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quinta-feira, 31 de março de 2011

Entrevista CDL

O problema da revitalização do Centro de Santa Cruz do Capibaribe é uma luta antiga da CDL da cidade. Várias vezes já houve tentativas de parcerias com o Poder Público, mas só promessa. Ontem a tarde, nós do Blog da CDL conversamos com o Secretário de Infraestrutura da cidade, Fabiano Glicério, e abordamos mais uma vez o assunto. Confira a entrevista abaixo!

Como está a questão da revitalização do centro de Santa Cruz do Capibaribe?

Fabiano Glicério - A revitalização do centro é uma obra de interesse não só da CDL, mas de todos nós que fazemos a prefeitura. A gente entende que de fato faltou uma estruturação melhor do centro quando a feira foi mudada. Nós temos de estudar a revitalização do centro de uma forma agradável, onde todos possam ser beneficiados. Já temos alguns projetos e vamos buscar recursos para projetarmos e revitalizarmos a Av. Raimundo Francelino Aragão e Padre Zuzinha, além da entrada da cidade e outras praças para darmos um visual melhor a Santa Cruz do Capibaribe.

Desde a gestão anterior que a CDL procura a prefeitura para firmar parcerias no sentido de revitalizar o centro para beneficiar o comércio. Há possibilidade desse projeto ganhar força com você a frente da pasta?

Fabiano Glicério - Há sim. A intenção nossa é de ajudar e, que todos nós possamos nos unir, pois quando todo mundo se junta com o mesmo pensamento, com o mesmo objetivo, as coisas de fato acontecem. Quero dizer a todos da CDL que podem me procurar que vamos nos unir para buscarmos benefícios para a população. No que depender de mim, reuniões com o prefeito para discutirmos, no que depender da minha secretária, a gente vai fazer.

Quando Galego foi secretário o prefeito chegou a dizer em uma reunião com a CDL que em 2011 essa revitalização começaria a partir de uma troca da canalização de esgoto pelo centro. Depois que você assumiu isso já foi discutido?

Fabiano Glicério - Foi discutido sim, tanto é que a gente já tem alguns projetos. Se o pessoal da CDL quiser comparecer a minha secretaria, fiquem a vontade para debatermos e juntos vermos como vai ficar, podem ir lá. Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade que precisa urgentemente de uma melhoria grande. A cidade cresceu demais na questão financeira, mas a estruturação não acompanhou o desenvolvimento da cidade. Um dos projetos é de asfalto no centro e nas vias de acesso que interliga o centro aos bairros.

Existem datas para iniciar estas obras que você falou que estão projetadas?

Fabiano Glicério - Olha, data exata não posso afirmar, devido que está em processo de licitação. Mas, a gente pode ver e passar para vocês. Quero adiantar que tem muita coisa já adiantada, como é o caso da Avenida Prefeito Bráz de Lira, em fazer obras naquele canteiro central.

Em relação a duplicação da BR-104. Santa Cruz está preparada para este avanço?

Fabiano Glicério - Olhe, sou bem sincero. A cidade já deu um certo avanço, mas ainda tem muito a melhorar, sobretudo no trânsito. Temos que nos conscientizar e nos preparar para solucionarmos os problemas dentro da cidade e, tudo está se engavetando no giradouro. Hoje, eu ainda vejo a cidade com algumas deficiências para suportar, pois com a duplicação, o número de veículos que virão a Santa Cruz vai duplicar.

Em sua secretaria você utiliza do plano plurianual para desenvolver suas ações?

Fabiano Glicério - Esses projetos são elaborados de acordo com o Plurianual, mas quando recebemos recursos do governo, a gente busca trabalhar ele em benefício para a população.


CDL Santa Cruz do Capibaribe representada em Brasília

O 78º Seminário do SPC começa hoje e vai até amanhã, em Brasília. A CDL Santa Cruz do Capibaribe foi convidada pela FCDL-PE para apresentar o seu caso de sucesso para todo Brasil. A secretária executiva, Katyane Michele, já está na capital federal participando do seminário e amanhã, às 10h 30min, ela apresenta o case de sucesso da CDL Santa Cruz do Capibaribe.

Concurso para modelos encerra-se nesta quinta

Neste dia 31 de março estarão se encerrando as inscrições para o concurso Estrelas da Moda que é promovido pelo Sistema Jornal do Commércio em parceria com a Rota do Mar.

Até o momento há mais de 800 inscritos. São jovens de várias partes do estado que estão em busca da premiação de 5 mil reais e mais um contrato de um ano com a Rota do Mar, este para participação em catálogos e eventos da empresa.

Nesta quinta-feira (31) às 23H59, o site www.estrelasdamoda.com.br passa a não receber mais inscrições. Portanto, santacruzenses e interessados de cidades vizinhas devem "correr" para marcar presença nas eliminatórias que serão realizadas no mês de abril, inclusive a finalisssíma: Próximo domingo, dia 03, em Recife, Caruaru dia 10 , Petrolina dia 17 e a final do concurso em Caruaru dia 30.


Informações completas no site do concurso www.estrelasdamoda.com.br.

Presidente do SINDCOM cobra por agilidade nas agências bancárias


Até quando os bancos vão continuar humilhando e desrespeitando os cidadãos que nescessitam dos seus serviços ?

O cliente passar em média quatro horas numa fila de banco para ser atendido é rebaixar o mesmo a níveis deploráveis na relação banco/cliente.

Onde estão os nossos legisladores que têm a obrigação de criar leis para, no mínimo, amenizar esta situação ?

Onde estão as autoridades judiciárias, que não fazem cumprir as poucas leis já existente ?

È hora de a sociedade organizada procurar meios de reverter esta situação.

Isac Teodoro Aragão

Presidente do SINDCOM [Sindicato do comercio de bens e serviços de Santa Cruz do Capibaribe-PE]

Dupla cobrança de ICMS está afetando e-consumidores do NE

Fonte: CNDL

A decisão de governos do Nordeste de cobrar parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido nos estados de origem dos produtos comercializados pela internet está afetando os consumidores. E agora, o setor se preocupa com o aumento dos preços dos bens do e-commerce e uma possível queda no consumo.

Os estados da Bahia e do Ceará adotaram neste ano regras que permitem cobrar dos produtos que chegam ao estado parte do imposto que, segundo as regras tributárias nacionais, deve ser recolhido nos estados de origem.

De acordo com o advogado da camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), Fábio Fernandes, outros estados também estão começando a adotar essas regras. Fernandes explica que os estados têm autonomia para legislar sobre regras que vigoram em seus territórios, sempre tendo em vista a legislação federal. “O que esses estados alegam é que sites são uma extensão dos estabelecimentos comerciais e, por isso, os produtos devem ser tributados no local onde são consumidos”, explicou o advogado. “Temos um vácuo legal”. Com isso, Fernandes verifica que os consumidores desses estados acabam sendo prejudicados devido aos atrasos nas entregas de produtos que acabam retidos na barreira fiscal desses estados. “O prazo é um dos motivos que fideliza o consumidor do e-commerce”, afirma. Se ele é descumprido constantemente, as chances de o consumidor voltar a comprar com determinado varejista cai.

O que fazer?

Para a diretora de fiscalização do Procon da Bahia, Isabella Barreto, os consumidores não podem ser prejudicados por uma disputa fiscal. “Essa questão precisa ser resolvida entre os fornecedores responsáveis e os governos. O consumidor não pode ser lesado por uma questão que não cabe a ele”, afirmou Isabella.

Ela enfatiza que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) diz que o consumidor tem direito a informações claras sobre a compra. Por isso, ele só pode arcar com os valores que realmente se comprometeu a pagar pelo produto. Dessa forma, casos em que os consumidores acabam pagando parte do ICMS para terem os produtos no prazo são inconcebíveis, na avaliação da especialista. “O consumidor não pode arcar com um tributo que não é dele. Ele só deve pagar o custo efetivo do total da transação”, afirma.

Qualquer valor adicional, diz Isabella, deve ser informado claramente ao consumidor. Por isso, ela alerta aos consumidores que estiverem enfrentando problemas advindos da dupla tributação que eles podem reclamar nos órgãos de defesa do consumidor ou mesmo na Justiça. “Ele pode pedir uma 'ordem de fazer' no judiciário”, afirma. O mesmo aconselha Fernandes. “Os consumidores podem alegar descumprimento da legislação”, diz.

Ações

De acordo com Fernandes, a camara-e.net já entrou com ação no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para derrubar as regras dos estados. Segundo ele, as empresas virtuais têm feito o mesmo, conseguindo liminares para entregar os produtos aos consumidores sem que eles sejam barrados.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Colocando o português em dia: tema de palestras do CESAC


O CESAC está iniciando neste próximo sábado uma série de palestras com a professora e doutora em letras pela UFPE, Polyanna Angelote. O primeiro encontro acontecerá dia 02 de abril, das 9 às 12 horas no Teatro Municipal.

