Topo

Topo

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Orquestra Sanfônica de Santa Cruz do Capibaribe se apresenta daqui a pouco no ABTV primeira edição


A Tv Asa Branca Esteve em Santa Cruz do Capibaribe nesta quinta, 30 de julho, entrevistando a Orquestra Sanfônica de 8 Baixos para uma reportagem em Homenagem a Luiz Gonzaga. Os foleiros foram entrevistados pelo repórter Roger Casé e tocaram grandes clássicos do Rei do Baião. A Matéria será exibida hoje, ao meio-dia no ABTV.


Domingo, 02 de Agosto data em que se homenageia os 20 anos sem Luiz Gonzaga, a Orquestra estará em Recife se apresentando nos mercados da Boa Vista, da Madalena e na Frevioca a partir das 10 da manha. O evento é promovido pelo Memorial Luiz Gonzaga e Prefeitura de Recife, os sanfoneiros irão com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Convite


Novos Cursos para o comércio de Santa Cruz do Capibaribe


Aconteceu nas dependências da CDL Santa Cruz do Capibaribe, ontem, 29 de julho uma reunião com a participação da diretora do SENAC Caruaru, Gorette Gomes, da articuladora do SENAC e do presidente da entidade, Fábio Lopes onde na oportunidade foi discutido um projeto de intensificação dos cursos de capacitação e palestras para o comércio local.

SPC e danos morais


quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sinalização do centro de Santa Cruz do Capibaribe: um sonho antigo



A CDL Santa Cruz do Capibaribe firmou mais uma pareceria importante com o poder público municipal e o poder privado. O projeto da parceria se dará em relação a sinalização do centro da cidade. A parceria está aberta para sócios e não sócios da CDL, que vão custear as placas e em contrapartida a prefeitura por intermédio da Secretária de Infra Estrutura irão fixar as placas nas ruas do município. “Nós precisamos muito dessa sinalização e o apoio da CDL nos ajudará a fazer da nossa cidade um lugar ao qual o turista não se perca. Esse projeto é de suma importância no sentido de que o trânsito irá fluir bem melhor, uma vez que o turista não precisará parar no meio da rua para pedir informações”, destacou o Secretário de Infraestrutura, Galego de Mourinha.

As placas serão elaboradas com o nome da empresa que vai custear e ao lado dela terá a questão da sinalização dos pontos do município. Todos os empresários, sócios e não sócios poderão participar da campanha. Todo projeto acontecerá por etapas. As ruas que serão beneficiadas nesse primeiro momento são a Rua Cabo Otávio Aragão, Avenida João Francisco Aragão e a Avenida 29 de Dezembro. A comercialização já estão sendo feitas na CDL, bastando apenas o empresário interessado se deslocar até a Sede da entidade, que fica na Rua Júlia Aragão, na mesma rua do CESAC.

Mais informaçãoes - 3731-2850

Dica de Leitura


Por Ilana Telma


LIVRO: A Arte de Fazer Acontecer
AUTOR: David Allen


Acredito que todo mundo gostaria de terminar a semana de trabalho bem, sem estresse nenhum e com um balanço de suas atividades positivo. Mas isso não é algo inalcançável, pois já existem meios que permitem que o indivíduo seja criativo e aja sempre com calma. Em “A Arte de Fazer Acontecer” David Allen mostra como. Allen diz que “a nossa capacidade de ser produtivos é diretamente proporcional à nossa capacidade de relaxar. Só quando nossas mentes estão claras e nossos pensamentos organizados é que podemos atingir a produtividade sem estresse e liberar o nosso potencial criativo.” Uma dica importante que aliada a dicas comprovadas ajuda a tomar decisões com mais confiança.

Doença misteriosa mata gado em Pernambuco

Os criadores de gado do Agreste Pernambucano estão enfrentando uma grave doença em seus rebanhos. A doença é desconhecida pelos veterinários e pelos técnicos da ADAGRO. No inverno do ano passado, a doença atingiu o Estado, e voltou esse ano. Muitos pecuaristas têm mudado os animais de pasto, contudo, técnicos da ADAGRO sinalizam que a doença não é contagiosa e os animais devem permanecer no pasto, e caso haja óbito que seja enterrado na própria fazenda.
O pecuarista de Garanhuns, seu Valdomiro perdeu 35 cabeças de gado em sua fazenda. Ele relata que andando pelo campo, tem notado que o gado está bem, mas de uma hora para outra, o animal trava as quatro patas e cai arreado, sendo morto em menos de 12 horas.

FMI sinaliza melhorias na economia brasileira


O Fundo Monetário Internacional – FMI divulgou nessa terça-feira (28) uma avaliação da economia do Brasil. O FMI sinaliza melhoria na economia nacional depois de fortes quedas no quarto trimestre de 2008 e no primeiro de 2009.


Segundo a instituição, caso seja necessário dar mais estímulo à economia, o Brasil ainda tem espaço para afrouxar suas políticas fiscais e monetárias. Atualmente, o Fundo prevê queda de 1,3% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2009 e crescimento de 2,5% em 2010.


terça-feira, 28 de julho de 2009

Empresas têm difícil acesso ao crédito bancário, diz Sebrae


Fonte: Agência Estado


As micro e pequenas empresas brasileiras ainda têm dificuldade para acessar crédito bancário, em razão dos custos e da burocracia. É o que revela uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizada entre março e maio deste ano e divulgada nesta segunda-feira, 27. Foram ouvidos 4.200 pequenos empresários do setor de comércio, indústria e serviços de todo o País, e também outros 2.800 pequenos empresários desses mesmos setores, que são clientes do Sebrae. Do primeiro grupo, 22% dos entrevistados disseram ter tomado algum tipo de empréstimo bancário em 2008. Outros 43% desse mesmo grupo informaram que estão dispostos a recorrer ao sistema bancário este ano, se melhorarem as condições como custo e burocracia. Do grupo de clientes Sebrae, 27% tomaram algum financiamento bancário no ano passado e 39% mostraram a intenção de se endividar no sistema bancário este ano.


Para o diretor de administração e finanças do Sebrae, Carlos Alberto Santos, os números revelam que é pequena a parcela dessas empresas que financiam no mercado bancário. No entanto ele destacou que no passado esses porcentuais foram muito menores. "Eu diria que há uma melhora recente mas ainda há um grande potencial de crescimento desse instrumento de financiamento (mercado bancário", disse Santos.Santos destacou que a maior parte das empresas que tomaram crédito bancário nesse segmento o fizeram para ter capital de giro. Por isso há um porcentual significativo de empresas que recorreram ao cheque especial e cartão de crédito. "A pouca burocracia desses dois mecanismos explica a procura por esses meios, cujos custos são reconhecidamente os mais elevados no mercado", disse.


Ele, no entanto, disse que está otimista com as perspectivas de créditos para este segmento da economia, argumentando que em função das condições econômicas os bancos estão mais empenhados hoje em fornecer crédito de uma maneira geral. Ainda de acordo com a pesquisa, os bancos públicos são os mais procurados por esses empresários para tomar crédito.

Nota da Presidência - CNDL


segunda-feira, 27 de julho de 2009

CNI: alta carga tributária segue como problema principal


Jornal o Estadão

texto de Renata Veríssimo


A falta de demanda perdeu importância entre os principais problemas enfrentados pela indústria, segundo a Sondagem Industrial do segundo trimestre, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar do item continuar em segundo lugar, o porcentual de empresas, principalmente as pequenas e grandes afetadas pela falta de demanda, recuou em relação ao primeiro trimestre.O principal problema enfrentado pela indústria ainda continua sendo a elevada carga tributária. Em terceiro lugar está a competição acirrada de mercado. As taxas de juros elevadas ficam em quarto lugar no ranking de problemas, mas também perdem importância na comparação com o primeiro trimestre do ano.


Por outro lado, a taxa de câmbio ganhou relevância para as grandes empresas. Subiu de 17,7% no primeiro trimestre para 27,5% no segundo trimestre o porcentual de respostas, indicando este problema.Também ganhou relevância, entre os principais problemas enfrentados pela indústria, a falta de financiamento de longo prazo e de trabalhador qualificado. O economista da CNI Renato da Fonseca disse que o número de empresas que apontou como problema a falta de trabalhador qualificado surpreendeu, em razão do País viver um momento de retração no mercado de trabalho.


