Topo

Topo

terça-feira, 31 de maio de 2011

Seminário pela Paz em Santa Cruz



O MOVPAZ (Movimento Pela Paz) irá realizar em Santa Cruz do Capibaribe um Seminário pela paz, que acontecerá neste sábado 04 de junho na Câmara de Vereadores com início às 13:30 h.

Palestrante: Clóvis Nunes
Entrada gratuita

Maiores informações: CDL 3731.2850

Governo, empresários e centrais sindicais unem-se em investida contra falso déficit previdenciário

Fonte: Correio da Cidadania

O real objetivo dessa reforma da Constituição é garantir crescimento de lucros para as empresas e superávit primário para pagar a agiotagem nacional e internacional. E isto aparece muito claramente quando o governo Dilma propõe "desonerar a folha de pagamento das empresas", eliminando sua contribuição à Previdência Social. O que se visa, realmente, não é impedir o sacanamente apelidado "rombo da Previdência". Está provado que esse rombo só existe porque grandes empresas sonegam a Previdência Social (e isto a própria imprensa burguesa tem revelado de tempos em tempos).

Leia artigo na íntegra aqui!

Número de empresas no Simples chega a 5 milhões

Matéria de Dilma Tavares
da Agência SEBRAE

O Simples Nacional já conta com 5 milhões de micro e pequenas empresas, marca alcançada no último domingo (29), segundo o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). O número representa 83,7% do total das 5.972.474 micro e pequenas empresas do país e 83% das 6.026.413 de todas as empresas que existem no território nacional.

O Simples Nacional, mais conhecido como Supersimples, é o sistema especial de tributação das micro e pequenas empresas, criado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei complementar 123/06). Ele unifica a cobrança de seis tributos federais (IRPJ, IPI, PIS,COFINS, CSLL, INSS patronal) mais o ICMS estadual e o ISS municipal. Podem optar por recolher tributos por esse sistema as empresas com receita bruta de até R$ 2,4 milhões por ano.

O sistema entrou em vigor em julho de 2007, substituindo o antigo Simples Federal. Na época migraram automaticamente para o novo regime 1,3 milhão de empresas. “Desde então o número de optantes não parou de crescer”, afirma o secretário executivo do comitê, Silas Santiago.

Em 2007, o sistema contava com 2,8 milhões de empresas, passando para 3,1 milhões em 2008, havendo grande impulso nas opções a partir de 2009, com a criação do Empreendedor Individual (EI), programa entrou em vigor em julho de 2009.

Inserido na lei da pequena empresa por meio da Lei Complementar 128/08, o Empreendedor Individual possibilita a formalização de empreendedores por conta própria como pipoqueiros, chaveiros, boleiras e costureiras. Ao se registrar, esses profissionais entram automaticamente no Simples Nacional.

Os números do CGSN mostram que, naquele ano, estavam no sistema 3,4 milhões empresas, das quais 77 mil eram empreendedores individuais. Em 2010, eram 4,5 milhões, sendo 810 mil EI. No último domingo, chegou ao número de 5.010.000. Destas, 1,1 milhão é empreendedor individual.

A opção pelo Simples Nacional é feita sempre em janeiro de cada ano, exceto para as recém registradas, que podem optar a qualquer momento. Números do CGSN mostram índice crescente de empresas novas entrando no sistema, mesmo com a criação do Empreendedor Individual. Em 2007, foram 266.725, em 2008, 340.643, em 2009, 406.108, e em 2010 foram 418.873 empresas. Em 2011 já são 129.775.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CDL e Tintas Quimilson trazem a Santa Cruz do Capibaribe a palestra de Leila Navarro



A CDL Santa Cruz do Capibaribe em parceria com a empresa Tintas Quimilson, traz à Capital da Moda a conceituada Palestrante, Leila Navarro, apresentando a palestra "Felicidade, Resultado e Sucesso". Não deixe de Participar, compre a sua entrada na CDL. Entrada limitada (81) 3731-2850.

Workshop ensina como vender moda

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, formatou uma nova capacitação para a área de Moda. É o Workshop “Como vender Moda”, que tem o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e aumentar a competitividade do mercado no Estado. Essas ações são resultados de articulações das câmaras setoriais dos Profissionais de Moda, Componentes Têxteis e Arranjo Produtivo da Moda.


Podem participar funcionários de lojas, gerentes, empresários, executivos, entre outros profissionais. Além de melhorar o posicionamento do profissional no mercado, o conhecimento o torna ainda mais competitivo e apto à função que exerce. “O mercado consumidor está cada vez mais exigente, sobretudo o de Moda, que mexe com o comportamento, autoestima e particularidades das pessoas. Por meio desse workshop, visamos a profissionalização, essencial aos diversos setores”, disse Mário César Freitas, gestor do Projeto de Confecções do Sebrae-PE.

O curso será nos dias 03 e 04 de junho, das 18h às 22h e das 08 às 12h, respectivamente, no auditório da ACIC (Rua Armando da Fonte, 15/ Maurício de Nassau/ Caruaru-PE). As inscrições custam R$ 50. Os interessados devem procurar a sede da entidade ou ligar para o telefone (81) 3721-2725, contatando a Assessoria Técnica das Câmaras. Falar com Rozania Karilena. O contato virtual é pelo e-mail camarasdoapl@acic-caruaru.com.br.

Consultoria – O workshop será ministrado pela consultora Tatiana Toraci. Ela é pesquisadora em consumo de Moda e administradora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Administração, com foco de pesquisa de mercado de luxo, também é especialista em Marketing Estratégico pela UFPE e em Moda pela Faculdade Boa Viagem (FBV). Coordenadora do curso MBA em Moda na FBV leciona as disciplinas de Pesquisa de Tendências e Moda e Luxo. Sócia da Modus Mkt e Semiótica, possui experiência de mais de 10 anos em empresas multinacionais nas áreas de Marketing e Projetos Empresariais.

Mais de 56 mi de novas cédulas do real estão em circulação

Fonte: CNDL

O Banco Central divulgou que 56,315 milhões das novas cédulas de real com valor de face de R$ 50 e R$ 100 estão em circulação no país. Os dados foram divulgados na quinta-feira (26), mas as notas já estão em circulação desde o dia 13 de dezembro.

Do novo modelo em circulação, 15,291 milhões são de R$ 100 e 41,024 de R$ 50.

Como a substituição das cédulas é feita gradualmente, de acordo com o desgaste das da "primeira família do real", as notas antigas ainda vão predominar por algum tempo: circulam no país 1,292 bilhão de notas da primeira família, com valor de face de R$ 50 e 356,107 milhões de R$ 100.

As notas de R$ 50, tanto as antigas como as novas, duram em média três anos e oito meses. No caso das de R$ 100, a durabilidade média é cinco anos.

Nos caixas eletrônicos, as novas notas também estarão acessíveis aos poucos. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a adaptação dos caixas eletrônicos para liberar as notas depende da estratégia de cada instituição. A adaptação é necessária, porque as novas cédulas têm tamanhos maiores: as de R$ 100 têm 15,6 centímetros por 7 cm e as de R$ 50,14,9 cm por 7 cm.

FCDL-PE realiza II Encontro de Comunicação das CDLs do Estado



O II Encontro de Comunicação das CDLs de Pernambuco aconteceu na última quinta-feira (26), na cidade de Arcoverde. O encontro foi realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), com o intuito de apresentar aos assessores de comunicação das entidades novas ferramentas de divulgação das CDLs, além de ter uma comunicação padronizada, onde todo movimento lojista fale a mesma linguagem.

O encontro foi sediado na sede da CDL de Arcoverde, e a CDL Santa Cruz do Capibaribe foi representada pela Secretária Executiva, Katyane Michele e pelo assessor de Comunicação, Betto Aragão. A Assessora do SPC Brasil, Priscila Siqueira, apresentou as muitas ferramentas do SPC e disse que é preciso um comercial forte, para que as entidades possam sobreviver mesmo com o fim dos Call Centers. “A internet está consolidada e cada vez mais o consumidor está inteligente. As consultas ao SPC são feitas por ele próprio, pois estamos deixando o portal do SPC com uma acessibilidade melhor. Então, é preciso que o comercial da sua CDL esteja bem treinada para vender os produtos do SPC, o SPC não é só consulta, não é só negativar o consumidor inadimplente, e isso precisa ser trabalhado em todo Brasil”, disse a assessora.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CDL Santa Cruz do Capibaribe nas redes sociais



A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe está cada vez mais integrada ao seu público associado e a sociedade em geral. Através das redes sociais, a entidade cria um vínculo com os internautas. Agora a CDL está no Twitter, mais um canal de comunicação para os sócios. Para acompanhar todas as ações da entidade, basta que você siga a CDL no Twitter, no endereço: @CDLSCC, e fique por dentro de tudo o que acontece no movimento lojista da Capital da Moda e Brasil.