Todos os encontros serão sempre aos sábados, e os próximos ocorrerão no dia 16 de abril, 7 de maio e 4 de junho. As aulas são expostas para o público em geral. Os alunos do CESAC terão desconto de 50% e os demais participantes pagarão 20 reais.

O CESAC tem uma promoção da seguinte forma. Quem trouxer três amigos para participar do curso, tem a sua entrada totalmente gratuita. Todos os participantes receberão material didático para as aulas.

CNDL lamenta morte de Alencar


A Confederação Nacional de Dirigente Lojistas (CNDL) expressa seu profundo pesar pela morte do ex-vice-presidente da República José Alencar, que lutava havia mais de 10 anos contra um terrível câncer no estômago.

Alencar foi um empresário de sucesso e uma das principais vozes da política nacional na defesa de juros menores e de um Brasil mais eficiente. “Em nome do Movimento Lojista, quero prestar reverência a este grande exemplo que foi José Alencar”, disse Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL. “Com a morte de José Alencar, o Brasil perde um líder, um exemplo de empresário, cidadão e brasileiro que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente”, lamenta o presidente da CNDL.

Alencar foi vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) durante os anos de 1984 e 1986 e atualmente era membro do Conselho Consultivo e Fundador Contribuinte da Fundação CDL Pró-criança.

“É com grande tristeza que nós lojistas prestamos essa última homenagem ao homem que colocou sua experiência e trabalho a serviço do Brasil e do movimento lojista, e que deverá sempre ser lembrado como um exemplo de cidadão”, descreveu o presidente Roque Pellizzaro.

terça-feira, 29 de março de 2011

Falta de cédulas de algumas notas é maior queixa do comércio

Fonte: CNDL

A falta de moedas de R$ 1 era verificada por 46% dos ouvidos em 2007, mas esse número subiu expressivamente, e 74% dos empresários verificam esse problema agora. As de R$ 0,50 são reclamação de 64% dos ouvidos no ano passado (eram 58% em 2007), e a falta de moedas de R$ 0,25 é constatada por 49% dos entrevistados em 2010 (eram 50% em 2007).

Diminuiu a constatação de falta de moedas de R$ 0,10, que caiu de 42% em 2007 para 31% em 2010. As moedas de R$ 0,05 e R$ 0,01 estão em falta para 18% e 9%, respectivamente, dos ouvidos.

Segurança

O comércio também respondeu a questões sobre procedimentos de segurança com relação ao dinheiro recebido. Ao responder, a seguinte pergunta “E se a nota falsa for identificada quando o cliente já foi embora, como, por exemplo, no fechamento do caixa. Qual é o procedimento adotado pelo comércio onde trabalha?”, quase um terço dos entrevistados diz que (31%) encaminha a um banco.

Esse número era bem menor em 2007, quando somava 21%. Mais de um quarto (27%) disse que opta por colocar a nota fora, e esse comportamento não é muito diferente do verificado em 2007, quando 26% dos entrevistados afirmaram fazer o mesmo. Há também um grande número de comerciantes que prefere usar a nota como exemplo interno (são 27%), prática que aumentou com relação a última pesquisa (quando 16% responderam fazer isso).

Caiu o número de pessoas no comércio que afirmam passar para frente as notas falsas – eles eram 13% em 2007 e agora são apenas 8%. Caiu ainda mais o número de pessoas que procura localizar quem passou a nota falsa – eram 8% em 2007 e agora só 1% faz isso. Um dado positivo é que nove entre dez caixas costumam confirmar se as notas recebidas são verdadeiras. O percentual de 91% dos caixas que afirmaram proceder desta forma é idêntico ao verificado em 2007. Entre os elementos de segurança que os caixas costumam verificar, destaque para a marca d'água, avaliada por 44% (eram 49% em 2010).

Em seguida, vem o fio de segurança, antes avaliado por 34% e, agora, por 30% dos ouvidos. A textura da cédula é vista por 27% (em 2007 eram 29%). Já a impressão em alto-relevo é avaliada por 28% em 2010, contra 27% em 2009.

Prorrogado prazo para entrega da declaração do Simples

Fonte: Agência SEBRAE

Decisão foi tomada nesta sexta-feira (25) e deverá ser publicada no diário Oficial da União de terça-feira (29) O Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou, de 31 de março para 15 de abril, o prazo para que as micro e pequenas empresas entreguem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).

A prorrogação foi definida nesta sexta-feira (25) e deverá ser publicada no Diário Oficial da União da próxima terça-feira (29). De acordo com o secretário executivo do comitê, Silas Santiago, a decisão leva em conta problemas operacionais, ocorridos nos dias 22 e 23, que dificultaram o envio das declarações.

O documento é enviado pela internet por meio do site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), via portal do Simples Nacional. “Contadores explicaram o problema, o comitê analisou e decidiu prorrogar para que isso não acarrete prejuízo às empresas”, explica Silas Santiago. Conforme o secretário, das cerca de 3,6 milhões de empresas que precisam entregar a declaração 1,6 milhões já prestaram contas ao fisco. A expectativa é que até o dia 15 de abril esse número chegue a três milhões.

Empreendedor Individual

O prazo para a entrega de declaração de receita do Empreendedor Individual não mudou, continua dia 31 de maio. Até o último dia 23 deste mês, dos 809.844 empreendedores que precisam e deveriam entregar o documento 534.997 prestados contas à Receita.

Senai realiza seleção para cursos técnicos gratuitos em Caruaru

A Escola Técnica Senai de Caruaru está realizando mais uma seleção de cursos técnicos gratuitos. As inscrições já podem ser feitas até o dia (1) de abril.

O processo de seleção para registro deve ser feito na própria Senai, que fica localizada na Rua João Gomes Pontes, 166, Vila Kennedy. Ao todo são 117 vagas.

Os cursos profissionalizantes do Senai são uma ótima oportunidade para jovens de Caruaru e região ganharem experincia para o concorrido mercado de trabalho.

Observe como estão distribuídas as oportunidades de cursos;

Candidatos de 14 a 21 anos que estão cursando o 1º ou 2º anos de Ensino Médio

Técnico em Produção de Moda - Manhã 12 - Tarde 03

Técnico em Vestuário - Manhã 12 - Tarde 06

Técnico em Eletromecânica - Manhã 02

Técnico em Manutenção Automotiva - Manhã 02 37 vagas.

Candidatos de 18 a 24 anos que já terminaram o Ensino Médio

Técnico em Produção de Moda - Noite 20

Técnico em Eletromecânica - Noite 40

Eletricista de Manutenção Predial - Noite 20 80 vagas.

O valor de cada inscrição é de R$ 15,00. As provas acontecem no dia (3) de abril. Mais informações pelo telefone (81) 2103 2775 ou 2103 2758.

segunda-feira, 28 de março de 2011

CDL Santa Cruz do Capibaribe será destaque em Brasília


Sucesso no Movimento Lojista Nacional, a CDL Santa Cruz do Capibaribe foi convidada pela FCDL-PE para apresentar o seu caso de sucesso para todo Brasil, no próximo dia 01, no Seminário de SPC em Brasília. A entidade vai apresentar as formas com que tem trabalhado as estratégias competitivas na cidade e na região. A representante que irá levar a público o case da CDL é a secretária executiva, Katyane Michele.

Ela levará em sua bagagem todo o seu conhecimento que implanta na CDL nesses anos em que está frente da Instituição. São diversas campanhas encabeçadas pela CDL que tem fluido positivamente em toda cidade.

Campanhas que beneficiam não apenas o associado, mas a toda comunidade, representando assim toda responsabilidade social da CDL Santa Cruz do Capibaribe.

O 78º Seminário do SPC acontece entre os dias 31 de março e 01 de abril.

Varejo espera fechar março com crescimento real de 7,9%

Fonte: CNDL O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado todos os meses pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) com seus associados, revela que o mês de fevereiro teve crescimento real de 7,4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Os motivos para esta alta se ancoram no aumento de renda da população, na prorrogação do feriado de Carnaval para março e no aumento da temporada de liquidações. Para março, a expectativa é que o volume de vendas aponte alta de 7,9% sobre mesmo mês do ano passado. Em abril e maio, o crescimento esperado é de 7,6% e 8,5%, respectivamente. O segmento de bens duráveis, como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção, sinaliza forte ritmo de crescimento, com taxas de dois dígitos em abril (14,5%) e maio (15,3%). Os bens não-duráveis, composto de super e hipermercados, farmácias, drogarias, perfumarias e alimentação fora do lar, aposta no aumento a partir de março, com crescimento de 6,8% em comparação com o mesmo mês de 2010. O varejo de bens semiduráveis, como vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, também prevê crescimento nos próximos meses, com taxa de 6,2% em março, 6,7% em abril e 8,7% em maio.

