Topo

Topo

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sucesso da campanha do livro

A Campanha de arrecadação de livros, idealizada pela CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe vem dando muito certo. Hoje, no ABTV Primeira edição, o presidente da entidade jovem Isac Filho concedeu entrevista ao informativo para falar do sucesso da campanha. O movimento teve inicio no dia 23 de julho e segue até o dia 15 desse mês. Já foram arrecadados mais de 4 mil e 500 livros e os mesmos serão doados a bibliotecas de escolas públicas.

Presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe Fábio Lopes recebe Título Honorífico “Medalha Padre Zuzinha”


Na tarde de ontem (29), em uma reunião especial e solene na Casa Dr. José Viera de Araújo, o presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe – Fábio Lopes recebeu das mãos do Vereador Dimas Dantas Título Honorífico - Medalha Padre Zuzinha.

Esta é a 5ª edição de concessão dos títulos a pessoas nacionais, ou estrangeiras radicadas no país, que se tenha projetado nas atividades culturais, políticas, científicas e sociais, pelos projetos ou iniciativas apresentadas que contribuíram de forma decisiva para o progresso da cidade. A Lei de Nº 1.529/2005 foi aprovada pelo Poder Legislativo em 17 de julho de 2005, ficando assim, criada a Medalha Padre José Pereira de Assunção – Padre Zuzinha.

Padre Zuzinha - José Pereira de Assunção (1904 - 1983) - Vigário de Santa Cruz do Capibaribe, lugar que viveu cerca de 40 anos. Homem simples, de coração puro e que buscava sempre servir a população. Passados 26 anos de sua morte, o povo ainda hoje, rende homenagem a ele.

“Para mim foi um momento muito honroso, afinal receber esta medalha tem um significado especial, pois temos que buscar dentro de nós mesmos um pouquinho do grande homem que foi “Padre Zuzinha”, ressaltou Fábio Lopes.

Parcerias que dão certo

As placas de localização que a CDL Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com a prefeitura e com o empresariado local, já podem ser vistas pelo centro da cidade. São placas com nomes de ruas e avenidas, indicando cada ponto do município. No giradouro, bem em frente ao restaurante Freguesia da Picanha está uma, provando que parcerias com as entidades representativas dão certo. O Blog ficará de olho e continuará mostrando as placas que for postas pelo centro do município.

Dica de Leitura


Por Ilana Telma

LIVRO: Análise de Custos e Preços de Venda
AUTOR: Rodney Wernke


A matemática está presente em nosso dia-a-dia. Mesmo que a disciplina não agrade a muitos ela é necessária e indispensável, principalmente aos empresários. Saber quanto custa uma mercadoria e por quanto ela pode ser repassada ao cliente depende de muitos cálculos e conhecimento, e para ensinar todo esse processo, o mercado oferece o livro Análise de Custos e Preços de Venda, que tem como objetivo contribuir para o entendimento dos principais conceitos e ferramentas gerenciais aplicáveis à análise de custos e preços de venda de empresas brasileiras. Um livro que ensina e ajuda sua empresa a crescer sem abusar dos preços.

Mundo virtual


O Ministério da Educação – MEC está enviando SMS para os candidatos que farão provas do ENEM nos próximos dias 03 e 04 de outubro, sábado e domingo, respectivamente. A medida ocorre devido a greve dos correios, pois os cartões de inscrição não estão chegando nas residências. Os candidatos do Enem 2009 que não tiverem recebido o cartão de confirmação de inscrição pelos Correios poderão fazer a prova apenas apresentando o RG, desde que compareçam ao local de prova definido pelos organizadores do exame.


O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:


• 3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.


• 4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.


>>mais informações AQUI

Feriado movimenta política local

Muitas lideranças regionais estiveram presentes na tarde da terça (29) na casa do Deputado Estadual Edson Vieira. Na ocasião políticos de Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus, almoçaram e discutiram parâmetros da política estadual.
Entre as personalidades vários vereadores, o ex-prefeito de Taquaritinga Jânio Arruda, Flávio Lima prefeito de Toritama, Ernando Silvestre ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e o ex governador Mendoça Filho.

Para Edson Vieira esses eventos mostram que sua reeleição está firme “tenho aqui diversas lideranças de Santa Cruz e das cidades vizinhas, que confiam no meu mandato e estão fortes comigo para essa reeleição” afirmou Vieira.Após a solenidade de entrega da Medalha Pe. Zuzinha os vereadores da cidade também se juntaram as demais lideranças, e no final da tarde a comitiva prestigiou a procissão de São Miguel e do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, percorrendo as principais ruas da cidade.



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pré-candidatos a Assembléia Legislativa de Pernambuco em 2010 falam a CDL

Confira na íntegra a entrevista com o Deputado Estadual Esdson Vieira




Informativo CDL: O Brasil tem acompanhado mais uma vez, nas últimas semanas, o desenrolar de escândalos de corrupção no Congresso Nacional, evidenciando o jogo de interesses e a falta de transparência nos atos de nossos representantes. Em sua opinião, qual deveria ser o posicionamento do Governo Federal diante de tais escândalos e, qual o caminho para que os políticos readquiram a confiança dos cidadãos?
Edson Vieira: O posicionamento do Governo Federal deveria, embora que isso não aconteça em nosso país, ser total isenção e liberdade ao Senado para apurar todas as denúncias que estão acontecendo. O Brasil hoje, passa por um processo de transformação, mas ao mesmo tempo não se dá a liberdade necessária para que os partidos sigam as suas diretrizes. Hoje, o que estamos vendo no Senado Nacional, o que já aconteceu com a Câmara é um presidente da República (diga-se de passagem) está colocando tudo embaixo do tapete. Hoje, temos bons e maus políticos sem dúvida! Agora que a política enfrenta esta dificuldade, por conta que você defende um princípio e, vai as urnas, numa campanha, em um palanque, no guia eleitoral, no plano de governo, promete fazer algo para a população, então, a população está descrente. A verdade é cortar na própria carne! Levantando a bandeira da moralidade, a independência dos princípios corretos, não que o Sr. X ou a Srª. Y tenham um pensamento e que um ou outro estão certos, mas sim que a democracia está aí para todos se expressarem, agora defenda e fale o porquê e, não fazer como o jogo de interesses que está aí.



Informativo CDL: Observamos que o Deputado utiliza diversos meios de comunicação como ferramenta para informar e aproximar os seus eleitores do seu mandato. Como o Sr. tem planejado as ações através destes veículos de informação e qual a importância destes mecanismos para a sociedade?


Edson Vieira: A importância dos meios de comunicação se dá pela proximidade que se atinge um eleitor, pois todos estão conectados com algum desses meios, pois ficam informados de tudo que acontece. É uma ferramenta de fácil acesso. Uma grande parte da sociedade hoje, tem aceso a internet, tem acesso a informação, seja ela pelos blogs ou pelo sites. Eu procuro fazer assim, porque eu tenho um entendimento que é um caminho próximo de chegar, e ele irá tomar ciência do que nós estamos fazendo. Não que eu seja contra a outros meios de comunicação, mas eu acho que é uma maneira nova de valorizar os profissionais e deixar a população bem informada.



Informativo CDL: Nas eleições de 2006 o Deputado Edson Vieira foi eleito com 39.378 votos. Tendo em vista o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 2 anos e meio como representante dos pernambucanos na Assembléia Legislativa e, há pouco mais de um ano para o próximo pleito eleitoral, quais as suas expectativas quanto à possibilidade de ser reeleito para mais 4 anos como Deputado Estadual?
Edson Vieira: As melhores possíveis. Graças a Deus, mesmo fazendo parte da bancada de oposição, na Assembléia Legislativa tenho dado assistência as minhas bases, disputei uma eleição para Prefeito em Santa Cruz, mas nem por conta disso deixei de dar atenção nas bases aonde fui votado. 90% das bases que me apoiaram, estão seguras para votar no Deputado Edson Vieira de novo, por quê? Por que fomos coerentes e cumprimos com as nossas promessas, com as metas de campanha, fui solidário, fui amigo e, espero ser reeleito. Para se ter uma idéia nós estamos avançando os contatos com lideranças fora da região como São José da Coroa Grande, como também, aqui próximo que é o caso da cidade de Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, como as cidades circunvizinhas a Santa Cruz do Capibaribe a qual tenho absoluta confiança que me reelegerão como Deputado Estadual.