CDL Santa Cruz do Capibaribe e Tintas Quimilson promoverão palestra com Leila Navarro



Desemprego atinge baixa recorde para abril

Do R7.com

A taxa de desemprego no país ficou em 6,4% em abril. Trata-se do menor nível para o quarto mês do ano desde o início da série, em 2002. O dado também é menor que o de março (6,5%), embora tenha sido considerado estável nessa comparação, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (26).

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou em 10,8 milhões – sem alteração significativa em relação a março, de acordo com o IBGE. Na comparação com abril de 2010, houve aumento de 6,8% (ou 686 mil postos de trabalho a mais com carteira assinada).

O rendimento médio real habitual dos ocupados ficou em R$ 1.540 – um recuo de 1,8% tanto na comparação mensal como frente a abril do ano passado.

A população desocupada do país ficou em 1,5 milhão de pessoas - estável em relação a março. Já frente a abril do ano passado, houve queda de 10,1% - ou seja: nessa comparação, 173 mil pessoas saíram da condição de desocupadas.

Leia mais...

Congresso lança frente em defesa do setor de serviços

Fonte: FENACON

Foi lançada na manhã desta quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços. Entre os principais objetivos do grupo estão propor e defender leis que fortaleçam a prestação de serviços no País, além de realizar uma maior atuação política do setor junto ao Congresso Nacional.

O evento contou com a participação de vários parlamentares e representantes de entidades de classe que enfatizaram a importância de avaliar e implantar políticas públicas específicas para o setor de serviços do País. Foram apontados ainda números do segmento que, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é o que mais cresce na economia brasileira, representando 68,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e responderam por 70% dos empregos formais.

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, elogiou a iniciativa e afirmou que será preciso muito empenho para frente alcançar seus objetivos. “Este é um momento histórico, pois precisamos lutar por melhores condições de desenvolvimento dessas empresas, tais como inclusão no Simples Nacional, desburocratização para abertura de novas empresas, unificação das obrigações acessórias, além das reformas Tributária e Trabalhista”, disse.

A frente terá a seguinte coordenação:

Presidente:Deputado Laércio Oliveira – PR/SE

1º Vice-Presidente do Senado Federal:Senador Eunício Oliveira PMDB/CE

1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados:Deputado Roberto Santiago PV/SP

1º Secretário do Senado Federal:Senador Paulo Paim PT/RS

1º Secretário da Câmara dos Deputados:Deputado Izalci PR/DF

CESAC realiza parceira com o Projeto vida por vidas

O Projeto vida por vidas consiste em uma campanha da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que em parceria com a Empresa Júnior do Curso de Administração do CESAC, realizou um evento de doação de sangue. O evento aconteceu no último dia 21, no Centro de Ensino Superior de Santa Cruz do Capibaribe (Cesac), onde na oportunidade 150 voluntários que doaram sangue em prol de pessoas que necessitam desse atendimento em Hospitais e Hemocentros de Pernambuco.

De acordo com os jovens adventistas que estiveram a frente da campanha, o Projeto Vida por Vidas foi reconhecido internacionalmente como Campanha destaque que incentiva a doação de sangue, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, agência fundada em 7 de abril de 1948 especializada em saúde e subordinada à organização das Nações Unidas.

O CESAC parabeniza os Jovens Adventistas do Sétimo Dia, os alunos da Empresa Júnior do Curso de Administração e os santacruzenses pela brilhante atuação social nesta campanha que constitui um ato de demonstração de Amor ao Próximo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais cinco municípios assinam a Lei Geral da MPE

Fonte: SEBRAE PE

Depois dos municípios de São Bento do Una e Frei Miguelinho aprovarem, recentemente, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, agora foi a vez de Garanhuns, Lagoa Grande e Carnaubeira da Penha assinarem a implementação da legislação. Com isso, empreendedores destes municípios terão mais facilidades para obter crédito, tecnologia, exportar, vender para o governo, abrir empresas e se formalizar.

Dos 185 municípios de Pernambuco, 95 já aprovaram a Lei que beneficia pequenos empresários. O Sebrae prossegue com o trabalho de sensibilização junto às prefeituras para que haja maior rapidez na assinatura e na adoção da Lei. Quase metade das cidades do Estado já aderiram à medida que beneficia pequenos empreendedores.

A lei complementar Nº 123, de 14 de dezembro de 2006, faz parte do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Com a Lei Geral os benefícios vão além dos tributários.

LEI - Em dezembro de 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (123/06). Reivindicada por vários setores econômicos do País, a lei regulariza e amplia, em boa parte dos casos, as vantagens da maioria das micro e pequenas empresas (MPE), que representam mais de 90% das empresas existentes no país. Ela cria uma série de facilidades tributárias e de negócios, como o tratamento diferenciado em licitações públicas. Estas, complementarmente, foram regulamentadas pelo Decreto nº 6.204, publicado em 5 de setembro de 2007.







SENAI participa da Campanha Indústria Solidária

Fonte: SENAI

O SENAI é uma das entidades do Sistema Fiepe a participar da Campanha Indústria Solidária que arrecadará donativos para os desabrigados das últimas enchentes no Estado. Estão engajadas nesta ação as Escolas SENAI Água Fria, Areias, Caruaru, Cabo, Garanhuns, Paulista, Sta Cruz do Capibaribe, Santo Amaro e a Sede do DR.

Todas essas unidades passam a ser postos de arrecadação, onde poderão ser entregues alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, água mineral, kits de cestas básicas, fraldas descartáveis, roupas e lençóis.

As unidades mobilizarão alunos, colaboradores, fornecedores e parceiros.
Os diretores das Escolas Técnicas SENAI Caruaru, Santa Cruz e Garanhuns iniciaram a mobilização semana passada. “Estamos incentivando os parceiros das unidades a participarem da campanha”, afirmou Ednaldo Cabral, diretor do SENAI Garanhuns.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de maio: Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte



Os contribuintes brasileiros agora têm uma data para comemorar. O dia 25 de maio foi instituído, ainda no governo Lula, para respeitar o contribuinte brasileiro, país que possui o maior índice de impostos do mundo. A data foi estabelecida por meio da Lei n.º 12.325, de 2010.

Algumas CDL Jovens pelo Brasil estão comemorando a data com parcerias com postos de combustível, onde os veículos são abastecidos sem nenhum imposto sobre o petróleo. A Campanha já foi realizada em Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, Brasília, e hoje foi realizada em Caruaru.

O intuito maior da data cívica é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.

FIEPE promove Semana da Indústria em Caruaru

Fonte: Assessoria

O núcleo da FIEPE em Caruaru realiza, de 26 a 31 de maio, a Semana da Indústria. A abertura do evento será, às 18h30, com seminário gratuito sobre gestão, no auditório do Centro Tecnológico da Moda. A programação inclui também cursos voltados para o desenvolvimento da competitividade das empresas do Agreste. Mais informações pelos telefones (81) 3722-5667 / 3722-5702 ou pelo nucleocaruaru@fiepe.org.br.

"Acreditamos que a melhor forma de celebrar o mês da indústria é brindar os empresários da região com atividades que possam agregar significativamente para seus negócios", afirma o coordenador do núcleo, Marco Casé. O seminário vai abordar as temáticas que são tendência na administração moderna tais como os conceitos de gestor 2.0 e liderança além da hierarquia, ministrados pelos especialistas no assunto. A entrada para o evento será a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis a serem doados para as vítimas das chuvas em Pernambuco.

Nos dias 27 e 28 de maio, haverá o curso Ética, Moral e Responsabilidade nas Empresas, sobre os aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, a postura do profissional e o papel da autocrítica. Já no dia 31 será o primeiro módulo do treinamento gratuito sobre o líder sindical empresarial e o sistema de representação da indústria brasileira.

AÇÃO SOCIAL - E para demonstrar o compromisso da indústria pernambucana com o bem-estar da população do Estado, o núcleo está arrecadando água, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e roupas para as vítimas das chuvas. O material pode ser doado na sede da Federação.

