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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Curso de flores é aplicado por empresa paranaense na CDL

A locação dos auditórios da CDL Santa Cruz do Capibaribe tem lucrado conhecimento e aprendizado a sociedade em geral. Semanalmente, cursos dos mais variados segmentos são aplicados na CDL, por empresas que locam espaço para desenvolver seus cursos.
Esta semana, a Empresa de artesanato, Sulflores do Paraná, está desenvolvendo um curso de artes com arranjos florais. O conhecimento é aplicado pela instrutora, Michelle Brasileiro, que veio especialmente da cidade de Formosa do Oeste-PR, para desenvolver o curso. São 83 pessoas participando, distribuídas em três turnos. O valor do curso é de 15 reais, e os participantes podem levar seu material produzido para casa.
Para a professora, Michelle Brasileiro, a procura pelo curso surpreendeu. “Muita gente que não pôde participar ficou com vontade. Montamos três turmas, manhã, tarde e noite e mesmo assim ainda ficou gente de fora. Nós já estivemos aqui na cidade no ano passado, com o curso de flores em cetim, e agora estamos trazendo este curso agora com material emborrachado. Fico impressionada com o poder de aprendizado da turma”, concluiu Brasileiro.
Veja as fotos do curso:


Major João Bosco apresenta projeto de parceria com a CDL

Um projeto de uma parceria de segurança pública foi apresentado na noite desta terça-feira (29), pelo Major João Bosco da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Pernambuco (3ª CIPM-PE), aos diretores da Câmara Setorial de Atacadistas Têxteis da CDL Santa Cruz do Capibaribe. A parceria visa possibilitar melhoria na segurança no Centro Comercial da cidade, assim como também para a sociedade em geral.

Na apresentação, o major João Bosco relatou a importância da parceria e comemorou a diminuição de homicídios na cidade e na região. “Hoje nós somos a melhor área de Pernambuco. Estamos concorrendo com outras 25 áreas em termo de homicídio. Santa Cruz do Capibaribe vai entrar para a história. Já diminuímos os homicídios na ordem de 42% com relação ao mesmo período do ano passado. E isso se deve às boas parcerias que temos com os senhores da sociedade civil organizada e ao empenho do nosso efetivo. Quando fazemos uma parceria é bom para todo mundo”, relatou o Major. 
O objetivo maior da parceria é proporcionar a segurança necessária às populações, locais e flutuantes, que se direcionam ao município com o objetivo de efetuarem compras diversas, movimentando o comércio de produtos e serviços, proporcionando o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de todos.

Campanha Natal Show de Prêmios da CDL

A Campanha Natal Show de Prêmios da CDL de Santa Cruz do Capibaribe está tendo uma aceitabilidade muito boa no comércio da cidade. Serão mais de cem prêmios sorteados e a CDL está com suas consultoras de vendas na rua, a fim de engrandecer ainda mais o aquecimento do mercado e, sobretudo, valorizar os clientes que compram no comércio local. Para aderir à Campanha entre agora mesmo em contato com a CDL e solicite a visita de uma consultora de vendas (81) 3731-2850.

Estudo aponta caminhos e oportunidades para inclusão financeira

Fonte: Agência SEBRAE

Com o objetivo de mostrar caminhos e ampliar as oportunidades de inclusão financeira das micro e pequenas empresas, o Sebrae e a Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) firmaram convênio de cooperação para o desenvolvimento do projeto Inclusão Financeira no Sistema Público de Fomento. A publicação que será apresentada nesta segunda-feira (28), em Brasília, é resultado das visitas técnicas de um grupo de trabalho às instituições associadas à ADBE.

O estudo inclui ainda propostas de ações para o incremento do microcrédito. A apresentação será feita durante o seminário Programa Sebrae 2014 e Sistema Público de Fomento, na sede do Sebrae.

A parceria entre Sebrae e ADBE viabilizou a análise de algumas instituições como a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc); Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia); e do Banco Nordeste. “As visitas técnicas cumpriram um papel importante no intercâmbio de informações e troca de experiências entre os associados. E também possibilitaram mais conhecimento sobre os métodos de inclusão financeira”, avalia o analista de Acesso a Mercados e Sistema Financeiro do Sebrae, João Silvério, um dos integrantes do grupo que elaborou o estudo.

Pela análise, o mercado potencial de microcrédito no país chega a 16 milhões de micro e pequenas empresas, sendo que a maioria ainda vive na informalidade e à margem do sistema formal de crédito. Uma das estratégias é apostar na integração financeira e tecnológica entre as organizações especializadas em microcrédito, para expansão das microfinanças.
Outra conclusão do estudo mostra que a inovação, com criação de novos produtos e serviços, e o investimento das instituições financeiras na capacitação de recursos humanos são essenciais para ampliar os financiamentos destinados às micro e pequenas empresas.