Informativo CDL: Especula-se que Santa Cruz do Capibaribe contará com a candidatura de 3 representantes naturais da cidade pleiteando vagas na Assembléia Legislativa de Pernambuco a partir de 2011. Na sua visão, o que o diferencia dos demais possíveis candidatos e, o que poderá favorecê-lo na hora da escolha do voto por parte do eleitorado santacruzense?

Edson Vieira: Diferencio-me por que minha candidatura é viável, uma candidatura que já mostrou durante este período que estou na assembléia legislativa um diferencial para os outros que já foram deputados aqui em Santa Cruz do Capibaribe e por não está disputando uma eleição simplesmente por carreira, por querer ser candidato ou por querer preparar um terreno para ser candidato a prefeito, eu não preciso fazer isso. Nas nossas ações eu digo com absoluta certeza, eu participei ativamente de quase todos os processos da cidade, digo a questão do ICMS para o Pólo de Confecções, pois diante disto os comerciantes e confeccionistas de Santa Cruz sabem das minhas audiências públicas que aconteceram em Recife, assim, conseguimos um grande feito, com o advento do Super Simples, a diferença de ICMS da alíquota que chegou até 19%, no Governo Jarbas era 10% tendo uma dedução 5% ficando em 5%. Hoje, só está em 4%. Eu me sinto feliz por ter contribuindo ativamente. Tivemos outros projetos como a Lei do DPVAT do Seguro do DPVAT aqui do boletim de ocorrência que dá direito ao cidadão ficar informado sobre caso algum acidente automobilístico, ou outro qualquer. Eu tenho feito essas ações e acredito que tenho representado bem a minha região especialmente o Pólo de Confecções, junto as associações e a sociedade civil.


Informativo CDL: Comenta-se que o Deputado estaria analisando a possibilidade de migrar de partido para as próximas eleições legislativas, em busca de fortalecimento de sua futura candidatura. O que isto significaria em termos de apoios e alianças na conjuntura política local, caso esteja correta esta informação e, de que maneira seria fortalecida sua candidatura?

Edson Vieira: Estou analisando esta questão, mas primeiro tem a questão da fidelidade partidária, tem essa reforma política que infelizmente o Congresso Nacional mais uma vez vai se omitir com isso e, isso faz com que se remeta a sua primeira pergunta sobre a descrença nos políticos, pois vem a justiça e toma as atitudes que eram para o Congresso Nacional fazer. Então, já se sabe que não vai haver janela, agora nesta reforma eleitoral que o Congresso não irá votar também. Estou analisando, eu pertenço ao PSDC. Já fui convidado por outras siglas partidárias para mudar, dentre elas o PMDB, PSDB, DEM, PR, PPS, mas agora na segunda quinzena de setembro, vamos ter uma certeza maior, pois que se a mudança de partido ocorra para qual eu irei, claro e evidentemente que mudando de sigla partidária eu vou procurar um partido que tenha identidade e que seja um partido politicamente forte, não só aqui em Pernambuco, como também, no país. (Ao dar esta entrevista o Dep. Est. Edson Vieira ainda não havia mudado de coligação.)
Informativo CDL: Como o Deputado Edson Vieira avalia os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Dirigentes Lojista de Santa Cruz do Capibaribe?


Edson Vieira: De grande importância. A CDL que tem várias conquistas aqui na cidade, que todos os seus presidentes honraram o nome da CDL por terem se preocupados com o social, com o confeccionista, com o lojista, por terem oferecido cursos a população. A CDL é de grande importância e, aqui posso dizer que disputei uma eleição para prefeito e, se eu estivesse tido a honra de ter sido eleito prefeito de Santa Cruz a CDL, eu teria o prazer da entidade indicar o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Capibaribe, o secretário de Indústria e Comércio. Um grande feito que nós participamos foi a Audiência do BNB que a CDL se fez presente, que nós estamos lutando em conjunto com as outras entidades locais e do Pólo, para implantarmos uma agência do BNB aqui em Santa Cruz do Capibaribe. Não é fácil, pois envolve muitos segmentos, mas é uma luta também da CDL e a CDL tem feito muito por Santa Cruz e o Comércio.

Informativo CDL:
Para finalizar, qual a mensagem que o Sr, deixa para os empreendedores do Pólo de Confecções de Pernambuco?


Edson Vieira: Que podem contar com o Deputado Edson Vieira e que vocês possam ter a certeza que nós estamos na Assembléia Legislativa, na Casa Joaquim Nabuco, se não fazendo, tentando fazer o melhor, porque eu sei que é grande a responsabilidade que nós temos, mas eu tenho a honra de representar os confeccionistas, o Pólo de Confecções e chamar a responsabilidade para mim, eu não fujo da raia. Nós precisamos criar uma marca para Santa Cruz. Hoje, eu fui indagado porque a estrada, a BR 104 se chama a BR do Jeans? Porque Jeans significa a cidade de Toritama para o entendimento de alguns e, porque não ser BR da Moda? Eu respondi simplesmente porque em Toritama criou-se uma marca. Por que desde as administrações passadas qual era o slogan da Prefeitura Municipal de Toritama? A Capital do Jeans. Qual é a marca que tem Santa Cruz do Capibaribe? Ela não tem nenhuma marca que a identifique, o que ela tem que nós sabemos é que Santa Cruz é a capital da sulanca. Para alguns é bom, para outros não, pois acham que sulanca é um nome pejorativo. Mas eu defendo que nós tenhamos um slogan “A Capital da Moda” ou “A Capital da Confecção”, mas que tenha, pois daí você cria uma marca para a cidade. Somos os pioneiros, pois o que Toritama, Caruaru, Surubim são, receberam a participação de Santa Cruz e o raio de empregos que nós oferecemos nesta região é muito. Era esta a mensagem, um alerta para as autoridades, para os Deputados, Prefeitos, Vereadores, Governador, CDL todos para que possamos discutir isso e implementar em Santa Cruz do Capibaribe.


__________________________________________________________________

Acompanhe a linha de pensamento do ex-prefeito e pré-candidato
José Augusto Maia


Informativo CDL: A ética e a transparência nas ações dos políticos brasileiros tem sido razão de críticas por parte da opinião pública há tempos. No momento, encontra-se em evidência o escândalo dos atos secretos no Senado Federal. Diante de tal cenário de desconfiança, de que maneira e quais os meios o Sr. procura divulgar as ações que tem tomado enquanto pessoa pública, para manter informado o eleitorado santacruzense?

José Augusto Maia: Realmente o cenário nacional e principalmente o Senado teve um grande tumulto, fatos que a população não gostou. Mas eu acho que para os municípios é diferente. Até porque, eu sou pré-candidato, venho de duas administrações positivas em Santa Cruz do Capibaribe, posso dizer de duas administrações na prefeitura, mas com 20 anos de vida pública, onde fui vereador, vice-prefeito, com uma atuação acho que brilhante, pois eu digo que ao longo destes anos eu fui sempre aumentando o meu potencial de votos. Também, fui aumentando o número de obras conquistadas a nível federal e estadual e, nos últimos oito anos como executivo municipal tive um trabalho que me reelegeu e, quando se reelege é porque agradou mais do que desagradou. Quanto a descrença com o Senado, eu acho que não vai influenciar porque as pessoas vão avaliar os políticos do município, não tem nada haver o que alguém fez lá no Senado.

Informativo CDL: Nos oito anos de administração pública à qual o Sr. esteve à frente da Prefeitura Municipal, quais foram as maiores realizações promovidas por José Augusto Maia para Santa Cruz do Capibaribe?

