Topo

Topo

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Líder! Não Reclame. Contagie Sua Equipe


Por Eugênio Sales


É certo afirmar que nos tempos de hoje não é fácil manter sempre uma equipe preparada e entusiasmada.
Mas esse é o papel principal do líder moderno, fazer com que todos possam sentir na pele, no coração e na alma o sentido real de se fazer um trabalho com EXCELÊNCIA!.
O interessante é que muitos líderes, mesmo sabendo disso, fazem justamente o contrário: provocam na equipe um clima de insegurança, pressão acima da média e depois esse mesmo líder reclama que sua equipe não rende o esperado.
Ora, se é para estimular, o líder não pode promover um clima pesado, onde todos da equipe sentirão medo em vez de se sentirem seguros e encorajados.
Se você é líder, pense bem e veja em que pontos você precisa melhorar para que a sua equipe, mesmo sob pressão, possa render cada dia mais, onde todos possam “vestir” o espírito de vencedor.
Promova uma revolução na sua empresa.
Faça todos se sentirem animados, fortalecidos com seus ensinamentos. Sim. Porque liderar é ser um mestre na área de ensinar.
Esqueça a liderança de tempos atrás.
O momento é de fazer os olhos de todos da sua equipe brilharem.
Tenha certeza de que, você mudando para melhor, toda sua equipe também mudará.
Acredite no seu potencial.
Veja que você pode mudar sempre que se fizer necessário. E que não é nenhuma vergonha mudar de idéia, opinião, mas vergonhoso é continuar com aquela velha história de “Eu sou assim, nasci assim e vou morrer assim”.
Tenha coragem, promova cordialidade com todos e todos saírão ganhando. Chega de mentes pequenas e sem nenhum objetivo.
Afinal de contas, você pode, juntamente com sua equipe, muito mais do que já conseguiu até aqui.
Pense nisso!

Eugênio Sales Queiroz é consultor empresarial. Ministra cursos e palestras sobre motivação, vendas e liderança. Contato: eugeniosales@terra.com.br http://www.eugeniosales.com.br/

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Rumo à santa Terra da Sulanca

Por Joseane Alcântara

Fatos históricos, políticos e econômicos que marcaram o progresso de Santa Cruz do Capibaribe


Por volta de 1700, o português Antônio burgos chegava pelas margens do Rio Capibaribe a uma distância de 192 km do Recife, ao agreste do Estado onde hoje está localizada Santa Cruz do Capibaribe. Os livros de história relatam que o português, a exemplo dos desbravadores do Brasil em 1500, veio com seus escravos em busca de um clima ameno, propício a sua saúde debilitada e construiu uma cabana e uma capela de taipa Avenida Padre Zuzinha (conhecida como Rua Grande, na qual depositou um crucifixo.


O escritor Júlio Ferreira descreve na obra História de Santa Cruz do Capibaribe, que provavelmente o primeiro habitante do município teria voltado ao Recife ou falecido, deixando a habitação e a capela com o crucifixo do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, que se tornou o padroeiro da cidade. O Pe. Ibiapina, natural de Sobral (CE), é tido como fundador, responsável pela construção da Igreja nas ruínas da capela. Nascido em 5 de agosto de 1806, o fundador exerceu várias atividades e só em 3 de julho de 1853, aos 42 anos de idade ordenou-se sacerdote. Em seu exercício sacerdotal, fez inúmeras caridades pelo Nordeste que o trouxeram à Santa Cruz. Em 1874, Pe. Ibiapina levantou a nave central da Igreja, ampliada, em 1882, pelo Pe. Estima que construiu a torre e o corredor.


Habitada por Antônio Burgos e fundado pelo Pe. Ibiapina, o município tornou-se oficialmente vila em 18 de abril de 1892, elevado à categoria de Freguesia do Senhor bom Jesus dos Aflitos de Santa Cruz em 20 de setembro de 1918 através da portaria baixada pelo Arcebispo da Arquidiocese da Solenidade, Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra. A vila teve o Pe. José Apolinário como vigário da paróquia.


