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sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Poema


Quando estiver em dificuldade

Por Charles Chaplin



Quando estiver em dificuldade
E pensar em desistir,
Lembre-se dos obstáculos
Que já superou.

OLHE PARA TRÁS.
Se tropeçar e cair, levante,
Não fique prostrado,
Esqueça o passado.

OLHE PARA FRENTE.
Ao sentir-se orgulhoso,
Por alguma realização pessoal,
Sonde suas motivações.

OLHE PARA DENTRO.
Antes que o egoísmo o domine,
Enquanto seu coração é sensível,
Socorra aos que o cercam.

OLHE PARA OS LADOS.
Na escalada rumo às altas posições
No afã de concretizar seus sonhos,
Observe se não está pisando em alguém.

OLHE PARA BAIXO.
Em todos os momentos da vida,
Seja qual for sua atividade,
Busque a aprovação de Deus!

OLHE PARA CIMA.
"Nunca se afaste de seus sonhos,
pois se eles se forem,
você continuará vivendo,
mas terá deixado de existir".

Divulgação


O filme “Bacamarteiros do Ingá”, do jornalista Gilberto Geraldo, já esta no site do festival Tela Digital para ser avaliado pelo público.
Gilberto Geraldo representa Santa Cruz do Capibaribe no festival de vídeos da TV Brasil e seu filme será exibido em rede nacional, com data ainda não divulgada.
Para que o internauta possa votar no filme terá que se cadastrar no site
www.teladigital.org.br.
Ao se cadastrar cria-se uma conta de participante, semelhante ao youtube, o cadastro é seguro, dando direito ao voto, ter lista de filmes favoritos e acesso a filmes de curta metragem produzidos em todo o país.
Uma boa opção cultural na internet.
Cadastre-se, vote no filme de Gilberto Geraldo e assista aos filmes do festival Tela Digital.


Governo de PE divulga novo balanço de Blitz no Carnaval

Novo balanço das blitzes, dessa vez incluindo a madrugada desta quinta-feira, onde focos da folia do Carnaval pernambucano ainda permaneceram, registra que o número de infrações por álcool passou de 165 para 171. O novo balanço é uma divulgação da Secretaria das Cidades, com base no relatório do DETRAN-PE, órgão vinculado à respectiva Secretaria.
O número de veículos abordados também subiu de 4.808 para 5.558. Especialmente neste Carnaval o DETRAN-PE montou um esquema especial internamente. Organizou equipes que trabalharam por turno na implantação das multas e consolidação do banco de dados do período carnavalesco, garantindo maior agilidade ao processo - tanto que a devolução das CNHs recolhidas já ocorre a partir desta quinta-feira (26.02).
Os carros que foram rebocados pela “Cegonha” – a novidade da fiscalização no período - podem ser retirados do depósito do DETRAN-PE com o pagamento da diária no valor de R$ 9,16. Mas o carro só é liberado se não houver outras pendências na documentação do veículo.

PRÉVIA - Na quarta-feira da semana prévia (18.02) o DETRAN-PE anunciou a aquisição de uma carreta, mais popularmente conhecida como “Cegonha”, devidamente adesivada com o mote “Seja legal, se beber não dirija”, para rebocar os carros conduzidos por motoristas infratores do álcool. Assim como as duas delegacias móveis instaladas com apoio exclusivo as blitzes da “Lei Seca”, no final do ano passado – uma parceria da Secretaria das Cidades e de Defesa Social (SDS)- a Cegonha também passa a fazer parte da infra-estrutura de apoio que somente por parte do DETRAN-PE conta com 100 agentes, distribuídos por turnos em 30 veículos – até dezembro do ano passado eram 16 veículos e 70 agentes. Ainda neste Carnaval, a Secretaria das Cidades, por meio do DETRAN-PE doou aos municípios de Olinda e Nazaré da Mata, além do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRAN) etilômetros (equipamento que medem com maior precisão o nível de consumo de álcool).
Fonte: Dentran - PE.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Artigo

O que fazer para se tornar competitivo no mercado, em tempo de crise econômica?
Uma relação entre o design de moda e as empresas de confecção da região de Pernambuco
Atualmente, inseridas em um mercado cada vez mais agressivo e competitivo, as empresas necessitam diferenciar seus produtos e serviços. Na moda, este sistema de diferenciação e inovação é ainda mais dinâmico, devendo o designer contribuir de forma veloz e eficiente para a competitividade da empresa, agregando valor aos produtos por ele desenvolvidos.
O ambiente econômico atual tem levado países e empresas a utilizarem estratégias que promovam o aumento da sua competitividade, seja esta uma empresa de grande, médio ou pequeno porte, tendo em vista que no ponto de venda todos os produtos possuem comunicação direta com o consumidor.
Segundo DE SOUSA, Rosimere, coordenadora de Design de Moda da FADIRE, em tempos anteriores, a moda produzida no Brasil não possuía concorrência externa direta, o que levou a indústria nacional, inclusive no segmento de moda, a permanecer numa situação confortável por muito tempo. Hoje, o que vemos, é uma situação econômica de crise mundial, e investir em diferencial, voltando-se às características étnicas de cada região pode ser uma solução para competitividade.
As empresas que investem em design possuem mais condições de se destacar com relação à concorrência, por ser o design responsável pelo aumento da utilidade e do valor de um produto, podendo o mesmo reduzir custos com matéria-prima e produção, além de ampliar a interação com o usuário e realçar a estética. Cabe ao designer, uma vez que capacitado à função, aumentar a competitividade das empresas, através de soluções que visem à funcionalidade, segurança, qualidade, conforto e não apenas da imagem diferenciada de produtos.
Um produto de design deve conter além das características estéticas, características estruturais e funcionais, adequadas ao Briefing da empresa para a qual o produto se destina. Sendo assim, um dos principais papéis do design de moda, é o de melhorar a comunicação entre o produto, à empresa e o consumidor, independente da dimensão da empresa, sendo o mesmo apto a criar uma personalidade para os produtos, capaz de conquistar a fidelidade do consumidor.
Estamos diante de novos tempos econômico e cultural, onde o consumidor encontra-se cada vez mais exigente, reivindicando bens e serviços que atendam a seus anseios, por isso o designer de moda pode auxiliar nesta comunicação, atuando como elo entre o consumidor e a empresa, buscando a competitividade.