Demanda


A Sondagem Industrial do segundo trimestre mostra que os empresários voltaram a esperar aumento da demanda, após revelarem pessimismo na pesquisa relativa ao primeiro trimestre. O indicador de expectativa da demanda ficou, no segundo trimestre, em 57,1 pontos, ante 48,3 pontos registrados no primeiro trimestre. Nesse indicador, resultados acima de 50 pontos mostram otimismo. Mas a CNI destaca que o otimismo dos empresários ainda é menor do que o verificado antes do auge da crise financeira, no final do ano passado. O indicador de expectativa ainda está 4,1 pontos abaixo do resultado da sondagem realizada no segundo trimestre de 2008. Segundo Fonseca, o crescimento da demanda deve ocorrer no mercado interno.Os empresários continuam pessimistas, ainda, em relação ao cenário externo.


A indústria espera uma queda nas exportações, embora a sondagem do segundo trimestre aponte uma redução na intensidade da queda prevista. O indicador de expectativa de exportação ficou em 44,7 pontos - 4,9 pontos acima do registrado na pesquisa do primeiro trimestre.Ainda segundo a Sondagem Industrial, a indústria pretende aumentar as compras de matérias-primas e manter a estabilidade do emprego. Fonseca destacou que, se essa expectativa em relação ao emprego se confirmar, será um bom sinal, já que o setor industrial está fechando postos de trabalho desde o quarto trimestre de 2008.


Taxa Selic


O economista-chefe da CNI, Flávio Castelo Branco, afirmou hoje que a redução de 0,5 ponto porcentual na taxa Selic (juro básico da economia brasileira), anunciada ontem pelo Banco Central (BC), "é frustrante", porque a taxa de juro real no Brasil ainda é alta, se comparada com as de outros países emergentes."Para um ambiente de crise, de falta de demanda e de recessão, ainda é uma taxa elevada, e frustra mais a sinalização de que o processo de queda dos juros pode estar perto do final", afirmou o economista.


Para ele, o fim do uso da política monetária como alavanca para a retomada do crescimento prejudicará a recuperação da economia."O processo de recuperação vai ficar mais difícil. A alavanca do crédito e o custo do capital são muito importantes para a retomada dos investimentos", completou Castelo Branco. Ele não quis mencionar uma taxa ideal. Apesar de admitir que a atual Selic, de 8,75% ao ano, é a mais baixa do período de estabilização da economia, afirmou que ainda existe espaço para a taxa continuar caindo. Castelo Branco disse que o governo precisa solucionar restrições do ponto de vista institucional, como a rentabilidade da poupança, para permitir a continuidade da queda das taxas de juros.

domingo, 26 de julho de 2009

Reflexão da Semana...


"De tudo ficaram três coisas:
a certeza de que estamos sempre a começar,
a certeza de que é preciso continuar,
e a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar.

Portanto, devemos:
fazer da interrupção um caminho novo,
da queda, um passo de dança,
do medo, uma escada,
do sonho, uma ponte,
da procura, um encontro."
(Fernando Sabino - Escritor)

Campanha do Livro da CDL - JOVEM começa pela Escola Antônio Burgos


Na última quinta-feira (23/07), a CDL - Jovem lançou oficialmente na Escola Antônio Burgos a Campanha do Livro. A maratona para arrecadação de livros começou e a CDL - Jovem conta com a sua participação!


Da esquerda para a direita: Laiane Vice-presidente, Isac - Presidente e Guilherme Diretor do Núcleo de Responsabilidade Social da CDL - Jovem com a diretora da Escola a Srª. Adeilda.




Abertas as inscrições para o Curso Juventude e Cidadania Ativa em Santa Cruz do Capibaribe‏



O curso Juventude e Cidadania Ativa é um momento para preparar os jovens e grupos de jovens para uma reflexão conjunta sobre as diferentes formas de participação e as melhores práticas, estratégias e programa. O jovem poderá entender-se enquanto agente social com um papel estratégico para o desenvolvimento de nossa cidade.
O curso beneficiará 60 jovens selecionados que participarçao das oficinas que acontecerão na sede da UESCC da seguinte forma:
*Equipe A: aos sábados, nos dias 08 e 22 de agosto, de 8:00 às 17:00
*Equipe B: aos domingos, nos dias 09 e 23 de agosto, de 8:00 às 17:00
Os interessados podem se inscrever através do formulário de inscrição.
Ficha de inscrição

Nome completo:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
Idade: Sexo:
Telefone:
E-mail:
Escolaridade: ( )Ensino fundamental completo
( )Ensino médio incompleto
( )Ensino médio completo
( )Ensino superior incompleto
( )Ensino superior completo
Tem acesso à Internet:
Preferência de dia: ( )Sábado ( )Domingo

1- Quais são as suas experiências na área de juventude?
2- Qual tipo de formação sobre a juventude / cidadania você já recebeu?
3- Você participa ou já participou de alguma organização / entidade / associação? Qual?
4- Qual sua motivação pessoal em participar desse curso?
Essa inscrição deve ser encaminhada para o e-mail: cursojuventudeativa@gmail.com até o dia 03/08/2009.
Por Elaine Silva

SEDEP divulga horários para atendimento

Informamos os horários de atendimento dos profissionais no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social):


DIA / PROFISSIONAIS


SEGUNDA

Junta Médica - Dr. Neves, Dr. André Neves e Dr. Renato - 7 às 9h
Psicólogo - Jailson Amorim - tarde
Psicóloga - Marta Emília - manhã e tarde
Serviço Social - Acioneide - manhã e tarde
Pedagoga - Tereza Patrícia - manhã

TERÇA

Psicólogo - Jailson Amorim - tarde
Psicóloga - Gabrielli Melo - manhã e tarde
Psicóloga - Marta Emília - tarde
Jurídico - Maria Verbênia - manhã e tarde
Estagiário Jurídico - Edimauro - manhã
Serviço Social - Acioneide - manha e tarde
Fonoaudióloga - Samanta - manhã e tarde
Pedagoga - Tereza Patrícia - manhã

QUARTA

Psicóloga - Gabrielli Melo - tarde (manha - CCI)
Psicóloga - Marta Emília - manhã e tarde
Psicóloga - Anne Gabriele - manhã e tarde
Serviço Social - Elba - manhã e tarde
Fonoaudióloga - Samanta - manhã e tarde
Pedagoga - Tereza Patrícia - tarde

QUINTA

Psicóloga - Marta Emília - tarde
Psicóloga - Anne Gabriele - manhã e tarde
Serviço Social - Elba - manhã e tarde
Serviço Social - Raimunda Simplício - manhã e tarde
Pedagoga - Tereza Patrícia - tarde

SEXTA

Psicóloga - Marta Emília - tarde
Psicóloga - Jailson Amorim - manhã e tarde
Serviço Social - Raimunda Simplício - manhã e tarde
Jurídico - Rodrigo Aragão - manhã e tarde
Estagiário Jurídico- Edimauro - manhã



DIA / COORDENADORIA

SEGUNDA
Jaíra Victor - 8:30 às 13:30 e 17:00 as 18:00

TERÇA
Jaíra Victor - 8:00 às 13:30 e 17:00 as 18:00

QUARTA
Jaíra Victor - 8:00 às 13:30 e 17:00 as 18:00

QUINTA
Jaíra Victor - 8:00 às 13:30 e 17:00 as 18:00

SEXTA
Jaíra Victor - 8:00 às 12:30

* Este horário estará sujeito a mudanças.

Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Social (SEDEP)

Orquestra fará homenagem a Luiz Gonzaga dia 02 de Agosto em Recife




Por Gilberto Geraldo


A nossa Orquestra Sanfônica está mostrando toda sua força de resistência e cada vez mais conquistando público onde passa.
Ontem foi a vez de Garanhuns mais uma vez dançar ao som do pé-de-serra arretado do grupo no palco forró.
No próximo dia 02 de agosto, Recife volta a curtir o som dos foleiros durante as comemorações de aniversário do Memorial Luiz Gonzaga e em homenagem aos 20 anos sem o gênio da música brasileira.
A programação irá durar todo o dia com a Orquestra se apresentando nos Mercados da Madalena da Boa Vista e Madalena. Além de fazer o percurso entre os mercados na Frevioca ao som de muito forró.
Confira a Programação e participe desta grande festa:
20 ANOS DO FALECIMENTO DE LUIZ GONZAGA
1º ANIVERSÁRIO DO MEMORIAL LUIZ GONZAGA

PROGRAMAÇÃO - DIA 02 DE AGOSTO DE 2009
Homenagem da Orquestra Sinfônica de Oito Baixos de Santa Cruz do Capibaribe
10h Apresentação no Mercado da Boa Vista
12h Frevioca - Trajeto
13h Apresentação no Mercado da Madalena
PÁTIO DE SÃO PEDRO (09 às 24 horas)

09 às 24 horas
Horário extendido de visitação ao Memorial Luiz Gonzaga

09 às 17 horas
Apresentação de 05 Trios de Forró
Palquinho em frente ao MLG

17 às 19 horas
Homenagem dos sanfoneiros da cidade de Salgueiro
Palco do Pátio de São Pedro

19 às 20 horas
Missa em homenagem a Luiz Gonzaga
Igreja do Pátio de São Pedro

20 às 21 horas
Homenagem a Quartinha – 50 anos de zabumba
Palco do Pátio de São Pedro

21 às 24 horas
Show com artistas da Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra e Ai
Palco do Pátio de São Pedro
Oficinas do Memorial Luiz Gonzaga
09:00 às 11:30 horas
Oficina Lúdica e de Instrumentos musicais para crianças (sanfona, zabumba e triângulo).
Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro, casa 52

09:00 às 11:30 horas
Oficina de Zabumba e Triângulo para jovens e adultos
CEFAV - Pátio de São Pedro, casa

11:30 às 12:00 horas
Integração entre os participantes das duas oficinas e corte do Bolo de Aniversário do Memorial Luiz Gonzaga.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Made in China


A magnífica explosão industrial chinesa tem ganhado o mundo. Por todos os cantos do planeta é visível a explanação dos produtos fabricados na terra da cultura milenar. São sapatos, bolsas, relógios, enfim, todos os tipos de artigos, desde vestuários a eletrônicos, a China ganha espaço no mundo. São compradores que viajam constantemente ao país e compram diretamente dos industriais chineses, exportando muitas vezes sem pagar impostos para outros países. Caso conhecido, é o nosso Brasil, que pela Ponte da Amizade, fronteira Brasil-Paraguai os produtos chineses passam facilemente sem muita muita fiscalização. A oferta de produtos industrializados baratos fabricados no país asiático reduziu o que consumidores ao redor do globo desembolsam por bens de consumo - de DVDs a roupas de bebês. Esse fator tem gerado receita a China que ultrapassou até a maior economia do mundo, Estados Unidos.


Logo no início dos anos 2000, precisamente no final de 2001, a China atraiu US$ 52,7 bilhões e superou a economia America, como o país que recebeu mais investimentos do exterior. Os chineses têm adotado o mundo virtual como parceiros na divulgação de sua produção. Hoje, é comum abrirmos nossas caixas de e-mail e vermos de cara uma propaganda com algum item chinês. Principalmente celulares de dois chips, coisa que empresas conceituadas, como a Nokia, ainda sequer lançaram ou está em fase de testes, a China já fabrica e exporta a longos passos.


O país está tão ligado na economia mundial, que até itens religiosos, como as estátuas da Virgem de Guadalupe, comumente vendidas nas igrejas do México, por ser um país altamente católico, tem se tornado alvo da China. O vasto crescimento está fazendo muitos economistas e analistas mundiais classificarem a China como a “Fábrica do mundo”. Só para se ter uma idéia, e entendermos que lá não se fabrica só vestuários e produtos eletrônicos, como muitos pensam, cerca de 40% dos fornos microondas consumidos no globo terrestre saem da China.


Recentemente a assessoria de imprensa do Wal-Mart Brasil informou ao site Gazeta do Povo, que 5% do sortimento de suas lojas são compostos por produtos importados. "Os produtos oferecidos pela empresa têm origem em países diversos, não se limitando a produtos de fabricação chinesa".


Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, é uma cidade que tem sua economia basicamente voltada para a industrialização de vestuários e que muitos temem uma forte concorrência com o país asiático. Tendo por base em tal informação, nós do Blog da CDL, disponibilizamos uma enquete pertinente ao tema e queremos saber a opinião dos nossos leitores.

Dívidas com a União acima de R$ 10 mil poderão ser parceladas a partir de agosto


Os contribuintes que têm dívidas com a União e não foram contemplados pelo perdão de débitos de até R$ 10 mil terão de 17 de agosto até 30 de novembro para negociar o parcelamento, informaram ontem (22) a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O prazo consta de portaria que foi publicada hoje (23) no Diário Oficial da União.


De acordo com a regulamentação, as dívidas vencidas até 30 de novembro poderão ser parceladas em até 180 meses (15 anos). O benefício também abrange contribuintes que já tinham aderido a outros programas de renegociação, como o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), o Parcelamento Especial (Paes) e o Parcelamento Excepcional (Paex). O parcelamento, no entanto, não abrange os débitos relativos ao Simples Nacional.


Os débitos relativos aos créditos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre matérias-primas também poderão ser parcelados. Até 2007, havia indústrias que não pagavam IPI sobre insumos, mas conseguiam na Justiça descontar os créditos tributários (como se tivessem pagado o imposto). O Supremo Tribunal Federal (STF) deu ganho de causa ao governo e essas empresas passaram a ser devedoras. O total da dívida é estimado em R$ 60 bilhões.


A PGFN esclareceu ainda que as dívidas da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) das sociedades civis de prestação de serviços também estão incluídas no parcelamento. Os requerimentos de adesão ao parcelamento deverão ser protocolados exclusivamente nas páginas da PGFN ou da Receita Federal na internet, nos endereços http://www.pgfn.fazenda.gov.br/ ou http://www.receita.fazenda.gov.br/. O contribuinte precisará de certificação digital ou de código de acesso, que pode ser obtido no site da Receita. O prazo acaba às 20h de 30 de novembro deste ano.O valor de cada prestação será corrigido pela variação da taxa Selic entre o mês seguinte ao que a dívida foi consolidada até o mês anterior ao pagamento, além de sofrer acréscimo de 1% para o mês em que a parcela for quitada. As prestações vencerão no último dia útil de cada mês e a primeira parcela deverá ser paga no mês de formalização do pedido.


Em todos os casos, haverá redução de multas, juros de mora e encargos legais, mas quem optar pelo pagamento à vista terá maiores descontos. Será excluído do programa quem tiver pelo menos três prestações com mais de 30 dias de atraso ou quem deixar de pagar uma parcela, estando pagas as demais. De acordo com a PGFN e a Receita, parcelas pagas com até 30 dias de atraso não acarretarão inadimplência.


Para débitos não incluídos em outros programas de parcelamento, a prestação mínima será de R$ 50 para pessoa física e R$ 100 para pessoa jurídica. No caso do crédito do IPI sobre matérias-primas, as parcelas não poderão ser menores que R$ 2 mil.


Incluído pelo Congresso na Medida Provisória (MP) 449, editada em dezembro do ano passado e aprovada em maio, o parcelamento ainda não tinha entrado em vigor porque não estava regulamentado. A MP 449 é a mesma que perdoou as dívidas de até R$ 10 mil com a União vencidas até 31 de dezembro de 2002.


A lei também determinou que as dívidas de até R$ 10 mil vencidas de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2005 fossem objeto de outro parcelamento, anunciado em março. As dívidas abaixo desse valor vencidas entre 1º de janeiro de 2006 e 30 de novembro de 2008 foram incluídas na nova renegociação.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Empresário da ARTMOL esclarece dúvidas à população

A ARTMOL desenvolve móveis com arte e tecnologia, projetando e fabricando peças sob medidas com os mais modernos equipamentos que proporcionam um bom acabamento. Edeirton Queiroz , diretor da ARTMOL, essa semana esteve participando de programas nas rádios locais para esclarecer dúvidas sobre os diversos tipos de madeira existentes, e apresentar dicas de como manusear os móveis a fim de aumentar a vida útil dos mesmos. A limpeza e o uso de bons produtos são essenciais. Sobre isso Queiroz ensina que para limpar peças em madeira deve ser usado apenas uma flanela limpa e seca ou um pano levemente umedecido com água. “Nunca use produtos abrasivos, isso pode danificar seu móvel”, afirma.

