e o mercado aceitou parcialmente os 10 mil contratos leiloados em três lotes. O primeiro lote terá vencimento em 2 de fevereiro de 2009 com venda de 6 mil contratos. O segundo, a vencer no dia 1º de abril do ano que vem teve aceitação dos 2 mil papéis ofertados. Já para o terceiro lote, o BC colocou a venda dois mil contratos para 1º de julho de 2009, mas só foram vendidos 640 papéis. Mesmo diante da intervenção do Banco Central, a tensão no mercado continua com alta de 4,34% em relação a ontem.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Economia

Diante da crise econômica mundial, crédito para empresas bate recordes altíssimos no mês de outubro

A Caixa Econômica Federal concedeu mais de R$ 4 bilhões de reais para micro, pequenas, médias e grandes empresas durante o mês de outubro. O recorde anterior era do mês de julho, quando a instituição financeira fez empréstimos no montante de R$ 2,8 bilhões de reais a pessoas jurídicas. O agravamento da crise econômica mundial é o principal fator desses índices. O Vice-Presidente de finanças da Caixa, Márcio Percival em entrevista ao site de notícias da Globo (G1.com) disse que a entidade tem liquidez e que alguns bancos diminuíram o crédito por conta de questões relacionadas com a liquidez, falta de recursos, por conta da crise financeira, ou porque mudaram seu foco de atuação.

Fique atento aos seus direitos


Procedimentos a serem tomados em caso de perda ou extravio de cartão de crédito

O consumidor, ao verificar o extravio, furto ou roubo do cartão, deverá comunicar o fato à central de atendimento da administradora, o mais rápido possível, solicitando o bloqueio do mesmo. Também deve solicitar o número de protocolo do pedido formalizado anotando a data, horário e o nome do atendente. É importante também que seja lavrado um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o fato, para afastar a responsabilidade sobre o uso indevido do mesmo.

O comerciante não pode exigir diferença no valor da mercadoria para pagamento feito com cartão, uma vez que o pagamento feito com cartão é considerado pagamento à vista.

COMÉRCIO - Pequeno varejo pode ser beneficiado pelos efeitos da crise financeira



Pequenas lojas poderão aumentar competitividade em relação às grandes redes de varejo devido ao baixo custo operacional e negociações com a indústria, segundo presidente da CNDL, Roque Pellizaro Jr.Os efeitos da crise financeira mundial estão à porta do robusto setor de comércio varejista no Brasil. O principal reflexo será a redução dos prazos nas vendas ao consumidor. As grandes redes de varejo terão de se adequar aos novos prazos, enquanto o pequeno comércio não precisará, pois já os pratica e de forma independente do sistema financeiro.O desabastecimento de produtos importados no Natal também preocupa comerciantes e lojistas. Empresas importadoras não estão comprando nem encomendando, devido à turbulência do dólar.Durante esta fase, pequenos comerciantes poderão ter vantagens competitivas em relação às grandes redes varejistas, devido ao baixo custo de suas operações e a negociações com a indústria, que precisará 'desovar' produtos, especialmente os bens de consumo duráveis (móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos etc).A economia global deverá levar entre 12 e 24 meses para se estabilizar em um novo patamar, quando a crise e seus efeitos terão passado definitivamente. A análise do comportamento do setor de comércio varejista, durante a crise financeira internacional, e a previsão do final de seus efeitos na economia foram feitas pelo presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizaro, em entrevista à Agência Sebrae de Notícias.



Matéria retirada da página virtual do SPC Brasil


segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ofício

Rua, Júlia Aragão, 249-Centro - Santa Cruz do Capibaribe PE CEP: 55190-000 Fone: (81) 3731-2850
E-mail cdlscc@cdlscc.com.br
www.cdlscc.com.br


Em 03 novembro de 2008
OFÍCIO Nº 129/2008


Ilma Sra.
Jaqueline Alves de Lira
DD. Presidente do COMDECA


Reportando ao vosso Oficio nº 249/2008. Vimos por meio deste confirmar o agendamento de reunião a ser realizada no dia 06 de novembro do corrente ás 16:00hs na sede da CDL, com comparecimento do Sr. Presidente Fábio Lopes e o vosso Conselho.

Sem mais para o momento, reiteramos protestos de estima e apreço.


Saudações Empreendedoras,



Fábio Lopes da Silva
Presidente

sábado, 1 de novembro de 2008

SENAI inscreve para cursos técnicos

Estão abertas, até 16 de novembro, as inscrições para a seleção de Cursos Técnicos 2009 do SENAI Pernambuco. No total, são oferecidas 1.700 vagas, sendo 1.260 gratuitas para jovens aprendizes – candidatos com idades entre 14 anos completos até o início das aulas e 21 anos e zero mês em 31/12/2008. As demais vagas são destinadas a candidatos que já têm o Ensino Médio concluído, sem restrições de idade. Edificações, Alimentos, Telecomunicações e Produção de Moda são algumas das opções de cursos.

CDL Ipojuca promove almoço de negócios



A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipojuca e o Grupo Ipojucano de Executivo (Giex) realizaram, na última quinta feira (29 de outubro), o último Almoço de Negócios de 2008. A reunião, que promove encontros bimestrais entre a classe empresarial do município, contou com a presença de mais de 80 pessoas, entre empresários e convidados, no Hotel Village, na praia de Porto de Galinhas...+ Leia a matéria completa no blog: http://fcdlpe.wordpress.com/