DE SOUSA, Rosimere.
Coordenadora do Curso de Design de Moda da FADIRE - Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Impostos de primeiro mundo, mas serviços de terceiro

Cada brasileiro pagou R$ 5.572 para os cofres públicos em 2008
Por Janine Horta
Mesmo após o fim da CPMF, o Brasil arrecadou mais impostos em 2008 do que em 2007. A participação da carga tributária na formação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de toda a riqueza produzida no país, aumentou um ponto percentual, passando de 35,54% em 2007 para 36,54% do PIB em 2008, que está estimado em R$ 2,89 trilhões. Isso significa que cada brasileiro pagou aproximadamente R$ 5.572 de impostos em 2008, um aumento aproximado de R$ 652 em relação a 2007.
O total da arrecadação em 2008 foi de R$ 1,056 trilhão, contra uma arrecadação em 2007 de R$ 923 bilhões, o que significou um crescimento de R$ 133 bilhões e um aumento de 14,43%. Esses valores estão na pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Segundo o IBPT, a arrecadação de impostos vem aumentando continuamente desde 2003. "Desde que começamos a pesquisa, em 1986, somente em quatro momentos houve queda na arrecadação, que foi nos anos de 1988, 1991, 1996 e em 2003. No restante da série, houve sempre aumento de impostos de um ano para outro, sem, contudo, observarmos uma melhor distribuição desse dinheiro", avalia o presidente do IBPT e coordenador da pesquisa, Gilberto Luiz do Amaral.
O pesquisador compara a porcentagem de impostos arrecadados no Brasil em relação ao PIB, com as porcentagens de outros países em relação aos seus PIBs, e conclui que a carga de impostos brasileiros não é a maior do mundo, como se imaginava por causa da pressão que eles exercem.Itália e França, por exemplo, arrecadam mais impostos que o Brasil. Alemanha e Canadá estão no mesmo nível da arrecadação brasileira. Mas se comparada a renda per capita anual do Brasil com a de outros países que arrecadam aproximadamente o mesmo tanto proporcionalmente ao PIB, os brasileiros continuam em desvantagem, já que, mesmo pagando quase a mesma quantidade de impostos, recebem de volta muito menos serviços de saúde e educação, por exemplo.
"Na Alemanha, não faltam os serviços básicos à população. Por isso, mesmo tendo aproximadamente o mesmo desconto em impostos, os brasileiros estão sempre gastando mais, pois acabam tendo que pagar por saúde, educação, segurança e transporte, portanto, o imposto pesa mais", avalia um dos sócios do escritório Advocacia Gandra Martins, especializado em direito tributário, José Rubem Marone.
Outros números
O crescimento da arrecadação se fez nas três esferas de governo, segundo a pesquisa. A arrecadação federal cresceu R$ 88,70 bilhões (13,63%); a dos Estados, R$ 36,55 bilhões (15,66%); e a dos municípios aumentou 20,64%, o que significou em termos nominais, R$ 8,02 bilhões. "A arrecadação da União representa 70% dos impostos, a dos Estados, 25%, e a dos municípios, 5%", diz Amaral.Os tributos que mais contribuíram foram ICMS (R$ 34,59 bi), Imposto de Renda (R$ 31,58 bi), INSS (R$ 27,11 bi) e Cofins (R$ 18,31 bi). O IOF foi o tributo que teve o maior aumento na arrecadação, com 159,60%.
Por ente
O que cada um mordeu. A arrecadação federal cresceu R$ 88,70 bilhões (13,63%); a dos Estados, R$ 36,55 bilhões (15,66%); e a dos municípios aumentou 20,64%.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

19 anos depois, crise de 1990 ainda influencia consumo dos japoneses


A recessão que atingiu o Japão dos anos 1990 até o início da década atual reduziu de forma significativa os salários no país e transformou os hábitos de consumo da população. Hoje, anos após a recuperação, até mesmo famílias abastadas continuam economizando no dia-a-dia.


Elas utilizam, por exemplo, a água do banho para lavar roupa. As vendas de uísque, a bebida favorita dos moradores ricos de Tóquio nos anos 1980, caíram para um quinto do seu ápice. Além disto, os japoneses vêm perdendo o interesse por carros: as vendas diminuíram 50% desde 1990.


O Japão conseguiu recuperar sua economia graças em parte ao boom das exportações para os EUA e para a China. Mas, mesmo com o crescimento da economia japonesa, entre 2001 e 2007 o consumo per capita no país aumentou apenas 0,2%. Agora, com a diminuição das exportações por causa da crise econômica mundial, a economia japonesa está em queda livre, e não se pode contar com o consumo interno para aliviar a pressão.


domingo, 22 de fevereiro de 2009

Consumo de GNV cai mais de 12%, em janeiro

O consumidor sentiu no bolso a alta de preços e reduziu o uso do GNV (gás natural veicular) na hora de abastecer o carro. Dados da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) mostraram que, entre dezembro de 2008 e o janeiro de 2009, houve queda de 12,13% na demanda pelo tipo de combustível.
Com a queda do consumo no segmento automotivo, a comercialização de gás natural no Brasil também apresentou decréscimo em janeiro, atingindo média diária de 33,7 milhões de metros cúbicos, o que representa queda de 22,27% em relação ao mês anterior e de 28,92% frente a janeiro de 2008.
Os dados do primeiro mês do ano demonstram que a falta de política energética fez com que o insumo perdesse competitividade em todos os segmentos. O resultado foi que, desde 2004, o consumo total do gás natural não era inferior a 35 milhões de metros cúbicos diários.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

BB tem lucro maior que os demais Bancos

O Banco do Brasil (BB) encerrou 2008 com lucro líquido de R$ 8,803 bilhões, o maior da história dos bancos no país. O resultado divulgado ontem supera em 74% o ganho dos 12 meses antecedentes, de R$ 5,058 bilhões. Apenas no quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido da instituição foi de R$ 2,944 bilhões, mais do que o dobro do registrado em igual intervalo de 2007 (R$ 1,217 bilhão). A alta foi impulsionada pelo maior crescimento da carteira de crédito do grupo desde 2000.
Até então, o lucro líquido de R$ 8,474 bilhões alcançado em 2007 pelo Itaú era o maior já registrado pelo setor bancário no Brasil. O banco, que em novembro anunciou sua fusão com o Unibanco, ainda não divulgou o resultado de 2008. Já o Bradesco anunciou lucro líquido R$ 7,62 bilhões no último ano, uma queda de 4,87% ante 2007. “Com foco na sustentabilidade, o banco registrou lucro líquido de R$ 8,8 bilhões no ano, com retorno sobre o patrimônio líquido de 32,5%, mantendo a trajetória observada nos últimos anos”, destacou o BB em nota.
A carteira de crédito fechou o ano em R$ 224,8 bilhões, expansão de 40% sobre 2007 e de 11% sobre o terceiro trimestre. O crédito à pessoa física disparou 52,5% no ano, para R$ 48,8 bilhões enquanto a expansão de financiamentos à pessoa jurídica teve avanço 48,4%, para R$ 97,19.

