Topo

Topo

sábado, 31 de julho de 2010

Missão Empresarial: CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe visita Porto Digital em Recife

A Tecnologia em Softwares do Porto Digital foi o tema da Missão Empresarial da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe, na manhã desta sexta-feira (30). A comitiva se reuniu na sede da entidade santa-cruzense e viajou ao Recife para conhecer de perto como funciona o aparato tecnológico produzido no Porto Digital.


Na chegada, os diretores foram recepcionados pela Gerente de Projetos do Porto, Joana Cavalcanti que na ocasião apresentou como funciona toda estrutura do Porto e como as empresas são encubadas dentro da estrutura para poder funcionar. “Nós trabalhamos em cima de projetos. Hoje, aqui no Porto funcionam 130 empresas de softwares que desenvolvem produtos tecnológicos para empresas de todo Brasil, inclusive para o Governo Federal”, explicou.



Joana explicou ainda, que a administração dessas 130 empresas que funcionam no Porto não são administradas por eles, mas pelos próprios donos das empresas. “O Porto oferta apenas a o suporte de funcionamento para a empresa, como espaço e divulgação. A partir do Projeto, a gente pega a empresa e damos suporte durante um ano e meio, até que a empresa comece a se desenvolver por si só”, afirmou.

Um dos projetos que mais chamou a atenção da comitiva foi o Projeto Porto Desembarca. “Pernambuco tem hoje 12 Arranjos Produtivos Local – APLs. A ideia é que nós do Porto levemos uma caravana para mostrar aos empresários desses APLs a importância de se aplicar tecnologia em suas empresas. No Polo de confecção, nós fomos até Toritama em conjunto com o SEBRAE Caruaru”, concluiu Joana.
Na comitiva da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe, também estavam representantes da CDL Jovem de Caruaru.





quinta-feira, 29 de julho de 2010

CDL Jovem visita mais uma escola e palestra sobre a educação no Trânsito


Os jovens empreendedores e diretores da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe estiveram levando ao conhecimento dos estudantes da Escola Padre Zuzinha, na noite desta quinta-feira (29), as estatísticas quanto as vítimas de trânsito na cidade.

Com parceria da Secretaria de Defesa Social e da Guarda Municipal, os meninos da CDL Jovem já percorreram várias escolas e se mobilizaram pelo centro da cidade propagando panfletos e adesivos para fazer os usuários do trânsito da Terra das Confecções entender que sempre se pode fazer melhor.

Os alunos da Escola Padre Zuzinha pararam para ouvir a palestra proferida pelo Guarda Municipal, Valter que acompanha a CDL Jovem em suas apresentações.




CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe é destaque na imprensa Nacional


Que a CDL Santa Cruz do Capibaribe é uma entidade séria e dedicada ao empresariado, isso não é novidade para ninguém. Diante de tanta dedicação a CDL tem ganhado destaque em diversos tipos de mídia, tanto local como nacional. No 1º Encontro de Comunicação das CDLs do Estado de Pernambuco, a entidade foi lembrada pelo presidente da Federação, Eduardo Catão. As ações da entidade de Santa Cruz do Capibaribe figuram em matéria no site do SPC Nacional.

>>Confira a matéria na íntegra, clicando aqui!




Trânsito: CDL Jovem prossegue com a campanha

A Campanha de educação no Trânsito de Santa Cruz do Capibaribe, promovida pela CDL Jovem da cidade teve mais uma mobilização na manhã desta quinta-feira (29). Os meninos, desta vez foram para a avenida central do município, Avenida 29 de Dezembro e fizeram a panfletagem e postaram adesivos nos veículos.

A sociedade de um modo em geral tem acreditado na campanha e achado interessante a ideia da entidade jovem. A parceria com a Guarda Municipal continua, e os rapazes da GM tem feito um bonito trabalho junto a diretoria jovem da CDL. A Campanha vai até o próximo dia 05 de agosto. Hoje a noite, a CDL Jovem vai à Escola Padre Zuzinha para demonstrar os dados da violência no trânsito e mostrar que um trânsito melhor é possível.




Segurança Pública é discutida pela CDL Santa Cruz do Capibaribe

A sétima assembleia da CDL Santa Cruz do Capibaribe teve como tema a questão da segurança pública e o aumento da violência no município. A Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade realizou uma pesquisa no primeiro semestre deste ano, onde levantou dados preocupantes referente a arrombamentos e assaltos aos empreendedores locais.


A reunião foi aberta pelo Presidente Fábio Lopes que saudou as autoridades convidadas para discutir o tema e pediu que o Diretor de Empreendedorismo e desenvolvimento da entidade, Bruno Bezerra apresentasse os dados da pesquisa aos presentes.

Em seguida foi formado a mesa de autoridades, dentre elas o Juiz da cidade, Dr. Tito Lívio, o Secretário de Defesa social, Coronel Alves, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Aragão e o Cronista Policial, Maurício Sobrinho. O Delegado da cidade, Dr. Márcio Cruz, o Major da PM, Jailton Oliveira e o representante do Ministério Público não compareceram. Sendo que, depois que iniciou a reunião, chegou um representante da PM, Tenente C. Roberto.

Em relação a parcerias, o presidente da entidade Fábio Lopes reafirmou o compromisso da CDL em firmar parcerias que engrandeçam o desenvolvimento da sociedade como um todo. O Juiz, Dr. Tito relatou que muitos desses arrombamentos e pequenos furtos estão diretamente ligados as drogas. Ele falou que dentro desses trabalhos tem a questão da prevenção. “Está sendo desenvolvido um projeto da liberdade assistida, onde serão escolhidas pessoas voluntárias para acompanhar os menores infratores no seu dia a dia. Este trabalho consiste em uma pessoa apadrinhar esse menor e ficar de olho no que ele anda fazendo, se está indo a escola, como está se comportando em casa, dentre outras ações”, explicou.

O Juiz elogiou o trabalho da Guarda Municipal. “A Guarda tem feito um trabalho importante, mas precisa ser reconhecida pela sociedade. É preciso que se olhe o trabalho dos meninos com respeito e passe a acreditar neles”. A reunião foi encerrada com a proposta de um novo encontro, onde possa ter representantes de todas as esferas do poder.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um pequeno vencedor: o ciclista Matheus Henning ostenta títulos de gente grande

Prestes a fazer apenas 12 anos, o pequeno piloto de bicicross Matheus Henning já disputou inúmeros campeonatos pelo mundo afora. São mais de 180 troféus que mal cabem na estante da sala. Matheus é Campeão por onde passa. Já disputou títulos internacionais e sempre tem seu pai Moisés como grande aliado.

Matheus agora está em preparação para disputar a Copa do Brasil de Bicicross entre os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, em Feira de Santana na Bahia. Nesse evento, o qual Matheus já é campeão, ele vai disputar para segurar o título.