Convite CESAC Júnior

CDL Santa Cruz do Capibaribe conclui curso de Práticas Administrativas


O Curso práticas administrativas aconteceu nos dias 23 e 24, na CDL em parceria com o CESAC. Os participantes passaram dois dias em profundo contato com teorias e práticas referente a administração. O curso foi realizado através de uma parceria com o CESAC, e ministrado pela professora Sara Xavier. Ao término do curso, todos os alunos receberam o certificado de participação.

Garanhuns implanta a terceira CDL Jovem de Pernambuco


A noite do dia 24 de março vai ficar marcada para o comércio lojista de Garanhuns. Foi implantada na cidade a terceira CDL Jovem no município, onde diante de autoridades e companheiros de outras CDLs do estado, os jovens empreendedores de Garanhuns começam um novo passo para o fortalecimento do comércio local. A CDL Jovem de Garanhuns tem como presidente, Paulo Guilherme Brasileiro Filho.


A CDL Jovem de Garanhuns tem como padrinho o ex-presidente da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe, Isac Filho, que representou o Movimento Lojista Jovem nacional e a presidente da CDL Jovem da Capital da Moda, Laiane Nobélia, além do presidente da FCDL-PE, Adjar Soares e do presidente da CDL de Garanhuns, Fernando Couto, que falou sobre a importância de se capacitar jovens lideranças. “Estes jovens são os futuros líderes da CDL. Garanhuns sente-se de uma carência de liderança e o futuro pertence aos jovens”, disse Couto.


Confira os nomes que compõem a primeira diretoria da CDL Jovem de Garanhuns.


- Presidente: Paulo Guilherme Brasileiro Filho

- Vice: Luiz Eduardo Cordeiro Andrade

- 1ª Diretora Secretária: Camila Rayane Correia de Barros

- 2º Diretor Secretário: Walber Rafael Medeiros Santana

- 1ª Diretora Financeira: Thayná Correia de Barros

- 2º Diretor Financeiro: Lucas Lages Calado Bezerra

- 1º Diretor de Marketing e Eventos: José Rodolfo da Silva Melo

- 2º Diretor de Marketing e Eventos: Thiago Augusto Alves Silva

- Diretor de Responsabilidade Social: Ronald Keverson da Silva Santos

- Emanuelle Cavalcante: Diretora de Desenvolvimento e Empreendedorismo

domingo, 27 de março de 2011

Pernambucano funda CDL nos Estados Unidos


A comunidade brasileira que vive nos Estados Unidos agora conta com uma Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL. A fundação aconteceu por intermédio do pernambucano João Arruda que foi um bravo no movimento lojista brasileiro, agora está estendendo o sucesso das CDLs para o âmbito internacional.


A fundação da CDL foi tão importante para os brasileiros que moram nos Estados Unidos, que João Arruda foi escolhido para concorrer aos notáveis brasileiros que vivem por lá. Este ano estão concorrendo 52 nomes, e é de extrema importância que os brasileiros cedelistas votem em um companheiro de movimento, para que ele possa figurar entre os 15 notáveis brasileiros que moram nos states.


sábado, 26 de março de 2011

Micro e pequenas pagam 94,8% das contas com pontualidade

Fonte: Portal dos administradores

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas, após ter recuado no primeiro mês de 2011, registrou pequena recuperação em fevereiro. No mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 948 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias (índice de pontualidade de 94,8%). Em relação à pontualidade obtida no mês de janeiro de 2011 (94,7%), a alta foi de 0,1 ponto percentual, mesmo incremento se considerarmos o nível de pontualidade que foi observado em fevereiro de 2010 (94,7%).

A pequena recuperação da pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas em fevereiro de 2011 pode ser atribuída ao fato de que, neste ano, o feriado do Carnaval caiu em março. Assim, o calendário favoreceu a geração de caixa das empresas no mês de fevereiro, o qual contou com mais dias úteis para melhor administrar o volume de pagamentos.

A pontualidade de pagamento não teve comportamento uniforme entre os setores econômicos. No comércio, ela recuou de 95,3% (jan/11) para 95,2% (fev/11). No setor de serviços houve avanço de 94,0% (jan/11) para 94,3% (fev/11), direção semelhante à registrada pela indústria cuja pontualidade de pagamento passou de 93,3% (jan/11) para 93,6% (fev/11).

O valor médio dos pagamentos em dia caiu 11,2% em fevereiro/11, atingindo R$ 1.416,14. Na comparação com fevereiro de 2010, houve queda de 1,8%, a primeira em cinco meses. Isto é um sinal de que as medidas de aperto monetário podem estar gerando uma postura mais cautelosa das empresas, desestimulando-as a efetuar compras em maiores valores e quantidades.




sexta-feira, 25 de março de 2011

Artigo

Quer ter mais sucesso? Faça mais do que é pago para fazer...

Por: Eugênio Sales

O mercado de trabalho nos dias atuais, não está aceitando mais os “bons” profissionais.
Apenas os excelentes é que estão conseguindo mais espaço.
Pois os bons fazem apenas o trivial que lhe mandam fazer.
Enquanto que os excelentes fazem sempre mais.
Os bons contam os minutos para irem embora.
Já os excelentes, caminham um quilômetro extra.
Os bons fazem sempre do mesmo jeito.
Os excelentes estão sempre criando maneiras inovadoras de fazerem seus trabalhos.
Os bons são competentes no que fazem.
Os excelentes são extraordinários no seu trabalho.

E quais as vantagens de se fazer mais do que se é pago para fazer?

O profissional passa a ser mais valioso.
Essa atitude lhe dá mais confiança.
Os superiores começam a confiar e respeitar mais.
E o mercado começa a abrir novas portas.

Portanto, amigo leitor(a), pense grande e faça sempre muito mais do que você recebe para fazer.
E faça sempre com uma dose extra de dedicação e amor.
Mais cedo ou mais tarde você desfrutará do tão desejado sucesso pessoal e profissional.
Pense nisso e avance sempre mais.

Já está à venda o novo livro do consultor Eugênio Sales Queiroz
“As 60 Ações Inteligentes Para o Sucesso”.
Qualitymark Editora – Rio de Janeiro/2011
Pedidos:
http://www.eugeniosales.com.br/



Microempresas geram um terço dos empregos em fevereiro

Fonte: Agência SEBRAE

Os dados foram levantados pelo Sebrae a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Pela metodologia do Caged, é considerada MPE as companhias que empregam menos de 99 pessoas.

As empresas do setor de serviços geraram metade das vagas abertas nas micro e pequenas. Apesar de manter a liderança na geração de postos de trabalho, a participação das MPE dentro do volume total recuou em relação a janeiro, quando elas responderam por 80% do emprego gerado. Isso se deve a um avanço das médias e grandes, que historicamente geram mais vagas no primeiro trimestre do ano, segundo Leonardo Mattar, responsável pela análise dos dados no Sebrae.

Uma evidência é o fato de que a indústria de transformação, onde predomina a atuação das empresas de porte maior, teve importante papel na expansão do mercado de trabalho. Em fevereiro o setor respondeu por 21,4% dos empregos.

“Existe uma participação mais efetiva das médias e grandes em fevereiro, mas não há uma perda de espaço na geração de emprego pelas micro e pequenas, pelo contrário, elas continuam gerando muito emprego e representando a maioria das vagas criadas”, afirma Mattar.

No volume total de vagas abertas no país, a construção civil responde por 10,9% das contratações, e a agricultura, por 7,4%. Também aumentaram seus quadros os setores de comércio, que empregou 6,2% dos trabalhadores contratados em fevereiro, e a administração pública, que responde por 5,3%. Juntos, a indústria de extração mineral e os serviços de utilidade pública empregaram 0,8% do total.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2011, já são 448.742 vagas com carteira de trabalho assinada. A previsão é chegar a 3 milhões de empregos até o fim do ano, segundo Carlos Lupi, ministro do Trabalho. Em 2010, foram gerados 2,5 milhões de vagas.








quinta-feira, 24 de março de 2011

Comércio Varejista de Pernambuco conta com Frente Parlamentar

A tarde desta quarta-feira (23) ficará será um marco para o comércio lojista do estado de Pernambuco, O fato é que às 16h30, foi instalada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), a Frente Parlamentar do Comércio Varejista de Pernambuco.