Mulheres ganham 20% menos que homens, diz IBGE

Fonte: Uol Economia

O salário mensal médio recebido pelas mulheres foi 20% menor que o dos homens ao longo de 2009. Enquanto os homens receberam R$ 1.682,07 (3,6 salários mínimos da época), as mulheres ganharam R$ 1.346,16 (2,9). O salário médio do brasileiro ficou em R$ 1.540,59 (3,3 salários).

As informações fazem parte do Cadastro Central de Empresas divulgado nesta quarta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O instituto analisou os dados das organizações inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do Ministério da Fazenda, o que inclui entidades empresariais, órgãos da administração pública e instituições privadas sem fins lucrativos.

Em 2009, existiam 4,8 milhões de empresas e organizações em atividade, que ocuparam 46,7 milhões de pessoas, sendo 40,2 milhões (86,1%) como pessoal assalariado e 6,5 milhões (13,9%) na condição de sócio ou proprietário.

Entre o pessoal assalariado, 23,4 milhões (58,1%) eram homens e 16,8 milhões (41,9%) eram mulheres.

Nível superior ganha 225% mais
A diferença salarial também ocorre entre pessoas com distintos níveis de escolaridade. Pessoas com nível superior ganharam, em média, 225% mais que as sem nível superior.

Em 2009, as pessoas com melhor educação ganhavam, em média, 7,8 salários mínimos. A remuneração dos trabalhadores sem nível superior era de 2,4 salários mínimos.

Entre os funcionários, 33,6 milhões não tinham nível superior, o que corresponde a 83,5% do total, enquanto 6,6 milhões tinham nível superior (16,5%).

DF é onde se paga mais
Entre as unidades da Federação, o Distrito Federal é o que possui o maior salário (6,7 mínimos). Depois aparecem os Estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Amapá com 3,9 salários mínimos. A Paraíba tem o menor salário (2,3).

Entrevista CDL

Santa Cruz do Capibaribe sendo a Capital da Moda tem produzido confecções com muita qualidade. Com a abertura do Curso de Design de Moda na Faculdade de desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE), o mercado da moda ganhou um implemento a mais e os profissionais formados pela Instituição têm conseguido se estabelecerem no Mercado de Trabalho local. Para entender melhor o mercado da moda, a Coordenadora do Curso, Rosimere Ortega conversou sobre o tema para o Blog da CDL.

Confiram a entrevista.
Você enquanto coordenadora e profissional da moda, o que você recomenda como tendência para a Moda Inverno 2011?


Ortega - Embora a moda esteja muito democrática, destacando a androgenia como tendência com macacões e terninhos, os vestidos continuam como peça coringa da estação, pois sua presença nas coleções durante as semanas de moda internacionais foram constantes. Dentre os modelos, vimos formas variadas com cores e materiais que sobressaem do visual, com looks minimalistas, colarinhos altos ou decotes assimétricos, comprimentos ora muito curtos ora menos curtos.


Nas opções mais curtas, preferidas das jovens, serão utilizadas aplicações de plumas, conferindo volume aos vestidos e dando um toque de irreverência ao look. Com relação aos tecidos, teremos o retorno do veludo dos anos noventa, além de bastante transparência, utilizados sempre em leituras minimalistas.

Nós vivemos em uma realidade de confecção em grande escala. Como você percebe o uso das tendências na confecção de Santa Cruz do Capibaribe?

Ortega - O período é cada vez mais de observação de comportamento, ou seja, observar a vida e a mudança daquilo que está ocorrendo no entorno, as noções de gosto, ideais estéticos, tendências de uso, atitudes e expectativas pessoais só valem por períodos muito curtos, indicando a necessidade constante de readaptação o que intensifica a pesquisa mais aprofundada do conceito abordado e não apenas daquilo que estamos vendo. Entendo que este processo requer o conhecimento de um pesquisador, porém acredito que Santa Cruz do Capibaribe já possui mão de obra qualificada para a função e capacidade de absorção desta.
Em relação a qualidade, o que de dizer de Santa Cruz do Capibaibe hoje?

Ortega - O produto desenvolvido em Santa Cruz há muito tempo deixou de ser produto de sulanca, assumindo uma nova roupagem, sendo um produto de boa qualidade que surpreende os consumidores, o que a Cidade precisa é inovação, ou seja, sair um pouco mais na frente, pesquisando não apenas o que está nas ruas mais aquilo que está no mundo da moda, interpretando e adaptando a nossa realidade.

A FADIRE já formou turmas de Design de Moda, esses profissionais têm sido aproveitados no mercado local?

Ortega - Hoje temos três turmas de designers de moda formadas na FADIRE, com capacidade de pesquisa e realização de coleções, podendo prever tendências. Os designers formados aqui são rapidamente absorvidos pelo mercado, podendo atuar como designes ou até mesmo consultores de moda. Durante o curso o aluno desenvolve habilidades para aplicar a criatividade e a técnica para transformar idéias em projetos de sucesso aplicáveis ao mercado local, visando o crescimento da região.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Santa Cruz do Capibaribe sedia Encontro dos Artistas do Agreste




A classe artística da Região Agreste Setentrional de Pernambuco reuniu-se na tarde desta terça-feira (24), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, com representantes da Fundação de Cultura de Pernambuco (Fundarpe).

O Encontro é para discutir estratégias de como abranger toda a classe em eventos regionais, de forma que todo mundo possa se apresentar em eventos, como por exemplo, o Pernambuco Nação Cultural e demais festas. No Encontro, os artistas presentes foram cadastrados pelo produtor Gilberto Geraldo. Este cadastro será levado para a Fundarpe, a fim de fomentar ações de cultura para os artistas de cada região, onde cada localidade terá um representante.

O Agreste tem como interlocutor, o escritor e xilogravurista, Hérlon Cavalcanti, que vai atender às 71 cidades que compõem todo Agreste pernambucano.
O evento contou com a participação de artistas plásticos, escritores, cantores, capoeiristas, jovens do Grupo Dança de Rua, e de cantadores de viola, além do Diretor de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe, Jota Oliveira. A ideia da reunião foi de apresentar o interlocutor da Fundarpe, Hélon para que os artistas regionais possam ter um contato direto com ele.

Hélon explanou que o intuito maior da reunião foi observar como os artistas de Santa Cruz estão se articulando, além de ouvir os anseios dos artistas. “O nosso trabalho é ouvir os artistas e não chegar para eles já com projetos pré moldados, onde o artista terá de se adaptar, o nosso intuito é discutir juntos. Foi assim que eu fiz em Caruaru, enquanto estive a frente da Fundação de Cultura de Caruaru, e graças a Deus o meu trabalho foi reconhecido e hoje estou na Fundarpe para ampliar o trabalho”, explicou.

Classe empresarial é representada em Seminário de Desenvolvimento e Exportação em Santa Cruz do Capibaribe

A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) e a CDL estiveram juntas no Seminário de Desenvolvimento Regional e Exportação, que aconteceu na quadra da Escola Padre Zuzinha, nesta segunda-feira (23).

O presidente da ASCAP, Aroldo Ferreira esteve representando a Associação e a vice-presidente da CDL, Lúcia Nascimento, representou toda classe lojista da cidade.



Na oportunidade, representantes do Moda Center Santa Cruz também estavam presentes. O Síndico Valmir Ribeiro, acompanhado de Fátima Nascimento e de Áurea Xavier que divulgou o Moda Center em entrevista para a TV Seridó, do Rio Grande do Norte.
O Seminário aconteceu com um saldo muito positivo, onde os convidados puderam fazer reivindicações aos parlamentares presentes, dentre eles os Senadores Humberto Costa e Armando Monteiro, além dos três deputados eleitos em Santa Cruz do Capibaribe, no pleito de 2010, e o Deputado Federal, Jorge Côrte Real, que também representou a Federação das Indústrias de Pernambuco - FIEPE.



AADESC promove bolão para concluir sua sede



A AADESC promove um bolão em prol da construção de sua nova sede que está na fase de acabamento. O bolão será realizado no próximo dia 04 de junho na própria sede ao lado do AA, onde cada bola será vendida no valor de R$ 200,00 e você concorrera á uma moto Yamaha YBR 0 km e vários outros prêmios. Participe e ajude a AADESC a concluir as obras de sua nova sede e concorra a todos os prêmios.

Ligação DDD terá custo de local em mais 560 cidades

Fonte: CNDL

A partir do próximo sábado (28), usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento poderão realizar chamadas para municípios vizinhos, com o mesmo código de área nacional (DDD), ao custo de ligação local. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida beneficiará até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios.