Moisés, o pai de Matheus não esconde o orgulho que tem do filho, e luta por patrocínios que cubram as despesas das viagens. A CDL Santa Cruz do Capibaribe é uma das entidades que apoiam o garoto. “A CDL sempre está de portas abertas para nos ajudar. O presidente Fábio Lopes é muito sensível às causas sócio-educativas”, agradeceu.

Além de sonhar com o filho sempre no pódio, Moisés sonha também em contribuir com as causas sociais. O sonho dele é fundar uma escolinha de Bicicross, onde ele possa ensinar a crianças carentes a arte do esporte.

Lei de Incentivo ao Esporte

No entanto, Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade pujante onde há mais possibilidades de se investir em atletas. O Esporte contribui para a educação das pessoas. Para as empresas que patrocinam o esporte, a lei de incentivo ao esporte reza que esta empresa tem abono de 4% a 6% no Imposto de Renda.



Comunicado da direção do Supermercado Bonanza


A direção do Supermercado Bonanza comunica que está recebendo currículos para admissão de funcionários para a unidade que irá ser inaugurada em Santa Cruz do Capibaribe. Os currículos devem ser entregues na ASCAP, que funciona na Avenida 29 de Dezembro, em cima da loja da Motorac. Portanto, se você está desempregado ou até mesmo querendo mudar de emprego, deixe o seu currículo na ASCAP e aguarde. Em breve Santa Cruz terá um dos melhores supermercados da região!


Fiscalização do ponto eletrônico terá início em 26 de agosto

Fonte: CNDL

A fiscalização do SRPE (Sistema de Registro Eletrônico de Ponto) começa no próximo dia 26 de agosto. Instrução normativa publicada nesta terça-feira (27) no DOU (Diário Oficial da União) estabelece os procedimentos que serão observados pelos auditores fiscais do trabalho.

O documento prevê que, no caso da fiscalização do REP (Registrador Eletrônico de Ponto), a dupla visita dos auditores será formalizada em notificação que fixará prazo de 30 a 90 dias, definido pelo fiscal do trabalho, que deverá apresentar um relato da situação encontrada na empresa.

Caso a empresa não tenha regularizado o REP no prazo, o empregador será autuado e os autos de infração serão enviados para o Ministério Público do Trabalho.

Documentos

A instrução ainda define o que deve ser verificado no SRPE pelos auditores fiscais do trabalho durante as visitas, os documentos que devem ser recolhidos e as funcionalidades dos equipamentos.

Entre os documentos que o empregador deve apresentar, estão o Termo de Responsabilidade e Atestado Técnico emitido pelo fabricante do Programa de Tratamento de Registro de Ponto utilizado, o Termo de Responsabilidade e Atestado Técnico emitido pelo fabricante do REP; e Espelho de Ponto Eletrônico emitido pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto.

A empresa também deve fornecer o Arquivo de Fonte de Dados Tratados e o Arquivo de Controle de Jornada pra Efeitos Fiscais. O auditor irá conferir o modelo do REP utilizado pela empresa na página do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) na internet.

Fraude

O profissional verificará se o equipamento está emitindo e disponibilizando o comprovante para o empregado e o livre acesso do auditor à Memória do Registro de Ponto. O auditor poderá identificar irregularidades como a ausência ou redução de intervalos de jornada, realização de horas-extras além do permitido ou sem remuneração devida, concessão de descanso semanal, entre outras.

Caso seja comprovada a adulteração de horários marcados pelo trabalhador ou dispositivos que permitam a alteração dos dados, o fiscal apreenderá documentos e equipamentos necessários para comprovação da irregularidade e copiará arquivos eletrônicos.

Ele ainda deve elaborar um relatório sobre o fato, com os autos de infração lavrados e a documentação apreendida, que serão encaminhados à chefia técnica e, posteriormente, ao Ministério Público do Trabalho e a outros órgãos, para providências.







Mais tempo para o ponto eletrônico

Fonte: Diário de Pernambuco
on line

De forma disfarçada, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esticou por até 90 dias o prazo para as empresas adotarem o Registrador Eletrônico de Ponto (REP). Na Instrução Normativa (IN) nº 85 publicada ontem no Diário Oficial da União, o MTE permite a "dupla visita" dos auditores fiscais do trabalho antesda autuação da empresa.

Na prática, o fiscal vai estipular um prazo de 30 a 90 dias para a instalação do novo relógio. A medida foi adotada porque os empresários reclamaram da dificuldade de atender às novas exigências da Portaria 1.510 que entrará em vigor no próximo dia 26 de agosto. Além disso, falta equipamento no mercado para suprir a demanda estimada de 8 milhões de máquinas, cujo custo pode chegar a R$ 4 mil.

Mesmo com a figura da "dupla visita", os auditores do MTE iniciam a fiscalização da Portaria 1.510 a partir de 26 de agosto. É o que garante o superintendente-adjunto da SRT-PE, Mário César Carvalho: "Nossos auditores já estão sendo treinados e vão começar as visitas às empresas quando a portaria entrar em vigor". Ele explica que houve a flexibilização do prazo, porque as empresas pediram tempo maior para se adequarem ao novo software e a aquisição do equipamento. Segundo Carvalho, caberá ao fiscal estipular um prazo para a segunda visita, o que vai depender da situação de regularidade da empresa.

>>Leia mais





terça-feira, 27 de julho de 2010

Aviso da CDL Santa Cruz do Capibaribe


A CDL Santa Cruz do Capibaribe comunica aos inscritos no curso de culinária que seria realizado entre 21 e 23 de julho, que devido a problemas de reforma na entidade, o curso foi adiado para os dias 04, 05 e 06 de agosto.

A entidade pede a compreensão de todos e reafirma o compromisso com você. Portanto, não esqueça! No início de agosto o curso será apresentado na CDL e a carga horária e cronograma permanecem o mesmo.


Curtas da CDL Santa Cruz do Capibaribe

Campanha do Trânsito

A Campanha do trânsito da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe tem gerado mídias em todo Estado. A TV Asa Branca veio cobrir o início da Campanha e o JC on line registrou o movimento dos meninos empreendedores da Terra das Confecções. A CDL Jovem também foi muito elogiada pelo presidente da Federação das CDLs de Pernambuco, Eduardo Catão. A campanha segue até o dia 05 de agosto. Além da adesivação nas vias da cidade, a diretoria da entidade jovem está indo às escolas conscientizar os estudantes quanto ao respeito as leis de trânsito.

Sinalização a vista!

Coincidentemente, na semana em que a CDL Jovem começou a Campanha do trânsito, alguns semáforos começaram a ser postos na cidade. Alguns dos pontos críticos no trânsito de Santa Cruz do Capibaribe, a entrada da cidade e o giradouro já foram colocados os postes onde serão disponibilizados os semáforos. Na entrada da cidade, alguns acidentes com vítimas fatais já foram registrados. No giradouro, em horários do pico o local fica quase intransitável, pois o volume de veículos é muito intenso.