Em época de responsabilidade socioambiental, a ARTMOL se preocupa com o meio ambiente, e se destaca por usar madeiras com selo de reflorestamento. “Os móveis são produzidos com MDF, painéis feitos de madeira proveniente de reflorestamento, preservando o meio ambiente. O MDF é feito de fibras de madeira e é ideal para uso em peças arredondadas, dando um acabamento moderno aos móveis e feitos para durar”, concluiu.


OBS: A sigla MDF significa Medium Density Fiberboard (Tábua de fibra de densidade média). MDF é um processo onde as fibras da madeira são extraídas de árvores novas, em fase de rápido crescimento,

Orquesta de 8 Baixos de Santa Cruz do Capibaribe toca hoje em Garanhuns‏

Por Gilberto Geraldo

É hoje que o Fole vai gemer em Garanhuns. A Orquestra Sanfônica de 8 Baixos estará representando Santa Cruz do Capibaribe no Festival de Inverno, às 00h, no Palco Forró. Com produção de Gil Geraldo, os sanfoneiros prometem transformar a cidade das flores num imenso arraial, relembrando o São João e fazendo o público sentir o gostinho das quadrilhas de rua de nossa cidade.
Se você vai ao Festival de Inverno não deixe de prestigiar este espetáculo da música nordestina.
Se você vai ficar por aqui, pode conferir um pouco do trabalho dos sanfoneiros pela TV Jornal no repórter das 19 horas, em uma apresentação ao vivo direto do evento.
É a Orquestra Sanfônica de 8 Baixos cada vez mais forte e se firmando no cenário artístico-cultural de Pernambuco.

É dada a largada para a Campanha do Livro da CDL Jovem


Começa hoje, na Escola Antônio Burgos a campanha para arrecadação de livros que posteriormente serão doados as bibliotecas de escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe. A iniciativa partiu da CDL – Jovem que tem por objetivo incentivar o hábito da leitura para que crianças e jovens da cidade descubram o prazer de ler. A urna para arrecadação dos livros ficará por uma semana a disposição dos alunos.
A CDL – Jovem agradece e conta com a participação de todos!
Informações: 3731.2850

21ª convenção das CDLs em Porto de Galinhas


Não perca a oportunidade de participar da 21ª Convenção do Comércio Lojista de Pernambuco, um evento feito para você. A ocasião tem como finalidade a congregação das CDL’s e do Movimento Lojista e sua presença é imprescindível! A convenção será realizada nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto, em Porto de Galinhas, município de Ipojuca.

O prazo para as inscrições da 21ª Convenção do Comércio Lojista de Pernambuco, no valor de R$ 80, será até o dia 15/07/2009 (quinze de julho de dois mil e nove). Após essa data, o valor da inscrição passará para R$ 100 – valor que será mantido até o dia 10/08/2009 (dez de agosto de dois mil e nove).

Confira a programação
13/08 - Quinta Feira

14h - Check in e credenciamento
19h - Solenidade de abertura
20h30 - Coquetel

14/08 – Sexta-Feira
09h - Palestra- Desempenho do Estado no Momento Atual e Sua Influência para o Varejo de Pernambuco.
Palestrante: Fernando Bezerra Coelho – Secretário de Desenvolvimento Econômico de PE

10h30 – Palestra:Empreendedorismo Palestrante: Nilo Simões – Superintendente do Sebrae-PE
11h30 - Palestra: A Importância do Turismo para o Varejo de Pernambuco. Palestrante: Silvio Costa Filho - Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco

Tarde – Visita ao Porto de Suape
20h - Evento Cultural e Coquetel
15/08 - Sábado
09h - Palestra: A Economia de Pernambuco no Mundo Pós-crise. Palestrante: Francisco Cunha – Consultor de Empresas, Diretor da TGI
10h30 - Espaço aberto – CDL Jovem Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe
11h – Painel: Frente Parlamentar de Pernambuco Painelista: Deputada Miriam Lacerda
11h30 - Palestra: Você é sua Melhor Marca Palestrante: Jussier Ramalho - Consultor de Empresas.
Tarde - livre para lazer
21h - Jantar de Encerramento ao som da Orquestra Super Ohara
16/08 – Domingo
Manhã - livre para lazer 12h - Check out

Que gripe é essa?

Desde abril desse ano, o mundo vive o medo de uma pandemia chamada Influenza A, bem conhecida como gripe suína. O vírus H1N1, ele é transmitido de pessoa para pessoa e é bastante resistente, provocando aos infectados febre superior a 39ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, mas com vômitos e diarréia mais severos.


Ontem, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou mais quatro mortes causadas pelo vírus da gripe suína, todas no município carioca. Com mais esses quatro, o número de vítimas fatais no Brasil, sobem para 29. A secretaria de saúde divulgou as idades dos mortos: Dois meninos, um de 10 e outro de seis anos, uma mulher grávida, de 29 anos, que morreu dia 17, após apresentar quadro de pneumonia; e uma mulher de 39 anos, que falecida no último domingo. No mundo todo, já são mais de 1400 casos da gripe suína, e mais de cem pessoas mortas.

A gripe suína teve seu primeiro caso originado no México e como muitos pensam que o vírus é novo, nos anos de 1976 e em 1988, foram registradas duas mortes nos Estados Unidos, respectivamente. A gripe do porco é transmitida de maneira ocasional para o ser humano, em geral para pessoas que estiveram em contato com esses animais, mas existem casos de transmissões entre humanos.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lei do Microempreendedor Individual

A lei do Microempreendedor Infividual - MEI já está valendo desde o dia primeiro de julho. Muitas foram as matérias para divulgar a medida e agora, nós do Blog da CDL Santa Cruz do Capibaribe, temos o prazer de trazer ao nosso leitor a cartilha disponibilizada no site da FENECON.
Acesse o link abaixo e veja todas as informações, no guia prático referentes ao MEI!


http://fenacon.org.br/pdf/outras_publicacoes/MODELO_CARTILHA.pdf

terça-feira, 21 de julho de 2009

Sinta-se motivado e confiante!

Por Ilana Telma

LIVRO: Gigantes da Motivação
AUTOR: Raul Candeloro

Trabalhar interessado no salário não é bom, pois as atividades passam a ser executadas por obrigação e sem nenhum prazer. O profissional até consegue cumpri suas tarefas, mas não tem visibilidade na empresa por só fazer tudo do mesmo jeito, e às vezes, mal humorado. É preciso trabalhar motivado para ter sucesso na carreira. “Gigantes da Motivação” nos mostra isso e muito mais. O livro reúne os 25 maiores especialistas na área e mostra análises de casos práticos. Além disso, explica que só há motivação se a pessoa trabalha com entusiasmo e dedicação. Um material importante para quem quer se dar bem na empresa, na carreira e nos relacionamentos.

Informe CDL

A CDL - Santa Cruz do Capibaribe informa que lamentavelmente, por razões de força maior a Palestra "A DIVERTIDA ARTE DE VENDER" que seria realizada pelo Consultor Erick Penna na próxima quinta-feira, dia 23 de julho do corrente, foi cancelada pela CDL, sendo assim, a entidade agradece a atenção de todos que antecipadamente prestigiaram o evento com a compra dos ingressos e, comunica também, que o valor (R$) investido será devolvido integralmente. A CDL enfatiza que nos próximos meses agendará uma outra Palestra para dar continuidade ao Projeto Voz Ativa da instituição e certa que irá atender as expectativas das pessoas a qual se interssarem em participar. Sem mais para o momento, a CDL conta com a compreensão de todos e antecipadamente agradece.
Informações: 81.3731-2850

Notas CDL:

A CDL – Santa Cruz do Capibaribe recebeu hoje, a visita da Secretária Executiva da CDL de Tabira. Com o objetivo de descobrir o funcionamento, as ações desenvolvidas para atrair mais associados e o desenvolvimento operacional que a Srª. Elizângela Queiroz veio à sede da CDL.

“Foi uma manhã muito proveitosa, conheci os serviços e benefícios que a entidade disponibiliza para seus sócios e, fiquei muito satisfeita com as informações adquiridas”, enfatiza a secretária. Esta visita foi reflexo da explanação que aconteceu em Gravatá recentemente no VII Encontro das CDL’s de PE. A CDL de Tabira tem como presidente o Sr. Joselito Rodrigues.