A mudança foi aprovada em janeiro pelo Conselho Diretor da Anatel e faz parte do novo regulamento sobre áreas locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD).

O novo regulamento também estabelece que as novas situações que se enquadrem na definição de Áreas com Continuidade Urbana ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local, serão revistas anualmente. Segundo a Anatel, as revisões de configuração da área local resultante da criação ou da alteração de regiões metropolitanas ou de Rides ocorrerão junto com as revisões quinquenais dos Contratos de Concessão. Os valores de ligações entre fixos e móveis - e vice-versa - não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.

As regiões metropolitanas contempladas no Regulamento são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri (CE), Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central (RR), Sul do Estado (RR), Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), Norte/Nordeste Catarinense (SC), Lages (SC), Carbonífera (SC), Tubarão (SC). Quanto às regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os seus municípios já são considerados uma mesma área local. As Rides são Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA) e Grande Teresina (PI/MA).


CDL e Tintas Quimilson trazem a Santa Cruz do Capibaribe a palestra de Leila Navarro



Entre em contato com a CDL e veja como comprar a sua entrada. (81) 3731-2850

Aprendizado Constante

Fonte: Blog do Empreendedor



Toda empresa quando começa está procurando encontrar a fórmula do sucesso, querendo crescer, conquistar espaço e se firmar no mercado. Aí se depara com o grande desafio que crescer nos impõe: lidar com as mudanças e com o tamanho do crescimento que, na maioria das vezes, é maior do que o imaginado.

O que fazer diante disso? Como melhorar o desempenho, impulsionar o crescimento da empresa e, principalmente, obter resultados diferenciados? Diferenciados, sim. De mesmice , o mercado e o seu cliente andam cheios. Para alavancar a competitividade de uma pequena empresa, o principal e decisivo diferencial é o modelo de gestão empresarial adotado.

Uma empresa que se encontra no patamar de evolução constante e que deseja expandir seus negócios e conquistar novos mercados precisa ter líderes capacitados, para utilizar e dominar ferramentas de gestão avançadas.

Estabelecer e acompanhar sistematicamente os indicadores e metas definidos em um plano empresarial elaborado e monitorado constantemente, para que sejam criados ciclos de geração e avaliação dos resultados.

E, nisso, o Sebrae oferece soluções para empresas que querem continuar crescendo cada vez mais. O programa Sebrae Mais, entre outras soluções, contempla o curso Ferramentas de Gestão Avançada.

O programa consta de uma solução com 211 horas, distribuídas entre capacitação e consultoria personalizada por empresa.

Uma vez inscrito nele, a sua empresa receberá a visita de um consultor que fará um diagnóstico gratuito da sua gestão e a seleção para o programa que consta de 10 pilares:

Diagnósticos
Plano empresarial
Objetivos Estratégicos
Indicadores e Metas
Acompanhamentos Sistemáticos
Intercâmbios de Experiências
Avaliação Periódica
Novos Ciclos de Crescimento

Para participar, basta se inscrever até 31/05/11, no site: http://www.empresaavancada.sebrae.com.br/

Comissão organizadora da 52ª Convenção Nacional se reúne em Fortaleza

Fonte: CNDL


A Comissão Organizadora da 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista esteve reunida nesta segunda-feira, 23, em Fortaleza / CE. Representando a CNDL, esteve presente o gerente de eventos, Kleber Silva. Participou também da reunião o presidente da CDL Fortaleza, Francisco Freitas Cordeiro. Entre os assuntos tratados estavam a venda de stands e patrocínios, a programação do espaço mulher empreendedora e a programação da CDL Jovem.

A 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, acontecerá de 11 a 14 de setembro de 2011, terá como sede a cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. O evento tem o objetivo de unir representantes das CDLs, FCDLs e empresários do comércio varejista de todo o Brasil, para um amplo debate sobre temas que auxiliem no desenvolvimento do setor.


CDL Jovem Caruaru realiza Dia da Liberdade de Impostos

Fonte: CDL Caruaru

A CDL Jovem Caruaru – com apoio da CDL – realiza na manhã da próxima quarta-feira (25) o Dia da Liberdade de Impostos. 400 veículos serão abastecidos com gasolina mais barata, já que o produto ficará livre dos impostos, numa variação que pode se aproximar dos 50% de desconto.


A CDL Caruaru será a primeira do interior do país a aderir essa campanha, que já deu certo em Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, onde houve uma mobilização semelhante a que será realizada aqui em Caruaru.


O Posto IBF (Bandeira BR, na Avenida Agamenon Magalhães) é um dos parceiros da campanha, é lá que carros e motos serão abastecidos com a gasolina sem impostos. 400 (quatrocentas) senhas, divididas para condutores de carros e motos, serão distribuídas das 8h às 9h. Logo em seguida começa o abastecimento, que termina às 12h.


Um total de 5 mil litros serão disponibilizados, para cada carro haverá um limite de 20 litros e moto, 5. A única exigência para quem receber as senhas é fazer o pagamento à vista, em espécie/dinheiro. Na promoção o posto não receberá outra forma de pagamento.


Neste dia o posto estará em clima de protesto, os organizadores estarão identificados com camisetas da campanha e farão panfletagem para chamar atenção da sociedade, “um burro puxando uma carroça também será levado para o local, o peso da carga carregada pelo animal representará simbolicamente o que pagamos de impostos municipais, estaduais e federais por ano”, destacou o diretor de comunicação da CDL Jovem, Julio Gonçalves.


“Com essa iniciativa esperamos conscientizar a população quanto ao pagamento de impostos, pois muita gente não tem noção de quanto paga de impostos. Em tudo que consumimos está embutido o alto valor da carga tributária,” explica o presidente da CDL Jovem, Alberes Lopes.


Dados comparativos


De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômicos) um trabalhador que recebe um salário mínimo precisa trabalhar 81 horas e 33 minutos (mais de 4 dias)para pagar só os impostos que incidem sobre a cesta básica.


Baseado na cesta básica do Dieese e na porcentagem dos impostos divulgada pelo Instituto de Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) é facílimo perceber que na compra de 4,5 quilos de carne, 300 gramas de café, óleo de cozinha e três margarinas é possível se fazer uma economia de R$ 6,25 o que parece pouco, mas é uma diferença de 35,11% para os mesmos alimentos sobretaxados, e não está se levando em conta os vários outros impostos que o trabalhador é obrigado a trabalhar. Ainda de acordo com dados do IBPT até o fim do ano cada brasileiro pagará aproximadamente R$ 7,5 mil.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

FADIRE lança projeto Conversando com o Mercado



O Projeto Conversando com o Mercado, trata-se de uma ação multidisciplinar do curso de Administração de Empresas da Fadire que visa trazer temas importantes da área da administração, através da experiências de profissionais que atuam no mercado local, buscando estreitar os laços entre a academia e o mercado profissional.

CDL e Tintas Quimilson trazem a Santa Cruz do Capibaribe a palestra de Leila Navarro



Entre em contato com a CDL e veja como comprar a sua entrada. (81) 3731-2850

Juventude santacruzense se reúne em prol da cultura



Enganam-se as pessoas que dizem que Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade que não tem cultura. A juventude da Capital da Moda dá belos exemplos que a cultura é presente na cidade e reúnem-se costumeiramente em prol da diversidade cultural.

No último sábado (21), os jovens da União da Juventude Socialista (UJS), liderados pelo Saulo Alves, estiveram reunidos na Escola Dr. Adilson Bezerra para praticarem arte musical.

Os jovens fizeram uma roda de música, onde vários sucessos da MPB foram apreciados. A união do grupo consiste em integrar os jovens que gostam da boa música. O projeto Cultural, “Toca um só aí”, tem o objetivo de colocar os jovens para tocar alguma música com o grupo que está se apresentando. Em breve novas versões do Projeto serão apresentadas e apareça para tocar o seu som.

Polo de Confecções recebe parlamentares federais

O presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, representará a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta segunda-feira (23.05), no seminário sobre sustentabilidade econômica do Polo de Confecções do Agreste. O evento, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara de Deputados, acontece na Escola Padre Zuzinha, a partir das 11h.