Missão Empresarial

Na próxima sexta-feira (30), a CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe fará mais uma missão empresarial. Repetindo o sucesso da missão ao Porto de SUAPE, os meninos empreendedores agora irão ao Porto Digital em Recife. A Missão terá como ponto de concentração na sede da entidade e quem almeja ir, deve entrar em contato com a CDL pelo telefone: 81-3731-2850 e reservar a sua vaga.

Convenção das CDLs

A CDL Santa Cruz do Capibaribe está irá participar da 22ª convenção estadual das CDLs de Pernambuco que vai acontecer entre os dias 12 e 15 de agosto na cidade de Garanhuns. Palestrantes como Rogério Caldas e Roque Pellizzaro, Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL fazem parte do rol de atrações. Ainda há tempo de participar. Entre em contato com a CDL Santa Cruz do Capibaribe e faça a sua inscrição.

Ministério da Justiça avalia proposta que endurece regras do cadastro positivo

Texto de Deco Bancillon
do On line negócios

Está em análise pelo governo proposta que endurece as regras do chamado cadastro positivo, espécie de banco de dados pelo qual instituições financeiras poderão avaliar o risco de conceder crédito a um consumidor com histórico de mau pagador.

Segundo apurou o iG, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, estuda apoiar pelo menos parte das propostas defendidas pelas entidades de avaliação de risco, que querem vetar emendas aprovadas pelo Congresso que tornam o cadastro positivo mais brando para o consumidor.

O pedido foi feito a Barreto há cerca de três semanas, durante reunião com representantes das três maiores entidades de gestão de risco do país, entre as quais Serasa Expirian, Equifax e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Os empresários querem a revogação das emendas que, segundo afirmam, colocam em risco a eficácia do cadastro positivo. Pelo projeto em tramitação no Congresso, não poderão ser incluídos no cadastro débitos de serviços públicos, como água, luz e telefone, além de contas com valor inferior a R$ 60,00.

Outro ponto que desagrada às empresas de avaliação de risco trata da inscrição do devedor no cadastro negativo. Conforme propuseram os parlamentares, o consumidor só poderá ter seu nome sujo se confirmar estar ciente da dívida. Isso, porém, tem de ocorrer com o envio de uma carta com a opção de confirmação de recebimento pelo destinatário, algo que as empresas consideram desnecessário e caro do ponto de vista operacional.




O SPC faz 55 anos fortalecendo cada vez mais o movimento Lojista brasileiro


Fermento nos negócios

Fonte: CNDL

O receio de investir em um mercado dominado por grandes empresas não foi um problema para eles. Laércio Cosentino apostou na fabricação de softwares, montou a Totvs e optou por disputar mercado com as grandes empresas do setor como a Oracle e a SAP. David Neeleman também não teve receio em investir em aviação comercial no País diante do duopólio TAM e Gol e montou a Azul Linhas Aéreas. Os dois empresários estão entre os executivos mais influentes do País e o que eles têm em comum é que souberam identificar oportunidades mesmo em áreas altamente competitivas, investiram nelas e construíram empresas com grandes diferenciais de mercado. Cosentino e Neeleman deram dicas a empreendedores e contaram suas histórias na oitava edição da Expogestão, congresso sobre práticas de gestão empresarial realizado recentemente em Joinville (SC).

Cosentino, que é formado em Engenharia Eletrônica pela USP, começou a trabalhar no ramo de tecnologia da informação na década de 1970 como estagiário da Siga, empresa especializada em processamento de dados. Fascinado com o potencial de crescimento do mercado de microcomputadores, Cosentino resolveu abrir, junto com o antigo chefe, a Microsiga, em 1983, para fabricar softwares de gestão para pequenas e médias empresas, uma área até então promissora. Em 1989 transformou a empresa em uma franquia e, dez anos depois, trouxe o fundo de investimento Advent para o negócio.

Com a expansão da marca, Cosentino, que antes dividia o tempo entre programar softwares e administrar a empresa, optou por se dedicar à ampliação do negócio. Adquiriu as concorrente s Logocenter, RM Sistemas, Midbyte, BCS e Datasul, unificou as empresas através da marca T­o­tvs e fez a abertura de capital do negócio. A empresa, hoje a sétima maior produtora de software do mundo, é responsável por 49% do mercado brasileiro de sistemas empresariais de gestão e está presente em 23 países. “Nosso crescimento se deu em fases. Depois da fundação da empresa, tivemos que discutir e definir o genoma empresarial do negócio, estruturar a marca para ser uma líder e depois para que alcançássemos o reconhecimento global.”

Para transformar a marca em uma referência, Cosentino precisou incluir em sua estratégia ferramentas que possibilitassem que as diferentes empresas adquiridas pela marca trabalhassem de forma sinérgica. “No momento em que nós estamos fazendo uma aquisição, não discutimos apenas o negócio, é preciso pensar em como vamos integrar as diferentes equipes.” Nesses casos, ele afirma que conhecer muito bem a empresa que se pretende adquirir costuma ajudar no processo e que, quanto mais a cultura das organizações for semelhante, mais fácil é criar mecanismos para integrá-las. Cosentino explica que na Totvs foram realizados diferentes tipos de aquisições. Há casos em que se planejava a fusão cerca de 10 anos antes de o negócio ser fechado e o processo de integração foi rápido, e outros quando o contrato foi assinado em 15 dias e demorou cerca de dois anos para que as empresas trabalhassem de forma sinérgica.

Com mais de 25 mil clientes e faturamento bruto anual superior a R$ 1 bilhão, Cosentino considera que suas conquistas só foram possíveis com criatividade, disposição a risco e com a constante busca por resultado. “Fazer o negócio se superar é continuar empreendendo. Não basta fazer o que todo mundo faz.” O empresário afirma que é possível aprender a empreender e faz até um cálculo: 25% do que é necessário para ser um empreendedor pode ser ensinado como, por exemplo, ensinar alguém como se comportar em uma reunião; 33% é possível de ser aprendido no dia a dia; e 42% vêm da habilidade do empreendedor em gerir o negócio. Ele não considera que haja apenas uma única forma para se tornar competitivo, mas considera ser importante trabalhar para perceber o mercado e para ser percebido.

David Neeleman descobriu em pouco tempo como ser reconhecido. Ele montou, em 2008, a Azul Linhas Aéreas e em dois anos de trabalho fez de sua empresa a quarta companhia que mais transporta passageiros no País. A entrada da Azul no mercado deu origem a um novo fenômeno – o de crescimento das companhias aéreas de pequeno porte e o aumento da participação delas no mercado. Pelas estimativas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a TAM teve 40% do total de passageiros transportados dentro do País em maio de 2010, abaixo dos 44% registrados no ano passado, seguida pela Gol com 40% (que no mesmo período do ano passado representava 42% do mercado). Em terceiro lugar ficou a WebJet com 6% de market share e a Azul aparece com 5% do mercado doméstico.