As empresas: ARNOTEX, DESIGN BIJU, UZZI, COMERCIAL D´MOURA, ELUZAE,MARCELO TEXTIL, SENSUS CONTÁBIL, ONDAS DO MAR, OH-KEY DISTRIBUIDORA -OFFIR, IMOBILIÁRIA MAURICIO RAMOS, DHARU´S, MAGDA MODA ÍNTIMA, STATTUSBOUTIQUE e MODA VIRTUAL, são as grandes privilegiadas por estarem participando do Curso Qualidade no Atendimento que está sendo ministrado pelo consultor Edemir Mariotto, no período de 20 à 24 de julho. A realização é da CDL –Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com o SEBRAE e o SENAC.

Serviços e parcerias CDL


A CDL Santa Cruz do Capibaribe é uma entidade que busca passar para seus associados à responsabilidade que cada um tem de ser agente social no desenvolvimento dos seres humanos e da comunidade na qual estão inseridos. No município a CDL apóia quatro ações sociais desenvolvidas por terceiros sendo duas creches (Cleóstenes Pacas e Casa da Criança Dona Arlinda Monteiro), uma Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz do Capibaribe (AADESC) e a Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube. Com isso, a CDL incentiva as doações, o trabalho voluntário, como também, contribui para que as entidades não-governamentais possam desenvolver seus projetos sociais.

Dólar cai e fica abaixo de R$ 1,90 desde setembro do não passado


O dólar comercial operou em queda durante toda a manhã de hoje. A moeda americana chegou a ficar em R$ 1,894 na venda, menor cotação desde o dia 26 de setembro de 2008. Esta foi a sétima queda consecutiva do dólar. O mercado reagiu favoravelmente a baixa, mas economistas dizem que ainda há muito o que fazer para a economia.


Com o dólar em baixa, os produtos importados ficam mais em conta, afetando assim, a inflação no Brasil. No acumulado deste ano, a moeda já sofreu perdas consideráveis, quase 9%. Um dos fatores que pode explicar a desvalorização está o sucessivo recorde da balança comercial; fator este, que atrai capital financeiro para o país.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pensamento da Semana:

'A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade'.
Carlos Drummond de Andrade

Nota:

De Olho no Porto
Os empresários de Santa Cruz do Capibaribe também querem se aproximar do polo de informática do Recife, capitaneado pelo Porto Digital, que, embora exporte softwares para vários países, ainda não jogou âncora no Agreste. “Hoje compramos softwares em São Paulo e outros países para corte industrial e automação das fábricas e das lojas, mas eles podem ser feitos aqui em Pernambuco, pelo Porto Digital”, acredita Bruno Bezerra. Um outro apelo é por mais agilidade na duplicação da BR-104, executada pelo Dnit, e que interligará as três cidades do polo. Até agora só as obras de Caruaru foram iniciadas.
Por Etiene Ramos - JC

Fórum busca melhoria para o setor têxtil

Reportagem Etiene Ramos - JC
O Fórum Estratégico de Competitividade da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco, criado pelo decreto estadual 33.339, do último dia 24 de abril, começou a andar. O gerente-geral de Projetos Intersetoriais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e coordenador do fórum, Felipe Chaves, está percorrendo as cidades do Polo de Confecções do Agreste para ouvir as reivindicações e propostas a serem incluídas na primeira versão do Plano Estratégico da Cadeia Têxtil e de Confecções, com entrega prevista para agosto. A largada foi dada na quinta-feira, em Santa Cruz do Capibaribe. Ontem, a reunião foi em Toritama e os próximos encontros serão nos dias 22, em Caruaru, e 23, em Surubim. “Estamos estabelecendo metas e compromissos das diversas instituições para monitorar as ações programadas pelo Fórum que é formado por 15 representantes de empresários, governo do Estado e das universidades”, explicou Chaves.

Para o diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, o primeiro ganho foi a inclusão da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL) e da Federação das Associações Comerciais de Pernambuco (Facep) no Fórum. As entidades vão ser representadas pela CDL de Santa Cruz do Capibaribe e pela Associação Comercial de Caruaru. “Esperávamos essa oportunidade para desenvolver a cadeia têxtil e de confecções, tendo o governo do Estado como parceiro e não só como agente fiscalizador”, afirmou Bezerra que, na próxima semana, encaminhará uma carta de sugestões ao Fórum.

Entre elas, uma está prestes a ser atendida: a realização de uma nova pesquisa que mostre os números atuais do Polo de Confecções e seu crescimento desde o último estudo de 2003, coordenado pelo Sebrae em Pernambuco. A empresa que vai executar a nova pesquisa está sendo selecionada pelo Sebrae-PE e, ao contrário do primeiro estudo, terá foco em Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama. Mas para fazer a atualização serão acompanhados 11 municípios do Agreste e sete da Região Metropolitana do Recife.

Você Sabia???

Hoje, 20 de Julho de 2009, é considerado o Dia do Amigo ou Dia Internacional da Amizade. O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que aos poucos foi adotado em outras partes do mundo.
A data criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, foi inspirada na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também, uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é considerada o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
No Brasil, o dia do amigo também é comemorado em 20 de julho. Leia o texto abaixo:



Do que é feito um grande amigo...


Deus na sua extrema sabedoria observando o homem, percebeu que ele além da esposa, dos pais e dos filhos precisava de mais alguém para completar a sua felicidade e então, Ele resolveu criar alguém muito especial.

E para isso, Ele resolveu juntar algumas boas qualidades para formar esta pessoa muito especial.

Ele juntou a paciência, a compreensão, o carinho, e o amor que são típicos da mãe. Colocou um pouco de determinação, de força, de decisão, tirados do pai.... e, percebendo que ainda faltava alguma coisa, misturou a tudo isso a pureza, a espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sinceridade das crianças.

Para dar o retoque final, Ele acrescentou a paciência, e a moderação das avós. Disso tudo surgiu um alguém muito especial, importante e fundamental na vida de todos nós.

E de toda essa mistura de boas qualidades e de tudo que é bom, surgiu O AMIGO... Surgiu VOCÊ!!!

Artigo

Como Vender e Motivar na Crise – parte 2
"Onde a atenção vai a energia flui e onde a energia flui as coisas acontecem". (TAO)
Por Erik Penna
1-Escute sua equipe

Falamos na edição anterior do cliente externo, agora é a vez do cliente interno e a pergunta é, sua equipe tem vez na sua empresa?
Se ela tiver uma grande idéia pra fazer você ganhar dinheiro, há espaço e oportunidade para que isso ocorra?
A solução que tanto procura pode estar em casa, portanto crie encontros agradáveis, momentos propícios para que seus colaboradores sejam escutados, afinal participação gera comprometimento. A solução que tanto procura pode estar dentro da própria empresa.


2- Treinamento

Outra questão importante neste momento é, qual foi a última vez que você treinou sua equipe? A maioria concorda que o grande diferencial das empresas é o capital humano, é através das pessoas é que criamos a imagem do negócio, mas na prática percebo alguns empresários dizendo que não é hora de investir nisso. Outro dia vi um empresário perguntando: Mas e se eu investir e treinar o meu funcionário e depois ele for embora? E o guru respondeu de forma brilhante: pior será se não treiná-lo e ele ficar. Num mercado cada vez mais globalizado, invista em seu principal diferencial, sua equipe.

3 - Resgatando a paixão do começo

Em tempos difíceis é que percebemos a importância de todos atuarem com a mesma paixão quando iniciou os trabalhos nesta empresa, afinal no início tudo era sem preconceito, chegávamos com alto astral, brilho nos olhos, alegria contagiante e dispostos a tudo para conquistar a confiança da empresa, alcançar o sucesso pessoal e ajudar a empresa a ultrapassar as metas. Pois agora é momento de reunir a equipe e lembra-los deste compromisso inicial e atuarmos juntos e fazendo um algo mais para que o sol volte a brilhar como no início, assim a paixão vira amor e as coisas acontecem.
E como já dizia o compositor Americano Bob Dilan Bod Dylan, o homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir a noite e nesse meio faz o que gosta.