José Augusto Maia: As pessoas viram como eu peguei essa cidade há oito anos, tomada pelo lixo, com falta de água, as muriçocas, a desorganização da feira, praticamente apenas 15% das ruas calçadas, sem vias de acesso nos bairros, a questão da economia “a feira” neste abandono total e, depois de oito anos de trabalho eu entrego Santa Cruz de uma maneira totalmente diferente. Uma cidade que antes vivia do carro pipa, hoje é quase auto-suficiente em água. Entrego a cidade com as vias de acesso, não com calçamento total, mas com todos os bairros da cidade com vias de acesso, a questão da segurança que era um caos, Santa Cruz era a cidade mais violenta de Pernambuco e, deixou de ser a mais violente para ser exemplo de segurança, a questão da Educação que fomos colocados entre as 20 melhores educações do Nordeste, e a economia que é o ponto mais alto, com a construção do Moda Center Santa Cruz, uma obra que fez crescer não só a cidade, mas toda a região. E, depois de todo esse trabalho saiu elegendo o meu sucessor. Fui o prefeito mais premiado de Santa Cruz do Capibaribe, ganhei prêmios para ir visitar a Europa, hoje estou sendo convidado pelo SEBRAE para dar palestras sobre economia, segurança e educação.

Informativo CDL: Especula-se que Santa Cruz do Capibaribe contará com a candidatura de três representantes naturais da cidade pleiteando vagas na Assembléia Legislativa de Pernambuco a partir de 2011. Na sua visão, o que o diferencia dos demais possíveis candidatos e, o que poderá favorecê-lo na hora da escolha do voto por parte do eleitorado santacruzense?

José Augusto Maia: Eu acho que o povo, a juventude, os idosos, todos de um modo geral, eles vão observar, ver a história de cada um. A minha história é uma história, que repercutiu não só aqui, mas em toda a região, no Agreste Pernambucano, no Estado, no Nordeste e no Brasil. Eu não fui um prefeito comum, eu fui um prefeito que inovou. Que fez algo diferente. A questão da segurança, na qual caímos em alguns casos como os homicídios fomos para 70%, em outros 80% e quase 100% no que diz respeito a seqüestros, assaltos a bancos e isso me deu uma visibilidade nacional, porque o mapa da violência do país, nós saímos do 44º lugar, para o 467º lugar na queda. Ganhei prêmios como a cidade que tinha o menor índice de crianças de ruas. E principalmente a questão do Moda Center, todos sabem como foi difícil tirar a feira da rua, uma feira com 30 anos que ninguém pagava absolutamente nada, ter que sair para um outro lugar e fazer com que as pessoas pagassem para construir. Pois se eu tivesse o dinheiro de construir uma obra daquela de 50, 60 ou 100 milhões era muito fácil colocar as pessoas dentro. O Moda Center, a segurança, a escola do SENAI, a implantação das faculdades, então, minha administração repercutiu muito na região.

Informativo CDL: A formação das alianças dos quadros políticos para as próximas eleições em Pernambuco, ainda deveram render muito o que falar. Então, comenta-se sobre um rompimento entre o grupo Mendonça e o grupo de apoio a candidatura de Sérgio Guerra (PSDB) ao Senado, o que possibilitaria a união dos Mendonças com o possível candidato ao Senado Armando Monteiro Neto (PTB), com quem o Sr. tem fortes ligações. Com esta união, por ventura, poderemos ver algum dia o Sr. subir no mesmo palanque em que estivessem presentes os Mendonças, defendendo as mesmas idéias?

José Augusto Maia: Eu não acredito que os Mendonças se juntarão. Eles são amigos, até porque existe uma meia divergência entre Sérgio Guerra e os Mendonças. E, talvez as pessoas façam essas ligações, eles são do mesmo lado, mas sempre se arranharam, como existe políticos também do nosso lado que se arranham, isso é comum na democracia. O PT tem vários segmentos e tantos outros, como a oposição, a situação. Eu não acredito, porque acho que em Pernambuco, tem uma cultura nordestina, ter sempre dois lados, o lado da esquerda o lado da direita é como aqui em Santa Cruz. Eu sempre fui ligado mais ao lado centro-esquerda, e os meus adversários ligados ao centro-direita que é o lado dos Mendonças. Eu sempre fui do lado de Arraes, de Eduardo, de partidos trabalhistas, as correntes progressistas. É difícil te dizer, pois pode acontecer que a coisa aconteça de cima para baixo e, não de baixo para cima. Para você ver teve um ano que eu votei em Jarbas e o vice era Mendonça. Eu nunca fui da corrente Mendonça.

Informativo CDL: A promotoria pública investiga possíveis atos de improbidade administrativa de sua gestão quando prefeito, assunto este tem provocado diversos ataques do grupo de oposição ao seu grupo político em Santa Cruz do Capibaribe. Qual sua posição à respeito desta investigação e, qual sua expectativa quanto ao parecer final da justiça sobre as acusações?

José Augusto Maia: Todo Governo ele recebe críticas da oposição, denúncias. A oposição se preocupa muito que não deveria só, ele tem que fiscalizar é papel dela, mas fiscalizar e contribuir, o que eu não tenho visto. Até tenho mostrado que quando fui oposição fui um cara que gritei muito pelas coisas erradas, só que eu gritava pelo erro e dava as soluções quando fui governo consegui as soluções. Os meus adversários têm ao longo da história se preocupado comigo e, eu me preocupo com Santa Cruz, entendeu? Denúncias demais e, quando há denúncias o que tem que se fazer? A denúncia existe vai para o Ministério Público, vai ao Tribunal de Contas ele analisa, dá o seu parecer não é? Não, porque o Tribunal disse isso e tem que ser? Vêm às contas para a Câmara elas são observadas e, se eu ainda na Câmara não tive êxito é porque lá existem dois lados a gente sabe. Tiveram duas auditorias especiais as quais eu tenho dito e Ernesto na Câmara de que nenhuma das auditorias mostrou prejuízo as contas públicas. Não houve super faturamento, pode ter dito erros formais, erros técnicos, mas não houve a má intenção de prejudicar o município, e de dar prejuízo ao município. Eu acho que a grande segurança que eu tenho de defesa, já que eu conheço várias jurisprudências que ganharam na justiça que provaram que houve um erro técnico, erro formal, um super faturamento.
____________________________________________________________________

Oséas Moraes responde a questionamentos pertinentes da cidade e está com seu nome a disposição do partido para 2010


Informativo CDL: Você será candidato a deputado estadual?

Oséas Moraes: Nós temos o nosso nome colocado em nível de partido para uma pré-candidatura no PSB, candidato a gente firma ele depois da convenção. Fui duas vezes deputado estadual pelo PSB o qual estou filiado de 1990. Hoje, faço parte da executiva estadual do partido e através de uma conversa de partido com o nosso Presidente Estadual e o Presidente Nacional do partido e o Governador Eduardo Campos decidiu-se por algumas pré-candidaturas e o meu nome foi colocado para representar essa região, essa micro região do nosso agreste e também, logicamente o estado de Pernambuco que a gente vai ter que correr este estado para conseguir se candidato for uma eleição positiva.


Informativo CDL: Depois de um longo período ausente do cenário político local o que o fez voltar e ser um pré-candidato a uma vaga na assembléia legislativa?