O empresário começou investindo em aviação comercial nos Estados Unidos e no Canadá, onde fundou as empresas JetBlue Airways, Morris Air e WestJet. Ele colocou o Brasil em seus planos quando percebeu que havia no País pouca segmentação de mercado. “Da forma como as companhias brasileiras vendiam passagem, não tinha sentido comprar com antecedência o bilhete. Além disso, a maior parte dos voos oferecidos obrigava o passageiro a fazer conexão porque não havia voos diretos, até mesmo entre capitais.”

>>Leia o texto completo na página da CNDL!





segunda-feira, 26 de julho de 2010

Diretor da CDL Caruaru assume vice-presidência do Sindloja da cidade

O diretor de patrimônio da CDL Caruaru, Newton Montenegro, foi empossado no último dia 15, como vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja).

Michel Jean Wanderley, novo presidente, e Newton Montenegro assumiram os cargos em uma solenidade prestigiada por autoridades, representantes de entidades e lojistas da cidade.

O lojista e empresário Newton fez a leitura do juramento em nome dos novos membros da diretoria, que ficarão no cargo até 2014.

Com informações da Assessoria da CDL Caruaru





Cartão Consulta Fácil: um serviço oferecido pela CDL Santa Cruz do Capibaribe

O cartão consulta fácil do SPC é oferecido pela CDL Santa Cruz do Capibaribe e atende aos pequenos empreendedores com um número reduzido de consultas mensal. Com o cartão, o comerciante pode ter acesso ao banco de dados do Sistema de Proteção de Crédito nacional de pessoas físicas que estejam inadimplentes no comércio.

Comprando este cartão, o pequeno lojista, além de fazer a venda segura por meio de consultas ao SPC, ele ainda pode confirmar dados dos clientes como, endereço, telefone, informações sobre cheques sem fundo, roubados ou sustados e extraviados em todo Brasil.

Para obter este cartão, o lojista deve se dirigir até a CDL Santa Cruz do Capibaribe, na Rua Júlia Aragão, 249 – centro.

Mais informações: 81-3731-2850



Comércio do Nordeste cresce 7% na primeira quinzena de julho

Fonte: SCP Nacional

Com crescimento na primeira quinzena deste mês em torno de 7%, sobre julho de 2009, o comércio de Fortaleza já se prepara para o Dia dos Pais, em agosto, antes mesmo do término das férias. O resultado prévio, que projeta incremento da mesma ordem para o mês inteiro, foi antecipado na manhã de ontem, pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro, durante solenidade de prestação de contas do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), ao Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi. Segundo ele, apesar do recuo das vendas do comércio, sobretudo de produtos eletroeletrônicos, após a derrota da seleção brasileira de futebol na Copa da África do Sul, a expectativa é otimista. Pinheiro explica que, se por um lado, os consumidores se retraíram às compras de televisores e vídeos, por outro lado, cresce agora, a procura por confecções e calçados, presentes mais ofertados no Dia dos Pais. O otimismo tem por base projeção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que prevê aumento nas vendas do comércio para a festividade de 6%.

Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro, o crescimento maior das vendas deve ocorrer na região Nordeste e a menor na região Sul. "Os itens mais vendidos devem ser vestuário, calçados e perfumaria. Esses itens somados devem perfazer mais de 60% das vendas", aponta Pellizzaro.

Planseq

Na oportunidade, em breve cerimônia, Honório Pinheiro e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza), Freitas Cordeiro, apresentaram a Carlos Lupi um relatório consolidado de todas as ações da CDL relativas ao Planseq do Comércio e dos Serviços, em 2009. Por meio do programa, uma parceria do MTE, CDL e Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), foram capacitados 1.518 jovens, dos quais 33%, ou 501 pessoas, já estão empregados, inseridos no mercado formal de trabalho na capital. "São pessoas que vêm de um universo de jovens que não tinham qualificação e que estavam desempregadas", ressalta Freitas Cordeira, ao destacar a importância do Planseq. Conforme disse, os beneficiados "são pessoas com base de conhecimento muito heterogêneas", que precisam ser capacitadas para atender uma demanda crescente de serviços.

Alerta

"Empregos existem, mas as pessoas não estão preparadas", alertou Cordeiro, ressaltando o desafio da qualificação diante da proximidade e das oportunidades da Copa de 2014. "Além dos trabalhadores, nossos empreendedores precisam ser advertidos do quanto as empresas necessitam avançar tecnologicamente para se habilitarem para esse momento", destacou.





sábado, 24 de julho de 2010

Primeiro encontro de Comunicação das CDLs de Pernambuco tem saldo positivo

O Encontro de Comunicação das CDLs de Pernambuco aconteceu na cidade de Caruaru, nesta sexta-feira (23), na sede da entidade da Capital do Forró. O evento contou com a participação da analista de Comunicação do SPC Nacional Thaís de Jesus e da assessora de imprensa da CNDL, Lívia Villela. Ambas, em suas apresentações demonstraram como acontece a comunicação das duas entidades e as ferramentas de propagar os serviços pelo Brasil afora.


O evento foi realizado pela Federação das CDLs do Estado – FCDL-PE, onde na oportunidade o Gerente de relacionamento, Michel Souza e o assessor de imprensa Rhuan Torres mostraram como acessar os serviços da Federação e falaram quanto a necessidade de está motivado para desenvolver bem os trabalhos dentro das CDLs espalhadas pelo Estado. O Presidente da FCDL, Eduardo Catão disse que a maioria das pessoas tem o SPC como vilão. “Mas, vilão é quem compra e não paga”, destacou.





O encontro ocorreu durante todo o dia. Ao final, Rhuan Torres destacou o bom trabalho da CDL Santa Cruz do Capibaribe. Falou da Campanha do trânsito realizado pelos meninos da CDL Jovem. O presidente da FCDL Eduardo Catão parabenizou a CDL da Terra das Confecções pelo bom desenvolvimento na comunicação da entidade.


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pesquisa estima aumento de vendas do varejo de até 6,5%

Fonte: CNDL

O percentual refere-se ao trimestre vigente. A estimativa é calculada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas por seus associados, e assim gera o IAV (Índice de Antecedente de Vendas). O crescimento esperado para julho é de 5,6% nas vendas, para agosto o índice esperado é de 6,2% e para setembro, de 6,5%.

No entanto, a alta não é tão expressiva como aconteceu no primeiro trimestre do ano. A evolução foi de 10,4 % em janeiro, para 15,7% em março. O que explica essa redução do ritmo de crescimento é o fim dos estímulos governamentais – como o fim do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzido – e a expectativa quanto à alta na taxa de juros.







Comprometimento da renda dos brasileiros com prestações cresce

Fonte: SPC Brasil

O comprometimento da renda dos brasileiros com prestações está em crescimento. Dados da Tendências Consultoria mostram que, em maio deste ano, 26,3% da renda dos brasileiros estava comprometida com o pagamento de prestações. Em abril, 25,9% da renda estava comprometida e em maio do ano passado o percentual estava em 25,8%. A perspectiva da consultoria é de que, em dezembro, esse percentual seja o maior de todo o ano, em torno de 28%.