A freguesia caminhava rumo ao progresso, ganhando em 1923, no governo de Sérgio Loreto, a estrada que liga Santa Cruz a Caruaru. Em 1929 começava a luta pela independência, tendo como principal líder, Raimundo Francelino Aragão. No dia 29 de dezembro de 1953 no governo de Etelvino Lins, depois da insistência de Raimundo e da população que enviaram inúmeras correspondências às autoridades, a Freguesia ganhou a liberdade pela Lei Nº 1.818, desligando-se politicamente de Taquaritinga do Norte.


Liberta, o governador nomeou o paraibano e tenente da polícia militar de Pernambuco Teófanes Ferraz Torres Filho para governar o município. Ferraz governou até 1954 e resolveu disputar a eleição constitucional de 1955, com o adversário Raimundo Francelino Aragão, vencedor das eleições.


Localizada numa região seca com desequilíbrios climáticos, Santa Cruz é abastecida até hoje pela barragem de Machados, construída por Raimundo Aragão, no sítio Bandeira em Brejo da Madre de Deus. A falta d’agua não impediu o desenvolvimento da cidade, mas limitou a agricultura. Para sobrevivência, Santa Cruz, antes de emancipada, já possuía uma das maiores feiras da região, o que dificultou sua emancipação, por dar lucros a Taquaritinga. Começavam assim as mais importantes fontes de renda da cidade: a feira livre, confecção de alpercatas e a exploração de minério.

A CDL – Santa Cruz do Capibaribe agradece a todos aqueles que fizeram e fazem desta cidade um lugar de desenvolvimento e empreendedorismo e, parabeniza o município pelos seus 55 anos de existência.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Crise financeira mundial afeta vendas de final de ano em todo Brasil

As vendas no varejo tiveram um leve aumento neste final de ano em todo o Brasil. Segundo dados da Serasa, a alta foi de 2,8% registrado em todo país, no período de 18 a 24 de dezembro. Na rua 25 de maio em São Paulo, famosa pelo montante de compradores, teve um crescimento de 1,1% nas vendas no mesmo período pesquisado.


Em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano, cidade do Pólo das confecções do Estado, o aumento foi considerável. Não houve pesquisas para levantar dados, mas era visível pela quantidade de carros e fluxo de pessoas dentro do Moda Center Santa Cruz.

Em decorrência da crise mundial, as vendas não tiveram tanto êxito quanto no ano passado. Nesse mesmo período de 2007, a elevação nas vendas no comércio foi registrada em 5,3%, sendo que em São Paulo, esse número foi maior em 0,3%.

Para os técnicos da Serasa, os juros mais altos e o maior endividamento de parte da população levaram a uma atitude mais cautelosa do consumidor na hora das compras, principalmente em relação ao crédito e aos produtos de maior valor agregado. Na mesma direção, instituições financeiras e o varejo também foram mais conservadores na concessão de crédito.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Parceria CDL & AADESC


A Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz do Capibaribe – AADESC, nas pessoas de Andrea Moraes e Fátima Oliveira, Presidente e Tesoureira respectivamente, convidaram os jornalistas Gilberto Geraldo e Betto Aragão para que fosse desenvolvido um vídeo institucional sobre a Entidade. O vídeo foi elaborado totalmente gratuito pelos jornalistas e lançado na festa de natal da AADESC, realizada no dia 21/12 na Escola Padre Zuzinha.

Na Ocasião, se fizeram presentes algumas autoridades e alguns empresários e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, da qual foi convocado à mesa, o membro do Conselho Consultivo, Manoel Nunes Paulino. A CDL é parceira da AADESC, e sempre que realiza algum projeto destina parte da renda a Instituição. Como por exemplo, nessa campanha do Natal Show de Prêmios. A CDL está sendo uma das incentivadoras para a construção da nova sede da AADESC.