Oséas Moraes: A gente nasce político, e ser político é um dom que Deus dá a cada um é tanto que são poucos que tratam a política efetivamente e vive nela, pois eu vivo nela desde criança. A gente disputou em 1988 a prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe e naquela época foi uma eleição atípica e que ficou na história da cidade, mas na qual eu não obtive êxito nas urnas, ganhamos a campanha e perdemos a eleição. Eleição que teve depois de muito tempo a gente sabe de tantas coisas que aconteceram que para mim eu não perdi, pois foi uma eleição tomada que o pessoal não queria que a gente assumisse naquela época, desfazendo vinte e poucos anos de um segmento no partido. Então, nós éramos como se fosse o divisor das águas. Eu era jovem, tinha 29 anos, mas foi uma eleição muito dura, muita disputada. Depois de dois anos o partido me convocou e eu disputei a eleição de 1990 para Deputado Estadual fui eleito, primeiro deputado junto com Augustinho Rufino do PFL representando Santa Cruz, como até hoje tenho representado Santa Cruz graças à Deus e bem representado, comigo, com Toinho do Pará, Augustinho Rufino, Edson Vieira. Em 1994 fui reeleito Deputado Estadual, em 1998 nós tínhamos um projeto que partia para Deputado Federal que não deu certo e naquela época eu achei por bem me afastar da disputa. E, que também, não dava para voltar e disputar para Deputado Estadual, porque naquela época Edson Vieira era do nosso partido o qual eu tinha feito um acordo com ele que ele iria Estadual e eu para Federal. Foi quando entrou José Augusto com aquela candidatura para Deputado Estadual que ele fez uma campanha política mais a nível municipal e, eu posso dizer assim que aquela campanha foi um trampolim para sua candidatura em 2000 para prefeito a qual deu certo. Em 2000, José Augusto vem para prefeito com o vice Toinho do Pará, aí Toinho cai na graça do Povo e torna-se candidato a Deputado Estadual. Eu sempre tive uma coisa na minha cabeça nunca quis atrapalhar a candidatura de ninguém, então, esperei. Em 2004, José Augusto vem com uma candidatura nata para reeleição, não vi espaço nenhum para disputar e querer brigar por uma candidatura fiquei quieto. Em 2006, Toinho de novo para se reeleger, também não dava e, nem fui convocado pelo partido nem em nível estadual, nem nacional e, esperei a roda girar. A roda girou, Toinho foi eleito prefeito. Abriu-se a vaga para Deputado Estadual para o nosso lado, por enquanto, está zerada, o nosso partido é muito forte a nível local, veja, Toinho teve quase 21 mil votos para prefeito. Portanto, acho que cada lado aqui sai com 17 ou 18 mil votos para os candidatos a deputados. Eu nunca deixei a política, apenas não fui ao embate político, foi um vácuo muito grande, mais Graça a Deus está aí o nome está lembrado e, por onde eu tenho andado as pessoas tem passado essa vontade de novo de votar em Oséas, estamos andando, conversando, fazendo um trabalho a nível estadual. Vou colocar meu nome na rua e eles irão avaliar se será bom ter depois de 20 anos um representante da terra na Casa Joaquim Nabuco.


Informativo CDL: Praticamente seguindo a mesma linha partidária (política) você acha que o Governador Eduardo Campos o apoiaria na cidade?

Oséas Moraes: Eu vejo assim, na questão de apoio, o Governo vai disputar uma campanha majoritária, nós teremos duas candidaturas da bancada de apoio ao governo. Agora, eu levo vantagem por ser do partido, ser do PSB, eu estou no governo junto com Eduardo, eu ter sido eleito em 1990 junto com Eduardo para Deputado Estadual. Existe esta amizade, esse relacionamento comigo, por ter estudado com ele quando jovem, por ele ter me apoiado em 1988, por fazer parte do Governo dele hoje, como Diretor do LAFEPE, com isso a gente leva uma pouca vantagem e o Governador vai saber muito bem dividir isso o que apoio, o que é coligação. Eu espero que ele tenha essa candidatura como uma que possa ajudá-lo na Casa Joaquim Nabuco e ajudar Pernambuco e, não por vaidade ou por querer ser deputado por mim, por vontade própria, essa candidatura precisa ser boa para a cidade, para o governo e, para o estado. Então, entrego tudo a Deus, Deus toma conta de tudo e peço a ELE que me dê sabedoria, equilíbrio para que eu possa passar por todos os processos. Agora em setembro é a filiação, em abril vem a questão da descompatibilização o qual eu deixo a direção do LAFEPE para disputar a eleição em outubro de 2010, depois a convenção e por fim a campanha e, campanha a gente sabe fazer.


Informativo CDL: Diante das alianças que estão sendo formadas como será as suas ações para 2010?

Oséas Moraes: Primeiro a linha do partido, um projeto, um programa. O Governador desenvolve um trabalho no estado dividindo justamente as micro regiões, a interiorização do estado de Pernambuco, está fazendo um governo o qual é o segundo do Brasil mais bem avaliado com dois anos e nove meses de mandato, perdendo para Aécio Neves que vem de seis anos de administração, então, isso é um modelo, um plano de gestão, um programa que ele trouxe do PSB e está levando ao estado de Pernambuco. E, eu irei seguir o nosso programa de governo, irei debater com cada região, para que modelo de gestão seja continuado.

Informativo CDL: A política tem acompanhado o escândalo no senado com o caso dos atos secretos do senador José Sarney. Como você avalia a ética e a transparência são na vida pública, principalmente de um político?

Oséas Moraes: É um dever do político, o povo não está mais agüentando isso não! É, por isso que está se regionalizando muito as eleições. Eu acho que já deveria ter passado esse voto DIGTAL ou DISTRITAL, assim você tinha um contato mais direto com seu eleitorado e você tinha sua base para pedir um voto e, esclarecer, dar sua prestação de contas aos eleitores. Nós podemos ter na região 25 mil votos, então, precisaremos aí mais uns 15 mil para poder ser eleito e, vamos buscar fora, em outras regiões do estado, mas terá cidade de obeter 30 ou 50 votos, ficando difícil para que o candidato tenha um compromisso direto com esses eleitores. Se você tem uma votação massificada, mais concentrada em um distrito, você tem obrigação para prestar contas. O povo, na palavra popular “estão de saco cheio” com essa coisa de você ter um mandato e ir embora para o Congresso, onde você se esconde entre os 600 políticos que ficam ali, castra 50 ou 60 que são de primeira linha e o resto fazendo tudo o que não deve. È tanto, que eles mesmos que estão lá, estão descobrindo um do outro. É preciso colocar o pé no freio nisso! Está voltando o movimento de Collor, foi o povo, a voz da rua, que colocou o Collor fora. Os deputados e Senadores escutaram a população e o colocaram para fora. O povo brasileiro sente que tem que eleger aqueles que tem compromisso com o povo. Essa eleição de 2010 vão haver as escolhas daqueles que fazem pelo povo, pois os que fazem para si mesmos estarão fora do processo.


Informativo CDL: O que o diferencia dos demais possíveis candidatos e, o que poderá favorecê-lo na hora da escolha do voto por parte do eleitorado santacruzense?


Oséas Moraes: A claridade, a forma que eu sempre tive enquanto político. Eu nunca fui político daquele que hoje dava risadas falsas, ou aquele que se esconde, não! Eu sempre fui claro, por isso, graças à Deus eu sempre tive uma boa aceitação na população santacruzense e na região. Não tenho intrigados nenhum do outro lado, eu não tenho essa coisa de não poder entrar porque a casa não é do nosso corregilionário, eu me dou muito bem com todo mundo e, isso é uma vantagem muito grande para um político e principalmente para Oséas Moraes que sempre teve uma linha ploítica em Santa Crua do Capibaribe. Por eu ter essa linha, ele me ajuda, pois o povo me conhece desde quando entrei para a política, por ser filho de uma família que construiu o início desta cidade, sou sobrinho de Raimundo Aragão e tenho sangue político nas veias. Eu sempre trabalhei em favor de Santa Cruz, atendendo aquele que me procuraram e me procuram com o sem mandato, mas por estar no governo, eu nunca me furtei, principalmente na questão de saúde a qual tenho conseguidos grandes atendimentos. E, diantes de todas essas pessoas nunca procurei saber o endereço para depois trocar por um voto e, eu acho que é muita dignidade que me traz muito orgulho de fazer política deste jeito.


Informativo CDL: Como você avalia os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Dirigentes Lojista de Santa Cruz do Capibaribe? E, caso seja eleito irá fazer parcerias com entidades representativas?