Os dados têm como base as informações divulgadas pelo Banco Central sobre prazo de pagamento e taxas de juros de algumas linhas para pessoa física. Além disso, a consultoria leva em consideração a evolução da massa de rendimento dos trabalhadores, calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e a massa de rendimentos previdenciários.

De acordo com o economista da consultoria, Alexandre Andrade, desde março o comprometimento está subindo e o maior acesso ao crédito e o encarecimento dele no curto prazo, devido aos aumentos da Selic, são os principais motivos. “As condições de crédito sofrem algumas oscilações”, afirma o economista. “O aumento da taxa Selic se traduz em aumento nas taxas finais cobradas pelos bancos e eles repassam aos consumidores esse aumento”, explica.

Mercado de trabalho e renda
Embora a Selic seja um fator que pode aumentar ou recuar a demanda por crédito por parte dos consumidores, pois influencia no custo final dos financiamentos, o comprometimento da renda tem no mercado de trabalho e na renda suas principais influências. Esse comprometimento, segundo Andrade, poderia ser bem maior não fosse o bom cenário econômico pelo qual o País passa. “As condições no mercado de trabalho continuarão favoráveis e a gente deve observar ainda um crescimento de emprego e renda”, acredita o economista.

O cenário favorável e o crédito fácil estão fazendo os consumidores comprar mais a prazo e isso fará com que a curto prazo o endividamento suba. Contudo, esse aumento não deve fazer com que as taxas de inadimplência evoluam a níveis insustentáveis. “A inadimplência não deve fugir do controle e nem se traduzir em fator de preocupação”, diz o economista.

Crédito
Se as condições de renda dos trabalhadores estão melhores, por que não comprar à vista? “O crescimento da renda permite que o consumidor tenha acesso a bens que ele não tinha antes. Mas dependendo do valor do bem, ele só terá acesso se tomar crédito”, lembra Andrade.

O consumo, ainda que menor nos próximos meses, ainda fará do crédito um instrumento para muitos consumidores. E mesmo que ele fique mais caro, ele deve continuar crescendo. “Em 2003 e 2004 o crédito representava muito pouco em relação ao PIB e ele ganhou uma importância muito grande nos últimos anos”, lembra Andrade. “Com isso, é natural que o comprometimento da renda suba na medida em que a importância do crédito aumenta”, reforça.

Com ou sem endividamento, o certo é que o crédito não deve parar de crescer mesmo com a economia em desaquecimento. “As classes mais baixas estão começando a utilizar esse instrumento agora. Ainda tem muito caminho a ser percorrido e há muito espaço para crescer nos próximos anos”, diz Andrade. Para se ter uma ideia, a relação crédito e PIB está em torno de 45% hoje.




Micro e pequenas quitam 95,4% de suas dívidas

Fonte: Site O Confeccionista

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas no primeiro semestre deste ano alcançou o maior nível para o período desde 2006, de 94,9% dos pagamentos feitos à vista ou com até sete dias de atraso, informou a Serasa Experian.

Somente em junho, a pontualidade dos pagamentos foi constatada em 95,4% dos pagamentos, maior percentual mensal do indicador desde janeiro de 2006, quando a Serasa passou a apurar os dados. O valor médio dos pagamentos em dia feitos em junho recuou 3% em relação a maio, para R$ 1.495,36, e declinou 2,5% comparado a junho de 2009.

A entidade prevê que a pontualidade dos pagamentos das empresas de pequeno porte deve seguir elevada no segundo semestre.

Para a pesquisa, foram consultadas cerca de 600 mil pessoas jurídicas com faturamento líquido de até R$ 4 milhões por ano, segundo a entidade.




quinta-feira, 22 de julho de 2010

CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe inicia Campanha educativa no trânsito da cidade



A CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe deu início na manhã desta quinta-feira (22), a mais uma das suas campanhas. Repetindo o sucesso da Campanha de doações de livros, os meninos da CDL Jovem da Terra das Confecções foram às ruas para conscientizar os condutores e pedestres quanto a questão do trânsito no município.

Com apoio da Secretaria de Defesa Social e dos Guardas Municipais, os integrantes da diretoria da CDL Jovem distribuiu panfletos e pregou adesivos nos veículos que passavam. Sob o tema: Pare de Errar no trânsito: exija das autoridades, mas faça também a sua parte, a campanha deve ir até o dia 05 de agosto.
Todos os diretores da CDL Jovem estavam animados. A panfletagem aconteceu no giradouro da cidade e deve continuar hoje à noite com mais uma palestra nas escolas.



Coordenadoria da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe firma parcerias com a CDL da cidade

A Coordenadoria da Mulher da Terra das Confecções, mostrando o seu bom desempenho frente aos trabalhos, realizou na manhã desta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores, uma reunião com mulheres artesãs de Santa Cruz do Capibaribe. A Coordenadora, Psicóloga Verônica Valadares apresentou o projeto às artesãs e membros de entidades não governamentais, como a CDL do município, representada pela Secretária Executiva Katyane Michele.




A psicóloga destacou a importância de se valorizar essas mulheres que contribuem para o fomento da cultura local. “A ideia é cria a Feira de Mulheres Produtoras – FEMUP para que essas mulheres possam ter um local para negociar a sua produção. Ao invés dela ter de ir a casa do consumidor, o consumidor vir até elas”, explicou.

O projeto conta com a parceria da Prefeitura, Secretarias de Agricultura e meio ambiente, Educação e Indústria, Comércio e Turismo, além da Câmara de Vereadores e a CDL local. A Artesã Marisete de Fátima Vieira mora aqui em Santa Cruz do Capibaribe há 15 anos e se disse esperançosa com o projeto.

Marizete que é produtora de arrnajos de flores naturais e artificiais, Biscuit, Crochê e ainda se destaca pela produção de alimentos, relata que esta iniciativa é importante, pois fará as pessoas da cidade se desvincular um pouco da confecção. “Para mim, este projeto chega em boa hora. Eu venho de São Paulo onde tudo acontece, e chegar aqui e ver isso acontecer é uma vitória que vem de Deus, um sonho a se realizar”, concluiu.




Para manter consumo, jovens se endividam

Fonte: SPC Nacional

Segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil, a maior parte dos endividados inadimplentes no país tem entre 18 e 29 anos. Os jovens são 27,34% dos brasileiros que não conseguiram pagar suas contas no mês de julho.

A entrada recente no mercado de trabalho e a descoberta de que se pode comprar o que sempre sonhou fazem com que os jovens assumam compromissos que não são capazes de cumprir no futuro.

Bruno Germano, de 22 anos, tem um emprego como programador de sistemas e ainda faz trabalhos temporários nos finais de semana para manter seu consumo.