O vídeo – AADESC: 17 anos de Responsabilidade Social é uma produção de Betto Aragão de Gilberto Geraldo e terá sua reprodução apoiada pela CDL.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A festa da Campanha Natal Show de Prêmios

A Campanha Natal Show de Prêmios da CDL Santa Cruz do Capibaribe, chegou ao seu final no dia 21 de dezembro, no último domingo, com o grande sorteio dos prêmios na Pracinha do Estudante. Muitos ganhadores estavam presentes e receberam o prêmio na hora, pelas mãos da diretoria da Instituição.


Confiram as fotos!




Confira a relação dos ganhadores da Campanha Natal Show de Prêmios da CDL

Feliz Natal!!!


São os votos do consultor Eugênio Sales para todos as pessoas, as quais ele já palestrou.

61 pessoas foram sorteadas na 6ª edição da Campanha Natal Show de Prêmios realizada pela CDL – Santa Cruz do Capibaribe

Por Izabelita Tavares

Na tarde de domingo (21/12), a CDL – Santa Cruz do Capibaribe realizou o sorteio da 6ª edição da campanha Natal Show de Prêmios.
A campanha contou com apoio de 89 lojas da cidade, as quais distribuíram entre os seus clientes aproximadamente 530 mil cupons para concorrem aos 61 prêmios disponibilizados pela entidade.
Entre os prêmios a serem sorteados estavam os eletros eletrônicos, os eletrodomésticos, máquinas de costura, bicicletas e os mais disputados as motocicletas. “Vim passear na cidade, fiz uma compra na livraria Lápis de Cor, fui sorteado e, vou voltar para Campina Grande (PB) de moto”, ressaltou o paraibano Hélio Sandro Fernandes.
Ao final do evento a orquestra santa-cruzense Feedback animou o público presente, cantando músicas da Jovem Guarda e, como não poderia faltar o velho e bom Forró também foi apreciado.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Governo brasileiro tenta aprovar medidas para conter a crise

O Governo brasileiro tem criado medidas de combate a crise e desenvolvido uma lista de projetos que tramita no Congresso. O executivo acredita que essas medidas são essenciais para o avanço do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Vejam algumas dessas medidas:

Reforma Tributária

Para vigorar já em março de 2009, a oposição fechou acordo com o governo para a Câmara votar a proposta de emenda constitucional que reforma o sistema tributário do país. Assim que for aprovada, a emenda ainda precisará passar pelo Senado, onde o executivo não tem maioria. Os Estados buscam garantia que não perderão receitas.

Agências Reguladoras

A regulamentação das agências reguladoras e primordial para dar sustentabilidade a um ambiente favorável aos investimentos privados. A matéria está em trâmites no Legislativo.

Gastos Públicos

O Governo visa criar uma lei complementar, o projeto já se encontra na Câmara para ser votado, para conter o crescimento dos gastos da União com pessoal e encargos sociais, atrelando as despesas ao crescimento da inflação.



sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Chuvas e secas já preocupam 11 Estados do Brasil


A natureza não dá trégua e prova que cobra o que o homem lhes tira. A Defesa Civil Nacional alerta para os temporais em Santa Catarina que já deixaram 128 mortos e 22 desaparecidos. O órgão contabiliza 32.973 pessoas desalojadas e desabrigadas. Em Minas Gerais os números dos estragos já contabilizam 11 mortos e mais de 30 mil pessoas sem lugar para morar, devido as fortes chuvas que atingem o Estado desde o último sábado. Em contra partida, no Rio Grande do Sul, 16 cidades estão sofrendo as causas da estiagem. Além do Estado gaúcho, outros como, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Tocantins também sofrem com a estiagem.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Coleta de lixo em Santa Cruz

A CDL firma mais uma parceria com a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Desta vez foi um convênio para resolver a questão da coleta de lixo na cidade. Os dias ficaram bem divididos e a população já ver os efeitos da limpeza no município.