Carnaval 2009


O carnaval deste ano está sem muito brilho e serpentina. Todos os anos, comumente os santacruzenses viajam para curtir o sol do litoral. Este ano, é comum se ouvir na cidade muitos dizerem que vão ficar por aqui mesmo. Aqui para Pernambuco, são esperados mais de 800 mil turistas para os quatro dias de Carnaval no Estado, 50 mil a mais do que a festa do ano passado e uma economia aquecida em torno dos R$ 300 milhões. Para organizar o Carnaval o governo gastou R$ 15 milhões. Os dados são da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).
A segurança dos foliões será feita por 24.137 mil policiais militares e civis, além de homens do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a Empetur, 2.872 médicos e enfermeiros estarão de plantão em postos de saúde e hospitais durante os quatro dias da festa. No sábado de Carnaval, 3.955 policiais estarão acompanhando o desfile do Galo da Madrugada pelas ruas centrais de Recife. O bloco costuma reunir mais de um milhão de pessoas.
Segundo dados preliminares da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abhi), Recife e Olinda, os maiores pólos de Carnaval no Estado, já estão com 97% das vagas nos hotéis e nas pousadas ocupadas. O Aeroporto Internacional dos Guararapes deve receber 3.300 passageiros em cada um dos 20 voos extras programados para o período.

CDL deseja bom carnaval a todos seus associados


A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, de Santa Cruz do Capibaribe deseja a todos seus associados e lojistas em geral um bom carnaval. A entidade lembra ainda, que bebida nunca deu certo com direção, portanto se for beber evite usar seu carro. É sempre bom ter uma pessoa designada para tal ato em casos de bebedeiras. Escolha um motorista e, o mesmo ficará de plantão, sem beber, para dirigir para quem está bebendo. Parece bobagem, mas pequenas atitudes fazem grandes diferenças. A vida não tem preço!!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Todo empreendedor tem uma missão

*Por Dalmir Sant'Anna
Você já constatou que todo empreendedor conta com uma missão definida de onde desejar chegar? Você analisou e observou que em inúmeras empresas há um quadro descrevendo a missão da organização? E o que é esta missão? Conforme as ferramentas para estruturação do planejamento estratégico, a missão é um documento escrito, inserido nas metodologias de teorias administrativas, que possibilita o estabelecimento de um rumo, contendo as primícias da razão de viver da empresa.
Elaborar uma missão - Para elaborar uma missão, normalmente é necessário determinar qual o negócio da empresa, motivos da sua existência e os tipos de atividades desenvolvidos, tendo sempre a seguinte pergunta: Onde se deseja chegar com a empresa? Observe dois fatores relevantes para elaborar uma missão: o envolvimento dos colaboradores e a coragem para assumir riscos calculados, tendo como primícias a inovação, eficiência e a busca de qualidade. Constante atualização - A missão deve ser alterada anualmente conforme as metas, os objetivos e a visão previamente estabelecida, ou seja, a missão de um empreendedor não é algo mantido permanentemente, mas algo que sofre alteração anualmente conforme estruturado e organizado na construção do planejamento estratégico. O empreendedor que tem uma missão mantém os olhos na constante atualização com a fixação de metas com objetividade e observando as estratégias de mercado.Equilíbrio pessoal e profissional - Todo empreendedor planejou e continuamente realiza o planejamento de novas conquistas, equilibrando vida pessoal e profissional. Observe que há pessoas que pagam um alto preço para alcançar os resultados esperados, e esquecem de completar suas emoções com sentimentos de afeto, gratidão, valorização e convivência familiar. Aliar o equilíbrio entre sua paixão pelo trabalho e o bem estar pessoal permite conquistar resultados mais satisfatórios.
O empreendedor que tem uma missão, conta como característica marcante, a iniciativa e a busca constante por novas oportunidades. Dedica seu tempo com perseverança e comprometimento para fortalecer e manter sua rede de contatos (networking). Você tem certeza de que seus colaboradores sabem onde sua empresa deseja chegar? Caso sua resposta foi negativa, antes de fixar a missão na parede, realize uma reunião com todos os colaboradores, isto mesmo, com todos os colaboradores para mostrar onde a empresa deseja chegar com esta missão. Acredite que o envolvimento será maior, pois seus colaboradores estarão percebendo na prática que fazem parte do negócio.
*Palestrante Mágico®, autor do livro "Menos pode ser Mais" (editora Odorizzi), pós-graduado em Gestão de Pessoas, bacharel em Comunicação Social e mágico profissional.
Visite o site: www.dalmir.com.br

Prefeito Toinho do Pará participa de assembléia da CDL


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figueiroa participou ontem, 18/02/2009, de uma reunião com alguns lojistas na sede da CDL. A pauta foi marcada a fim de resolver questões pertinentes ao comércio local. Na ocasião, o prefeito falou sobre as questões que dizem respeito a revitalização do centro comercial de Santa Cruz e também do comércio e industria local. Ele falou da importância das parcerias que visa firmar com as entidades representativas e disse ainda, que o que tiver ao seu alcance fará para melhoria da cidade, mas tudo em conjunto com a população, pois em seu entender não se governa sozinho.


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Divulgação

Blog Atitude Empreendedora
Bruno Bezerra é Diretor de Empreendedorismo da CDL - Santa Cruz do Capibaribe, administrador de empresas, autor de artigos sobre empreendedorismo, política, educação e desenvolvimento. Bruno é também colaborador de diversos sites e jornais e, mantenedor do Blog Atitude empreendedora no qual neste espaço, o pensamento empreendedor ganha uma linguagem clara e objetiva.
O Blog que recebeu novo visual e formato está esperando por sua visita no endereço: http://www.brunobezerra.blogspot.com/

Poesia

Das utopias
"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos,
se não fora a presença distante das estrelas"!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cresce demanda por Permissão Internacional para Dirigir

Apesar da crise economica internacional, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, Detran-PE, registra no ano de 2008 crescimento de 40,70% na procura pela Permissão Internacional para Dirigir (PID). De janeiro a novembro de 2007, foram 2.921 solicitações desta natureza, já no mesmo período deste ano 4.110 pessoas fizeram a requisição da PID.
Muitos ainda desconhecem, mas esse documento é necessário para o motorista brasileiro dirigir legalmente nos mais de 100 países que fazem parte do tratado de reciprocidade da Convenção de Viena.
O processo para obtenção da PID é simples e rápido, o condutor deve se dirigir à sede do DETRAN, postos de atendimento, Ciretrans, ou pela internet, através do site do (www.detran.pe.gov.br) e requerer o serviço. Para a emissão é cobrada uma taxa de R$34,46 e em até 24 horas o documento estará pronto. Essa permissão possui prazo de validade igual a da Carteira de Habilitação e, vale ressaltar, no território nacional não substitui a CNH.
Fonte: DETRAN/PE

Mais de 440 mil empresas pedem adesão ao Simples Nacional


Solicitações para aderir ao sistema são mais do que o dobro da expectativa: o prazo de opção termina no dia 20 de fevereiro