Oséas Moraes: O erro da administração pública de Santa Crua do Capibaribe é não ter um contato direto com as entidades representativas. Foi grande erro da administração passada e, continua nessa por ter essa coisa travada contra a CDL, a ASCAP e as entidade formadoras de opinião e, também de classes de trabalho. Em toda cidade que você vai fora daqui você encontra a CDL, as associações comerciais, aquelas que desenvolvem trabalhos diretos com aqueles segmentos, pois elas têm quase poder de decisão, mas elas estão presentes em todas as questões que sejam discutidas na cidade, mas aqui na cidade não é assim. E isso é muito ruim, porque a CDL é hoje, uma entidade muito forte. Mesmo sem ser associado participo muito dos encontros CDL’s. Nós precisamos aqui debater com as entidades já existentes e, que possamos criar outras, pois em Santa Cruz não se tem um rotery, um lions, o sitema S, a gente precisa ter isso é importante para a sociedade, você não sabe o bem que estas entidades praticam para beneficiar a população, pois serão pelas entidades a porta daqueles que não tem como se chegar até o poder público. Santa Cruz precisa discutir o futuro, essa juventude que está aí! Ontem, 11/09, fui a uma festa eu vi crianças, misturadas com drogas, com bebidas, 4horas da manhã e uma banda chegando para tocar e eu sai de lá 4 e 15hs, pois já to com meus cinquentinha e não agüento e, aquela festa deve ter acabado as 6hs da manhã. Então, falta cultura, procurar as famílias, discutir que futuro vai ser esse? Me diga uma praça eu a gente possa ir e, encontrar as famílias da cidade? Não tem! São associações constituídas que servem para dar amparo para poder ta junto da admnistração pública. Eu admiro a forma que é trabalhada a CDL, uma entidade formada por comerciantes que sabem o termômetro do comércio local, pois as pesquisas poderiam servir para administração pública.

Informativo CDL: Para finalizar, qual a mensagem que você, deixa para os empreendedores do Pólo de Confecções de Pernambuco?

Oséas Moraes: Que procurem se aperfeiçoar mais, que procurem participar mais das reuniões, das feiras, das concentrações onde tem informação, pois o mundo está girando muito rápido. Nós estamos globalizados em tudo, hoje, um secretária de cozinha se não souber mexer em computador daqui a pouco não saberá ligar o forno que tem na sua cozinha, então, isso aí está numa velocidade muito grande e o caminho é se aperfeiçoar. Temos uma cidade aqui pertinho (Toritama) que está mais avançado do que a gente aqui em termos de crescimento. Santa Cruz é a mãe, é onde tudo começou, porém, Toritama participa mais, eles procuram se informar do que está acontecendo, o que vai chegar? Como vai ser o verão? E, Santa Cruz fica esperando por uma novela da Globo! Temos que participar dessa coisa “futuro”, porque o futuro acontecerá muito rápido. Essa juventude precisa se integralizar mais nas questões de Cultura, Educação, Conhecimentos Gerais no Brasil e no mundo.

Colaboradores de Pesquisa: José Wilker Farias e Emanoel Glicério.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nota ao Público

O feriado de amanhã, 29/09, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe será ponto facultativo para as empresas. O decreto foi feito pelo prefeito do município Antônio Figueroa, no dia 02 de março deste ano. No documento, o executivo demonstra que alguns feriados, inclusive o do dia dos padroeiros da cidade seja tido como ponto facultativo, exceto para os servidores que prestam serviços essenciais, como saúde e segurança pública. Os feriados municipais que obriga o fechamento do comércio são: 05 de outubro – Morte de Padre Zuzinha e 29 de dezembro – emancipação da cidade.

Em apresentações pelo Nordeste, Roberto Justus chega a Campina Grande – PB e é aplaudido por santacruzenses

Na última sexta-feira, 18/09, Roberto Justos chegou a Campina Grande na Paraíba para apresentar a pelestra show, “Só entre nós”. O executivo mais famoso do Brasil, acompanhado por nove músicos e dois backing vocals, leva sua mensagem de motivação pelo país afora a todos os empreendedores. Justos não usa slides em suas apresentações, contrariando muitos palestrantes, ele se atém a música como forma de surpreender o público.
Com interpretações de nomes como: Beatles, Frank Sinatra, Elton John, Roberto Carlos, Titãs, entre outros. Para o palestrante o objetivo é fazer uma palestra motivacional, para todo o Brasil, de uma forma diferente. Incentivar com palavras e fatos da realidade e também entreter com canções o público. Uma comitiva formada por empresários de Santa Cruz do Capibaribe viajaram a terra da Borborema para conferir de perto os ensinamentos do empresário famoso. No sábado, Justos se apresentou em Recife.

Confira as fotos:


Fotomensagem


FMI aponta que Brasil deve crescer acima da média mundial em 2010

Texto retirado integralmente do site do Diário de PE

As medidas adotadas pelo Brasil contra a crise financeira internacional, iniciada em setembro de 2008, estão sendo bem sucedidas e colocaram o país na frente dos demais parceiros da América Latina na retomada da economia, tendo um crescimento acima da média mundial. Esse desempenho constará do próximo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a ser divulgado entre amanhã (29) e quarta-feira (30), segundo antecipou o diretor adjunto desse organismo, Murilo Portugal.

“O Brasil está liderando a retomada do crescimento na América Latina, graças à força da sua economia, a solidez de seus bancos e as políticas econômicas que foram adotadas para enfrentar a crise. O país vinha implementando boas políticas como o câmbio flutuante, a responsabilidade fiscal e algum controle da inflação”, justificou o dirigente.

O risco atual, segundo ele, seria a possibilidade de uma retração expressiva do comércio mundial, fato que ele não acredita que venha a ocorrer, embora exista a previsão de que o problema do desemprego vá persistir por mais tempo nos países desenvolvidos.


Pelas projeções do FMI e que também vão estar no próximo relatório, conforme adiantou, esse organismo reviu as previsões de crescimento da economia mundial que deve atingir 3%, no ano que vem, taxa acima da previsão anterior (2,5%).

Ele observou que os dados indicam a retomada do crescimento mundial de forma gradual e que se deve muito mais a reposição de estoques da indústria de transformação do que à reação do consumo. Segundo Portugal, os bancos ainda não estão com capacidade plena de aumentar seus empréstimos. Diante disso, ele recomenda que sejam mantidas as políticas de estímulos fiscais e de apoio ao sistema monetário.

Na previsão dele, o Brasil está em condições mais favoráveis do que o resto do mundo para reagir aos efeitos da crise. “Acho que o Brasil no ano que vem vai crescer mais rápido e mais forte do que a economia mundial”.

Portugal classificou de “muito importante” o consenso definido, na semana passada, durante o encontro dos países do G20 nos Estados Unidos. Os países emergentes passarão a ter mais influência de votos no FMI, com a transferência de 5% das cotas junto a esse organismo. “Isso significa que esses países exercerão maior influência e se, eventualmente, caso haja a necessidade de tomar empréstimos [junto ao FMI], o que não é o caso do Brasil, eles são relacionados a quantidade de cotas que cada país têm”, esclareceu.

Ele informou que os aportes de recursos para os países emergentes evoluíram, passando de US$ 14 bilhões, em 2007, para US$ 160 bilhões, desde setembro do ano passado. Além disso, foram criadas linhas de crédito para socorrer países em medidas preventivas, como foram os casos do México, Colômbia e Polônia.

Reflexão da semana

"Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo,
a capacidade de fazer qualquer coisa".
(Mahatma Gandhi)

Confira as fotos do Curso Próprio (SEBRAE) na CDL

A visão das empresas familiares


Texto retirado na íntegra do site opinião e notícia



Em tempos de crise, empresas familiares europeias contam com a vantagem de cem anos ou mais de experiência. As empresas familiares costumam contar com menos dívidas e, segundo alguns, podem servir de modelo para uma forma mais estável de capitalismo.


No entanto, algumas empresas familiares estão agindo de forma menos conservadora. Adolf Merckle, fundador de um conglomerado, se suicidou após arruinar a empresa em dívidas. A tendência é que a cautela característica destas empresas desapareça conforme elas aumentam. Outro perigo para empresas familiares é que com a passagem do controle de geração para geração pode desestabilizar o empreendimento.


Em uma área as empresas familiares se sobressaem. Por sua visão de longo-prazo, estas empresas são muito eficientes na área de varejo. Elas sabem que precisam manter preços baixos para atrair consumidores.