4 – E-commerce

Você pode aumentar as vendas vendendo mais para seus clientes atuais e também conquistando novos clientes via internet.
No comércio eletrônico não há crise, e os números vem batendo recordes a cada ano.
Segundo a e-bit (Descrição:Conheça a e-bit: empresa referência no fornecimento de informações sobre e-commerce nacional) o varejo eletrônico cresce a cada ano. Em 2004 as compras online totalizaram 1,7 bilhões de reais, em 2008 ultrapassou a marca de 8,2 bilhões e a previsão para 2009 é que alcance a marca dos 10 bilhões de reais. E para quem pensa que este negócio não é para os pequenos negócios ou que as compras online são apenas para livros e cds, saibam que mais de 13 milhoes de pessoas fizeram adquiriram produtos ou serviços pela internet e que o ticket médio ficou na casa dos R$ 325,00.
Semana passada fui trabalhar no interior do Maranhão e como não conhecia a cidade, entrei na internet, fiz uma busca por hotéis, apareceram 2 opções na cidade, entrei no site de cada um, fiz a escolha e liguei para fazer a reserva no que julguei melhor.
Portanto, invista na internet e mesmo que não possa realizar vendas online, tenha um website profissional e atraente que transmita credibilidade a quem acessa e suas vendas poderão se agigantar como este mercado que não para de crescer.

domingo, 19 de julho de 2009

Informe saúde

Quadro informativo da FECOMÉRCIO

Caminhar faz bem à saúde


Por Francisco Madeiro
Chefe da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho do Sesc-PE


Por que caminhar?
Atualmente muitas pessoas estão redescobrindo
os benefícios da prática de exercícios como,
por exemplo, caminhar. Esse tipo de exercício é
denominado aeróbico, significando que o corpo
utiliza oxigênio para liberar a energia necessária
para a realização da atividade.




Benefícios da caminhada leve



Caminhar é o exercício aeróbico mais adequado
para os adultos, especialmente idosos e pessoas
portadoras de doenças renais ou como diabete e
obesidade.



Principais vantagens da caminhada



• Produz o mesmo efeito da corrida, do ciclismo e
da natação se executada da forma correta.
• É considerada o exercício aeróbico mais seguro
para o coração, circulação do sangue, ossos e
articulações.
• Apresenta índices muito baixos de lesões nos
ossos, articulações e coração.
• É uma atividade física simples, sem a exigência de
equipamentos e locais especiais.
• Pode ser realizada individualmente ou de forma
coletiva.



Como caminhar



• Horário: Preferencialmente no período da manhã
até às 10h e à tarde após às 17h.
• Roupas: Use roupas leves e confortáveis. Os tênis
devem ser bem ajustados, porém macios.
• Local: Dê preferência a locais seguros, sem risco
de assalto e atropelamento, e pouco poluídos, em
áreas verdes perto de casa ou do trabalho.
• Frequência: O ideal é caminhar diariamente,
mas, se não for possível, não desista; você terá
benefícios mesmo com uma frequência menor.
• Duração: De 30 a 60 minutos, sempre respeitando
os limites do seu corpo.



Técnicas corretas



Comece de forma que a caminhada traga bemestar,
de preferência com acompanhamento de um
professor de educação física.
O uso de técnicas corretas é fundamental:
• O calcanhar deve ser a primeira parte do pé a
tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os
dedos.
• Impulsione o corpo para a frente, usando os
músculos das nádegas e da parte posterior das
pernas.
• Mantenha as costas e o abdome firmes e
contraídos.
• Use os braços, dobre o cotovelo em ângulo reto e
faça o movimento com os ombros.
• Mantenha os ombros em linha reta e não deixe
o corpo girar na cintura, evitando o vaivém dos
quadris.
• Use um tênis apropriado para caminhada que
absorva melhor o impacto com o solo.
• Se você sentir dor nas canelas, diminua a
velocidade e evite sempre as ladeiras.
• Faça alongamento antes e depois das caminhadas.



Lembre-se: qualquer atividade que faça você se
movimentar é melhor do que ficar parado em frente
à TV. Comece e sinta-se melhor!



OBS: Antes de iniciar uma nova atividade física,consulte sempre o seu médico.



sábado, 18 de julho de 2009

Sejam todos bem vindos ao mundo da leitura

Na próxima quinta-feira, 23/07 a CDL Jovem Santa Cruz do Capibaribe estará dando início a uma importante campanha no município. O Presidente da entidade jovem, Isac Filho e toda a sua equipe vão fazer o movimento da leitura. Essa campanha consiste em arrecadar livros para serem doados a escolas públicas da cidade. As urnas serão disponibilizadas em todas as escolas particulares, será uma urna itinerante com duração de uma semana em cada escola, além de uma urna fixa na sede da CDL e outra no Mercadão. Segundo o Presidente da CDL Jovem Isac Filho, a campanha tem como objetivo incentivar o hábito da leitura aos jovens e crianças de Santa Cruz do Capibaribe. A Campanha terá duração de dois meses e meio tendo seu término em meados de outubro.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Inadimplência no comércio cai, mostra pesquisa


Da Agência Brasil


A inadimplência no comércio caiu 22,67% no mês de junho em comparação com o mês de maio, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Confederação Nacional de Diretores Lojistas (CNDL). Para a entidade, isso se deve, principalmente, aos ganhos reais de renda dos trabalhadores e também à queda nas taxas de juros.


De acordo com o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Junior, disse que outro fator foi a preocupação em quitar as dívidas, agora, para as compras do segundo semestre, como o Natal.
"O principal é que o brasileiro está preocupado com o seu crédito e sentiu a necessidade de manutenção dele, em especial para as compras do segundo semestre", avaliou.


Também influenciou nessa queda um maior cuidado na hora de oferecer crédito aos clientes. "Tivemos uma rigidez maior na hora de oferecer crédito a partir da crise financeira, o que implica, se retroagir para o fim do ano passado, índices melhores de inadimplência e recuperação de crédito por uma austeridade maior imprimida pelos agentes de financiamento", afirmou.


No acumulado do ano, a inadimplência no comércio teve queda de 6,11% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Dos que estão inadimplentes com o comércio, a maioria são as mulheres (56,35%) e, por faixa etária, a maioria dos devedores tem entre 30 e 39 anos (27%).
Pelizzaro disse que esses dois grupos devem mais por serem mais "impulsivos". "As mulheres e os mais jovens têm uma impulsividade maior na compra e isso causa, no curto prazo, um desarranjo na parte financeira. Os mais novos têm um somatório que é a instabilidade na renda", explicou.


Houve, ainda, um aumento de mais de 18%, em junho, no número de cancelamentos de registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em comparação com o mês de maio. Isso significa dizer que mais pessoas conseguiram pagar suas dívidas e tiveram o nome retirado do SPC.


Assim como as mulheres são as mais inadimplentes, elas também são as que mais pagam suas dívidas com o comércio. Elas foram as responsáveis por 56,10% dos cancelamentos no SPC. O mesmo se repete na faixa etária entre 30 e 39 anos (27,84%). No acumulado do ano, os cancelamentos de registros no SPC somam 3,02%.

Fórum Estratégico de Competitividade da Cadeia T&C é apresentado em Santa Cruz do Capibaribe

No final da tarde de ontem, 16, no auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe aconteceu à explanação do Fórum Estratégico de Competitividade da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco. Sua apresentação foi ministrada por Felipe Chaves - Coordenador do Fórum e atual Gerente Geral de Projetos Intersetorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Criado pelo Decreto Estadual nº 33.339, em 24 de abril de 2009, o Fórum visa com a sua execução conseguir dados que permitam expandir essa área de conhecimento ainda pouco estudada no Estado. Através de pesquisas em campo, parcerias com as associações ligadas ao tema, sendo, estaduais e municipais, para que, com isso o Fórum receba a colaboração de todos os envolvidos com o tema a ser discutido.

O Fórum Estratégico determinou como objetivos oferecer horizontes e caminhos mais definidos e consistentes, promover o envolvimento e a integração institucional e dos membros da Cadeia e, motivar e fortalecer o protagonismo do setor produtivo. Assim, haverá TRÊS LINHAS BÁSICAS para agregação de conhecimento que são elas: formação e qualificação de força de trabalho, aprimoramento da gestão e aproximação das instituições de ensino e pesquisa ao setor produtivo.