Por Dilma Tavares

Brasília - Termina, nesta sexta-feira (20), o prazo para micro e pequenas empresas aderirem ao Simples Nacional. Até às 12 horas desta segunda-feira (16), já havia 441.622 pedidos de opção ao sistema, o que representa mais do que o dobro da meta de 200 mil empresas. Dessas, 112.600 tiveram pedidos deferidos e já estão no sistema. A previsão é de que nesta terça-feira (17) saia o resultado parcial de deferimentos.
O resultado final está previsto para o dia 10 de março.Este ano as adesões ao Simples Nacional começaram em janeiro e foram prorrogadas do dia 30 daquele mês para o dia 20 de fevereiro. De acordo com números da secretaria executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), dos 441.622 pedidos, 384.118 foram feitos em janeiro e desde aquele mês até esta segunda-feira, dentro do período de prorrogação, houve 57.118 solicitações.
Ainda do total de pedidos, 291.250 são de empresas que já estavam constituídas e que estão pendentes de verificação por problemas cadastrais ou fiscais. Já 37.772 são de novas empresas que estão pendentes de verificação por estados e municípios. É do universo dos pedidos que estão com pendências que sairá o resultado da rodada de deferimentos, já que muitas dessas empresas estão tentando solucionar problemas para que possam ser incluídas no sistema.
Mas técnicos do CGSN lembram que as empresas que não estiverem na relação de pedidos deferidos nessa rodada não precisam se desesperar, já que as verificações continuam e o resultado final só sai em março. Alertam, porém, para a urgência de resolverem os problemas, para dar tempo de que seja efetuada a inclusão.
O analista técnico de Políticas Públicas do Sebrae André Spínola também alerta para o fim do prazo de adesão. “Ao verificar que é vantajoso para sua empresa entrar no sistema, o empresário precisa correr para não perder essa oportunidade”, diz, lembrando que as empresas já constituídas só terão essa chance de novo em janeiro de 2010. As novas empresas podem entrar a qualquer momento, desde que sejam de porte e categorias que se enquadrem no regime.

Serviço: Agência Sebrae de Notícias (http://www.agenciasebrae.com.br/)

O acerto de contas com o leão começa em 02 de março

Por Tati Nasci



Já está no Diario Oficial da União. A Receita Federal publicou a a Instrução Normativa 918, que dispõe sobre a declaração do Imposto de Renda. Fala da obrigatoriedade da declaração, formas de entrega, retificação, pagamento e o calendário. A prestação de contas com o leão será entre 2 de março e 30 de abril.Veja quem deve declarar:

a) recebeu rendimentos brutos tributáveis superiores a R$ 16.473,72 ou rendimentos não-tributáveis, tributados e isentos, acima de R$ 40.000,00;
b) participou do quadro societário de empresa, inclusive inativa, como titular, sócio ou acionista, ou de cooperativa. A exceção fica por conta dos contribuintes cuja participação em sociedade por ações de capital aberto ou cooperativa tinha valor inferior a R$ 5.000,00;
c) realizou, em qualquer mês-calendário, venda de bens ou direitos na qual foi apurado ganho de capital sujeito à incidência de imposto, mesmo nos casos em que o contribuinte optou pela isenção através da aplicação do produto da venda no compra de imóveis residenciais no prazo de 180 dias;
d) realizou negócios em bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
e) teve posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 80.000,00 durante o ano de 2008;
passou à condição de residente no Brasil durante o ano de 2008 e nesta condição se encontrava em 31 de dezembro;
f) teve receita bruta superior a R$ 82.368,60 através de atividade rural, ou que estiver compensando prejuízos de anos anteriores ou do ano que se refere a declaração, neste caso, sendo vedada à declaração através do modelo simplificado.


Leia mais aqui e aqui.

A Portabilidade é nossa!

Por Tati Nasci
Demorou. Somos os penúltimos. Mas agora é a nossa vez. Todos os usuários pernambucanos servidos pelos DDDs 81 e 87 passam a contar a partir desta segunda, 16 de fevereiro, com a possibilidade de trocar de operadora e manter o número do telefone. É a portabilidade. Aqui no estado, 1.011.767 dos usuários são assinantes de telefones fixos e 6.633.059 são telefones móveis.
Leia aqui a reportagem completa da colega Micheline Batista publicada na edição do Diário do último domingo. Veja a seguir um quadro publicado explicando como funciona a portabilidade:

O que é portabilidade numérica?

Processo que permite aos usuários de telefonia fixa e móvel manter o número telefônico, mesmo que mude de operadora ou de localidade.

Desde quando está em vigor?

Iniciou no dia 1º de setembro de 2008 e será concluída em 2 março de 2009, atendendo a todos os estados e municípios brasileiros. Em Pernambuco (DDDs 81 e 87), começa a vigorar no dia 16.

Qualquer número pode ser portado?

Não. A portabilidade só é possível dentro do mesmo serviço - móvel para móvel ou fixo para fixo. Na telefonia fixa, a portabilidade só é possível dentro da área local (município ou conjunto de localidades com continuidade urbana - Recife e Olinda, por exemplo). Na caso do serviço móvel, a manutenção do número poderá ocorrer na área de abrangência do mesmo DDD (Recife e Caruaru, por exemplo).

Como portar um número?

Basta solicitar a portabilidade à operadora para a qual se deseja migrar. Ela se encarregará de todo o processo. Importante: a linha deverá estar ativa na operadora de origem.

Que documentos apresentar?

Identidade, cadastro do Ministério da Fazenda (pessoa jurídica), comprovante de endereço, informar o código de acesso e o nome da operadora de onde está saindo.

Quanto custa?

A portabilidade é gratuita.

Quanto tempo leva para concluir a portabilidade de um número?

Até 11 de março de 2010, o processo leva até 5 dias úteis. Depois disso, o prazo cairá para 3 dias úteis. Enquanto a portabilidade não é efetivada, o usuário continua falando na operadora antiga. Também é possível agendar uma data para a transferência depois dos 5 dias úteis. A operadora deverá fornecer ao usuário um número de protocolo para que ele possa acompanhar o processo de transferência.

Meu telefone vai ficar mudo em algum momento?

Sim. A transição para a nova operadora dura cerca de 2 horas (99% dos casos) e neste período o telefone fica mudo.Posso cancelar o pedido de portabilidade?Sim. O usuário tem dois dias úteis para desistir da mudança e comunicar a decisão à operadora de destino.Como saber emqual operadora está determinado número telefônico?Cada operadora pode informar sobre os números que estão em sua base de assinantes.

A ABR Telecom (http://www.abrtelecom.com.br/) também disponibiliza esta informação na seção Consulta de Operadora por Número.