Pela manhã, os parlamentares convidados para o evento – entre eles Côrte Real, deputado federal por Pernambuco; João Maia, presidente da Comissão, José Augusto Maia, e representantes de órgãos públicos, visitarão a feira municipal e indústrias do setor de confecções. Além da CNI, também participam do seminário, as confederações nacionais de Comércio e de Transportes. A iniciativa tem como objetivo discutir a formulação de políticas regionais no país.

ACIC promove Fórum para a Construção Civil



A Associação Comercial e Industrial de Caruaru (ACIC) promove nesta terça-feira (24) o Fórum Construir, que vai debater o mercado da Construção Civil. A ação contará com nomes como Juliano Dubeux, João Dalberto Ziani e Gamal Asfora. Eles repassarão importantes informações sobre o segmento para o público presente. As palestras serão mediadas pelo engenheiro Luiz Priori.

Confira a programação:

08h – Abertura

09h – Sustentabilidade e Construção Civil – Palestrante: Luiz Priori Júnior

10h30 – Construção Industrializada em Parede de Concreto – Palestrante: João Dalberto Ziani

14h – Alvenaria Estrutural em Blocos de Concreto – Palestrante: Gamal Asfora

15h50 – A Relevância do Projeto Arquitetônico para a eficiência dos Sistemas Construtivos – Palestra: Juliano Dubeux

18h – Encerramento

As inscrições devem ser feitas na sede da ACIC ou pelo telefone (81) 3721-2725. Quem preferir pode enviar e-mail para Karen Benevides, pelo endereço camaras@acic-caruaru.com.br, solicitando a participação. Quem preferir pode acessar o http://www.forumconstruir.com.br/ e realizar a inscrição. A iniciativa tem o apoio da Learning Soluções Tecnológicas e da Revista Construir Nordeste.

Realização – Em abril, a Associação promoveu um a prévia do Fórum, através do workshop “Soluções e Inovações Tecnológicas no Ambiente da Construção Civil e da Indústria. A ação também teve promoção da Learning Soluções Tecnológicas e da Construir Nordeste. Juntas, elas levaram ao público novidades sobre o mercado da construção, em constante crescimento no interior do Estado.

O seminário foi composto por três módulos, com os palestrantes João Ricardo Lopes (Furukawa), Jonathan Costa Barros (Siemens) e Manassés Silva (Scnheider).

Participar do evento engenheiros, arquitetos, corretores de imóveis, empresários da construção civil e da indústria, além dos demais profissionais das áreas.


Artigo

Etiqueta nos negócios
Por: Augusto Ferreira Ramos Filho

É comum ouvirmos falar sobre o agir ético e da ética do trabalho na atualidade. Ainda que não tenha a pretensão de discorrer sobre a origem da ética, convém relembrar que, apesar das discordâncias, há etimologicamente correlação entre ética e etiqueta, sendo a última o diminutivo da primeira e em muitos casos, tratada como “pequena ética”.

Como quase nunca tropeçamos em montanhas, mas nos pedregulhos do caminho, é importante debatermos as relações da etiqueta no mundo dos negócios e sua aplicabilidade no dia a dia dos empresários.

Muitos se perguntam sobre a utilidade da etiqueta nos negócios. A resposta é bem simples: a etiqueta promove vantagem e sucesso profissional ao sabermos alocar o comportamento certo no lugar certo. E como isto se traduz em prática? A seguir são apresentadas algumas dicas que vale a pena aprender, revisar e/ou relembrar:

Se for discordar de alguém evite frases como: “Você está errado”, “Você está equivocado”, etc. Prefira algo do tipo: “Eu não vejo desta forma”, “Apesar de não concordar com você, gostaria de compreender melhor seu pensamento”. Preste bastante atenção na sua linguagem não-verbal. Ela fala mais do que as suas palavras. De nada adianta palavras gentis quando seus gestos dizem algo completamente diferente;

Cuidado com o que se fala em eventos sociais fora da empresa, principalmente quando há consumo de álcool. Não presuma que uma conversa fora do escritório permanecerá fora do escritório;

Não confunda suas coisas com as coisas da empresa. O telefone da empresa não deve ser usado para fins pessoais e se o for, no final do mês destaque as chamadas que fez para que sejam deduzidas do seu salário. Levar para casa uma caneta, clips e grampos, de vez em quando, por motivos de trabalho não se caracteriza como um problema grave e nem alarmante, mas quando estes objetos são movimentados propositalmente, sim. Não há justificativas;

Ao enviar um fax, inclua folha de rosto, número total de páginas e se a informação for confidencial, utilize outro mecanismo de comunicação. Antes de chegar ao destinatário, seu fax pode passar pelas mãos de muitas pessoas;

Não é apropriado presentear o empregador, principalmente se o presente for muito caro ou muito íntimo. Entretanto, participar de uma coleta em grupo se caracteriza como um gesto de bom gosto. O presente coletivo isenta o tom de favoritismo ou bajulação;



Lembre-se que independentemente de gênero, quem chega primeiro, segura a porta para os outros, a pessoa que estiver mais próxima da porta do elevador sai primeiro, quem convida é quem paga a conta, se estiver sentado, fique de pé para cumprimentar alguém, se puder ajude um colega a carregar alguma coisa se este estiver sobrecarregado;

O executivo deve levar em consideração o tempo de serviço quando quer presentear um assistente. Sugestões: livros, CDs, ingresso para teatros, vale-presentes, maleta de couro para trabalho. Evitar: perfumes, lingerie, jóias. Por maior que seja seu carinho pelo assistente, o executivo deve evitar qualquer interpretação errônea motivados por presentes.

O mais importante nestes “pedregulhos” do caminho é a naturalidade. Educação e gentileza são forjadas pela prática. A etiqueta te torna memorável.
_____________________
¹Parte do texto se baseia nos escritos de Peggy e Peter Post (2009).

Augusto Ferreira Ramos Filho
Certificado Coach de Vida e Executivo pelo ICI
Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI
MBA em Gestão de Projetos
Bacharel em Comércio Exterior
Professor do Centro de Ensino Superior Santa Cruz (CESAC)
Disciplinas: Teoria da Decisão e dos Jogos e Gestão de Pessoas II

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Piloto de Bicicross Matheus Henning sobe ao pódio na Colômbia



O piloto de Bicicross, Matheus Henning, teve mais uma importante conquista em sua vida de atleta. Ele subiu ao pódio mais uma vez, no Campeonato Sulamericano e Pan-Americano, na cidade de Bello, Colômbia.

O atleta recebe o apoio do empresariado da cidade, da prefeitura, câmara de vereadores e da CDL Santa Cruz do Capibaribe. Diante de tanto apoio, o garoto disputou com mais de 580 atletas e honrou a Capital da Moda, subindo ao pódio, em terceiro lugar, pelo Sulamericano, e quinto lugar pelo Pan-Americano.

Matheus está classificado para o Campeonato Mundial que irá acontecer nos dia 29, 30 e 31 de Julho, na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Mas, antes de julho, o atleta vai participar da terceira e quarta etapa do Brasileiro de BMX em Brasília, que acontecerá nos dias 28/29 deste mês.

Participe da 23ª Convenção do Comércio Lojista de PE

Entre em contato com a CDL e faça a sua inscrição (81) 3731-2850




Micro e pequenas geram 98% das vagas

Matéria de Jamile Coelho
Da Folha de Pernambuco

Este mês, o número de empreendedores individuais formalizados em Pernambuco deve fechar em 40 mil, sendo 11 mil somente no Recife, segundo informou o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Roberto Castelo Branco, durante a instituição do Fórum Municipal das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual, ontem, na sede da Prefeitura do Recife.

“Começamos 2011 com 29 mil formalizados e em quatro meses mais 11 mil estarão formalizados. Hoje, os micro e pequenos empre­endimentos representam 98% do total de empresas em Pernambuco, o que corresponde a 66% de empregos gerados no Estado e 40% da massa salarial”, pontuou.

A criação do Fórum, que contará com representantes do setor e do poder executivo municipal, tem como objetivo fortalecer e estruturar os empreendimentos no que se refere à capacitação empresarial, viabilização de crédito e assistência técnica para torná-los mais consolidados e competitivos. “Nosso grande desafio do ponto de vista econômico é fazer com que a formalização aumente e capacitar o setor para participar desse momento em que vive a economia do País e de Pernambuco em especial. Para isso, é preciso uma atuação em conjunto com o setor e os governos”, declarou o prefeito do Recife, João da Costa.