A Frente contará com o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado, que, atualmente, congrega 57 CDLs, com cerca de 14 mil sócios, tendo como representante legal, o presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes, que terá como objetivo defender e apoiar o desenvolvimento e crescimento do setor, por meio de projetos de lei que tornem mais justas as questões físicas e tributárias que sobrecarregam a atividade, assim como melhorar as condições de relacionamento com os consumidores.

A Frente Parlamentar do Comércio Varejista será composta por deputados estaduais, com assento na Assembleia Legislativa, cuja coordenação geral será exercida pelo deputado Tony Gel, autor do requerimento. Além de Tony Gel, a frente contará também, como membros iniciais, os deputados: Antonio Moraes, Edson Vieira, Henrique Queiroz e Ricardo Costa.

As primeiras bandeiras de luta dessa frente são: a normatização do uso do cartão de crédito, cujo principal objetivo é permitir preços diferenciados nas vendas à vista e a prazo; O Cadastro Positivo para clientes bancários adimplentes; discutir a Lei do Cheque, cuja intenção é valorizar o uso do cheque no comércio, atribuindo maior responsabilidade ao setor financeiro.

Além disso, outra bandeira de luta do setor é o combate ao eventual substituto da CPMF, que seria a CSS – Contribuição Social da Saúde, em tramitação no Congresso Nacional.

O setor do comércio varejista é o maior gerador de emprego da economia nacional e a única atividade presente em qualquer localidade do país, sendo representado por milhares de empresas de micro e pequeno porte.





A CDL Santa Cruz do Capibaribe quer saber...


A CDL Santa Cruz do Capibaribe, visando auxiliar ao empresariado local vai criar um bando de dados, com o intuito de qualificar estes profissionais e assim, disponibilizar os mesmos para as empresas. Mesmo a cidade não registrando alto índice de desemprego, mas é preciso que o profissional que for entrar no mercado que esteja qualificado para agregar valor a empresa e atender as necessidades dela.

Os currículos que chegarem até a CDL, os candidatos serão chamados e treinados, ficando prontos para quando as empresas necessitarem. Por isso, a CDL quer ajudar você. Mas, antes disso, a entidade precisa entender qual é a demanda maior das áreas a serem qualificadas. Entre no site ou no blog da entidade e vote opine sobre quais profissões devem ser melhor trabalhadas.

Opine na pesquisa ao lado. Não deixe de participar!




Brasileiros vão gastar mais, mas vão poupar mais em 2011

Fonte: CNDL

De acordo com o estudo "O Observador Brasil 2011", no ano passado a renda média dos brasileiros cresceu em todas as classes e regiões. Com isso, a renda disponível (rendimento total da família menos os gastos ) cresceu 45,22% na comparação com 2009.

Com o aumento de renda, os gastos também cresceram. Porém, o estudo revela que parte do dinheiro que sobrou foi destinado a produtos relacionados a segurança financeira, como seguros, plano de saúde e previdência privada.

"A compra desses produtos cresceu 86%", afirma o vice-presidente da Cetelem BGN, Miltonleise Carreiro Filho, o que revela um brasileiro mais consciente de seu orçamento e com maior planejamento financeiro. Além disso, o ato de poupar também foi maior.

Mais gastos e mais poupança
Embora a intenção de compra em 2011 tenha crescido em todos os itens analisados, 79% dos pesquisados pretendem economizar mais neste ano e poupar, o que já aconteceu em 2010.

Para se ter ideia, quando os entrevistados foram questionados se pouparam em novembro de 2010, houve aumento nas respostas positivas dos cidadãos de classe AB e DE; apenas a classe C poupou menos.

De acordo com os números, nas classes AB houve um aumento de 10% (em novembro de 2009) para 15% (em novembro de 2010) no total poupado. Nas classes DE, o aumento foi de 1% para 3% no período. Já a classe C passou de 8% para 7%.

Enquanto a classe AB elevou a quantidade poupada de R$ 407 para R$ 528, as classes DE elevaram o valor poupado de R$ 150 para R$ 256. Já na classe C, o valor guardado caiu de R$ 633 para 584.

Porém, com o dinheiro que sobra mensalmente, o estudo mostra que em 2010 a maioria preferiu utilizá-lo para adquirir uma nova prestação. Em segundo lugar, a atitude mais comum entre os brasileiros foi a poupança, seguido por pagamento de prestação atrasada.






quarta-feira, 23 de março de 2011

Comércio eletrônico no Brasil tem alta de 49% em 2010

Fonte: Folha online
Com informações da Agência SEBRAE de Notícias


As lojas virtuais brasileiras registram mais de 40 milhões de pedidos, com faturamento de R$ 14,8 bilhões no ano passado. O valor superou as expectativas para o período em R$ 300 milhões. Isso representa um crescimento nominal de 49% frente aos R$ 10,6 bilhões comercializados em 2009.

O tíquete médio do comércio eletrônico no ano passado foi de R$ 373. A expectativa para 2011 é que o faturamento do canal atinja R$ 20 bilhões. Segundo a consultoria e-Bit, a Copa do Mundo puxou a alta, principalmente de eletrônicos como as TVs de LCD.

Mulheres e a classe C

O levantamento apontou que as mulheres com idade superior a 50 anos passaram de 14% para 21% do total de compradoras, entre 2005 e 2010, denotando um aumento da senioridade das compradoras virtuais. Além disso, o tíquete médio das compras femininas aumentou de R$ 240 em 2005 para R$ 314 em 2010. No entanto, continua significativamente menor ao tíquete médio dos gastos efetuados pelos homens, que foi de R$ 425.

No que diz respeito aos usuários de baixa renda, o estudo revelou, entre outros dados, que os integrantes da chamada “Classe C” são mais jovens do que o restante do mercado. No geral, a média de idade dos “e-shoppers” é de 41 anos, enquanto que a média dos consumidores de baixa renda ficou em 37 anos.

“A base de dados da e-bit , com mais de 10 anos de informações sobre o comércio eletrônico, nos permite vislumbrar as alterações do perfil do e-consumidor e seus hábitos de consumo ao longo dos anos”, explica o diretor de marketing e produtos da e-bit , Alexandre Umberti.


Brasil recebe loja online da Microsoft

Fonte: CNDL

A Microsoft Store – loja online de produtos da empresa – chegou ao Brasil, nesta segunda-feira (21/02). É o primeiro país da América Latina em que ela começa a atuar. Assim, os usuários brasileiros já podem comprar os softwares da companhia a partir do site oficial.

Por enquanto, os programas adquiridos só serão distribuídos via download, ou seja, não há a opção de recebê-los em mídia física. No site já é possível comprar versões do Windows, do Office e do Expression. Os preços fixados são os mesmos que os encontrados no varejo: o Office Home and Student, por exemplo, custa 199 reais, e o Windows 7 Home Premium sai por 399.

Nas lojas online dos Estados Unidos ou da Espanha, computadores ou assinaturas do Xbox Live também são comercializados. É possível, portanto, que em alguns meses o site brasileiro passe a vender uma maior gama de produtos.

Devido à abertura da Microsoft Store no Brasil, a loja está em promoção: as compras acima de 150 reais podem ser parceladas em dez vezes sem juros.



terça-feira, 22 de março de 2011

CDL Santa Cruz do Capibaribe oferece curso de Práticas administrativas


O Curso práticas administrativas vai acontecer nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), na CDL em parceria com o CESAC e apresentará propostas situações ativas de aprendizagem que possibilitem ao participante colocar-se no papel de apoio administrativo de um departamento de determinada empresa e buscar alternativas eficazes para a realização das diversas rotinas de trabalho deste departamento.


Nesse sentido, serão utilizadas: proposições de problemas, discussões em grupo, apresentação de filmes, bem como atividades envolvendo a simulação de rotinas de escritório e outras. O curso será ministrado pela consultora Sara Xavier.

Confira abaixo o conteúdo completo do curso:
Organização de Arquivos;
Controle de Contas a Pagar e a Receber;
Preenchimento de Livro-Caixa;
Organização de Agendas;
Condução de reuniões;
Atendimento Telefônico;
Organização do Ambiente de Trabalho;
Noções de Qualidade no Atendimento
Trabalho em Equipe.

Serviço:

Dias: 23 e 24 de março de 2011
Horário: 19:00 às 22:00
Local: CDL Santa Cruz
Informações: 3731-2850
Investimento: R$ 55,00*
* Sócios da CDL e Alunos do CESAC têm 10% de desconto.





Um mundo de oportunidades de negócio

Fonte: SEBRAE

Dentre os eventos promovidos pelo Sebrae, a Feira do Empreendedor é um dos maiores sucessos.

A ideia inicial permanece: oferecer a empreendedores a possibilidade de adquirir equipamentos ou abrir negócios com baixo investimento inicial.