Fonte: ABR Telecom

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Notas CDL - Santa Cruz do Capibaribe

Câmara Setorial - Bares e Restaurantes
A CDL - Santa Cruz do Capibaribe convidou seis representantes de bares e restaurantes da cidade para participarem de uma reunião no dia 12/02/2009. O encontro teve o objetivo de tratar da criação da câmara setorial de bares e restaurantes, que tem como intuito, apoiar o setor mencionado no âmbito de qualificação profissional, banco de dados de profissionais, viabilizar parcerias para linha de créditos, dentre outros benefícios que se façam necessários, atendendo a todos os empresários do segmento de atividade já mencionado do município. A proposta foi bem aceita pelos empresários locais participantes e, ficando para se agendar uma proxima reunião, já com um posicionamento da parceria com o SEBRAE, visando a viabilização de capacitação.
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Jovens Empreendedores
No dia 12/02/2008, a CDL - Santa Cruz do Capibaribe, convidou jovens empreendedores e sucessores de empresários para participarem de uma reunião, a qual se apresentou a proposta de criação de uma Câmara Setorial da CDL - SCC, denominada "CDL JOVEM". Entre os jovens participantes estiveram presente: CESAR AUGUSTO, ISAC FILHO, ALEX GUSMÃO, HÉLIO FILHO, VINICIUS NUNES, MICHEL JULIÃO, GUILHERME NASCIMENTO, GUSTAVO MESTRE E CLAUDIO EDUARDO. Os jovens aceitaram a proposta e irão participar de uma próxima reunião no dia 05/ 03 / 2009, trazendo sugestões para a criação de como deve ser constítuida, sua diretoria, seu regimento interno, dentre outros aspectos que devem ser discutidos. Você jovem empreendedor venha participar, maiores informações ligue:(81) 3731-2850.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Antártica: sua beleza e seus perigos



A Antártica está se tornando um destino cada vez mais procurado por turistas aventureiros. Mas, autoridades da região cada vez mais, se preocupam com o risco de acidentes fatais por conta dos icebergs – grandes blocos de gelos que se soltam em decorrência do aquecimento global.


Em 2007, mais de 150 pessoas foram retiradas de um navio que afundou depois de colidir com um iceberg perto das Ilhas Shetland do Sul. Esse foi um de apenas dois acidentes que aconteceram na temporada de verão 2007/2008. Na atual temporada, que começou em novembro do ano passado e termina em março deste ano, houve um acidente, sem mortes.


Sobreviver em um acidente desse tipo depende, em parte, do clima. Nem todos os navios têm barcos salva-vidas cobertos, como é recomendado em climas polares. Além disso, barcos menores têm mais chances de conseguir transferir seus passageiros para outras embarcações. Mas atualmente alguns navios que vão para a Antártica transportam quase três mil passageiros – mais de dez vezes o limite recomendado. A expectativa é de que no próximo verão 39 mil pessoas visitem a Antártica, partindo da Terra do Fogo. Esse número é quatro vezes maior do que o de uma década atrás.




sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Arrecadação fica abaixo da meta

O ano de 2009 começou registrando desaceleração no ritmo de crescimento da arrecadação de ICMS em Pernambuco. Apesar de ter apresentado aumento de 8,9% em janeiro, no comparativo com igual mês de 2008, a taxa está bem aquém dos 17% de incremento comemorados no primeiro mês do ano passado. O resultado também está distante da meta estabelecida pelo governo do Estado para ano, que prevê expansão de 11% no recolhimento de ICMS. Os números estão no balanço da arrecadação, apresentado ontem pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).
“Tivemos um crescimento razoável, mas, de fato, há uma desaceleração em relação a 2008”, observa o secretário Executivo da Receita Estadual, Roberto Arraes, lembrando que janeiro é, tradicionalmente, um mês de recolhimento alto. Ele destaca que, apesar de a maioria dos segmentos terem apresentado aumento de arrecadação, existem setores que registraram queda, esboçando os impactos da crise global. Na lista dos que tiveram redução aparecem veículos (-7,3%), varejo (-7,6%), indústria de alimentos (-5,7%) e energia (-1,1%).
Arraes explica que o segmento de varejo responde por 7% do total de ICMS recolhido pelo Estado. O recolhimento mensal do setor passou de R$ 42 milhões para R$ 38,9 milhões. “Essa diminuição foi motivada pela retração do consumo ocasionada pela crise”, afirma. No setor automotivo, onde o recolhimento vinha crescendo a uma média de 30% ao mês até setembro, a arrecadação saiu de R$ 30,3 milhões para R$ 28,1 milhões. O setor representa 5% da arrecadação estadual.
Na lista dos segmentos que puxaram para cima a arrecadação de janeiro, o maior crescimento percentual foi o de cigarros (47,2%). “Esse era um segmento que tinha sérios problemas de sonegação por parte das pequenas empresas, mas com a implantação da nota fiscal eletrônica conseguimos uma recuperação”, comemora. Bebidas (36,5%), combustível (12,2%) e telecomunicações (10,9%) também contribuíram para o incremento do recolhimento de ICMS. “No caso de bebidas, o incremento foi motivado pela antecipação das compras para abastecer o Carnaval”, destaca.


MALHA FINA
Num ano de incertezas, a Sefaz vai apertar o cerco ao contribuinte na tentativa de evitar perda de arrecadação. O projeto-piloto criado no ano passado e batizado de Malha Fina começa a ser executado para valer a partir de março. A iniciativa cruza bancos de dados para detectar as omissões e cobrar dos contribuintes. “A partir do próximo mês vamos enviar cartas referentes às possíveis perdas identificadas em 2007 e, a partir do segundo semestre, vamos cobrar 2008”, adianta. A Sefaz também vai intensificar a ação fiscal no setor de telecomunicações, que cresceu abaixo do esperado em 2008.

Crise deve continuar: afirmam banquerios em pesquisas

Para banqueiros latino-americanos e caribenhos a crise mundial ainda não vai acabar. Eles acreditam que os efeitos negativos vão se prolongar ainda por mais uns três anos, o que deve provocar uma redução nos créditos e uma alta na taxa de juros. A pesquisa entre mais de 100 banqueiros, divulgada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Federação Latino-Americana de Bancos (Felaban), revelou que dois em cada três opinaram que a crise afetará os mercados financeiros de seus países entre um e três anos.