De acordo com o presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro), José Tarcísio da Silva, no Brasil existem 4,9 milhões de Micro e Pequenas empresas registradas no SuperSimples, sendo 128 mil em Pernambuco. Além dis­so, o número de empreendedores individuais brasileiros já soma 1,1 milhão. “Em todo o País, 56% das carteiras assinadas são de trabalhadores que desempenham suas funções em empresas desse porte”, concluiu.


Cheque será compensado em até dois dias em julho

Fonte: FENACON

Os cheques passarão a ser compensados em até dois dias a partir de 20 de julho, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Hoje, dependendo da localidade, a compensação pode demorar até 20 dias úteis.


A mudança ocorre devido à implantação da compensação digital, que irá substituir o procedimento físico. A mudança será implantada hoje -os bancos terão 60 dias para se adaptar ao sistema. Com a mudança, os cheques não serão mais transportados entre os bancos.

Hoje, o banco que recebe um cheque envia-o para a câmara de compensação do Banco do Brasil. O BB envia os cheques às instituições de origem para averiguação de saldo em conta-corrente e conferência de assinatura, data, valor etc. A compensação é feita somente após esse procedimento.


No novo processo, o banco irá capturar as informações do cheque por meio de código de barras e imagem. Essas informações serão enviadas para o BB, em um único arquivo, que irá processá-lo e enviá-lo ao banco de origem.


Cheques de até R$ 299,99 serão compensados em até dois dias; para valores de R$ 300 ou mais, a compensação irá demorar um dia. A Febraban afirma que o procedimento é mais seguro, porque reduz a possibilidade de clonagem, perda e roubo.


"Esperamos forte redução na clonagem e na falsificação de cheques que proporcionaram, em 2010, prejuízos estimados em R$ 1,2 bilhão para o comércio e em R$ 283 milhões para os bancos", afirmou o diretor-adjunto de Serviços da entidade, Walter Tadeu de Faria.
O Brasil movimenta 90 milhões de cheques por mês.


Santa Cruz do Capibaribe sedia I Encontro dos Artistas do Agreste Setentrional



A Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Diretoria de Articulação Institucional vem convidar os amigos, artistas e representantes do agreste Setentrional para uma reunião na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, nesta terça-feira, 24 de maio, às 14hs.

A ideia é fazer um bate papo cultural, ouvindo os anseios dos segmentos culturais e, ao mesmo tempo, apresentando a política estadual de cultura para o próximo período.

Na ocasião também será feito um cadastro dos artistas da região.

Diga não a violência sexual contra crianças e adolescentes



Cuidado! Não receba dinheiro marcado

Fonte: CNDL

A orientação do Banco Central é que lojistas e consumidores não recebam dinheiro manchado

A rede bancária tem usado de recursos como tintas que mancham as cédulas do Real em casos de roubo dos caixas eletrônicos. Com o objetivo de orientar o lojista, a CNDL lembra da importância de não receber nota de Real que esteja manchada.

Conforme informa nota divulgada pelo Digital ABC, as notas manchadas são roubadas e a orientação do Banco Central é que lojistas e consumidores se neguem a recebê-la.

_____________________________________________________________________________________
PARA COMBATER FURTOS NOTAS DE REAL APARECEM MANCHADAS DE TINTA

Brasília - Para combater aos frequentes furtos a caixas eletrônicos, a rede bancária tem introduzido dispositivos que marcam as cédulas do Real em casos de violação dos dispositivos. A população e o comércio devem recusar o recebimento de notas do Real marcadas. Como disposto no artigo 10 da Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário.

Caso alguma cédula marcada seja recebida inadvertidamente, ela deve ser encaminhada a um estabelecimento bancário, que entregará um recibo ao cidadão. A cédula será, então, encaminhada ao BC para exame e destruição. Após o exame, o apresentante será ressarcido se a nota for legítima.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

JUCEPE é inaugurada em Santa Cruz do Capibaribe



A inauguração da Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), em Santa Cruz do Capibaribe aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), na sede da CDL da cidade. A solenidade de inauguração da JUCEPE aconteceu com a presença de autoridades políticas da cidade e representantes do SENAI, Centro de Ensino Superior (CESAC), Faculdade de Desenvolvimento Regional (FADIRE), Associação Santacruzense de Contabilistas (ASCONT) e ADDiper, além da presença do presidente da CDL, Fábio Lopes, e do presidente da JUCEPE, Roberto Arraes e o Secretário Geral da JUCEPE, Roudão Alves, que vieram à cidade prestigiar o evento.



A JUCEPE é fruto das grandes parcerias feitas pela CDL com entidades e Poder Público, dessa vez, representado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Cruz do Capibaribe, com a presença do Secretário Adeilson Bezerra. O Escritório da Junta Comercial é um dos quatro núcleos regionais, sendo o primeiro na CDL da Capital da Moda. Roberto Arraes disse queeste é um passo importante para facilitar o trabalho de contadores, advogados e empresários da região. “Esses profissionais não precisarão mais se deslocar a Caruaru ou a Recife para resolver seus problemas. Este é um caminho que vai tornar mais eficientes os serviços prestados pela JUCEPE. Mais de 13 mil empresas serão beneficiadas, abrangendo um total de 19 cidades”, explicou Roberto.


O presidente da CDL enfatizou a importância da instalação da JUCEPE. “Hoje é um dia muito importante para Santa Cruz do Capibaribe, fruto de muitas idas e vindas, reuniões, negociações e parcerias da CDL com a prefeitura municipal, a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, e a JUCEP. Esse é mais um passo importante para tornarmos a CDL o grande Centro do Empreendedor regional”, enfatizou Fábio Lopes.



Rosangela Leão, vice-presidente da Associação Santacruzense de Contabilistas (ASCONT), foi a primeira a utilizar os serviços dando entrada na abertura de uma empresa e disse que a agilidade é perfeita. “Eu dei entrada na abertura da empresa hoje pela manhã, antes da inauguração, e agora a tarde já recebi o material que vou enviar para a Receita Federal para tirar o CNPJ. A vinda de JUCEPE para nossa cidade é muito importante, já que é o primeiro órgão onde damos entrada na documentação para constituição de uma empresa, tudo inicia pela Junta Comercial. Então já é uma ganha de tempo, pois antes tínhamos que levar para Caruaru, aguardar até três dias para ser aprovado, ou não, em seguida enviar os dados para Receita Federal e Estadual, respectivamente, explicou.

Mulheres alavancam índice de vendas no setor varejista

Fonte: SEBRAE

As mulheres estão surpreendendo o Walmart. Diferentemente do que ocorria anos atrás, hoje é o sexo feminino que compra mais produtos de tecnologia. De acordo com pesquisa realizada pela rede varejista americana, 63% das compras realizadas na área de tecnologia de suas lojas são feitas por mulheres. Além de consumir mais do que os homens, o público feminino também influencia a decisão de compra em mais de 80% dos casos. O fator pode ser considerado um incremento importante nas vendas efetuadas no Dia das Mães, o mais rentável dos últimos nove anos, com crescimento de 12,4%. "Especificamente em tecnologia, o perfil da consumidora no Brasil está mais próximo do que era exclusivo aos homens em outras épocas. Não à toa as empresas se mostraram bastante preocupadas em atender ao público feminino com linhas de produtos exclusivos", explica Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador de pesquisa do Programa de Administração do Varejo (Provar).

Em outros setores, como higiene e beleza, limpeza, alimentos, bebidas e telefonia móvel, o consumo feito por mulheres também proporcionou crescimento nas vendas no varejo. Relatório de tendência do consumidor organizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que nas vendas de celulares, as mulheres foram responsáveis por alta de 14% nas vendas em 2010. Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, a cesta de beleza e higiene cresceu consideravelmente se destacada a classe C. De dois anos atrás para 2010, o volume aumentou 7%, índice pouco inferior aos 8% constatado nas classes D e E.

Esta pequena fatia do levantamento ilustra o otimismo do setor supermercadista para 2011, que prevê avanço de 4% nas vendas gerais em comparação a 2010. Na carona dos ótimos resultados de vendas obtidos junto ao público feminino, o setor varejista registrou alta de 6,53% nas vendas do Dia das Mães, segundo apuração da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os dados foram coletados junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e ficaram acima do esperado pela Fecomércio (4%) e abaixo do que projetavam os comerciantes pesquisados pelo Serasa Experian (9,6%).