Para o município de Santa Cruz do Capibaribe o Fórum representa uma aproximação com as instituições do estado. “A cidade ganha um espaço para se manifestar com relação à Cadeia Têxtil de Confecções, assim, faz com que a realidade do município se torne compreendida. Com isso, há um levantamento de dados para que se possam construir soluções próprias para a cidade. É fundamental que a cidade tenha uma organização municipal independente do Fórum, pois assim, poderiam discutir sobre os problemas locais,” enfatiza Felipe Chaves.

Participaram do evento representantes das associações locais como: Secretaria de Indústria e Comércio, Moda Center Santa Cruz, ASCONT – Associação Santacruzense de Contabilistas, Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco - Sindivest, sendo representado por Fred Maia e membros da CDL, os quais durante o encontro fizeram questionamentos, discutiram ações, e sugeriram idéias para que o Fórum fosse aprimorado, uma vez, que o intuito do projeto é atuar de forma integrada para o desenvolvimento da Cadeia Têxtil e de Confecção do Estado. A Associação dos Confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe - ASCAP e o Centro de Ensino Superior - CESAC foram convidados, mas ambos não compareceram ao evento.

“Esta reunião focal em Santa Cruz do Capibaribe nos traz a oportunidade de podermos contribuir com esta importante ação, já que engloba a principal fonte de renda da cidade e do agreste pernambucano. É hora, de unirmos força e diante de tudo que aqui foi exposto, sermos colaboradores ativos para que ações voltadas para o desenvolvimento da Cadeia no município possam ser encontradas”, ressalta o presidente da CDL – Fábio Lopes.

Curtinhas

Mais de 3 milhões de pessoas já se cadastraram para participar do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Este ano as inscrições estão sendo feitas exclusivamente pela internet. O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro.

Leia mais >>

Na primeira noite do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste pernambucano, o público compareceu ainda discretamente, por ter a abertura em uma quinta-feira. Contudo, os presentes estavam animados para prestigiar o show mais esperado da noite: Maria Rita.

Leia mais >>

Dono de empresas de vigilância, o Deputado Federal, Edmar Moreira ficou conhecido no início do ano ao ser eleito 2º secretário da Mesa e, com isso, ganhar automaticamente o cargo de corregedor da Câmara. Então filiado ao DEM, em uma de suas primeiras entrevistas no posto disse que a Casa não teria condições de julgar os colegas por questão de amizade. Com a má repercussão da declaração, começaram os constrangimentos políticos, com a descoberta de ações na Justiça contra ele, as denúncias do uso da verba indenizatória e o fato se sua família ter um castelo em Minas Gerais avaliado em cerca de R$ 25 milhões.

Leia Mais >>

Nos últimos meses, grandes custos sociais arcados pelos trabalhadores, alvos de demissões em massa e da flexibilização dos direitos trabalhistas, são justificados para sanar a perda de lucro e do poder concorrencial de empresas. É justo a sociedade pagar a conta para salvar o sistema?

Leia Mais >>

Recado do G-20: Queremos outra economia. Esse foi um recado claro aos chefes de governo do grupo de 20 nações ricas e “emergentes” que se reuniram em abril, na capital inglesa, e que parecem envoltos em graves divergências.

Leia Mais >>

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Parcerias que renderam bons frutos: assim foi a participação da CDL Santa Cruz do Capibaribe na FENEARTE e na EXPOSERRA


A CDL Santa Cruz do Capibaribe, no agreste do Estado, participou, no decorrer desse mês de julho, de importantes eventos em Pernambuco. A entidade firmou parceria com a Prefeitura, Secretaria de Indústria e Comércio, Associação dos Confeccionistas – ASCAP e o Moda Center Santa Cruz a fim de divulgar o potencial econômico da cidade e a história do forte empreendedorismo existente no município.

Dentre os eventos, a FENEARTE – Feira Nacional do Artesanato, que na sigla se coloca nacional mas, sua estrutura tem crescido e evoluiu internacionalmente. A Fenearte que nesta edição comemorou seu décimo ano e homenageia importantes nomes da cultura nordestina, sendo neste ano voltada para o mestre do barro, Vitalino. Outro evento importante e de cunho nacional, foi a X exposerra na cidade de Serra Talhada. Com o apoio da CDL representantes da ASCAP viajaram representando a cidade e montando um stand para divulgação da cultura econômica santacruzense. “Todas as entidades tem de se unir para mostrar a evolução da nossa confecção e eventos como estes são de extrema importância para divulgarmos o nosso potencial”, destacou Valmir Ribeiro, presidente da ASCAP.

A Fenearte movimentou cerca de 27 milhões de reais e passaram pelo evento, aproximadamente, 270 mil pessoas. Todos os recordes foram ultrapassados e as expectativas dos organizadores totalmente atingidas. Foram mais de 600 stands e diversas atrações culturais, rodadas de negócios do SEBRAE, ambiente propício para divulgar qualquer nicho econômico, cultural ou até mesmo social. “A participação no evento foi de fundamental importância no sentido de expor nossa cidade, pois esse foi o nosso objetivo maior. Muitos ouvem falar em Santa Cruz do Capibaribe, mas não conhece e nós convidamos todo que se interessavam em vir conhecer nosso município”, afirmou o Secretário adjunto da Secretaria de Indústria e Comércio Adeilson Bezerra.

A CDL por acreditar em propostas e parcerias sempre está inserida nesse contexto de ir seja lá aonde for para divulgar o comércio de seus associados. “Avaliamos como muito positivo, inclusive superando as nossas expectativas. É muito importante nossa participação nestas feiras, que tem o objetivo de mostrar que temos uma confecção de qualidade, e um comércio e indústria forte, além de um grandioso centro de compras, que é o moda center”, avaliou o presidente da CDL, Fábio Lopes.

Senhoras e senhores... a cultura se renova em Santa Cruz do Capibaribe


Com texto da atriz Lourdes Ramalho e direção do ator santacruzense Diógenes Rodrigues, a Companhia Artística Avani Lopes apresenta a comédia Fogo Fátuo. Será em agosto, no Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. A cultura da cidade tem se modificado e se renovado favoravelmente. Esses meninos que formam essa Companhia, e ao mesmo tempo tece homenagem a grande dama do teatro do município, Avani Lopes, chega inovando com montagens de espetáculos primorosamente humorísticos.

A cidade que basicamente tem sua cultura trancafiada nos ideais dos artistas da terra, pois os mesmo comumente sofrem pela falta de incentivo, patrocínio, e o que é pior, falta de público. Ultimamente, nas apresentações teatrais da Companhia citada acima, tem gerado um público aceitável. Mas, para uma cidade com, aproximadamente 80 mil habitantes e um teatro que comporta 220 lugares, o número de espectadores ainda deixa a desejar. Uma cidade que reclama de cultura, de entretenimento, mas quando se oferece poucos aparecem.

Infelizmente é assim. Para se fazer sucesso com sua arte primeiro é preciso ser conhecido lá fora para depois os filhos de sua terra valorizar o que sabemos fazer. Não critico Santa Cruz do Capibaribe por isso, por que no Brasil também é assim. Temos como exemplo o nosso Tom Jobim que só se firmou no cenário artístico brasileiro depois de arrebentar lá fora. Nós, santacruzenses que somos guerreiros pelas batalhas travadas dia a dia com a seca, e tão belo somos exemplos para todo o Nordeste, deveríamos darmos as mãos e ir prestigiar nossos artistas. Pois, quando cinderela vem se apresentar aqui, o Teatro lota. Vamos lotar o teatro e darmos incentivos a Cia Artística Avani Lopes, por que não? A maior recompensa que um artista pode ter meu caro leitor, eu posso garantir a você que não é o dinheiro do ingresso pago pela entrada, mas o aplauso dado no final de cada espetáculo. Aplauso a todos que fazem essa Companhia, e MERDA para vocês.


OBS: Merda, significa sorte para os atores. Esta expressão que pode ser considerada um mantra, uma espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações tem origem francesa.

Jornada de trabalho será mesmo reduzida?

O mercado de trabalho cada vez mais tem se destacado pela sua afluência de valores intrínsecos buscado nos profissionais. Na última semana, o trabalhador brasileiro viu o Congresso Nacional se manifestar, pondo em pauta uma votação onde reduz a carga horária trabalhista de 44 para 40 horas semanais.