O levantamento, realizado no final do ano passado em bancos pequenos e grandes de 19 países da região, revelou que as instituições concederão menos créditos à pequenas e médias empresas e os farão com taxas de juros maiores. "O ano de 2009 certamente será um ano pior para o crescimento, não somente para as economias avançadas, mas também para as economias emergentes", disse Strauss-Khan antes da reunião do Grupo dos Sete, que reúne países industrializados, no fim de semana em Roma.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe participa de assembléia na FNCDL


O Presidente da CDL, unidade de Santa Cruz do Capibaribe, Fabio Lopes, participou da 1ª Assembléia Geral Ordinária da FCDLde 2009. Na ocasião reuniram-se mais de 25 presidentes de CDL's de todo o Estado, com o objetivo de discutir ações que propicie a continuação do desenvolvimento da classe lojista. Um dos assuntos definidos foi o da realização da Convenção Estadual do Comércio Lojista, que será realizado na cidade de Ipojuca -PE, no segundo semestre deste ano.

Empresa japonesa anuncia demissão em filiais pelo mundo


A fabricante de produtos eletrônicos japonesa Pioneer anunciou que vai demitir 10 mil funcionários em todo o mundo e fechar fábricas nos EUA e na Europa em decorrência da crise financeira. A previsão é que a companhia tenha um prejuízo recorde de US$ 1,4 bilhão no atual ano fiscal.




A companhia divulgou nesta quinta-feira que fechará suas unidades de produção de telas de plasma nos Estados Unidos e no Reino Unido, divisão que era deficitária, e voltar as atenções para a produção de equipamentos automotivos. A Pioneer diz querer se "transformar em uma empresa centrada no negócio da eletrônica para automóveis".


Jovens da Classe média alta são maioria entre usuários de drogas sintéticas no Brasil

Jovens de classe média alta do Rio de Janeiro, com idade média de 26 anos, são a maioria dos presos nesta quarta-feira (11) em duas operações realizadas pela Polícia Federal, a Nocaute e a Trilha Albis, contra o tráfico de drogas sintéticas. Equipes foram mobilizadas nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

A PF afirma que esta é a maior ação de combate ao tráfico de drogas sintéticas já realizada no Brasil.De acordo com o balanço final da operação, grande parte dos 53 presos são moradores de áreas nobres da zona sul do Rio e acusados de fazer parte de duas quadrilhas, que diferem na estrutura. Na Operação Nocaute, os membros constituíam uma rede de tráfico, de entorpecentes e armas, em esquema de cooperativas, enquanto os presos na Trilha Albis atuavam nos moldes de uma organização criminosa, apenas com drogas.



terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Para não entrar no reino dos produtos falsificados

Você comprou um CD pirata no ano passado? Um DVD? Quem sabe um relógio baratinho pra dar pinta na balada com os amigos? Ou talvez uma bolsa “quero ser Prada”? Um óculos “Ráiban” na praia?Se a resposta foi “sim” para alguma das respostas acima (ou para outro produto falsiê) saiba que você entrou para o clube dos 68 milhões de brasileiros acima de 16 anos que adquiriram alguma mercadoria falsificada em 2008. Foram 8 milhões a mais que em 2007, segundo mostra a pesquisa Pirataria - Radiografia do Consumo, ano III, da Fecomércio do Rio de Janeiro.A equipe da Fecomércio aponta o aumento do emprego e da renda no país como uma das causas para o crescimento da pirataria. Com mais dinheiro no bolso dos trabalhadores o consumo foi aquecido, o que incluiu o mercado de produtos piratas (bem isso até a crise internacional bater à nossa porta, no final do ano).

Série de artigos do consultor empresarial Eugênio Sales chega ao final

O consultor empresarial Eugênio Sales, após ministrar sua palestra no teatro Municipal a convite da CDL Santa Cruz do Capibaribe para participar da 4ª edição do Projeto Voz Ativa, gentilmente cedeu ao Blog da CDL uma série com nove artigos que foram publicados todas as terças-feiras durante o período. A CDL agradece à todos aqueles que acompanharam as publicações dos artigos. Confira abaixo o último artigo desta série.

Artigo

Quem É O Líder Que As Empresas Precisam?


Eugênio Sales Queiroz

Sempre que ministramos seminários sobre liderança escutamos a pergunta: “Quem é o líder que as empresas precisam?”
Podemos responder sem nenhum medo de errar, é aquele que dispõe a fazer mais pela sua equipe.
É aquele que sabe conquistar a confiança de cada um.
É aquele que se recicla constantemente para obter novos conhecimentos e habilidades de liderança.
Também é aquele que tem humildade para admitir seus erros, pois o líder moderno não é mais o Dr. Sabe-tudo e sim aquele que aprende com seus próprios erros.
O líder que as empresas estão cada vez mais querendo é o dotado de inteligência emocional. É aquele que também tem controle sobre suas atitudes diante de problemas inesperados.
É aquele que tem coragem de tomar decisões difíceis mesmo que por um momento possa contrariar a todos.
O líder moderno é aquele que precisa mostrar com segurança o caminho que sua equipe precisa seguir.
É aquele que está sempre se esforçando para resolver conflitos entre seus colaboradores.
O líder que as empresas procuram é aquele que cria uma atmosfera de criatividade e produtividade.
É também aquele que busca sempre novas ferramentas para que o trabalho de sua equipe possa ser mais produtivo.
E você que é líder, o que você está fazendo de concreto para ser mais eficiente no cargo em que ocupa?
Pense nisso. E boas vibrações para você.

Eugênio Sales Queiroz é consultor empresarial. Ministra cursos e palestras sobre motivação, vendas e liderança.Contato: eugeniosales@terra.com.br http://www.eugeniosales.com.br/

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Comitê Gestor do Desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe - Projeto ACONTECER se reuni com SEBRAE Caruaru


Na última quinta-feira ,05, o Comitê Gestor do Desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe - Projeto ACONTECER, participou de um encontro na sede do SEBRAE em Caruaru, para fazer a apresentação do Projeto ao órgão. Com o intuito de conseguir parcerias em prol do desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe. Estiveram presentes no evento Carlos Paiva - Gerente da Unidade de Negócios e Carolina Avelino - coordenadora do Setor de Comércio do SEBRAE Caruaru, Fábio Lopes - Presidente da CDL - Santa Cruz do Capibaribe, Valmir Ribeiro - Presidente da ASCAP, e Bruno Bezerra - Coordenador do Projeto ACONTECER, José Climério e Carlos Ribeiro membros do Projeto Acontecer.