Projeto Voz Ativa

Com o início dos trabalhos da nova diretoria da CDL, na gestão do presidente Fábio Lopes, surge de forma bem produtiva, o projeto Voz Ativa. O projeto é composto de palestras e debates e tem como principal objetivo ofertar conhecimento e informação de qualidade para auxiliar e estimular a atividade empreendedora e de qualidade de vida em Santa Cruz do Capibaribe. Contudo, o Voz Ativa visa não apenas os empreendedores, mas também os colaboradores das empresas. O Projeto foi lançado em junho, e já trouxe palestrantes de renome nacional, como Alfredo Rocha e Rogério Caldas. Em 2009, a Instituição continua trazendo conferencistas de sucesso, a fim de motivar e incentivar os colaboradores e empresariado local a tratar bem os seus clientes.

DVD Teca CDL

A CDL Santa Cruz do Capibaribe monta um DVDteca para melhor atender seus associados quanto a melhoria do relacionamento, funcionário/empresário/cliente. Formando essa cadeia de bons relacionamentos quem sai ganhando é sempre o consumidor que tem atendimento adequado pelos colaboradores que fazem a frente de uma empresa. Os DVD's são disponibilizados sem nenhum custo, basta que o empresário se dirija até a CDL, selecione o tema a ser trabalhado e agende o dia que deseja utilizar, desta forma será fornecido um período determinado para que o lojista possa trabalhar com seus colaboradores.



Confiram a lista dos vídeos:

Recordes gigantescos em consultas ao SPC da CDL de Santa Cruz do Capibaribe

Há 16 anos a CDL Santa Cruz do Capibaribe com a finalidade de auxiliar o lojista na análise de crédito, disponibiliza a sociedade o SPC Brasil - Serviço de Proteção ao Crédito. Este Serviço é a fonte de informação mais precisa para o empresário, que dá subsídios para operações com cheques e aprovação de crédito com segurança. Através do maior banco de dados comerciais da América Latina, o SPC oferece desde uma simples consulta de cheque, até a mais complexa informação de pessoa jurídica. De janeiro a dezembro deste ano, a CDL Santa Cruz do Capibaribe realizou 142.357 consultas ao SPC. Fez 7.540 exclusões e 14.031 inclusões de pessoas no sistema de preteção ao crédito.
O serviço propicia uma consulta rápida e eficaz que auxilia na tomada de decisão para concessão de crédito pelas empresas em todo país. É um provedor de serviços e soluções para o mercado de consumo representado pelas CDLs de todo o Brasil, reúne informações do comércio nacional desde os pequenos lojistas até as grandes indústrias. Com relação aos recursos tecnológicos o SPC Brasil utiliza o que há de melhor em tecnologia para assegurar confiabilidade no repasse de dados para as empresas associadas.
O SPC Brasil hoje é o resultado de uma inteligente decisão de unificação das diversas bases de informação existentes no País - Serviços de Proteção ao Crédito Estaduais, permitindo que as empresas associadas possam ter acesso, consultando informações nacionais com maior agilidade.

Convênios firmados pela CDL





A CDL Santa Cruz do Capibaribe tem firmado importantes parcerias com empresas e Instituições para fomentar qualidade nos atendimentos junto ao empresariado local. Tendo em vista que melhora também o fluxo de conhecimento aos colaboradores das empresas, uma vez que o empreendedor participando dessas parcerias e convênios, tem possibilidades de ofertar, desde saúde a treinamentos aos seus funcionários, com preços mais acessíveis.

CDL convoca reunião com Corpo de Bombeiros: em pauta, agilidade nos atendimentos


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe, em função de algumas reclamações de seus associados quanto ao atendimento do Corpo de Bombeiros, convocou, na última terça feira (16/12) às 14:00 horas, uma reunião com o órgão na sede da CDL. Compareceram dois representantes dos Bombeiros, Coronel Luis Filho e Tenente Vieira de Melo. Na reunião, estavam parte da diretoria da entidade. Em pauta, foi discutido a questão da demora dos atendimentos, pois ao ser solicitados, os bombeiros comparecem ao local, mas não em tempo satisfatório. A CDL discutiu esse dentre outros assuntos e se colocou a disposição do Corpo de Bombeiros para firmar parcerias a fim de que seja melhorado as suas atividades em Santa Cruz do Capibaribe.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ganhadora da moto sorteada pela CDL no Moda Center é baiana