"Olho para tudo que já comprei, poderia ter outro carro”, diz Germano, que gasta com eletrônicos e videogames. “Tive uma infância frustrada. Hoje tenho muito mais brinquedos”, diz ele.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Campanha "Eu quero ir para New York" da CNDL e do SPC Nacional


Contagem regressiva para a festa do movimento lojista


A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco – FCDL está contando os dias para uma das festas mais esperadas pelas entidades de todo Estado. O movimento Lojista de Pernambuco vai está junto em agosto para discutir temas referentes ao comércio varejista no Estado. Garanhuns foi a cidade escolhida para sediar a 22ª convenção que terá como palestrante o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, Roque Pellizzaro, onde o mesmo irá discursar sobre a necessidade de profissionalizar as CDLs pelo Brasil afora.

Além das palestras, o público participante terá apresentações de humor com Zé Lezin da Paraíba e a palestra show do conferencista Rogério Caldas.

Não deixe de participar. Busque a CDL da sua cidade e faça sua inscrição. Em Santa Cruz do Capibaribe, ligue para a CDL pelo telefone 81-3731-2850 e faça a sua adesão com a Secretária Executiva Katyane Michele.




Pernambuco oferece quase mil vagas de emprego para o interior

Fonte: JC Online

No Sertão de Pernambuco, as vagas de trabalho disponíveis são nas cidades de Araripina com 47 vagas, 20 delas para trabalhador com deficiência, em Arcoverde com 10 oportunidades de emprego, Petrolina 125 vagas e Salgueiro 181.

Nas Agências do Agreste, as 513 vagas disponíveis para esta quarta-feira (21), estão distribuídas entre Belo Jardim com 37 vagas, Bezerros 05, Caruaru 198 (sendo 03 para trabalhador com deficiência), Garanhuns 36, Pesqueira 02 e Santa Cruz do Capibaribe com 235 oportunidades.

Já na Zona da Mata do Estado, são 15 vagas disponíveis entre as cidades de Escada com seis vagas e Paudalho com nove.





terça-feira, 20 de julho de 2010

Educação no trânsito é tema de Campanha da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe


A Campanha de educação no trânsito elaborada e promovida pela CDL Jovem em parceria com a Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe terá início amanhã (21), e vai até o dia 05 de agosto. O objetivo da campanha é reeducar os condutores de veículos automotores, assim como também os pedestres para a prática saudável quanto ao uso do espaço público, no que diz respeito ao trânsito.

O Presidente da CDL Jovem da Terra das Confecções, Isac Filho destaca que campanhas como esta são necessárias para poder deixar o cidadão ciente dos seus direitos e deveres. “São de atitudes que o homem sobrevive, e com esta campanha a CDL Jovem toma atitude de mostrar ao cidadão santa-cruzense que um trânsito organizado é possível”, afirmou.

Entenda como vai acontecer a campanha:

•Local de ações: vias públicas, escolas e empresas.
•Data: julho e agosto de 2010
•Distribuição de panfletos
•Distribuição de adesivos
•Palestras educativas
•Exposição de carro batido (em guincho)


Ouça o Jingle da Campanha!





CDL Santa Cruz do Capibaribe divulga pesquisa sobre violência na Terra das Confecções

A CDL Santa Cruz do Capibaribe encomendou uma pesquisa junto aos associados quanto a questão da violência na cidade. Em parceria com a Associação Empresarial – ASCAP, a CDL encomendou a pesquisa para levantar dados em relação ao comércio indústria. Participaram 153 empresas e foi constatado que em cada 10 empresários, 4 já foram vítimas de assalto ou arrombamento aos seus estabelecimentos comerciais.

Dentro dos empreendedores pesquisados, 50% dos que já sofreram assaltos não foram a delegacia para prestar queixa. De acordo com os empresários, os motivos pelo não comparecimento a delegacia ocorre por vários motivos:

- Não se expor ao ambiente da delegacia, que a maioria considera humilhante e desagradável;
- Inoperância da polícia, que na maioria das vezes não faz a mínima investigação e resume o trabalho ao preenchimento de um B.O. (Boletim de Ocorrência);
- A maioria não acredita na eficiência do trabalho da polícia no sentido de recuperar o prejuízo.

A pesquisa revela ainda que os bairros com maior incidência de assalto e arrombamentos são áreas centrais da cidade.


Os dados são preocupantes e tendo em vista isso, a CDL vai realizar na próxima quarta-feira (28), uma reunião com autoridades do município para tentar buscar soluções referentes a violência em Santa Cruz do Capibaribe.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sócios do SPC em todo Brasil poderão participar de pesquisas referente a vendas no dia dos pais

O Sistema de Proteção de Crédito – SPC Nacional vai ouvir os seus associados através de uma pesquisa para saber como está a perspectiva do comércio referente às vendas na data comemorativa do dia dos pais.

A pesquisa é voltada para empresários associados ao SPC. O intuito da pesquisa é, principalmente, para ver como está o otimismo dos lojistas para a quarta data comemorativa do ano; o dia dos pais. Para participar da pesquisa, o associado deve acessar o site do SPC Nacional, fazer o login, com o acesso e a senha e participar na pesquisa.

A enquete ficará disponível até o dia 02 de agosto. Ao término deste prazo, o SPC irá ouvir o consumidor sobre quanto ele está disposto a gastar com o presente do dia dos pais. Esses dados serão cruzados e disponibilizados aos lojistas em todo país para que os mesmos possam está fazendo o seu marketing dentro das perspectivas do consumidor.

O SPC que você associado como ator principal desta pesquisa. Acesse e participe!



22ª convenção do comércio lojista de Pernambuco

Na segunda semana de agosto, de 12 a 15, as Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDLs de todo Estado de Pernambuco estarão reunidas em sua 22ª convenção, realizada pela FCDL de Pernambuco e sediada em Garanhuns. Dentro da programação estarão palestrantes de renome nacional, como Rogério Caldas e Roque Pellizzaro, Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, além de empresários de vários segmentos.

Confira toda a programação e não deixe de participar!

12/08 (Quinta-feira)


Tarde
12h – Check in e credenciamento à tarde.

Noite
20h - Solenidade de abertura

21h - Coquetel com música ao vivo



13/08 (Sexta-feira)


Manhã
9h – Palestra: A importância do turismo para o município de Garanhuns e para o Estado

Palestrantes: Gabriela Valença (Secretária de Turismo de Garanhuns) e Helder Lins Teixeira (Consultor na área de turismo em Pernambuco)

10h30 – Apresentação cultural

11h – Palestra: O amor e a liderança

Palestrante: Paulo Monteiro (Psicólogo e consultor organizacional)

12h – Almoço

Tarde
14h30 – Palestra: Responsabilidade Social Empresarial

Palestrante: Marcos Magalhães (Engenheiro e líder empresarial em gestão e qualidade de ensino)

15h30 – Apresentação folclórica

16h - Palestra: Ferreira Costa – Trajetória de sucesso

Palestrante: Guilherme Ferreira Costa (Empresário, diretor presidente da Feira Costa Home Center)

17h – Palestra: Do balcão à Prefeitura

Palestrante: Luiz Carlos de Oliveira (Prefeito do Município de Garanhuns)

Noite
21h – Coquetel show – Apresentação de Zé Lezin da Paraíba e Gilberto Banda



14/08 (Sábado)
Manhã
9h – Palestra: Profissionalização das CDLs

Palestrante: Roque Pellizzaro (Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)

10h – Apresentação das CDLs Jovens de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe

10h 30 – Palestra: Motivacional de alto impacto

Palestrante: Rogério Caldas (Consultor organizacional)

Tarde
Livre para lazer e turismo

Noite
21h – Jantar de encerramento e show com a Orquestra Super Oara



15/08 (Domingo)


Manhã

9h – Check out




Seja sócio do SPC da CDL Santa Cruz do Capibaribe


A CDL Santa Cruz do Capibaribe não pára de crescer e está lado a lado do lojista auxiliando-os em vendas seguras. Consultas de cheques, CPFs e outros tipos de consultas de crédito a CDL tem. Basta apenas você se associar e fazer parte de um movimento lojista forte.