O mundo se volta ao meio ambiente

As catástrofes ambientais que vem ocorrendo ao longo do tempo têm preocupado ambientalistas do mundo todo nos últimos tempos. Sobretudo, no Brasil não era comum ter tornados, vulcões, secas no sul e na Amazônia, inundações no Nordeste, ou seja, até parece que a natureza está dizendo: “estou cobrando apenas o que vocês estão me tirando”.


Diante de tantas controvérsias ambientais, empresas mundiais estão tendo um diferencial competitivo dentro dessa temática de defesa do sistema natural. As empresas não estão mais vendendo produtos, mas uma idéia. Por exemplo, no novo comercial do guaraná antártica, você observa uma criança com uma garrafa peti cortada com uma muda de árvore. Nos comerciais das estatais Vale e Petrobrás, é comum os profissionais do marketing das empresas trabalhar a forma que se extrai a matéria prima da natureza, sem provocar tantos danos ambientais.
Confira o vídeo da Vale do Rio Doce:
video

Secretaria da Fazenda do Estado intensifica fiscalização no combate a sonegação


Com informações do JC online


O Estado de Pernambuco fecha o cerco para 50 empresas com suspeita de sonegar impostos. São mais de 405 milhões de reais sonegados. Na última sexta-feira, 25/09, foi criado um de Atuação Permanente e Estratégica no Combate à Sonegação Fiscal (Gape) que irá intensificar a fiscalização nessas empresas que já estão na mira da fazenda. O GAPE vai trabalhar em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária – da Secretaria de Defesa Social (SDS) – e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).


Para o secretário da Fazenda, Djalmo Leão, a criação desse grupo será a consolidação de um trabalho. “Já vínhamos realizando internamente, uma série de procedimentos de ações fiscais buscando a recuperação de créditos e a Justiça Fiscal,” explicou.


Um dos principais pontos do grupo será o compartilhamento de banco de dados, para definir ações que não se restringem apenas à Sefaz, ou seja, que ultrapassem a instância de defesa administrativa.


sábado, 26 de setembro de 2009

Banda Los Crânios na festa de setembro


A Banda Los Crânios, formada por jovens de Santa Cruz do Capibaribe realizaram na noite de ontem, 25/09, logo após a escolha da Musa do Ypiranga, no palco cultural da Festa dos padroeiros da cidade, um show magnífico. São meninos que precisam de todo incentivo da secretária de cultura da cidade, precisam de incentivo, sobretudo de nós, público que está ali para prestigiar e aplaudir o som dos garotos, pois eles se destacam no palco. O Vocalista Paulo tem um timbre legal, canta afinadinho e a banda toda toca em sintonia, mostrando que vão longe, é só persistir. Vamos valorizar o que é nosso. O mundo já se deu conta disso. O homem que desde a década de 1960, quis conhecer o universo, hoje é comum ver toda mídia fazer o caminho inverso, indo buscar coisas locais e regionais para mostrar. Sucesso para a Banda!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Festa do movimento lojista brasileiro


Nesta sexta-feira, 25/09 o Festa do movimento lojista brasileiro realizou a cerimônia de encerramento da 50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. Na ocasião, foi feita a entrega de prêmios, e o evento chegou ao ápice oferecendo um show com o cantor Jair Rodrigues, as comitivas de todas as partes do Brasil que se dispusera a prestigiar a convenção.



Santa Cruz do Capibaribe esteve muito bem representada com os presidentes Fábio Lopes-CDL Sênior e Isac Filho Presidente da CDL Jovem. Dentre a comitiva da Terra das Confecções, estavam ainda o membro do Conselho Consultivo o senhor Manoel Paulino e sua esposa dona Socorro. A entidade santacruzense terá todas as idéias trazidas pela comitiva e implantadas por todos que fazem a instituição, com o fim de melhorar cada vez mais aos comerciantes locais.

"Festa dos filhos ausentes"

Por: Gilberto Geraldo


Neste Sábado, às 22 horas, em frente a Igreja Matriz, estará dando inicio mais uma festa dos Santacruzenses Ausentes. A festa começa com a apresentação da Orquestra Sanfônica de 8 Baixos e terá continuidade com o Maestro Forró da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, o grupo Fim de Feira, vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2009, na categoria Melhor Grupo Regional, entre outras atrações. Uma festa bonita que a cada ano trás a saudade e a novidade para a rua das centenarias gameleiras.


A Orquestra Sanfônica de 8 Baixos esclarece que só ira se apresentar durante a festa de São Miguel neste evento e não participará do Palco da Cultura Popular, devido a falta de comunicação por parte da prefeitura, que apesar de colocar o nome da Orquestra nos cartazes, só veio entrar em contato conosco às vésperas da apresentação.

Pedimos ao senhor prefeito que reveja a forma como esta sendo conduzida a politica cultural de nossa cidade, pois seu encaminhamento pelas pessoas as quais o senhor delegou esta função só esta causando desconforto à classe artística, e estes não tem legitimidade nenhuma junto aos profissionais da cultura de nossa cidade.


Sem mais, agradecemos a atenção de todos e contamos com a presença da sociedade santacruzense nesta grande festa da cultura que acontecerá em frente a Igreja Matriz, neste sábado, às 22 horas.


Gilberto Geraldo
Produtor da Orquestra Sanfônica de 8 baixos

Musa do Ypiranga

A terra das Confecções realiza hoje o concurso que vai eleger a musa do Ypiranga. O evento vai acontecer dentro da programação da festa dos padroeiros de Santa Cruz do Capibaribe, São Miguel e Senhor Bom Jesus dos Aflitos. A musa escolhida representará a cidade em eventos importantes, principalmente esportivos e irá participar do lançamento do livro "Memórias de uma Paixão em Azul e Branco" do radialista Marcondes Moreno, na sede do clube, dia 03 de outubro. O desfile para seleção da musa está sendo promovido pela Revista Zíper.

Inflação com ligeira alta em 2009


Texto de Paula Cleto

Do site Valor econômico



A inflação medida pelo IPCA deve acumular variação de 4,2% em 2009, conforme projeção feita no Relatório Trimestral de Inflação relativo a setembro, elaborado pelo Banco Central (BC). A estimativa é ligeiramente superior àquela contida no relatório anterior, de junho, quando a autoridade monetária previa IPCA de 4,1% para o acumulado deste exercício. A projeção segue, porém, abaixo do centro da meta definida pelo governo, de 4,5%.



Peças jeans eternizadas


O eterno romance do jeans com a moda teve início lá pelos idos de 1853. Se reinventando em todas as estações, o jeans se consolidou no mercado pela presteza em compor lucks modernos e arrojados. A calça jeans foi criada no intuito de beneficiar o homem em trabalhos ásperos e rudes. Hoje, a calça jeans é peça refinada em todos os guarda roupas.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dica de Leitura


Por Ilana Telma

LIVRO: Administração de Recursos Humanos
AUTOR: Jean Pierre Marras

Para a empresa funcionar bem é preciso contratar pessoas que saibam desempenhar as funções disponíveis corretamente. E para acertar na contratação, a empresa precisa ter um RH competente, que analise o candidato e não erre na escolha. E pensando nisso Jean Pierre Marras escreveu um livro que abrange os conceitos fundamentais de RH e a estrutura organizacional tradicional ( recrutamento e seleção, remuneração, benefícios, etc.) e ainda apresenta a administração estratégica de recursos. E tudo é exemplificado com estudos de casos reais. Um livro indispensável para quem é empresário.

Depois dos correios, é a vez de bancários cruzarem as mãos


Uol Notícias
Imagem retirada do site de Fábio Campana


Não bastasse os correios fazer greve, agora os bancários de diversos sindicatos pelo Brasil decidiram, em assembleias realizadas nesta quarta-feira (23), entrar em greve a partir desta quinta-feira por tempo indeterminado, tudo em decorrência de reajustes salariais que não acontecem e a população vai pagando pelo prejuízo.


Os trabalhadores de São Paulo (capital, Osasco e região), Rio de Janeiro (capital), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Brasília (DF) aderiram à paralisação. Também 19 Estados de todo o país seguiram a orientação do Comando Nacional dos Bancários e deflagraram a paralisação, entre eles estão Pernambuco, Bahia, Goiás, Pará e Maranhão.