A CDL realizou na última terça feira (16/12) o sorteio do Natal Show de Prêmios para o Moda Center Santa Cruz. Foram 14 lojas participantes neste primeiro ano em que a entidade estende a campanha ao Parque de Feiras. A ganhadora foi a baiana, da cidade de Ibirataia, Josemeire N. Santos. Ela foi sorteada com cupons adquiridos na loja Rotta, onde ela é cliente. Ao todo, foram 48 mil cupons concorrendo. A Ganhadora vai receber como prêmio uma moto YBR.

Estudo do IBGE indica que riquezas do Brasil se concentra nos grandes centros

Como já era de se esperar a renda dos brasileiros se concentram nos grandes centros. O IBGE em pesquisa de 2006, constatou que o PIB do Brasil estava concentrado em 50 cidades do país, com produção de 49,82% do PIB. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas por uma nação em um determinado período. Dessas 50 cidades, só 16 são do Estado de São Paulo, que corresponde a 32% do total.

O IBGE mostra ainda que, em 2006, os 10% dos municípios com maior renda geraram 24,4 vezes mais riqueza do que os 50% dos municípios com menor PIB. A região Sudeste apresentou o maior indicador - os 10% dos municípios com maior PIB geraram 39 vezes mais riqueza.




É domingo

Domingo é o grande dia. A CDL realizará o grande sorteio do Natal Show de Prêmios. O evento será na Praça do Estudante. Serão sorteados 61 prêmios, entre motos, geladeiras, fogões entre outros. Não percam!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Artigo

Quais as características de um líder servidor no século XXI?

Por: Eugênio Sales Queiroz

O líder do passado era mais conhecido como aquele que mandava e os subordinados que tivessem juízo tratavam logo em obedecer. Felizmente este tipo de liderança está ficando cada vez mais extinto, pois o líder destes novos tempos que busca a excelência em sua profissão precisa aprender a liderar a cada novo dia. “Qualquer desafio que enfrentamos não é tão importante quanto nossa atitude frente a ele, pois é ela que determina nosso sucesso ou derrota.” – Norman Vicent Peale Sabemos que liderar não é algo fácil, porém, com dedicação e uma forte determinação o líder moderno pode conseguir resultados extraordinários. E nos tempos atuais estamos ouvindo muito sobre o líder servidor, inclusive livros novos que abordam este tema estão chegando às livrarias do mundo inteiro, todos querendo explicar e incentivar o líder moderno a servir mais, ou seja, participar mais das decisões. Mas afinal de contas quem é o Líder Servidor que tanto se fala hoje em dia? · É aquele que tem mente aberta para quebrar paradigmas. · É aquele que sabe conquistar a confiança de todos os seus colaboradores diretos e indiretos. · É aquele que serve aos seus comandados. · É aquele que assume a responsabilidade do grupo. · É aquele que é positivamente sensível para engajar toda a equipe nos mais diferentes desafios. · É aquele que não se esconde quando a “bomba” estar perto de estourar, pelo contrário, é o primeiro a tomar atitudes cabíveis. · É aquele que se fortalece cada vez que um problema-desafio é superado. · É aquele que sabe cobrar dos seus pares com inteligência e dinamismo. · É aquele que desenvolve um dom especial de inspirar toda equipe para enfrentar os mais variados obstáculos. É bom saber que todas essas características de um líder Servidor não se constrói da noite para o dia, mas sim, dia-a-dia com perseverança, trabalho duro, paz de espírito e muita ousadia. Um outro detalhe muito importante a considerar é que o líder servidor precisa aprender e a desaprender para aprender novas maneiras de liderar. Melhor explicando. Com as constantes mudanças no mundo corporativo o líder que não estiver aberto a essas “transformações”, que estão ocorrendo o tempo todo, na certa, suas decisões no momento que forem aplicadas já estarão obsoletas e não servirá mais. Então você que é gerente, diretor, supervisor, coordenador, ou lidera algum departamento da sua empresa, comece a desenvolver um novo jeito de liderar com 1. mais empatia, 2. mais harmonia, 3. mais sabedoria, 4. mais humilde, 5. mais coerência e acima de tudo desenvolva uma auto-motivação fora do comum para você não desanimar diante dos inúmeros obstáculos que você encontrar no dia-a-dia. Eugênio Sales Queiroz é consultor empresarial. Ministra cursos e palestras sobre motivação, vendas e liderança.