Mais informações: 81-3731-2850



Calote no cartão sobe 345,6%

Fonte: SPC Nacional

A ascensão das classes C e D ao mercado de consumo impulsionou a economia e, com ela, a inadimplência. A falta de prática dos novos consumidores em lidar com crédito farto aumentou o número de calotes registrados pelos cartões. Entre 2003 e 2009, o avanço foi de 28,3% ao ano. O estudo feito pelo Banco Central sobre o setor revelou que, comparado a 2003, a quantidade de inadimplentes avançou 345,6%. Apesar de todos esses maus pagadores, a indústria de cartões não tem do que reclamar. O lucro das credenciadoras (empresas operadoras das maquininhas) avançou 538,1% de lá para cá. No caso dos bancos e das operadoras emissoras do dinheiro de plástico, as receitas dispararam 164,9% no período.

Diante da disparidade entre lucro da indústria, inadimplência dos consumidores e gastos dos lojistas com as operações, o Banco Central e o Ministério da Justiça se viram obrigados a regular o setor. O objetivo é evitar que a nova classe média fique altamente endividada, como mostra estudo que aborda o setor, e dê início a uma onda de calotes, além de perder todo o poder de compra recém-adquirido. "Eles seduzem as pessoas a entrar no crédito rotativo. O consumidor é induzido ao erro e as empresas não precisam se preocupar com a inadimplência. Esse custo é repassado ao lojista e aos clientes que pagam tudo em dia", queixou-se Roque Pellizzaro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Com a quantidade de calotes crescendo, as bandeiras têm a justificativa que precisam para a manutenção dos juros abusivos dos cartões de crédito. De acordo com levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), essa modalidade de pagamento é a de custo mais alto para o consumidor, alcançando juros de 237,42% ao ano.

Custos

Mesmo com toda a inadimplência do setor, os juros do rotativo e as mais de 50 tarifas cobradas dos clientes anulam qualquer possibilidade de prejuízo. Enquanto a indústria de cartões fez muito dinheiro nestes últimos anos, ela trabalhou também para derrubar os custos de processamento das transações - uma queda de 49,1% desde 2003. "Já no custo para o lojista, foi o contrário", acusou Pellizzaro. "Em qualquer negócio normal do mundo, quando se aumenta o volume de operações, cai o custo do serviço ou da unidade. Na indústria dos cartões, isso não aconteceu. O custo subiu", criticou. Segundo o BC, as taxas cobradas dos lojistas por operação passaram de 2,95% em 2007 para 2,98% no ano passado.

Com o fim da exclusividade entre bandeiras e credenciadoras, os comerciantes estão negociando o fim do aluguel das maquininhas e, em alguns casos, obtendo sucesso. Se a indústria abrisse mão do aluguel, perderia receita anual de R$ 2 bilhões. "Essa indústria (1) não perde. Eles abrem mão aqui, mas vão ganhar em outro lugar", afirmou Pellizzaro.

1 - Perfil novo

O levantamento do Banco Central sobre o setor de cartões de crédito e débito mostra que a concentração no segmento de emissões do plástico passou de moderada para elevada. O problema é reflexo dos movimentos bancários de fusão e aquisição, como a compra do ABN Amro Real pelo espanhol Santander e a fusão do Unibanco com o Itaú.




Grandes redes de varejo já reforçam estoques de produtos para o Natal

Fonte: CNDL

Para garantir preços baixos e a entrega de produtos sem atropelos, as grandes redes do varejo brasileiro já começam a preparar suas compras para atender à demanda do Natal. Segundo apurou o site http://www.dci.com.br/, as negociações entre comércio e indústria devem se intensificar por conta da corrida dos varejistas pelos produtos que serão as vedetes do Natal de 2010.

A rede catarinense Lojas Berlanda, por exemplo, já fez solicitação à Caixa Econômica Federal para autorização de sua campanha de Natal. Isso porque todo o processo demora em torno de 60 a 90 dias. A varejista de móveis e eletrodomésticos pretende premiar clientes com três casas mobiliadas e com automóvel na garagem. Para reforçar os estoques de produtos nas lojas, a negociação de compra de importados começa a partir do início de julho, a fim de garantir prazo de entrega.

Na Cybelar, sediada em Indaiatuba (SP), as compras já começaram logo depois do mundial de futebol. A rede aposta nos itens da linha marrom (televisores e aparelhos de som, entre outros), principalmente depois da volta da cobrança do IPI sobre a linha branca.

Apesar do otimismo das redes, especialistas acreditam que as vendas este ano devem ser menos aceleradas por causa dos juros mais altos e da desvalorização do real perante o dólar, em comparação com o ano passado. Para o professor do Programa de Administração do Varejo (Provar) Nuno Fouto, será nos últimos meses do ano que o bolso do consumidor ficará mais sensível às ações do governo para controlar a inflação. “Se subir mais, poderá frear o ímpeto do consumidor na hora de gastar.”





Palestra da FECOMÉRCIO - PE


sábado, 17 de julho de 2010

Assembleia da CDL Jovem Santa Cruz do Capibaribe


Na noite da última quarta-feira (13), a CDL Jovem Santa Cruz do Capibaribe se reuniu para discutir suas ações e prestação de conta. Como de costume, o presidente da entidade jovem Isac Filho abriu a assembleia apresentando as ações para os demais membros da diretoria. Na pauta, um dos assuntos prementes foi o lançamento da Campanha do Trânsito que irá ocorrer na próxima semana, dia 22 de julho. A Campanha tem total apoio da Secretaria de Defesa Social do município, que tem a frente o Cel. Alves como secretário.

Outro assunto que foi apresentado e discutido é a missão empresarial ao Porto Digital, que a CDL Jovem fará no próximo dia 30 de julho.


Missão Empresarial da CDL Jovem Santa Cruz do Capibaribe

A CDL Jovem Santa Cruz do Capibaribe fará uma viagem a Recife, em caráter de missão empresarial para visita ao Porto Digital. A viagem acontecerá no dia 30 deste mês e servirá para que os jovens empreendedores da Terra das Confecções possam conhecer como se desenvolve e se consolida um dos maiores do país, No Porto Digital, o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação é ferramenta de desenvolvimento econômico e social.