Hoje a Feira do Empreendedor é um evento marcante nas cidades onde acontece e mantém o mesmo ambiente favorável para oportunidades de negócio.

Cada uma das edições da Feira do Empreendedor é projetada de acordo com a cultura e a dinâmica econômica do local onde se realiza.

Através da Feira, o Sebrae proporciona que pequenos negócios encontrem seus mercados e oferece orientação ao empreendedor na abertura e na gestão de empresas, com continuidade, crescimento e inovação.




A rota para o sucesso

Fonte: Alinhavando o Futuro
Do JC on line

Vestir a camisa da empresa. Está aí uma das coisas que os colaboradores do casal de empresários Arnaldo Xavier e Marta Ramos sabem fazer bem. Atuando no setor da confecção há 30 anos em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, o empreendimento - Rota do Mar - já conquistou o título de “A melhor empresa para se trabalhar no Brasil”, concedido pelo Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) em 2008.

E nem é preciso ir muito longe para descobrir o motivo para tamanha honraria. Visitando os diversos setores da fábrica é possível perceber a alegria de quem hoje produz para o mundo.
“Eu trabalho aqui desde o início. Tenho orgulho de fazer parte dessa empresa. Eu amo isso aqui, faz parte da minha vida, é minha segunda casa. Sem falar que foi com o dinheiro daqui que consegui comprar minha tão sonhada casa própria”, comemora a costureira Irene Barbosa.



A coordenadora de produção Maria de Fátima, que também trabalha na empresa desde o início, completa o depoimento da colega.

“Eu não me vejo trabalhando em outro lugar. Esse é o emprego dos sonhos de muita gente. Aqui nós somos tratados com dignidade, respeito, igualdade e o melhor de tudo, reconhecidos pelo que fazemos”, diz.

A Rota do Mar é pioneira em educação empresarial na região, promovendo cursos de capacitação periodicamente para suas equipes e incentivando a comunidade com a promoção de palestras e eventos educativos.

“Uma coisa que sempre achei importante e jamais irei abrir mão é da educação. Por isso, conseguimos erradicar o analfabetismo na empresa, oferecendo cursos de alfabetização para adultos, através do método Paulo Freire, garantindo educação para colaboradores e alguns filhos que estavam fora da escola”, defende Arnaldo Xavier, lembrando das dificuldades enfrentadas no passado, quando ficou órfão de pai aos 7 anos e precisou dividir o tempo da escola com o trabalho para sobreviver ao lado da mãe e dos quatro irmãos.



“Minha mãe foi uma pioneira. Ela juntava restos de tecidos e transformava em roupa para vender na feira. Sempre será minha fonte de inspiração para chegar ainda mais longe”, afirma o empresário.

Além de atenta à saúde dos colaboradores – garantindo suporte médico – , a empresa especializada em moda surf e street wear, possui ainda uma atenção especial ao coração de cada um.

“O coração aqui, sem dúvida, bate mais forte. No semestre passado a empresa realizou o sonho de 18 pessoas, entre elas, eu. Tivemos uma linda festa de casamento coletivo. Foi inesquecível”, lembra Maria de Fátima.



Hoje com aproximadamente 800 colaboradores diretos e indiretos, a Rota do Mar produz moda para vários estados do Brasil e tem conquistado até países como Portugal, África do Sul, Espanha e Itália, além de já haver participado da Prêt-à-Porter em Paris e da Semana da Moda de Madri.

“O melhor de tudo é poder levar o nome do Polo de Confecções do Agreste para o mundo. Mostrando que temos potencial para atender as exigências de qualquer mercado. E nada disso seria possível se não houvesse a união" observa Xavier, destacando a participação, nesse processo, dos funcionários e entidades como Sebrae, Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Pernambuco.




segunda-feira, 21 de março de 2011

Artigo

Legislação ambiental: aspectos constitucional e trabalhista

*Por: Aldair Porto


O Direito Ambiental enfoca as normas jurídicas dos vários ramos do direito e relaciona-se com outras áreas do saber humano como a biologia, a física, a engenharia, a sociologia etc. É, portanto, uma matéria transdisciplinar que busca adequar o comportamento humano com o meio ambiente que o rodeia.


Em se tratando da legislação brasileira, o conceito de meio ambiente é expresso na Lei nº 6.938-31/08/81 (Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA).
Art. 3º Para fins previstos nesta Lei, entende-se por:


I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Embora venha a persistir a equivocada concepção de que preservar o meio ambiente é proteger somente a fauna e a flora, a Constituição Federal/1988 estabelece cinco espécies do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Desta forma, enquanto bem jurídico tutelado, o meio ambiente pode ser enquadrado sob as seguintes perspectivas:

• Meio ambiente natural - É composto pelos recursos naturais: água, solo, ar atmosférico, fauna e flora (art. 225, §1º, I e VII);


• Meio ambiente artificial - É formado pelos espaços urbanos e rurais fechados compostos pelas edificações prediais em geral, e abertos, a exemplo dos equipamentos públicos (art. 5º, XXIII, 21, XX e 182 e §§);


• Meio ambiente cultural - Considera-se o patrimônio cultural nacional, incluindo as relações culturais, turísticas, arqueológicas, paisagísticas e naturais (art. 215 e 216);
• Meio ambiente do trabalho - é o local onde as pessoas desenvolvem suas atividades laborais (art. 1º, IV, 200, VIII);


• Patrimônio genético - está relacionado com a engenharia genética que estuda a manipulação das moléculas de DNA, originando a produção de transgênicos, a fertilização in vitro, as células tronco, etc. (art. 225, V).

Deve-se ressaltar que, para fins de proteção ambiental, o meio ambiente do trabalho não está restrito a questões empregatícias, ou seja, aos vínculos laborais que o trabalhador é subordinado. Conforme já mencionado, o que interessa ao meio ambiente do trabalho é o local onde o trabalho humano é desenvolvido.


Logo, para fins de proteção ambiental, sendo o meio ambiente sadio um direito constitucional fundamental, o significado da proteção ao meio ambiente do trabalho é distinto da proteção do direito do trabalho.


Ao se reportar ao meio ambiente do trabalho, está se referindo à manutenção da saúde e da segurança do trabalhador no local onde trabalha, em busca, portanto, de salvaguardá-lo das formas de degradação e poluição. Já o direito do trabalho protege o trabalhador por ser um conjunto de normas disciplinadoras da relação entre empregador e empregado.

Aldair Porto
Advogado
Pós-graduado pela Escola Superior da Magistratura (ESMA-PB)
Professor do Centro de Ensino Superior Santa Cruz (CESAC)
Disciplinas: Instituições de Direito Público e Privado, Legislação Social e Tributária, Sociologia das Organizações, Filosofia, Ética Profissional e Administração Pública.




Indústria têxtil e de confecções ganha núcleo gestor em Pernambuco

Entre os setores que mais crescem no Estado, o segmento têxtil ganhou um aliado importante com a instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Cadeia Têxtil e de Confecções. A primeira reunião estava prevista para acontecer, ontem à tarde, no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do governador Eduardo Campos (PSB). Pela manhã, o deputado Leonardo Dias (PSB) repercutiu o assunto no Plenário. “A iniciativa demonstra, mais uma vez, a preocupação do Executivo Estadual em estimular o crescimento do setor”, enfatizou.

É a cadeia de negócios que mais gera empregos por real investido, de acordo com o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral e da Malharia de Pernambuco (Sinditêxtil). O segmento vem em franca expansão no Agreste. “Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe formaram, inicialmente, o Polo de Confecção de Pernambuco, entretanto, a atividade se expandiu para outras oito cidades, que, hoje, têm uma economia baseada no empreendedorismo familiar, segundo análise do Sebrae”, informou. Um conselho específico para o setor garantirá o impulso necessário para que toda a cadeia gere emprego e renda e, consequentemente, mais desenvolvimento econômico e social para o Estado, na opinião de Dias.

Santa Cruz do Capibaribe

Santa Cruz do Capibaribe, através da FCDL-PE que tem como representante a CDL da cidade fez parte na formação do Núcleo Gestor da Cadeia Produtiva e de Confecções de Pernambuco, formado na tarde desta quinta-feira (24), em Recife, com a presença do Governador Eduardo Campos e diversas entidades estaduais. O núcleo foi instalado a partir de reivindicações no Fórum da Cadeia Têxtil onde a FCDL-PE tem uma cadeira de representação, sendo nomeada a CDL Santa Cruz do Capibaribe para representá-la nesse Fórum. Foi pensando no desenvolvimento do setor que foi preparado o planejamento estratégico voltado para o Polo de Confecções, onde a CDL Santa Cruz do Capibaribe sempre esteve presente representando a FCDL - PE.