Todas as terças o Blog da CDL disponibilizará uma série de artigos do consultor Eugênio Sales

Por Izabelita Tavares



O consultor e palestrante Eugênio Sales, disponibilizou ao Blog da CDL - Santa Cruz do Capibaribe, artigos de interesse empresarial para colaborar com você líder. Os assuntos abordados em seus artigos têm o intuito de motivar, orientar e fazer com quê você empresário desempenhe sempre o melhor de seus esforços. Será uma série com sete artigos que estarão disponíveis no blog da CDL, durante o período todas as terças-feiras, portanto fique atento a estas dicas importantes.



segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Que vergonha!!!

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau deve mudar os processos de triagem e distribuição de donativos, depois que a reportagem da emissora RBSTV, afiliada da Rede Globo flagrou soldados e voluntários furtando roupas e mantimentos que deveriam atender às vítimas das enchentes e deslizamentos de terra no Vale do Itajaí. O flagrante ocorreu no Pavilhão 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau.


A denúncia foi feita por outros voluntários. Uma das mulheres chega a comentar com o repórter cinematográfico que é preciso escolher bem. Com um par de tênis nas mãos, que levaria ao filho, ela apontou o descolamento da sola e desistiu de furtar o produto. Na gravação, outra voluntária chega e tenta demovê-las de levar as peças. Elas ignoram e vão para outro corredor escolher produtos.



Uma vergonha, quando diante de tantas tragédias, a bondade da maioria do povo brasileiro que se reversa para doar, a gente se depara com a pequinez de alguns "seres humanos" tendo esse tipo de atitude!

A foto é uma repodução do vídeo da RBSTV

Essa texto não reflete necessariamente a opinião da CDL, é opinião do jornalista Betto Aragão

Bancos reduzem atendimentos para festas de final de ano

As agências bancárias funcionarão em horário especial no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Nas capitais e regiões metropolitanas, o atendimento vai das 9h às 11h, enquanto no interior as agências estarão abertas ao público das 8h às 10h. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Não haverá expediente nos dias 25 de dezembro, 31 de dezembro e 1º de janeiro. As agências voltam a atender normalmente a partir de 2 de janeiro (sexta-feira), de acordo com a Febraban.

Presidente Lula instiga consumidor a compra mais

O Governo Brasileiro lança medidas para fazer o consumidor comprar mais. Dentre elas estão a redução dos preços e dos juros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou as medidas hoje, em seu programa semanal, café com o presidente. Ele disse ainda, que o brasileiro estava com medo de comprar porque não queria fazem um endividamento, de assumir prestações ou de ser mandado embora do emprego. Lula revelou que a sua equipe trabalha no intuito de fazer a economia girar, pois se o povo compra a indústria produz mais.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Associado CDL desenvolve trabalhos com cantora da Banda Magníficos

Por: Izabelita Tavares


O empresário Aroldo Ferreira da empresa Dharu's recebeu na última sexta-feira,(11/12) em sua loja a banda magníficos. As cantoras passaram cerca de duas horas no estabelecimento visitando e conhecendo a produção de vestuários, desenvolvida pela empresa. Na ocasião, os funcionários e os clientes tiveram oportunidades de fotografar junto aos artistas e receber autógrafos. A cantora, Sâmia Maia é garota propaganda exclusiva da marca Dharu's, na qual participou de duas coleções e já se preparam para a próxima, que será lançada em janeiro de 2009.

Visite o site da Dharu's



Venha conhecer o maior Parque de Feiras do Brasil

Santa Cruz do Capibaribe, o maior e melhor Pólo de Confecções do Brasil!