Falta de respeito na política


O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), chamou o Ministro do Meio Ambiente de Veado e fumador de maconha. A polêmica se deu por que o chefe de estado quer criar uma área de plantação de cana de açúcar, onde não deve, pois o Estado possui leis que veda tal prática em algumas áreas. O ministro criou restrições ao plantio de cana na Bacia do Alto Paraguai, previstas no zoneamento agroecológico. Quando foi comentar a lei, o governador foi infeliz ao afirmar: "Eu corro atrás dele e o estupro em praça pública", caso o ministro viesse a participar da minimaratona ecológica que acontecerá nos próximos dias no Estado.



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Governador acelera obras de duplicação da BR-104


As obras de duplicação da BR-104 vão ganhar um novo ritmo a partir da semana que vem. O governador Eduardo Campos pediu ontem, ao visitar dois canteiros de obras da rodovia em Caruaru, que as empresas responsáveis toquem os trabalhos também no turno da noite. “Assim vamos gerar mais empregos e renda para o povo da região e diminuir o período de transtornos para a população”, justificou Eduardo.


O pedido foi atendido de imediato e já na próxima segunda-feira, dia 28, o segundo turno de trabalho será aberto. Com isso, a entrega da estrada, antes prevista para junho de 2011, deve acontecer ainda em 2010. “Já os trabalhos no trecho que corta Caruaru serão concluídos em abril, ao invés de junho do próximo ano, como estava previsto”, garante o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira.


As empresas Delta Construtora, Queiroz Galvão e Galvão Engenharia formam o consórcio responsável pelas obras. Além do restauro e da duplicação da pista, serão construídos dez viadutos para desafogar o trânsito de Caruaru e facilitar o acesso à rodovia - todos eles já em obras. As desapropriações também estão em ritmo acelerado. Até agora já foram pagos aproximadamente R$ 375 mil em indenizações às famílias.


A nova “Rodovia da Confecção” vai custar R$ 308 milhões em recursos divididos entre Orçamento Geral do Estado, Orçamento Geral da União e também do PAC. O trecho que será duplicado tem 51,4 km de extensão e vai da entrada da PE-160, no distrito de Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte, até a entrada da BR - 149 em Agrestina.


A rodovia tem hoje um fluxo diário de 12 mil carros. Recomenda-se no Brasil que, numa estrada de mão única, trafeguem no máximo oito mil carros/dia. Além de melhorar as condições de tráfego e segurança e aumentar para 25 mil o número de carros nos dias de feira e para 15 mil em dias normais.


Moradores, turistas e comerciantes do Polo de Confecções do Agreste, formado pelos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Caruaru e Agrestina serão beneficiados. As roupas fabricadas nesses municípios são vendidas em todo o Brasil e em alguns países da América do Sul. A produção estimada é de 57 milhões de peças/mês.


A BR-104 também vai interligar Pernambuco à Paraíba, via Campina Grande. “Essa rodovia liga todo o Polo de Confecções do Agreste, o mais importante do Nordeste brasileiro e que gera mais de 100 mil empregos. É um corredor que já merecia ser duplicado há algum tempo e, junto com o Governo Federal, que a inseriu no PAC, estamos conseguindo tirá-la do papel e transformá-la em realidade”, concluiu Eduardo, que visitou as obras em companhia do vice-governador e secretário de Saúde João Lyra Neto e do prefeito de Caruaru, José Queiroz.


Economia brasileira é bem vista lá fora


A economia brasileira se recupera a passos largos. Inúmeras agências internacionais que mesuram o grau de risco financeiro dos países estão indicando o Brasil para investidores de todas as partes do mundo. Dessa vez foi a Agência Moody’s recomendar o país para investimentos seguros. Outras agências como a Standard & Poor’s e Fitch já indicaram o Brasil no ano passado para investimentos estrangeiros. Para que isso seja possível, as organizações levam em consideração fatores como estado das contas públicas, internas e externas, marco regulatório e estabilidade política. Sem contar que com a descoberta do Pré sal, o País ira desfilar entre as cinco economias mais forte do mundo, a partir de 2010, segundo economistas.


Eleições 2010: a disputa pode ficar entre as mulheres


Cientistas políticos já vislumbram uma disputa acirrada em 2010, ao cargo número 1 do Brasil. As mulheres estão com tudo e deve ter três na corrida presidencial. Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e ao que tudo indica Heloísa Helena do PSOL. Segundo alguns analistas políticos a população pode ver nas mulheres a possibilidade de amenizar a corrupção no País.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CDL Santa Cruz do Capibaribe faz bonito na convenção e comparece a todos os eventos


A Federação das CDLs do Estado ofereceu um jantar à sua delegação, na noite de ontem (21). O local escolhido foi o restaurante Aleixo, na capital capixaba onde toda comitiva pernambucana, dentre eles os presidentes da CDL e CDL Jovem, Fábio Lopes e Isac Filho, que tão bem representam nossa entidade, pode degustar pratos deliciosos regado a um bom vinho.No segundo dia da convenção os presidentes das CDLs Jovens de todo Brasil participaram de uma reunião. Representando Pernambuco, os presidentes Isac Filho e Paula Costa, CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru – respectivamente.





Confira mais fotos no clicando aqui: http://fcdlpe.wordpress.com/

Programa de Orientação ao Candidato a Empresário – PROPRIO

Se o empreendedorismo já é notório na terra das Confecções, agora os jovens empresários farão acontecer ainda mais com o Programa de Orientação ao Candidato a Empresário – PROPRIO, oferecido pelo SEBRAE e promovido em Santa Cruz do Capibaribe pela CDL do município. A primeira turma já está tendo aulas na sede da entidade, sendo que o primeiro e o segundo encontros foram na semana passada, 17 e 18/09, e os demais ocorrerão nos dias 25/09 e 02/10 próximos. A CDL lembra que as vagas para cada turma são de 20 e quem não conseguiu garantir a sua presença nesse primeiro momento é só comparecer a sede e se inscrever!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Governo traz para PE fabricante de camisas da Seleção Brasileira


A tradicional camisa “canarinha”, usada pela Seleção Brasileira de Futebol, será produzida em Pernambuco a partir do ano que vem. O diretor-presidente do Grupo Neotêxtil (fabricante das roupas da Nike utilizadas pelo time), Sérgio Ibri, confirmou ao governador Eduardo Campos, sexta-feira, a instalação de uma nova indústria no município de Paulista, que já abrigou um importante polo têxtil na Região Metropolitana do Recife.

Em entrevista coletiva, Ibri explicou que a crescente demanda do segmento, provocada pela proximidade da Copa do Mundo de 2010, e a realização do mundial de futebol de 2014 no Brasil, motivaram a Neotêxtil a ampliar a sua produção. Ele enumerou os motivos que fizeram com que a empresa decidisse implantar sua nova fábrica em Pernambuco, como a política de atração de empresas praticada pelo Governo do Estado. “Paulista já possui tradição na indústria têxtil, por isso, encontramos na região uma mão-de-obra previamente capacitada.


A proximidade com a Petroquímica Suape e com o próprio porto, além das condições que o Governo do Estado nos ofereceu para implantar o empreendimento, foram fundamentais na nossa decisão”. A empresa vai investir R$ 150 milhões no empreendimento que será finalizado em 2012. Ao final do projeto, serão gerados 1.170 empregos diretos e outros 500 indiretos. Somente na primeira fase, a Neotêxtil injetará R$ 90 milhões na construção da fábrica, localizada numa área de 20 hectares.


Os primeiros 700 postos de trabalho serão abertos no início da operação da empresa, no segundo semestre do ano que vem. Na próxima semana, engenheiros vão visitar o local para dar início ao projeto.


O Governador frisou que a Neotêxtil se soma a outras empresas do segmento que estão chegando a Pernambuco, a exemplo da Unimetal, que anunciou a sua instalação em Timbaúba há 30 dias. “Apostamos na consolidação do Polo Petroquímico de Suape e hoje ele já está gerando empregos em outras áreas do Estado, dentro da nossa política de interiorização do desenvolvimento. Nós temos a certeza que a empresa, com sua capacidade de inovação, vai encontrar nas universidades pernambucanas, nos nossos centros tecnológicos parceiros importantes”, disse Eduardo.