Sebrae vai ampliar ações para fortalecer micro e pequenas empresas


Diretoria reconduzida ao cargo reforça apoio às MPE para que superem crise mundial


Brasília - Melhorar o atendimento aos empresários, estimular a inovação nas empresas e apoiar o acesso a mercados são prioridades da diretoria do Sebrae Nacional, que foi reconduzida ao cargo na última quarta-feira (4) em Brasília. No momento de crise mundial, as ações da Instituição serão reforçadas para fortalecer as empresas.
De acordo com o diretor-técnico, Luiz Carlos Barboza, que vai para seu quarto mandato, o Sebrae dará prioridade à revolução no atendimento durante o biênio 2009/2010. “Queremos investir mais não só no atendimento presencial, mas também a distância, seja pela internet, rádio, TV ou celular”, diz. As empresas também serão sensibilizadas e capacitadas para inovar em produtos e processos. “Faremos ainda um trabalho mais árduo na questão de acesso a mercados e consolidaremos neste ano as soluções voltadas às empresas avançadas que têm mais de dois anos e enfrentam desafios diferentes das iniciantes”, destaca Barboza.
Para o diretor de Administração e Finanças, Carlos Alberto dos Santos, que foi reconduzido para o segundo mandato, nesse período de crise as empresas precisam estar mais preparadas. “Seja na crise ou na bonança, o Sebrae continuará seus esforços para melhorar a competitividade das empresas, a gestão e o controle. Não se trata de fazer tudo diferente, mas de fazer mais e melhor nos próximos anos”, ressalta.
Os dois diretores defendem que em tempo de crise, com mercado mais retraído, as empresas devem ter boa gestão nos negócios, reduzir custos, aumentar a eficiência para superar os momentos difíceis e aproveitar as oportunidades que a crise também gera.

Fonte:Agência Sebrae de Notícias - http://www.agenciasebrae.com.br/

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Governo busca estimular economia com reforço do PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia medidas para tentar estimular a economia. Dentre as medidas, o governo dá incentivos para troca de geladeiras, redução de impostos para a indústria e a construção de casas populares. Essas iniciativas visam convencer o consumidor a comprar mais e fazer a economia acelerar em um ritmo crescente.

As geladeiras velhas estão com os dias contados. O governo vai incentivar a troca de um milhão de geladeiras por ano. A ideia é substituir 10 milhões em todo o país. São equipamentos produzidos antes de 2001, com gás CFC, que polui o ambiente e ajuda a acabar com a camada de ozônio. As famílias de baixa renda terão prioridade e devem receber um incentivo maior para trocar o eletrodoméstico.

A expectativa do governo é gerar empregos nesse momento de crise. Essa também é a meta de outro programa para construir 500 mil casas populares. Um fundo especial será criado para tentar evitar o calote. “O fundo é para garantir o pagamento das prestações caso o mutuário tenha um mês ou outro de dificuldade”, afirma o ministro do Planejamento Paulo Bernardo.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Palestra com Jussier Ramalho


A CDL com objetivo de permanecer contribuindo com a qualificação das empresas santacruzenses traz a palestra com o tema “VOCÊ É SUA MELHOR MARCA”, ministrada pelo consultor Jussier Ramalho a se realizar no dia 02 de abril do corrente, as 19:30hs no Teatro Municipal, a Palestra tem como foco, trazer a mensagem de motivação que você e sua equipe precisa para ser um profissional eficaz e fazer a diferença.

Participe você não pode perder a oportunidade de qualificar-se, ingressos a venda na CDL, maiores informações através do fone 3731-2850. Certos de contarmos com vossa presença e de vossos colaboradores antecipadamente agradecemos.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fadire abre inscrições para pós-graduação

A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire), em Santa Cruz do Capibaribe, está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação 2009. São três MBA's em Psicopedagogia, Gestão da Produção em Vestuário e Gestão Empresarial e Controladoria.
As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas na tesouraria da faculdade. Os cursos terão carga horária de 360 horas/aulas, com duração total de 18 meses. As aulas serão quinzenais, com início em março.
No ato da inscrição, serão exigidos requerimento de inscrição preenchido; curriculum vitae comprovado; fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar da graduação; duas fotografias 3x4 recentes; fotocópia da carteira de identidade e do CPF; comprovante de residência; comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50, em nome da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional -FADIRE na Secretaria Financeira da FADIRE.
Outras informações no site www.fadire.edu.br ou pelos telefones (81) 3731-0300 e 3731-6181.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fadire

Produção industrial cai 12,4% em dezembro, a mais acentuada redução da história

Rio de Janeiro - Em dezembro de 2008, a produção industrial recuou 12,4% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Foi a redução mais baixa da série histórica – iniciada em 1991 – e também o terceiro ano consecutivo, nessa comparação, com resultado negativo. Em relação ao mesmo mês de 2007, a queda foi de 14,5% . O setor automobilístico registrou a maior retração, de quase 40%.A produção industrial acumulou 3,1% em 2008, crescimento inferior ao acumulado em 2007 (6,0%). A produção no último trimestre de 2008 também recuou (9,4%) na comparação com o período. As informações constam da pesquisa Produção Industrial Mensal, divulgada hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Com exceção de celulose e papel (0,4%) e outros equipamentos de transporte (6,7%), os demais 27 ramos pesquisados registram desempenho negativo. A indústria de veículos automotores teve queda de 39,7%, e representou o maior impacto negativo no índice global, seguido por máquinas e equipamentos (-19,2%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-48,8%), metalurgia básica (-18,3%), borracha e plástico (-20,1%), indústria extrativa (-11,8%) e outros produtos químicos (-9,0%).O estudo aponta que os setores mais prejudicados foram justamente aqueles mais sensíveis à restrição de crédito e à queda das exportações de commodities.
Fonte: Agência Brasil - Flávia Villela

Crise - Governo acelera medidas para aquecer consumo

Enviado por Ricardo Noblat
A queda da produção industrial em dezembro de 2008 foi mais forte do que o governo esperava. Diante desse cenário, mostra reportagem do Globo nesta quarta-feira, a ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acelerar as discussões para o lançamento de medidas destinadas ao aumento do consumo do brasileiro.
Nos próximos dias, sairá do papel um programa cujo objetivo é retirar de circulação milhares de geladeiras velhas. É uma medida com dois focos: a redução do consumo de energia e o incentivo à venda de produtos novos, beneficiando assim a indústria.
Também está sobre a mesa a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre esses eletrodomésticos. Estima-se que cada geladeira nova deva custar em torno de R$ 500.

Micro e pequenas empresas não estão demitindo, até o momento


A crise financeira e econômica mundial só atingiu as grandes empresas e multinacionais no Brasil. Só elas estão demitindo até o momento. A cobertura da imprensa sobre os impactos da crise, tendo apenas as grandes empresas e determinados setores produtivos como referência, está provocando a redução do consumo. "A crise psicológica massificada é mais grave do que os efeitos da crise econômica, propriamente ditos", afirma o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva.



De acordo com ele, as micro e pequenas empresas continuam vendendo e faturando normalmente, sem provocar desemprego no País. "Elas continuam fora do noticiário sobre os efeitos da crise. É como se elas não existissem, apesar de sua grande importância na economia nacional. Elas são responsáveis por quase 60% dos empregos formais no Brasil".