CDL felicita o Monsenhor Heleno pela sua trajetória religiosa


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe parabeniza o Monsenhor Heleno, Pároco da cidade pelos seus 25 anos de ordenação sacerdotal, comemorados, na última sexta-feira, dia 12/12 na igreja de São Cristovão. A comunidade católica do município fez uma festa grandiosa para o líder católico. Demonstração de amor e carinho por um homem que a mais de 10 anos, está a frente da paróquia e se dedica a evangelizar a cidade. A Instituição, em nome do Presidente Fábio Lopes e toda a diretoria fazem votos que o Monsenhor continue firme e forte em sua luta diária.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Sorteio Natal Show de Prêmios CDL

A CDL realizará na próxima terça feira (16/12) o sorteio de uma moto no Moda Center Santa Cruz. O envento acontecerá pela primeira vez e é voltado para os lojistas do parque das feiras. O sorteio com os cupons das lojas do centro da cidade ocorrerá no dia 21 de dezembro na pracinha do estudante. Serão sorteados 61 prêmios. A Instituição deseja boa sorte a todos que participaram dessa promoção.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Justiça Eleitoral diploma vereadores eleitos em Santa Cruz do Capibaribe


A justiça eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe, tendo a frente o Juiz Dr. Tito Lívio, diplomou ontem (11/12) pela manhã, no Teatro Municipal os vereadores eleitos e reeleitos, inclusive prefeito e vice. A cerimônia foi realizada com familiares dos políticos, convidados e imprensa. Na ocasião, estavam presentes três dos diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL que obtiveram resultados positivos no pleito de 5 de outubro. Foram eles: o Primeiro Diretor financeiro, Júnior Gomes eleito pela primeira vez como vereador, o também vereador Fernando Aragão, suplente do conselho consultivo e o Vice-Prefeito José Elias Filho, membro do conselho consultivo, ambos reeleitos. A CDL parabeniza aos três pela diplomação e faz votos que os mesmos façam um ótimo mandato.

Pernambuco poderá ganhar novas indústrias a partir de 2009

O governo de Pernambuco, através do trabalho de prospecção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está dando muitos incentivos fiscais para novos empreendimentos se instalarem no Estado. Prova disso são as grandes empresas multinacionais que estão sondando a região para implantar suas fábricas. Com a implantação dessas novas indústrias o mercado de trabalho cresce e o desemprego diminui aumentando assim, o bom fluxo da economia pernambucana.

Leia mais...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Governador de Pernambuco sanciona decreto em benefício do consumidor


O Governo do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos sancionou ontem um decreto da Assembléia Legislativa, que cria a Lei n° 13.673. A Lei veda aos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, a exigência de valor mínimo para compras com cartões de crédito ou débito e determina providências pertinentes ao comércio. O descumprimento da lei sujeita o infrator à penalidades previstas na Lei Federal do Código de Defesa do Consumidor.

Se houver reincidência, a multa pode chegar ao montante de dez vezes o valor da compra, independente da prescrição penal. Esta Lei já está em vigor desde a data de sua publicação, 09 de dezembro de 2008.

Lei do Microempreendedor Individual só precisa agora de aprovação do Presidente Lula


A Câmara dos Deputados aprovou ontem um Projeto de Lei que pode mudar a vida dos microempreendedores do Brasil. É a chamada Lei do Microempreendedor individual. A nova Lei beneficia autônomos brasileiros que vivem na informalidade, como vendedores ambulantes e prestadores de serviços. Nessa margem, estão mais de quatro milhões de vendedores, pedreiros, eletricistas, feirantes, que terão agora a oportunidade de legalizar o próprio negócio, por menor que seja.