Seminário
Durante toda a segunda-feira (dia 28), representantes de instituições financeiras, gestores de carteiras de crédito, e analistas de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae vão participar do seminário que pretende discutir o sistema público de fomento do microcrédito e ainda o Programa Sebrae 2014.

O encontro, que começa às 9h, terá a participação do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos; do presidente da ABDE, Mauricio Chacur e do diretor de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, Clenio Teribele. Entre os assuntos da pauta estão Impactos econômicos e oportunidades de investimento da Copa de 2014 e Programa Sebrae 2014, que tem o objetivo de ajudar as MPE a aproveitarem as oportunidades de negócios para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Haverá palestras com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Nossa Caixa Desenvolvimento, Desenbahia, e da agência MT Fomento.

Artigo

AÇÃO INTELIGENTE DA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Por: Eugênio Sales
"Leva tempo para se ter sucesso porque o sucesso é meramente a recompensa natural de se usar o tempo para se fazer bem qualquer coisa." Joseph Ross
É impressionante quanto as pessoas perdem tempo por pura falta de organização e prioridade. E isso acaba, muitas vezes, deixando-as desmotivadas com os resultados adquiridos.
Claro que administrar o próprio tempo, neste mundo onde tudo precisa ser feito imediatamente, muitas pessoas acabam se sentido sufocada e passam a trabalhar de forma mecânica, sem nenhum estímulo.
Mas será que o ser humano consegue administrar o próprio tempo para ter mais sucesso e mais tempo livre para o lazer?
Tenho convicção que sim.
A pessoa que sabe administrar seu tempo consegue também ter:
·   Mais tempo para a família e os amigos.
·   Mais tempo para estudar.
·   Mais tempo para a leitura.
·   Mais tempo para praticar esportes.
·   Mais tempo para ter uma vida social mais presente.
·   Mais tempo para praticar sua religiosidade.
Enquanto que as pessoas que não aprendem a administrar o seu próprio tempo, acabam não tendo tempo para nada.
E um fato a ser considerado:
Se tempo é ouro e a pessoa vive correndo contra o tempo está correndo contra o ouro (dinheiro) e não é isso que ninguém deseja para si. Não é mesmo?
Uma pessoa que sabe administrar bem o seu tempo produz muito mais do que a média das outras pessoas. O tempo é algo precioso demais para ser jogado no lixo.
Então, organize-se cada dia mais.
Seja prático em tudo que se propuser a fazer.
Não perca tempo com coisas inúteis.
Tempo vale ouro, então aprenda a correr a favor do tempo sempre.
Este texto faz parte do livro “As 60 Ações Inteligentes Para o Sucesso”. Para adquirir o livro basta ligar para 81.3723.8256 e fazer o seu pedido.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

SENAI vai promover peça teatral com alunos do curso Técnico de Administração

O SENAI Santa Cruz do Capibaribe vai apresentar uma Minipeça Teatral com os Alunos da Turma 30 do Curso Técnico em Administração Empresarial. A peça será apresentada gratuitamente nas empresas da nossa cidade, especialmente, as indústrias de confecções.
 
Trata-se da implementação do projeto de conclusão de curso da turma, que tem como objetivo conscientizar os colaboradores das empresas sobre a importância e necessidade da utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).
 
A peça é gratuita e tem duração de 15 minutos. Na ocasião, os alunos mostrarão de forma lúdica como devem ser utilizados os EPI’s interagindo com os colaboradores das empresas.
 
A apresentação será disponibilizada para os sócios, tanto da CDL como também dos da ASCAP, a ser escolhido para receberem a Minipeça em suas empresas, preferencialmente no horário da tarde.
 
Essas ações visam fortalecer as parcerias existentes entre o SENAI e as instituições locais levando informação e entretenimento como forma de benefícios para os seus sócios e todos os empreendedores da nossa cidade.
 
O agendamento deve ser feito com Fernando pelos telefones: (81) 3705-1767 ou (81) 3731-8603.

Consumidores optam por cartões de crédito na hora das compras natalinas

Fonte: CNDL

Parece que dinheiro vivo é, definitivamente, coisa do passado. Segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) ao instituto Datafolha, o número de pessoas que usam cartões para pagar suas comprar é crescente. A menos de um mês do Natal, os clientes estão optando pelo dinheiro de plástico para garantir as compras de final de ano. A praticidade e as facilidades de uso são características que fazem os consumidores escolherem tal modalidade de compra. "Acho mais prático usar o cartão de crédito porque nem sempre a gente está com dinheiro para efetuar as compras. Eu sei que as faturas chegam no fim do mês e tem que pagar como qualquer débito", ressaltou a dona de casa, Vera Lúcia Gomes.

Presentes para esposo, filhos e netos. A data natalina, época do ano, tão esperada pela família, não poderia passar em branco. Vale o sacrifício no orçamento em troca de um sorriso estampado no rosto de quem se ama. "Estou usando o cartão para garantir os presentes de Natal do meu marido, dois filhos e meu neto. O Natal é uma data especial não pode deixar de ser celebrada, vale a pena apertar um pouquinho para presentear todo mundo", revelou a dona de casa.