Cuidado na compra do carro novo

Por Leandro Martins

Em decorrência da crise mundial, o atual momento mostra-se bem atraente para quem já queria comprar seu carro novo. Com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), e os altos estoques disponíveis para venda, as condições atuais diferem das praticadas nos últimos anos.Propostas oferecidas com valor bem abaixo dos preços anteriormente praticados estão sendo aceitas, com desconto que chegam até, a ultrapassar os 25%.A melhor forma para se comprar o automóvel é, sem dúvida, a vista, no entanto, caso já esteja decidido a financiar seu veículo, é bom estar atento aos seguintes pontos:
Não existe taxa de juros 0% - ao incorporar o maior desconto a vista e atribuir o valor das taxas de abertura de cadastro e do IOF (Imposto sobre Operação Financeira com alíquota de 3,38%), tal financiamento pode chegar facilmente ao valor de 1,0% ao mês.
A melhor opção, para quem irá mesmo financiar, é efetuar o pagamento da maior entrada possível e em um menor número de parcelas, pois com isso conseguirá utilizar a menor taxa disponível, visto que a mesma cresce com o aumento na quantidade de parcelas e na diminuição do valor dado como entrada.
A taxa divulgada nunca é realmente a efetuada. Ao verificar o valor da parcela em relação ao valor financiado, será comprovado que o IOF não está computado, e com isso taxas de, por exemplo, 1,5% passam para a casa de aproximadamente 2,0% ao mês.
A taxa para abertura de cadastro (antiga TAC) tem variações entre as concessionárias da própria marca, onde geralmente variam de R$ 100,00 a R$1.000,00.


Leia texto completo
Fonte:http://acertodecontas.blog.br/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Comunicado importante


Parceria Comitê Gestor do Desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe/PE - Projeto Acontecer - com o BNB traz benefícíos para os empreendedores locais

A parceria do Comitê Gestor com o Banco do Nordeste - BNB está desenvolvendo uma linha de crédito para o comércio local. Os atendimentoss serão feitos por um funcionário do Banco, na sede da CDL, na próxima sexta-feira (06/02/2009).Você associado da ASCAP e da CDL que ainda não agendou seu horário para o atendimento, ligue agora mesmo para o 3731-2850 (CDL) e garanta a sua vaga.


Não perca esta oportunidade de investir no seu negócio e fazer com que ele cresça cada vez mais!

CDL faz doação de cadeiras para a ASPROMOC


A Câmara de Dirigentes Lojistas, unidade Santa Cruz do Capibaribe presenteou, no último dia 30 de janeiro de 2009, a Associação dos proprietários e locatários de boxes e lojas do parque de feiras Moda Center Santa Cruz. Foram doadas 18 cadeiras, a associação que tem sede funcionando dentro do Parque de Feiras, no setor vermelho, bloco 2, loja 14 e 15. A associação tem como presidente o Sr. José Alberto Marques da Silva. Sua principal finalidade é fazer com que os direitos dos condôminos do Moda Center sejam atendidos por parte da diretoria do Empreendimento.

Importante


Álcool continua mais vantajoso que gasolina


Por Tati Nasci


A Agência Estado (AE) fez uma comparação de preços entre álcool e gasolina usando como base dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Aqui em Pernambuco e em outros 17 estados o álcool segue sendo mais vantajoso que a gasolina para quem tem carro flex.Segundo as contas da AE, o litro do álcool custa 62,42% do valor do litro da gasolina no estado. Por isso vale a pena apostar nele.
Para ser melhor para o bolso do motorista, o álcool tem que custar abaixo de 70% do valor da gasolina (por causa da potência do motor, que é menor).
De acordo com a ANP, o litro do álcool custa em média R$ 1,53 nos postos de Pernambuco. No Recife, muitos vendem o litro por R$ 1,49. Mas exigem pagamento em dinheiro. Nada de cartão (para não terem que pagar a taxa de manutenção da operadora).Já o litro da gasolina é vendido em média por R$ 2,45.
Fonte: Blog Diário de Pernambuco

As 12 melhores dicas para conseguir emprego no momento de crise mundial



Por Marcelo Abrileri

Em relação à crise, de um lado, felizmente, o brasileiro da classe média e da classe baixa não vive “alavancado” (termo típico do mercado financeiro), ou seja, dependendo de crédito financeiro na sua vida pessoal como os americanos e os europeus. Além disso, o momento até agora foi favorável, pois o período de fim de ano é sempre de alto consumo. Estes são dois pontos importantes que ajudaram até agora o Brasil a lidar com este momento delicado.No entanto, do outro lado, as exportações continuam caindo e setores como o automobilístico e o de eletroeletrônicos, por exemplo, já demonstram grande queda de faturamento. Tudo isso faz com que a cadeia produtiva sofra, causando desaceleração e, conseqüentemente, desemprego.Provavelmente muitas demissões ainda estão por vir. O cenário para o início de março é muito preocupante, sendo provável enfrentarmos um período mais forte de pessoas demitidas após o carnaval.Acho importante, então, dar algumas dicas sobre o que fazer para conseguir um emprego em meio a esta crise que já atingiu alguns, mas poderá atingir muitos outros em breve.Umas são específicas para quem está empregado, e outras são voltadas para quem já está desempregado.

Aí vão minhas doze dicas para você que deseja segurar seu emprego ou para aqueles que procuram uma oportunidade de trabalho em meio à crise: Leia o resto deste post »

Fonte: Blog Diário de Pernambuco

Artigo


Quais As Características De Um Líder Servidor No Século XXI


Eugênio Sales Queiroz


O líder do passado era mais conhecido como aquele que mandava e os subordinados que tivesse juízo tratavam logo em obedecer.
Felizmente este tipo de liderança está ficando cada vez mais extinto, pois o líder destes novos tempos precisa aprender a ser líder a cada novo dia.
Mas afinal de contas o que é ser um líder Servidor?

É aquele que tem mente aberta para novos conhecimentos.
É aquele que sabe conquistar a confiança de todos os seus colaboradores diretos e indiretos.
É aquele que serve aos seus comandados.
É aquele que assume a responsabilidade do grupo.
É aquele que é positivamente sensível para engajar toda a equipe nos mais diferentes desafios.
É aquele que não se esconde quando a “bomba” está perto de estourar, pelo contrário, é o primeiro a tomar atitudes cabíveis.
É aquele que se fortalece cada vez que um problema-desafio é superado.
É aquele que sabe cobrar dos seus pares com inteligência e dinamismo.
É aquele que desenvolve um dom especial de inspirar toda equipe para enfrentar os mais variados obstáculos.

É bom saber que todas essas características de um líder Servidor não se constrói da noite para o dia, mas sim, dia-a-dia com perseverança, trabalho duro, paz de espírito e muita ousadia.


Eugênio Sales Queiroz é consultor empresarial. Ministra cursos e palestras sobre motivação, vendas e liderança.Contato: eugeniosales@terra.com.br http://www.eugeniosales.com.br/