A variação foi calculada com base nas vendas entre o último sábado de abril e o primeiro de maio, que se concentraram nos segmentos de vestuário e calçados, perfumaria, e jóias e semijoias. Segundo dados da entidade, o tíquete médio foi de R$ 80,00. Em relação ao otimismo dos varejistas, 52% esperavam aumento de 10% nas vendas e 28% previam crescimento maior do que 10%. O índice acompanhou a tendência apontada pelo Serasa Experian, em sua Pesquisa de Expectativa Empresarial, com 59% dos comerciantes otimistas em relação ao período.

"As promoções do varejo, baseadas no parcelamento com valores cada vez menores, foram um importante estímulo para as vendas. Já são comuns, por exemplo, as parcelas mínimas de R$ 10. Os dias de frio no sul e sudeste favoreceram as vendas de confecções, que ofereceram várias opções de preços", registraram os economistas da Serasa Experian no documento de divulgação da pesquisa divulgada

Cadastro de bons pagadores é aprovado pelo Senado

Fonte: Portal Paranaense

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (18) o projeto de lei de conversão de medida provisória que cria cadastro dos bons pagadores, o chamado Cadastro Positivo. A matéria já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados. Agora, o texto vai para sanção presidencial.

O cadastro poderá ser consultado por instituições para a concessão de empréstimos e outras transações comerciais. Com o cadastro, a ideia é que o consumidor que paga suas contas em dia tenha acesso a taxa de juros mais baixas e diminuir a inadimplência.

O consumidor terá de autorizar a inclusão de seus dados no cadastro e retirá-los quando desejar. O relator do projeto é o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Santa Cruz do Capibaribe receberá a palestrante Leila Navarro



A CDL Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com a empresa Tintas Quimilson está trazendo a cidade, a Palestrante e escritora, Leila Navarro, para apresentar a palestra Felicidade, Resultado e Sucesso. O encontro será no dia 08 de junho, às 19:30, no Centro Esportivo da Pele Bronzeada, e os ingressos já estão a venda.

Autora de vários livros, a palestrante Leila Navarro viaja o Brasil inteiro levando conhecimento a milhares de pessoas, dentre elas, empresários e colaboradores. Leila Navarro já palestrou e treinou equipes de várias multinacionais em todo Brasil.

Por conta de todo esse diferencial e talento, Leila Navarro também tem uma carreira consolidada no exterior. Suas palestras já foram assistidas por milhares de pessoas na Espanha, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai, Panamá, Japão, México, Angola e Portugal. Em muitos desses países chega a fazer tanto sucesso que costuma fazer apresentações anuais, como no Japão, e trimestrais, no caso da Espanha e Portugal.

Entre em contato com a CDL e adquira a sua entrada.
Para comprar ligue: 9958-9544 3731-2850 9953-6885

Jucepe inaugura escritório regional

Fonte: Assessoria JUCEPE

Nesta quinta-feira (19), às 9h, a Junta Comercial de Pernambuco inaugura escritório regional em Santa Cruz do Capibaribe no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas. A unidade vai beneficiar 13,5 mil empresas existentes nos 19 municípios do Agreste Setentrional. Segundo o presidente da Junta, Roberto Arraes, só este ano, mais de 700 empresas foram abertas na região.

A unidade de Santa Cruz é o primeiro de um total de quatro que serão abertos no interior do Estado. A meta é ter uma unidade em cada Região de Desenvolvimento de Pernambuco (RD). As próximas regiões a receberem unidades serão a Mata Norte, Mata Sul e Itaparica em municípios ainda a serem definidos. Com isso, todas as RDs de Pernambuco estarão contempladas, uma vez que a Jucepe já possui representação em Petrolina, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns.

“Estamos cumprindo o plano de Governo que tem como meta criar cada vez mais facilidades para os empreendedores com contribuem para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o presidente da Jucepe, Roberto Arraes.

Com a representação da Jucepe em Santa Cruz do Capibaribe, os empresários dos 19 municípios da região não precisarão mais se deslocar até Caruaru ou Recife para registrarem seus negócios. A unidade de Santa Cruz, instalada no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contará com equipamentos interligados à sede e terá autonomia para prestar serviços como emissão de certidões e análise e deferimento de processos. Apenas nos casos de empresas Sociedades Anônimas, cujos processos necessitam ser analisados pelo colegiado de vogais, necessitarão ser enviados para a sede.

Convite para a Inauguração do Escritório Regional da Jucepe em Santa Cruz do Capibaribe‏

Comércio aguarda alta de até 10% nas vendas de inverno



Em Santa Cruz do Capibaribe, o inverno traduz peças em malhas quentes, como o moleton, produzidas em grande quantidade. A comerciante, Eliane Nascimento, não espera ficar frio para produzir as peças, pois no decorrer do ano, ela fabrica casacos.

No entanto, a economia melhora mesmo é quando as chuvas do finalzinho do verão começam a cair. São peças bem acabadas que a confeccionista não esconde a satisfação de produzir e dizer que vende para todos os recantos do Brasil. “A minha mercadoria é vendida para todos os estados do país. Nessa época, os clientes do Nordeste passam a comprar mais. Eu acredito que são as festas juninas atreladas ao inverno que fazem com que as minhas vendas se elevem consideravelmente”, explica.

No Moda Center Santa Cruz, por onde se passa a moda para o inverno é visível e acessível. São peças populares que vestem pessoas dos mais distintos cantos do país.

De acordo com o síndico do Moda Center Santa Cruz, Valmir Ribeiro, o inverno atrelado as festividades do São João devem aquecer as vendas em 10%. Mas, para os comerciantes que produzem peças específicas para o frio, esse percentual deve aumentar. As peças produzidas pela comerciante Eliane, por exemplo, são todas vendidas. “Eu nunca fiquei com mercadoria de inverno sem vender. Todos os anos o que eu faço eu vendo. Inclusive, eu tenho uma produção totalmente para pronta entrega, ou seja, toda produção de uma determinada peça, eu produzo certa para enviar ao meu cliente”, concluiu a comerciante.

No Moda Center Santa Cruz, a moda inverno 2011, aparece em diferentes modelos, tecidos e estilos, espalhados por todos os setores do Parque. Seja do fino ao popular, o cliente compra moda com qualidade em todas as estações.

Brasil cai 6 posições em ranking de competitividade

Fonte: JC Online

Depois de registrar melhoras consecutivas desde 2007, o Brasil ficou menos competitivo no ano passado. O País caiu seis posições no Índice de Competitividade Mundial 2011 (World Competitiveness Yearbook), ficando no 44.º lugar. A queda reflete o aumento no custo de vida das famílias e a piora na eficiência da economia brasileira.

“É um alerta”, disse o professor Carlos Arruda, da Fundação Dom Cabral, responsável pelo capítulo brasileiro do estudo. “O relatório não é conclusivo, mas permite identificarmos movimentos.” O estudo é coordenado pelo International Institute for Management Development (IMD).

Arruda chamou atenção para quatro pontos: o aumento do crédito, que estaria levando a um endividamento excessivo dos consumidores; a alta da inflação, que já começou a ser sentida pelas famílias no ano passado; a valorização do câmbio, que tira competitividade do País lá fora; e a perda da eficiência na produção, que pode ser um sinal de desindustrialização do Brasil.

O País cresceu em empregos no ano passado, mas isso, paradoxalmente, acabou tendo impacto negativo na produtividade e na eficiência, fazendo com que o País caísse do 28.º lugar para o 52.º. “Foram criados empregos em atividades de baixo valor agregado”, explicou Arruda. Apesar da crise, os Estados Unidos, que haviam ficado em terceiro lugar no ranking anterior, subiram para o primeiro, empatados com Hong Kong. Em seguida, aparecem Cingapura (que liderou a lista no ano anterior) e Suécia.

Frente da MPE é oficializada

Matéria de André Clemente
da Folha de Pernambuco

Foi oficializada ontem, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a implantação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa (MPE). A proposta, entre outras ações, é que se faça valer a Projeto de Lei Complementar (PLP) 591, que rege e reajusta a situação das microempresas. Na pauta principal, estão a inclusão de mais segmentos ao setor, além de aumento das faixas de faturamento do grupo. O presidente da Federação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (Femicro-PE), José Tarcísio da Silva, confirmou o avanço com a implantação.