O Porto Digital é definido como o Arranjo Produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no desenvolvimento de software, que está situado no Recife, é um projeto de desenvolvimento econômico que agrega investimentos públicos, iniciativa privada e universidades, compondo um sistema local de inovação que tem, atualmente, 130 instituições entre empresas de TIC, serviços especializados e órgãos de fomento.

A Missão tem como objetivo apresentar aos participantes o funcionamento do Porto Digital, bem como, de empresas lá instaladas. Está programada saída da CDL ás 6:30h, translado gratuito.

Os interessados deverão entrar em contato com a CDL para solicitação de reservas e confirmação. Ligue: 81-3731-2850.




sexta-feira, 16 de julho de 2010

O esporte em prol da AADESC


Curso de culinária na CDL Santa Cruz do Capibaribe


Diante do sucesso que foi os cursos ministrados pelos Chef de cozinha Arnaldo Filho, do SENAC Recife e o Gastrônomo Henrique Feitosa estarão de volta com mais uma edição de um curso de culinária. Desta vez, o curso irá englobar três etapas que são:

Caldos e Carnes
Sopas e Minestrones
Cozinha Chinesa


As aulas serão compostas pela teoria e prática. No decorrer do curso haverá a distribuição das apostilas, certificados e ao final de cada aula com a elaboração do prato os participantes irão degustar os pratos feitos pelos próprios alunos.

Serviço:

Data: 21, 22 E 23 DE JULHO de 2010
Horário: 14:00 as 17:00 (1ª turma)
19:00 as 22:00 (2ª turma)
Local: Auditório da CDL
Investimento: R$ 60,00

Instrutores:
Arnaldo Filho
- Senac Recife (Chef de cozinha)
Henrique Feitosa - Faculdade Maurício de Nassau Recife (Gastrônomo)


1º Encontro de Comunicação das CDL's de Pernambuco será realizado em Caruaru

Fonte: JC On line

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (CDL) realiza no próximo dia 23, das 9h às 17h, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o 1º Encontro de Comunicação das CDL's de Pernambuco.

O objetivo do evento é apresentar aos participantes a importância da comunicação em uma empresa e a utilização do setor nas entidades. O encontro é promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco, e contará com a presença de Assessores, Analistas de Comunicação, e profissionais na área do Marketing.






Projeto produz sabão ecológico em Santa Cruz do Capibaribe

A Pastoral da Criança de Santa Cruz do Capibaribe está realizando o projeto “sabão caseiro”. A idéia é amenizar a poluição, pois o mesmo tem como matéria-prima o óleo de cozinha usado que seria jogado no meio ambiente.

O sabão ecológico é fabricado na Casa da Criança Dona Arlinda Monteiro e doado para as famílias atendidas pela Pastoral da Criança. Para ser mantido o projeto “sabão caseiro” precisa da ajuda de toda a comunidade, para ajudar é só juntar o seu óleo de cozinha usado em uma garrafa pet e doar na Casa da Criança, na CDL, ou em uma das Paróquias da cidade. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Social e da CDL.

Quem quiser conhecer o “sabão caseiro” é só passar na Casa da Criança ou na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Informações: (81) 3731-2982 | 9965-7833.


Fonte: Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Social

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CDL Santa Cruz do Capibaribe: sinônimo de associativismo forte


O movimento associativista tem se expandido cada vez mais pelo mundo afora. O chamado terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público. Este terceiro setor tem sido de suma importância para o bom desenvolvimento da sociedade. Entretanto, para que este desenvolvimento aconteça é preciso de fato a comunidade e inserir e buscar as mudanças. Em Santa Cruz do Capibaribe, este terceiro setor é muito presente na área da indústria e do comércio.

A CDL, por exemplo, os lojistas tem na entidade o apoio para vendas seguras através do SPC – Sistema de Proteção ao Crédito. Com ele, você lojista pode consultar cheques, CPFs, enfim, antes de fazer uma transação comercial, você tem na CDL o contato certo para consultas sobre uma venda certa.

Torne a CDL ainda mais forte! Entre em contato com a entidade e se associe!
Mais informações: 81-3731-2850



Receita Federal libera hoje pagamento do segundo lote de restituição do IR 2010

Fonte: Bom dia Brasil
na Globo.com

Um alívio para quem começou o mês no vermelho. A Receita Federal deposita nesta quinta-feira (15) a restituição do segundo lote do Imposto de Renda 2010. Cerca de dois milhões de brasileiros vão ser beneficiados.

O contribuinte que quiser saber se terá a restituição liberada, deve acessar o site da Receita ou ligar para o número 146 (opção 3). Basta informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). O dinheiro estará disponível a partir do dia 15.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na Internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Para ver se você caiu na malha fina, clique aqui. Você vai encontrar um passo a passo para acessar seu extrato e ainda orientações para resolver as pendências na declaração e sair da malha.






ASCONT realiza palestra sobre registro eletrônico de ponto

Hoje, (15) a Associação dos Contabilistas (ASCONT) promove uma palestra sobre o registro eletrônico de ponto e as mudanças promovidas pelo Ministério do Trabalho na portaria 1.510 que disciplina o tema.

A palestra será ministrada pelo especialista Elinaldo Oliveira e as inscrições são gratuitas, porém limitadas.

Inscrições: 3731 – 0220







quarta-feira, 14 de julho de 2010

Coordenadoria da Mulher apresenta projeto sobre aniversário da Lei Maria da Penha na CDL Santa Cruz do Capibaribe

Coordenadoria da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe se reuniu ontem (13), na CDL da cidade para apresentar um projeto sobre o aniversário da Lei Maria da Penha. O intuito da reunião foi apresentar a sociedade o trabalho da coordenadoria que tem a frente a psicóloga Verônica Valadares. Ela propõe que seja feito um concurso de redação e artigos científicos dentro do meio estudantil, onde seja possível inserir a temática dentro do ambiente escolar, com visão que a problemática seja expandida entre os estudantes, e assim seja possível uma discussão ampliada sobre a violência contra a mulher.

Participaram da reunião educadores, o Gerente do Banco do Brasil Sandro Rogério e a secretária executiva da CDL, Katyane Michele. A psicóloga apresentou o projeto aos presentes e explicou como está sendo o processo de formatação da campanha. Na ocasião foi feita a leitura do regulamento e discutido as mudanças necessárias.

Poderão participar estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e graduação, além de professores promotores da igualdade social. Verônica disse que há possibilidade da própria Maria da Penha vir até a cidade para corrigir as redações junto à banca que irá examinar o conteúdo dos trabalhos.

As melhores redações receberão prêmios, como computadores e notebooks. O Gerente do Banco do Brasil e a CDL já se comprometeram em doar computadores para a premiação.