O Projeto agora só depende da aprovação do Presidente Lula. Se ele aprovar, os microempreendedores individuais que tem renda anual de R$ 36 mil e tem apenas um colaborador poderão se legalizar e sair da informalidade. Assim, os ambulantes se tornam microempresários e passam a ter direito a planos de aposentadoria, licença-saúde, maternidade e por acidente de trabalho, dentre outros benefícios. Para abrir a empresa basta ir à junta comercial e fazer os trâmites de abertura. Nesse caso, os impostos e contribuições para a previdência serão reduzidos em 50 reais mensais.
Esse projeto beneficiará muitos empreendedores santacruzenses que vivem na informalidade.

Presidentes da CDL e da ASCAP aguardam reunião com o prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe

As entidades representativas Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e a Associação dos Confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP realizaram em agosto, antes das eleições 2008, uma sabatina com os então prefeituráveis Antônio Figueirôa e Edson Vieira. Na ocasião os candidatos assinaram um termo de compromisso com as instituições no tocante a indústria e comércio local. No documento eles se comprometeram a administrar a cidade em conjunto com a CDL e ASCAP, quanto as obras pertinentes as entidades.


Todavia, dois meses já se passaram das eleições, onde o pleito teve como vencedor o Deputado Estadual Antônio Figueirôa. E, a menos de um mês dele tomar posse, os presidentes da CDL, Fábio Lopes e o da ASCAP, Valmir Ribeiro estão aguardando uma reunião ser agendada pelo prefeito eleito para definirem os tópicos propostos e acordados no documento.


Confiram as propostas abaixo:

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Saldo positivo para o governo graças aos impostos cobrados ao consumidor


O governo deve encerrar o ano de 2008 com caixa positivo em pouco mais de R$ 1 trilhão, arrecadados em tributos. A estimativa é do IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Segundo o presidente da instituição, Gilberto Luiz do Amaral, o valor representa R$ 134 bilhões a mais do que o arrecadado durante todo o ano passado.

Só nos produtos natalinos os tributos são de 78% sobre o valor cobrado na compra. Cada brasileiro já gastou este ano cerca de R$ 4,9 mil em tributos federais, estaduais e municipais, segundo o Impostômetro, o painel da Associação Comercial de São Paulo, instalado no Centro da capital que marca quanto o contribuinte paga em impostos.



Analistas apostam em manutenção da taxa selic


O Comitê de Política Monetária – COPOM, anuncia hoje sua decisão em relação a taxa selic. As analistas, assim como na última reunião realizada em outubro, apostam na manutenção da taxa que é de 13,75% ao ano.

Os especialistas acreditam que a decisão do copom deve dá um enfoque nos impactos da crise sobre o cenário de inflação doméstica. E para eles, a pressão sobre os preços oriunda da depreciação cambial será predominante em relação aos efeitos da redução do valor das commodities e da desaceleração da demanda doméstica.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Vendas no Moda Center Santa Cruz são aquecidas com as festas de final de ano


As festas de final de ano sempre dão um incremento na economia. Em todos os nichos de mercado o aumento nas vendas é visível. O Pólo de Confecções do Agreste, que comporta as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru se tornou rota comercial por compradores de todo o Brasil. Nessa época, o fluxo de clientes cresce em decorrência das compras natalinas e reveillon. Só em Santa Cruz do Capibaribe, a população flutuante se eleva em torno dos 35%. Ou seja, a cidade que tem uma população de pouco mais de 73 mil habitantes, nos meses de pico na comércio, esse número sobe para 100 mil pessoas circulando no município.



Santa Cruz do Capibaribe foi uma das pioneiras a confeccionar vestuários alavancando outras economias da região. Os caruaruenses Viturino Júnior e Pollyanna Monteiro preferem negociar sua mercadoria em Santa Cruz devido a boa estrutura oferecida pelo Moda Center. “As vendas de final de ano nos permite aumentar nosso lucro, além de que, aqui na cidade a gente negocia na sombra e com segurança”, explicou Pollyanna.

O Parque de Feiras Moda Center Santa Cruz foi edificado há dois anos e já está sendo ampliando. O empreendimento foi construído em parceria firmada entre a prefeitura e os comerciantes locais. O local tem estrutura gigantesca com estacionamento para mais de 2 mil carros e 500 ônibus, 6200 bancas e mais de 500 lojas.