“É uma necessidade que o montante de faturamento anual seja elevado para situar a empresa em um grupo. Atualmente, para ser Empreendedor Individual, por exemplo, o faturamento é de até R$ 36 mil por ano e a PLP quer que seja elevado para R$ 48 mil. No caso das microempresas, vai subir de R$ 240 mil por ano para R$ 360 mil. Já as empresas de pequeno porte terão seu faturamento máximo elevado de R$ 2,4 milhões/ano para R$ 3,8 milhões/ano”, explicou. Também é atribuição da Frente Parlamentar identificar problemas das microempresas no Estado e procurar soluções, sejam de questões burocráticas, sistemas financeiros ou demandas de capacitação”, completou o presidente, que, na sessão, conferiu palestra sobre a situação atual do setor e reiterou a responsabilidade da oficialização.

A frente vai funcionar com a liderança e coordenação do autor do requerimento, o deputado estadual Sérgio Leite (PT), tendo ainda como membros efetivos os deputados Izaías Régis, Diogo Moraes, Ricardo Costa e Antônio Moraes. Também é objetivo inserir na Casa Legislativa o apoio e a defesa de propostas e ações que incentivem a instalação e a estabilidade das micro e pequenas empresas no Estado de Pernambuco, promovendo debates, audiências públicas, bem como colhendo sugestões para a área. Segundo José Tarcísio, serão feitas reuniões nas microrregiões, já que Pernambuco possui 127 mil empresas no Super Simples e 38 mil Empreendedores Individuais cadastrados na Receita Federal, além de aproximadamente 500 mil trabalhadores na informalidade. As assembleias serão feitas dentro de empresas e das associações.

Sérgio Leite também foi nomeado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) como representante da entidade junto à Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, da Câmara Federal. O parlamentar vai acompanhar as ações da Frente e estudos realizados sobre o assunto, na Câmara e no Senado. A primeira reunião com parlamentares está pré-agendada para o dia 30 de maio.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Enfermeira Cordelista versa sobre o Mov Paz



Por: Anne Karolynne

A violência na cidade

Cresce a cada dia mais

O respeito é escasso

O preconceito é demais

Pra mudar esta figura

Precisa-se de cultura

De uma promoção de paz.


Um projeto está sendo

Em prática colocado

Ele é muito interessante

De MovPaz é chamado

Chegando à Santa Cruz

Trazendo amor, muita luz

E é bastante elaborado.


É necessário algo a mais

Pra melhorar a cidade

O projeto MOVPAZ

Quer atuar com vontade

Mostrando que é preciso

Ter sempre este compromisso:

Respeito à sociedade.


Isso vai mobilizar

O povo de Santa Cruz

Trazendo paz nas escolas

A harmonia é quem conduz

Querendo não-violência

Como parte da essência

De uma vida com mais luz.

Pacote de tarifas bancárias subiu até 124% em 3 anos

Fonte: CNDL

Os pacotes de tarifas bancárias no Brasil sofreram reajuste de até 124% em três anos. O dado é do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que comparou valores de pacotes básicos e econômicos nos sete maiores bancos do país desde 2008, quando passou valer uma norma do Banco Central para regulamentar as cobranças.

A receita de tarifas dos bancos subiu até 83% no período analisado, de acordo com a pesquisa do órgão de defesa do consumidor. Para as receitas, o Idec analisou os resultados em dezembro de 2008 e dezembro de 2010.

O levantamento também mostra alta nas reclamações de clientes contra cobranças indevidas. Entre 2009 e 2010, essas queixas de correntistas subiram 23%.

A gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais, avalia que a regulamentação do BC facilitou comparação das tarifas entre os bancos. "Mas ainda falta clareza, pois o cliente não sabe que tipo de serviço pode ser obtido gratuitamente e se o pacote oferecido é adequado ao seu perfil e sua renda", afirma.

Um dos problemas citados pelo instituto é justamente a dificuldade de se comparar valores, já que cada pacote básico inclui diferentes tipos de serviços.

A resolução do final de 2007, complementada por outra norma no ano passado, padronizou as tarifas cobradas por bancos e exigiu a divulgação dos valores aos clientes, além de ter classificado serviços como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados.

O Santander, cujo valor do pacote básico subiu de R$ 8,90 para R$ 19,90 -- o maior aumento da pesquisa -- afirma em nota que os valores auferidos na pesquisa não correspondem ao mesmo pacote de serviços. Segundo a instituição, o pacote básico oferece mais serviços hoje.

O Bradesco, que reajustou de R$ 9 para R$ 13,40 o valor do pacote básico, afirma que o valor da mensalidade da Cesta Fácil Bradesco permaneceu congelado por cinco anos consecutivos e que a alteração foi feita para fazer frente aos custos operacionais diante da abertura de mais canais.


Artigo


COMO CONSEGUIR MAIS CLIENTES PARA SUA EMPRESA GASTANDO MUITO POUCO

Eugênio Sales Queiroz
www.eugeniosales.com.br

Mesmo com o mercado aquecido, uma coisa não mudou muito na área de vendas, conseguir novos clientes.
Ao contrário, está cada dia mais difícil conseguir novos clientes e mais complicado ainda mantê-lo.
Mas como não se lamentar não adianta, o jeito é elaborar novos e ousados projetos para aumentar significativamente o número de novos clientes.
Dependendo do seu ramo de negócio, algumas medidas podem ser tomadas sem precisar gastar verdadeiras fortunas como propagandas que nem sempre traz o resultado esperado.
Algumas dessas medidas são:

1. Melhorar significativamente o atendimento da sua equipe de vendas.
2. Manter um leque de opções de mercadorias e/ou serviços a disposição do cliente. (É bom lembrar que grandes estoques, não se faz mais necessário nestes tempos de moeda estabilizada).
3. Manter o foco nas necessidades do cliente.
4. Cumprir rigorosamente o que for prometido.
5. Elaborar campanhas de mídia mais modernas, como e-mail marketing, onde você pode está sempre na mente dos seus clientes sem gastar muito.
6. Enviar mensagens pelo celular também vem sendo um meio muito eficaz de chamar a atenção de possíveis novos clientes.
7. Sempre que tiver algo novo para apresentar, promover campanhas com descontos e anunciar para seus prospects.

Usando as dicas acima, você pode de uma forma mais econômica chamar a atenção de novos clientes para sua empresa.
E lembre-se de ter sempre preços competitivos para não afugentar possíveis clientes, porém, o atendimento de alto nível, fará toda uma diferença para aumentar a sua carteira de clientes.
Pense nisso e excelentes negócios.



Já está à venda o novo livro do consultor Eugênio Sales Queiroz “As 60 Ações Inteligentes Para o Sucesso”. Qualitymark Editora – Rio de Janeiro/2011-
Pedidos: www.eugeniosales.com.br – Fone: 81.3723.8256

Participe da 23ª Convenção do Comércio Lojista de Pernambuco



Entre em contato com a CDL e veja como fazer a sua inscrição:
(81) 3731-2850

Inscrições abertas para o prêmio MPE Brasil 2011

Fonte: SEBRAE

As inscrições para o Prêmio MPE estão abertas até 15 de agosto, pela internet e ou nos pontos de atendimento do Sebrae espalhados pelo país. Veja como proceder.


Já estão abertas as inscrições para o MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O objetivo é reconhecer empresários e instituições brasileiras que investem em conceitos e práticas de gestão.

A iniciativa busca valorizar ideias e difundir valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das MPEs.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto no site Prêmio MPE Sebrae ou nos pontos de atendimento do Sebrae espalhados pelo país.

Além da participação em seminários de excelência realizados em seu Estado, os inscritos no MPE Brasil recebem um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão.

Com isso, as organizações têm a oportunidade de potencializar seu negócio, ao aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade.

Com mais de 99 mil empresas inscritas na edição de 2010, a expectativa é reunir um número ainda maior de interessados em melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

O MPE Brasil é voltado para negócios de diferentes setores e de todos os Estados que tenham receita bruta anual de até R$ 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos mil reais) e pelo menos um ano fiscal.

Preço do álcool tem queda em 13 Estados e no DF

Fonte: CNDL

Mais uma vez, o preço do litro do etanol caiu na última semana. A queda foi registrada em 13 Estados do país e no Distrito Federal na semana encerrada no dia 14 de maio, na comparação com a semana anterior.

Os dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis) mostram que o valor praticado pelo combustível se manteve estável em três Estados e subiu nos outros 10.

Considerando o valor médio do país, o preço do etanol recuou 3,47% na última semana, frente à semana anterior, passando para R$ 2,224. Na comparação com o valor praticado há quatro semanas, de R$ 2,338, a queda foi de 4,88%. Para compilar as informações, a ANP realizou o levantamento com 8.000 postos revendedores.