A Petroquímica Suape será a principal fornecedora de matéria-prima para a empresa. Segundo Sérgio Ibri, serão adquiridas 38 mil toneladas de fios por mês, o equivalente a 25% da produção da Petroquímica. Cerca de 30% da produção da unidade serão voltados para a exportação, via Porto de Suape para a América Latina, Canadá, parte da Europa, Austrália e África do Sul. A unidade pernambucana será a segunda fábrica da empresa, que hoje opera na cidade de Americana, em São Paulo.


A planta contará com sete hectares de área preservada e vai fabricar 252 tipos de tecidos, entre mistos de algodão e poliamida, e tem capacidade de produção de 1,6 milhão de metros de tecidos por mês, seiscentos mil metros a mais que a planta paulista. Além da Nike, fornecedora oficial do material esportivo para a Seleção Brasileira, a Neotêxitl produz tecidos tecnológicos para outras marcas esportivas mundiais como Oakley, Puma e New Balance. São shorts, bermudas camisetas, jaquetas e outros artigos que utilizam a tecnologia para melhorar o desempenho dos atletas.


Portal Pernambuco

Vitória dá início a 50° Convenção Nacional do Comércio Lojista

Foi instalada solenemente neste domingo a 50° Convenção Nacional do Comércio Lojista, que acontece em Vitória-ES e tem a participação de distintas CDLs do País, dentre elas a Entidade de Santa Cruz do Capibaribe, sendo representada pelos presidentes Fábio Lopes, Isac Filho, Manoel Nunes e sua esposa Socorro Nunes.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente Roque Pellizzaro Junior, lembrou que é necessária a criação do nosso modelo de varejo e lançou o desafio que é conservar o modelo. "Vamos escutar, aprender muito, mas ensinar também".
Roque Pellizzaro Junior lembrou ainda que é necessário que cada lojista, que cada CDL e Federação deve marcar presença no Congresso Nacional, na Câmara de Vereadores e na Assembléia Legislativa para lutar pelas bandeiras do setor junto aos políticos.
Ele citou ainda as bandeiras atuais do setor, como cadastro positivo, shopping centers e cartão de crédito. Deste último o presidente da CNDL lembrou: "De 5 a 10% do faturamento dos lojistas vai para a indústria de cartão de crédito".

Santa Cruz do Capibaribe bem represntada em todas as reuniões da Convenção de Vitória - ES


Parte do Texto publicado no site da Convenção

A 1ª REUNIÃO DE PRESIDENTES DE CDLs JOVENS de todo Brasil, realizada na 50ª convenção, no Espírito Santo teve a participação do Presidente da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe, Isac Filho e é uma oportunidade para os presidentes trocarem experiências e traçarem as diretrizes de atuação das CDLs Jovens de todo o país nos próximos anos. Realizado pela Coordenação Nacional da CDL Jovem e com apoio da CDL Jovem Capixaba, o encontro tem como expectativa reunir cerca de 50 pessoas, entre presidentes, vice-presidentes, coordenadores nacionais ou representantes das CDLs Jovens.

Para o presidente da CDL Jovem Capixaba, Leonardo Krohling, esse será um importante passo para que as entidades possam atuar ainda mais juntas e alinhadas. “É preciso falar a mesma linguagem. Definir padrões criando, por exemplo, modelos nacionais para projetos e até mesmo para a identificação da entidade, já que atualmente existem algumas diferenças”, explica Leonardo.

Durante o encontro, haverá ainda a apresentação dos dois melhores projetos das CDLs Jovens. Uma banca formada pela Coordenação Nacional será responsável pelo julgamento dos trabalhos. As informações sobre as inscrições estarão disponíveis no site da 50ª Convenção. Poderão participar projetos em diferentes áreas de atuação. O 1º Encontro da CDL Jovem será realizado no dia 21 de setembro, das 8h30 às 12 horas.
O Presidente da entidade jovem da terra das confecções estará participando de mais uma reunião promovida pela convenção que tem por objetivo fortalecer o movimento empresarial jovem e disseminar a cultura do empreendedorismo. Com esse objetivo, a Coordenação Nacional da CDL Jovem, com o apoio da CDL Jovem Capixaba, vai realizar, no dia 22 de setembro, durante a programação da 50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, o 10º Encontro Nacional da Câmara de Desenvolvimento Lojista Jovem (CDL Jovem).
E para motivar e ensinar os jovens empresários a enfrentarem as dificuldades do dia a dia, a CDL Jovem confirmou a presença do especialista em Marketing e presidente da Repense Comunicação, Otávio Dias, que vai falar sobre “Marca – A importância da sua valorização para o negócio”.
Confiram outros eventos AQUI!

Encontro das CDLs do Estado

Com o intuito de melhorar cada vez mais os seus serviços prestados ao lojista santacruzense, a CDL local participou do encontro da CDLs do Estado, na última sexta feira, 18/09, em Recife para ver as novidades em relação ao SPC. O evento foi pautado na apresentação do novo sistema do Sistema de Proteção ao Crédito que passará a ser usado brevemente, tornando as transações comerciais dos associados muito mais seguras. Confira as fotos das representantes da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Katyane Michele e Nazaré Alves.



Nova turma para o curso de qualidade no atendimento promovido pela CDL


A CDL Santa cruz do Capibaribe promove mais um curso na área de atendimento. O curso tem como objetivo oferecer aos participantes ferramentas de comunicação e gerenciamento de relações, que possibilitem uma atuação efetiva e satisfatória junto aos clientes externos, internos e fornecedores. O público alvo será composto por empresários e profissionais que mantém contato direto com clientes.O curso visa atingir explanar desde o bom atendimento ao cliente até a aferição da satisfação dos mesmos. A facilitadora do curso será a Psicopedagoga Mariza Sarinho Viana.


Conteúdo abordado


Bem tratado ou bem atendido?;

Momentos da verdade das empresas;

O perfil do profissional de atendimento;

Habilidades essenciais do profissional de atendimento;

Os sete pecados do atendimento;

A fórmula da satisfação do cliente;

Agregar valor gera encantamento do cliente e pode gerar diferencial competitivo;

Como lidar adequadamente com queixas, reclamações e clientes agressivos;

Escada da lealdade;Fidelização de clientes;

CRM (Customer Relationship Management);

Tratamento de reclamações;

Medindo a satisfação do cliente.


Serviço:


Período: 06 a 09 e 13 de outubro 2009

Horário: 19:00 às 22:00
Local: CDL Santa Cruz do Capibaribe

Informações: 3731-2850
Investimento: R$ 55,00

Comunicado



Convidamos toda sociedade Santacruzense a participar das comemorações do dia do Contador, a realizar-se na Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, no dia 21 e 22 de Setembro, próxima segunda-feira, às 19h, realizaremos um evento que trata-se de uma atividade de pesquisa onde os alunos foram às comunidades de Santa Cruz do Capibaribe investigar através de formulários pré-elaborados com perguntas a respeito dos problemas identificados na comunidade em diversos bairros. A pesquisa identificou também quais seriam as obras e ações prioritárias junto a Prefeitura Municipal para sua comunidade.


Após a pesquisa os alunos criaram programas de governo que será encaminhado para o Poder Executivo com as alternativas para solucionar estes problemas, inclusive em relação a custos. Ao final cada equipe no total de quatro montaram maquetes reproduzindo a solução dos problemas identificados nas comunidades dando o efeito visual e no dia 22 realizaremos a palestra sobre A Nova Lei das Sociedades Anônimas, no intuito de prestigiar a classe profissional e ainda viabilizar a atualização de alunos de Ciências Contábeis, Contabilistas, Empresários e demais interessados.


Francineide Lima
Coordenadora do curso de Ciências Contábeis




Santa Cruz do Capibaribe, 21 de Setembro de 2009.


Realização:












Apoio:






CRC – Conselho Regional de Contabilidade