A CDL Santa Cruz do Capibaribe ganhou representatividade estadual, a partir da eleição da Federação das CDLs estaduais que tem Fábio Lopes, como diretor da Federação, representando assim, a cidade em todo Estado. Dentro deste núcleo, todas as vezes que for haver reuniões, Fábio Lopes estará representando Santa Cruz do Capibaribe e a FCDL, enquanto diretor na Cadeira que pertence a Federação.





CDL Santa Cruz do Capibaribe cria seu planejamento estratégico para 2011


A diretoria da CDL Santa Cruz do Capibaribe esteve reunida durante todo o dia deste sábado (19), para criar o Plano Estratégico da Instituição. O encontro aconteceu na própria sede da CDL, com vários diretores. O planejamento foi realizado em parceria com o SEBRAE, sob as orientações do consultor Anselmo.

No Planejamento estratégico da CDL Santa Cruz do Capibaribe, muitas que já são realizadas serão implementadas.




Jornalista paraibana faz crítica brilhante sobre o carnaval

O Carnaval passou e, enfim, como dizem os brasileiros; o ano começou. A jornalista paraibana Rachel Sheherazade, comentarista da TV Tambaú, teceu comentários felizes sobre a festa que pára o Brasil por cinco dias consecutivos.
Veja o vídeo abaixo:


Estilistas turbinam varejo de vestuário para classe c

Fonte: CNDL

Redes varejistas de vestuário como Riachuelo e C&A fecham parceria com estilistas renomados para o lançamento de coleções em suas lojas para aumentar suas vendas para as classes B, C e D.

Este mês a Riachuelo, por exemplo, fechou parceria com a estilista Cris Barros e almeja investir este ano R$ 100 milhões em marketing para o lançamento de coleções. "Entendemos que o nosso público quer consumir peças que estão nas revistas de moda, porém com um custo acessível e com parcelas que cabem no bolso", enfatiza o presidente da Riachuelo, Flávio Rocha.

Mais de 100 peças foram confeccionadas para esta estação com preços a partir de R$ 39 que podem chegar até R$ 279.

Com a mesma linha de raciocínio a C&A que lança no próximo dia 23 uma coleção Stella McCartney . A rede já fez parcerias com marcas com o: Espaço Fashion, Glória Coelho, Isabela Capeto e Maria Bonita Extra.






sexta-feira, 18 de março de 2011

Participe de mais um curso oferecido pela CDL


A CDL Santa Cruz do Capibaribe estará promovendo na próxima semana um curso voltado para a área de alimentos. No curso, os participantes irão aprender como manipular os alimentos e a forma de preparar uma alimentação saudável. O intuito da CDL é oferecer cursos voltados para toda sociedade, e não apenas para os associados da entidade. Ligue para a CDL e peça mais informações.

Não deixe de participar!
(81) 3731-2850

Ministério do Meio Ambiente lança cartilhas para reduzir uso de sacos plásticos

Fonte: Agência Brasil

O Ministério do Meio Ambiente lançou três cartilhas da campanha Saco é um Saco. A iniciativa criada em 2009, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), visa à redução do uso de sacolas plásticas por consumidores.

Cada cartilha é voltada a orientar diferentes públicos no processo de substituição das sacolas plásticas por material sustentável. A primeira busca orientar municípios sobre a campanha, a segunda procura mobilizar instituições públicas e privadas, e a terceira pretende mostrar aos consumidores que eles também podem colaborar com a redução das sacolas.

Com a campanha, o ministério quer reduzir o uso das sacolas até 2015. Daqui a quatro anos, o governo estima que o número de sacolas no comércio seja 40% menor do que em 2010. No ano passado, só os supermercados usaram 14 milhões de sacolas.

De acordo com o ministério, desde que a campanha foi lançada, cerca de 5 bilhões de sacolas plásticas deixaram de ser produzidas no país.






750 milhões de sacolas deixarão de ser consumidas em 2011

Fonte: CNDL

A previsão é das entidades organizadoras do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. Desde que o programa foi iniciado, em 2008, 3,9 bilhões de sacolas plásticas deixaram de ser utilizadas no Brasil.

O projeto é desenvolvido pelo INP – Instituto Nacional do Plástico, Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos e pela Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis). Várias redes de hiper e supermercados participam aderindo a ações para a redução no uso de sacolas plásticas.

Segundo os organizadores do programa, mais de cinco mil pessoas, entre supervisores e operadores de caixa dos supermercados participantes foram treinadas para orientar os consumidores sobre o uso responsável das sacolinhas.

“Quando o consumidor se dá conta de que tem direito a uma sacola mais resistente, que pode ser reutilizada inúmeras vezes, além de carregar mais produtos, o varejo passa a ter um aliado na questão da diminuição do desperdício dessa embalagem”, afirma o diretor executivo da Plastivida, Miguel Bahiense.





quinta-feira, 17 de março de 2011

Programa CDL em Ação


Se você perdeu o Programa CDL em Ação da CDL Santa Cruz do Capibaribe, desta quinta-feira (17), você pode clicar nos ícones ao lado e ouvir na íntegra. A CDL está implementando cada vez mais a forma de comunicar e tem buscado ferramentas na área de comunicação, a fim de levar até ao associado tudo o que a entidade realiza.

O Programa CDL em Ação vai ao ar a cada 15 dias, pela Comunidade FM, às 11 horas, no Programa Espaço Aberto. Fiquem ligados e sintonizem o CDL em Ação!



Santa Cruz do Capibaribe realiza o Dia D da mulher hoje



A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde, com o apoio da Coordenadoria da Mulher e AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), promove o “Dia D da Mulher” nesta quinta-feira, 17, a partir das 8h., na AABB –localizada na Avenida 29 de dezembro, em frente ao Hospital Municipal.

No local serão oferecidos: coleta citológica, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, palestras educativas com temas variados (Saúde Bucal, DST Aids, prevenção de câncer de colo uterino e de mama, dentre outros), teste rápido para HIV, distribuição de Preservativos, exames de tipagem sanguínea, vacinação, aferição de pressão Arterial e distribuição de Kits de Saúde Bucal. Para participar basta apresentar documentos de identidade e CPF.




Aprenda a manipular bem os alimentos em mais um curso oferecido pela CDL


A CDL Santa Cruz do Capibaribe estará promovendo na próxima semana um curso voltado para a área de alimentos. No curso, os participantes irão aprender como manipular os alimentos e a forma de preparar uma alimentação saudável. O intuito da CDL é oferecer cursos voltados para toda sociedade, e não apenas para os associados da entidade.

O curso de Manipulação de Alimentos é um deles. As vagas são limitadas e você pode fazer a sua inscrição agora. Basta ir até a CDL e se inscrever, pois restam poucas vagas. Não perca esta oportunidade de aprender a manipular melhor os alimentos. O curso é uma parceria do SEBRAE com a CDL Santa Cruz do Capibaribe.




quarta-feira, 16 de março de 2011

Convite CESAC Júnior


O Cesac Júnior Soluções Empresariais tem o prazer de convidar-lhe para participar de uma palestra gratuita sobre “Oportunidades de Negócios Virtuais no Setor de Confecções” que será ministrada por Felipe Lapa, especialista em e-Commerce, empresário, Diretor Executivo da eCoopertec e Comendador da Soberana Ordem de Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek.

Na ocasião, também será apresentado o portfólio de serviços da Empresa Júnior do Curso de Administração do Cesac, uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento da nossa região.


Horário: 19:00
Dia: 30 de março de 2011
Local: Câmara de Vereadores de Sta. C. do Capibaribe



Dada a largada para a 11 ª Rodada de Negócios em Caruaru


A 11ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana tem início hoje (16), em Caruaru. O evento conta com a presença de 120 empresas de todo Agreste pernambucano.

Mais de 300 compradores de todo Brasil são esperados para superar a expectativa dos organizadores do evento, em R$ 11 milhões.

A Rodada de Negócios vai acontecer de hoje (16) até sexta-feira (18), no estacionamento do Shopping Difusora.

Christiane Fiúsa, da J&B Consultores explica para esta edição o evento não cresceu muito. “Nós não crescemos da rodada anterior para esta, pois entendemos que todo crescimento precisa ser sustentável. Não adianta crescer por crescer, para termos este crescimento de vendedores é preciso que tenhamos um crescimento também de compradores”, afirmou.

O evento é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), em parceria com o SEBRAE e outras associações empresariais que compõem o Polo de Confecções do Agreste.






terça-feira, 15 de março de 2011

FIEPE e SEBRAE promovem palestra sobre as tendências Primavera-Verão 2011-2012


A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), por meio de sua unidade regional em Caruaru vai promover a palestra Tendência da Moda Primavera-Verão 2011-2012. a palestra é fruto de uma parceria com o SEBRAE e tem como objetivo antecipar as novidades em design, tendências e estilos do mercado para os profissionais que atuam na área de vestuário e, assim, preparar suas coleções de forma que atraiam os consumidores.