Aqui em nosso blog, disponibilizamos uma enquete onde os nossos leitores puderam opinar quanto ao tema. A pergunta foi feita pertinente a redução da jornada de trabalho, e, 11% votaram dizendo que a tal redução traria consequências negativas ao mercado. Enquanto que 18% responderam que se a lei for aprovada, isso não atrapalharia o desenvolvimento dos trabalhos na indústria e no comércio.
O Deputado Federal Vicentinho (PT-SP), relator da proposta, diz que a redução terá pouco impacto nas empresas, pois a média da duração do trabalho já é inferior às 44 horas previstas. "a cada dia fica mais claro que a redução da jornada de trabalho é compatível com o momento que o Brasil está vivendo". O caminho para aumentar o número de empregos no nosso país é, com certeza, a redução da jornada de trabalho", afirmou o petista, no site da CUT.
É, mas a discussão não é só favorável não. O presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria demonstrou preocupação à medida. “Estamos especialmente preocupados com o impacto da medida nas micros e pequenas empresas, que não terão condições de absorver ou repassar os custos provocados pela medida”, declarou Armando Monteiro Neto, em entrevista a agencia DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Começa hoje a nova edição da Showbrink


Os comerciantes nordestinos que atuam no setor de brinquedos e de puericultura (produtos para bebês) terão a oportunidade de ampliar seus negócios e conferir os últimos lançamentos na quinta edição da Showbrink, uma feira regional que tem início hoje e vai até a próxima sexta-feira, em Caruaru, no Agreste. O evento começa às 9h na Baco’s Recepções, localizada no Polo Comercial, e reúne 64 expositores (fabricantes, distribuidores, atacadistas) do Estado de São Paulo.
De acordo com os organizadores da Showbrink, o evento é uma boa oportunidade para que os lojistas da região tenham acesso aos lançamentos da Feira Nacional de Brinquedos (Abrin, que acontece anualmente em São Paulo) sem precisar viajar até o Sudeste, reduzindo custos.

“Além dos empresários de Pernambuco, recebemos visitantes também de outros Estados, como da Paraíba, Alagoas, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte”, diz o organizar da Showbrink, Manoel Lúcio Ribeiro.

Segundo ele, diversos tipos de brinquedos, de bolas a bicicletas, além das últimas novidades do setor de puericultura, poderão ser encontrados na feira regional. O evento é voltado apenas para lojistas e a entrada, gratuita, pode ser feita através de credenciamento.

» Serviço:

Mais informações pelo telefone 9922-5774

Supermix deve gerar R$ 120 mi


Começa hoje, em Caruaru, a quarta edição da Supermix - Feira das Indústrias, Atacadistas, Distribuidores, Supermercadistas e Varejistas. O evento, que busca aproximar fornecedores e lojistas, conta com 200 expositores que ocupam pavilhão do recém-inaugurado Shopping Difusora. A expectativa é receber público de cerca 15 mil pessoas e atingir R$ 120 milhões no volume de negociações até a próxima sexta-feira, dia 17, quando o evento acaba.
Pela primeira vez, a Supermix é realizada em um município do interior. Segundo diretor da Greenfield, que organiza a feira, André Mozetic, isso reflete uma tendência nacional de interiorizar eventos deste tipo. “O fornecedor quer estar mais próximo do pequeno e médio empresário para melhorar seu poder de negociação. Isso já vem acontecendo nos outros estados onde atuamos como Minas Gerais, São Paulo. Além disso, Caruaru é uma cidade polo que concentra indústrias e estabelecimentos comerciais de suma importância para região Nordeste”, explica. Segundo ele, uma prova do potencial do município é que apenas dois meses depois de lançada, a Supermix 2009 – Caruaru já contava com 80% dos estandes vendidos.

“Estamos muito otimistas porque nos outros anos a feira foi realizada no Recife, e 70% do nosso faturamento se concentra no Agreste e no Sertão”, conta diretor da Cardeal Distribuidora, Alexandre Alves. A escolha do município no interior também ocorreu devido à proximidade com feira da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), que acontecerá no Recife, de 10 a 13 de agosto.

Segundo presidente da Associação dos Atacadistas e Distribuidores (Aspa), a variedade de produtos é o forte desta edição. “Teremos desde equipamentos para montagem de mercadinhos e padarias, como carrinhos de compra, display para caixas e cestinhas de arame até produtos de estética”, conta. A maioria dos expositores (cerca de 75%), no entanto, são do setor alimentício.

“O grande enfoque da feira é em produtos para as classes C e D, o que não significa dizer que não teremos exposição de grandes marcas. Hoje todas elas sabem o potencial consumidor das classes mais baixas e querem investir nesse nicho de mercado”, avalia.

A indústria Sanifill, que produz materiais para higiene bucal desde 1985, pretende trazer promoções para conquistar os lojistas pernambucanos. “Estamos entrando na feira com o objetivo maior de divulgar a empresa, já que nosso mercado no Nordeste diminuiu um pouco com a crise”, revelou o representante comercial da empresa no Recife, Adeniel Lima.

No ano passado, quando a feira aconteceu no Recife, os 265 expositores movimentaram R$ 320 milhões em negócios. “Esse ano, como a feira será em uma cidade do interior, temos a meta de atingir um terço desse resultado”, conta. O espaço ocupado pelos feirantes nesse ano corresponde a seis mil metros quadrados, metade da área da última edição.

A feira está aberta das 16h às 22h, no pavilhão de eventos do Shopping Difusora. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer inscrição que pode ser realizada pela internet e no local.

Compesa enviará 50 mil para o SPC


Notícias extraídas do JC online na íntegra


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia nesta quarta-feira a operação de combate às ligações clandestinas de água e esgoto e à inadimplência – os dois canos furados do orçamento da empresa, que, no ano passado, deixou de receber R$ 200 milhões dos devedores. Agora, os que atrasarem o pagamento por 15 dias da data do vencimento e tiverem contas acima da taxa mínima de R$ 21 serão encaminhados ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, com prazo de 30 dias para a regularização. Quem não pagar, será negativado e perde o crédito no comércio e no sistema financeiro, além da água na torneira. A meta é negativar 50 mil devedores só este mês, que, juntos, devem R$ 6,9 milhões à Compesa. Até o final do ano serão negativados 300 mil clientes. “Queremos fazer justiça com quem paga em dia e é prejudicado pelos devedores. A inadimplência eleva os custos da empresa e o percentual de aumento na conta na hora da revisão tarifária”, justificou o diretor comercial da Compesa, Décio Padilha.

Este ano a inadimplência já chegou a 14% – 64% na Região Metropolitana do Recife –, mas as perdas com as ligações clandestinas são incalculáveis. A Compesa investirá R$ 3 milhões na operação que termina em fevereiro de 2010 e envolverá 110 pessoas na fiscalização de 364 mil imóveis em todo o Estado, prevendo acrescentar R$ 4 milhões, por mês, no seu faturamento. O alvo da fiscalização são os clientes inativos, que já tiveram suas ligações cortadas, mas usam a água da Compesa clandestinamente; e os factíveis, aqueles que não têm contrato com a Companhia, mas são vizinhos dos que mantém contrato. A penalidade para os fraudadores, segundo Padilha, será a cobrança de 12 meses de consumo baseado no histórico das contas dos inativos. No caso dos factíveis, o consumo será calculado pelo número de áreas molhadas do imóvel, contando banheiros e torneiras, e cobrado por 14 meses. O diretor diz que o acesso à fiscalização é garantido pelo decreto estadual 18.251/94, que obriga o cliente a permitir a leitura do hidrômetro e a inspeção. Quem se negar, pode ter uma multa de duas a três contas.

A cobrança já começou junto aos órgãos públicos inadimplentes. Anteontem foram enviadas cartas de cobrança a 70 prefeituras que terão 15 dias para se regularizar ou o fornecimento cortado. Os clientes da tarifa social que pagam R$ 8,56 por até 10 m³ de água por mês, estão sendo informados em suas comunidades para ficar em dia e não perder o benefício, passando para a tarifa normal.

A negativação, iniciada em junho de 2008, já permitiu o recebimento de R$ 7,2 milhões a partir da inclusão dos nomes de 290 mil clientes no SPC e Serasa e faz parte da meta da Compesa de incrementar a arrecadação de 2009 em 13,6% em relação a 2008, de R$ 571 milhões.