A palestrante Renata Abranchs, há 15 anos, pesquisa, desenvolve, orienta e coordena coleções em diversas empresas pelo Brasil afora. Na Palestra ela vai abordar diferentes temas como as macrotendências e inspirações para a Primavera-Verão 2011-2012 para o segmento feminino, além das cores, vitrinismo e os principais acessórios para a temporada.

As indústrias que forem associadas as sindicatos filiados a FIEPE pagarão apenas R$ 50, e as que não tiverem vínculo nenhum terão um custo de R$ 70.



Saldo comercial dos sete dias úteis de março é de US$ 841 milhões

Fonte: Agência Brasil

A balança comercial brasileira registrou, nos sete dias úteis deste mês, um saldo de US$ 841 milhões, resultado de exportações no valor de US$ 6,477 bilhões contra importações de US$ 5,636 bilhões. O superávit comercial das duas primeiras semanas de março dobrou na comparação com as médias diárias obtidas em fevereiro.

As exportações cresceram 35,3% neste mês, pela média diária, em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto as importações evoluíram 23% na mesma base de comparação. Os exportadores venderam 47,6% mais produtos básicos (minérios de cobre e ferro, carnes, milho, café em grão e farelo de soja). Destaque também para as vendas de produtos semimanufaturados (42,1%) e de produtos manufaturados (22,7%).

O saldo acumulado nos 48 dias úteis do ano soma US$ 2,463 bilhões, o que significa uma média diária de US$ 51,3 milhões e equivale a um aumento de 211% em relação à média contabilizada em igual período de 2010. As exportações desse período somaram US$ 38,424 bilhões, com crescimento de 26,8% em relação aos 48 dias úteis do início de 2010, enquanto as importações atingiram US$ 35,961 bilhões, o que significa aumento de 21,9%.




Nota Fiscal online terá nova versão a partir de abril

Fonte: JC on line

A partir de 1º de abril será obrigatória a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) na versão 2.0. Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, os contribuintes credenciados devem atualizar o software emissor até 31 de março, a partir desta data os documentos fiscais eletrônicos emitidos na versão anterior (1.10) não serão mais aceitos.

As empresas que não adaptarem seus sistemas poderão ter interrupções de faturamento. Na versão 2.0 da NF-e foram implementadas novas validações e criados novos campos para preenchimento. A Secretaria da Fazenda recomenda que os contribuintes que são obrigados a emitir a nova nota fiscal efetuem testes na versão 2.0 e façam a atualização com antecedência.

O download da versão 2.0 é gratuito para os contribuintes que utilizam o programa emissor disponibilizado pela Secretaria da Fazenda. As instruções de instalação estão disponíveis no endereço http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/.






Projeto de lei inclui representantes comerciais no Simples

Fonte: CNDL

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar 606/10, que inclui os representantes comerciais no Simples Nacional, sistema que estabelece normas gerais ao tratamento tributário diferenciado para microempresas e empresas de pequeno porte.

Segundo a proposta do deputado Guilherme Campos (DEM-SP), os representantes comerciais teriam o mesmo regime tributário aplicado às atividades de administração e locação de imóveis de terceiros, de academias de dança e de ginástica e de produção cultural e artística, entre outras.

O deputado justificou a proposta, comparando o grande número de categorias já beneficiadas pelo sistema. "A Lei Complementar 123/06 tem a finalidade de beneficiar as pequenas empresas brasileiras mediante tratamento tributário simplificado e favorecido. Nesse contexto, não há justificativa para não se permitir que os representantes comerciais também possam se beneficiar do Simples Nacional".

Decisão

Segundo a lei atual, a responsabilidade pela gestão do Simples Nacional é de seu comitê gestor, que é vinculado ao Ministério da Fazenda e composto por representantes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O projeto está apensado ao PLP 482/09, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que inclui as corretoras de seguro e os representantes comerciais, e está pronto para ser votado em Plenário.

Outro projeto que altera o Simples Nacional – este com a ideia de aumentar os limites de faturamento anual para as empresas participarem do sistema – deve ser votado ainda neste semestre. A proposta aumenta o limite de faturamento anual da microempresa de R$ 240 mil para R$ 360 mil e da empresa de pequeno porte de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.







segunda-feira, 14 de março de 2011




Boas práticas de manuseio de alimentos será mais um tema de curso da CDL Santa Cruz do Capibaribe

A CDL Santa Cruz do Capibaribe vai promover mais um curso voltado para o manuseio de alimentos. O curso acontecerá entre os dias 21 e 25 deste mês, através de uma parceria da CDL com o SEBRAE. A facilitadora do curso será a consultora do SEBRAE, Marilena Marçal, que irá apresentar um conteúdo vasto para atender as perspectivas dos participantes. O curso será distribuído em cinco encontros.

Confira abaixo o conteúdo que será abordado em cada encontro:

Encontro 1
- As boas práticas, as exigências legais, e os perigos.
Encontro 2 - A contaminação microbiológica e os requisitos das boas práticas
Encontro 3 - os requisitos das boas práticas previstos na RDC nº 216/2004 (Anvisa)
Encontro 4 - As boas práticas: exposição de produtos para consumo, fluxo de processo, documentação e registros.
Encontro 5 - A atuação do responsável capacitado e suas ferramentas de implantação das boas práticas.

Serviço:

PERÍODO:
21 Á 25/03/2011 .
CARGA HORÁRIA: 15 hs
LOCAL: CDL SCC
INVESTIMENTO: R$ 65,00
INFORMAÇÕES: 3731-2850

Senac abre inscrições para cursos a distância na área de Negócios

Fonte: JC online

Para quem não pode frequentar uma sala de aula por falta de tempo, mas deseja estar se atualizar para atuar no mercado, o Senac está com inscrições abertas para duas turmas de cursos à distância - ambos com 60h de carga horária - que começam na próxima segunda-feira (14). As inscrições podem ser feitas na central de atendimento do Senac, na Avenida Visconde Suassuna, 500, Santo Amaro, no Recife.

As aulas de Qualidade e Prestação de Serviços abordarão as novas tecnologias na área e o desenvolvimento do trabalho em equipe; o ciclo, os princípios e as normas da qualidade e a importância de conhecer, atrair e manter a clientela. O valor do curso, totalmente online, é de R$ 110. Para participar, é preciso ter ensino fundamental completo. O objetivo é qualificar profissionais de alto nível.

Gestão de Pequenos Negócios trará temas como importância do planejamento, análise de mercado e plano de marketing, além de tópicos relacionados a organização e gerência, planejamento financeiro e tipos de sociedade. O foco é aperfeiçoar habilidades de gestão de empreendedores de micro e pequenas empresas. O curso será online, mas também contará com encontros no Centro de Tecnologia do Varejo. O investimento é de R$ 140 e é preciso ter no mínimo o ensino médio incompleto.




sexta-feira, 11 de março de 2011

Inadimplência registra queda de 4,99% em fevereiro

Fonte: CNDL

A inadimplência apresentou queda de 4,99% em fevereiro de 2011 quando comparado ao mês de janeiro. De acordo com o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a redução do número se deve ao menor desemprego para meses de janeiro na série histórica do IBGE, de 6,1%, além de fatores como o menor número de dias em fevereiro e o fraco movimento de vendas no início do ano.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 10,23% na inadimplência ao consumidor. Entre os fatores que colaboraram para a redução está o baixo desempenho da economia no início do ano passado, em função da crise, e a herança de bons indicadores de renda, crédito e consumo, que foram a tônica durante a maior parte de 2010.

Consultas


Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no comércio varejista, fevereiro apresentou leve recuo de 0,79% comparado a janeiro, levando-se em conta as consultas para compras a prazo e pagamentos em cheque. A redução, que embora possa indicar uma desaceleração do comércio, se explica em parte pelo menor número de dias de fevereiro e o alto comprometimento do brasileiro neste início de ano com tributos como IPVA e IPTU, além de compras escolares e parcelamentos remanescentes do Natal.

Já no comparativo com o mesmo período do ano passado, as consultas apresentaram alta de 6,44%, em função, sobretudo, da criação de 152 mil empregos formais, neste início de ano, e da queda do taxa de desemprego nas regiões metropolitanas, para 6,1%.

Os dados foram apresentados nesta sexta-feira, 11, na sede da CNDL em Brasília.



quinta-feira, 10 de março de 2011

11ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana deve movimentar R$ 11 milhões


A 11ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana vai acontecer na próxima semana e, de acordo com os organizadores do evento, as negociações devem movimentar R$ 11 milhões. O Gestor de Projetos de Confecção do SEBRAE, Mário César, fala sobre a Rodada e a expectativa esperada para esta edição. Confira a entrevista!

Qual a importância de um evento como este para o APL de Confecções do Agreste?


Mário César -
O APL de Confecções tem diversas formas de confecções para os diversos tipos de empresa. Você tem os centros de compras como o Moda Center, o Parque de Feiras e o Polo Comercial. A gente identificou que havia necessidade de colocar nossos produtos de qualidade produzidos na nossa região em outros estados para passarmos a ter uma comercialização ativa e não passiva, ou seja, não ficar esperando que o comprador venha comprar o nosso produto, é preciso ir até ao cliente. Como uma das formas de termos essa negociação ativa, resolvemos montar a estrutura aqui em Caruaru para trazer esses lojistas de todo país, essa é a grande importância que a gente dá para a Rodada de Negócios.


Qual a participação do SEBRAE em relação a capacitação das empresas do Polo?


Mário César - O SEBRAE vem fazendo um trabalho junto às empresas a mais de oito anos. O projeto de confecções em especial, tem trabalhado na formação das empresas com relação a desenvolvimento de produtos, qualificação da mão de obra, através de cursos, treinamentos, consultorias de produção e comercialização, cursos de técnicas de negociação, enfim, uma série de outros cursos. Tem cabido ao SEBRAE, nessa parceria de todos os envolvidos no APL, especializar e qualificar o empresário para gerir o negócio de forma ativa e proativa, sempre trabalhando para o crescimento da empresa.


O volume de negócios vem crescendo consideravelmente de uma edição a outra. Como o SEBRAE percebe a importância da Rodada para as empresas, para o SEBRAE e, sobretudo para a economia local?


Mário César - Para as empresas é renda, lucro. Para a economia local é o desenvolvimento da nossa região. Pois quando a empresa vende, angaria lucro e estes recursos ficam na região. Isso se reverte para em habitação, melhores salários, aumento do consumo. São recursos que são distribuídos entre empresários e colaboradores. Este desenvolvimento é visível pela especulação imobiliária que vemos todos os dias nos jornais. Para o SEBRAE é importante porque o dever do SEBRAE é justamente fomentar o desenvolvimento da micro e pequena empresa. Temos tido conhecimento que através da rodada de negócios que empresas começaram pequenas e estão se estruturando e galgando novos mercados. O mercado nacional está muito aquecido, mas nós temos uma expectativa que em breve nós estaremos retomando a qualificação do empresário para a exportação.


Qual a expectativa para esta Rodada?

Mário César - A expectativa para essa rodada é de R$ 11 milhões de reais. Espero mais uma vez, superarmos esta meta.


Qual o critério que define a escolha dos clientes e qual seu perfil?

Mário César - Lojistas de pequenas redes, que tenham de 3 a 15 lojas em todo país. Eles são convidados e visitados pelo pessoal da J&B Consultores divulgando a Rodada de Negócios. Nós fazemos prospecções em loco demonstrando a qualidade do produto que é negociado na Rodada de Negócios.

E as empresas participantes também passam por um critério. Para garantir que este cliente que ele vai comprar um produto confiável, que a indústria vai ter condições de entregar o produto que ele comprar?

Mário César - Sim, as empresas que participam da Rodada têm de estar devidamente estruturada. Porque uma empresa que não tiver estruturada pode fechar negócio e não cumprir e prejudicar o evento e outras empresas participantes da rodada. É importante que a empresa tenha capacidade de fazer o atendimento de tudo o que negociou dentro dos prazos. Nós fazemos uma análise de crédito com as empresas participantes, mas é importante que a própria empresa faça sua análise de crédito. A Rodada é apenas uma facilitadora e não uma garantidora da idoneidade de cada empresa.


Há um aumento na estrutura do evento de uma rodada para outra. A que se deve este aumento?


Mário César -
Desde a primeira edição, nenhuma delas foi igual a anterior. Mas, da quarta edição para cá, nós temos melhorado consideravelmente os serviços tanto para o comprador como para o lojista. Desenvolvemos a geração de pedidos eletrônica para agilizar a forma de negociação. Isso facilita e agiliza o negócio. Tem cliente que repete o mesmo pedido para várias lojas, e isso melhorou bastante.

Governo prorroga prazo para declaração de empreendedores

Matéria de Dilma Tavares
da Agência SEBRAE

O Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou do dia 28 de fevereiro para 31 de maio o prazo de entrega da declaração anual do Empreendedor Individual. A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (28).

Dos 809.844 empreendedores obrigados a prestar contas à Receita Federal, 359.391 ainda não enviaram o documento. Até quinta-feira, dia 24, o governo havia recebido 450.453 declarações, o equivalente a 55,6% do total.

Conforme Silas Santiago, secretário executivo do comitê, a decisão de ampliar o prazo leva em conta o elevado número de profissionais que ainda não enviaram a declaração, problema que debita à falta de informação e à necessidade de mais tempo para adaptação. “Ainda há muita desinformação desses empreendedores”, afirma.

A declaração é obrigatória para os profissionais que faturaram até R$ 36 mil em 2010. Os empreendedores individuais estão isentos do pagamento do imposto de renda, mas precisam prestar contas ao governo para continuar usufruindo dos benefícios oferecidos pelo programa, como cobertura previdenciária e possibilidade de participação em licitações públicas.

Quem tiver dúvida na hora de preencher o documento pode procurar as unidades do Sebrae nos estados ou ligar para o telefone 0800 570 0800.



Participe da 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista


Convenção Estadual do Movimento Lojista já tem cidade sede

Uma assembleia realizada no último dia 23, definiu a cidade sede da Convenção do Movimento Lojista em Pernambuco. A Federação das CDLs do Estado elegeu o Cabo de Santo Agostinho como cidade a receber a 23ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Pernambuco.

O evento acontece todos os anos no mês de agosto, e este ano não será diferente, no entanto, as datas ainda não foram definidas. A FCDL aproveitou a assembleia e definiu a cidade sede para a convenção em 2012, que será em Olinda.


Consumidor verá preços mais elevados no pós-Carnaval

Fonte: CNDL

Mesmo após o período do Carnaval, a demanda continuará aquecida no Brasil e o consumidor vai conviver com preços um pouco acima dos praticados nos últimos anos. A opinião é do economista da FGV (Fundação Getulio Vargas), André Braz.

Uma das principais pressões deve vir dos serviços, que respondem aos aumentos do salário mínimo. De acordo com Braz, na medida em que o consumidor tem acesso a aumentos reais nos salários, isso passa para a estrutura de custos e tem um efeito nos preços.

“Isso só piora um pouco na medida em que a demanda também anda aquecida. A economia está aquecida, as pessoas procuram por esses serviços e pagam então preços mais altos”, disse ele, segundo a Agência Brasil.

Medidas contra a inflação
Com a inflação em alta, o governo lançou medidas macroprudenciais para conter a demanda, assim como o Copom (Comitê de Política Monetária) elevou a taxa básica de juro.

Para Braz, essas medidas só devem ter efeito a médio prazo. “Só daqui a seis ou nove meses a gente vai ter uma impressão melhor”, afirmou.

Ele completou: “A resposta disso [das medidas] tem sido a redução da taxa de desemprego e o aumento da massa salarial. Ainda que o crédito esteja ficando mais caro e exista a intenção do governo de reduzir gastos, isso não vai surtir efeito agora”.





quarta-feira, 9 de março de 2011

Piloto mirim de Santa Cruz do Capibaribe brilha no latino americano de bicicross


Matheus Henning tem apenas 12 anos, mas já brilha como gente grande nos campeonatos de bicicross. No Latino Americano deste ano, que aconteceu entre os dias 25 e 26 de fevereiro, o pequeno atleta ficou no quarto lugar no pré latino e quinto lugar no latino americano, concorrendo com outras feras de vários países da América Latina.

O campeonato aconteceu na cidade de Paulínia – SP. A etapa contou pontos para o Pan americano que será na cidade de Antioquia na Colômbia, nos dias 13 e 14 de maio, e o Mundial que será sediado em Copenhague na Dinamarca, entre 29 e 31 de julho.

Matheus está se preparando para concorrer na Copa Brasil que será neste fim de semana em Recife e depois no Campeonato Brasileiro de Bicicross, em Feira de Santana-BA. “Participar destes campeonatos me trazem experiência. Eu estou bem mais confiante para poder participar das próximas etapas nacionais e do Mundial em julho”, disse Henning.

Matheus Henning conta com apoio de vários órgãos da cidade, dentre eles a CDL que sempre acreditou no potencial do garoto.