Ainda de acordo com a Abecs, é quase certo que pelo menos um cartão está sob o poder de qualquer brasileiro. Já são mais de 650 milhões, os cartões com poder de compra em circulação no Brasil, o que dá uma média de pelo menos três cartões para cada cidadão.

O hábito de utilizar cartão de crédito é mais comum entre os jovens: nada menos do que 79% dos entrevistados com idade entre 25 e 34 anos utilizam cartões na carteira. Entre as pessoas ainda mais novas (18 a 24 anos), a presença dos cartões também é das mais expressivas: 71%. No entanto, o maior aumento da posse de cartões deu-se entre quem tem mais de 60 anos, faixa etária na qual a presença de cartões era de 52% há dois anos, e chegou a 68% agora.

Os dados mostram que as principais bandeiras do "dinheiro de plástico" conquistaram o gosto do brasileiro e vêm mudando as formas de consumo em Mossoró, desfrutando de credibilidade e até da preferência de parte dos lojistas da cidade. Não existem dados oficiais sobre o assunto, mas é só fazer um passeio pelas lojas para verificar a realidade onde a quase totalidade dos estabelecimentos exibe a frase: "Aceita-se cartão".

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PERCENTUAL DE CRESCIMENTO DO PIB DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE É SUPERIOR AOS ÍNDICES ESTADUAIS E NACIONAIS




O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos por uma determinada região (países, estados, cidades), durante um período específico (mês, trimestre, ano, etc.).
A análise do histórico do PIB de Santa Cruz do Capibaribe nos revela dados supreendentes. Ao observarmos os dados da tabela abaixo, constatamos que de 2002 a 2008  a nossa taxa de crescimento é maior do que a do Estado de Pernambuco e a do Brasil. Dados do IBGE revelam, que em 2008, o Brasil cresceu 5.2%, Pernambuco 5,3% e Santa Cruz 11,2%.
Esses números poderiam ser ainda mais expressivos se fossem considerados os valores de todos os empreendimentos existentes em nosso município, entretanto, o IBGE só apresenta as estatísticas dos negócios formais. Mesmo assim, diante dos dados da tabela, percebe-se que Santa Cruz do Capibaribe cresce a uma taxa muito maior do que a do Brasil e a do Estado de Pernambuco, apresentando percentuais duas vezes superior ao desenvolvimento estadual e nacional.

Redação
- Jaélcio Oliveira (Graduando do Curso de Economia – UFPE)
Grupo de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas de Santa Cruz do Capibaribe

Parabéns em dose dupla


A CDL Santa Cruz do Capibaribe parabeniza o diretor de meio ambiente da entidade, João Neto, pela passagem do seu aniversário, neste 28 de novembro. Os parabéns também vão para a presidente da CDL Jovem, Laiane Nobélia. Ambos recebem de todos que fazem a CDL os sinceros votos de felicidade.

Artigo

Pérolas de Vendas: Convenção de vendas é um grande barato!

Por: Paulo Araújo

Convenções oferecem oportunidades de rever e fazer amigos, aprender novos conceitos e técnicas. Convenções de vendas são momentos mágicos, únicos... Mas o que eu mais gosto é de estar nas populares rodinhas em volta das mesas de coffee break, onde posso ouvir e aprender com colegas vendedores. E nesses anos todos, atendendo empresas em seus eventos, colecionei algumas frases que desejo agora compartilhar com você. Eu as chamo de Pérolas de Vendas. Frases fantásticas, algumas de uma simplicidade e verdade tamanhas que chegam a assustar, além de serem muito divertidas.

1. "Se você não faz parte da solução, faz parte do problema!" - Essa é quando o gerente quer dar aquele recadinho de forma indireta aos que não atingem as metas. Pense nesta frase pelo lado positivo. A pergunta que você tem que fazer todos os dias é: Em que eu estou ajudando meu cliente? A reduzir custos, a aumentar a lucratividade, a qualidade ou produtividade? Eu agrego valor à empresa em que trabalho? Esteja sempre do lado da "solução".

2. "Depois que inventaram o ‘tá ruim', ninguém mais disse ‘tá bom!" - Quando você visita o cliente e pergunta como andam os negócios, a resposta é quase sempre a mesma: "Tá fraco", "tá ruim" ou "já esteve melhor". O impressionante é que o ano após ano as vendas aumentam e eu nunca encontro alguém que diz: "Tá bom demais!" Não pergunte ao seu cliente se seus negócios vão bem, pergunte se gostaria de ajuda para vender mais.

3. "Quem pede recebe, mas quem se desloca tem preferência!" - Dizem que o autor da frase é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clubes cariocas, como Flamengo e Botafogo. Aqui a explicação é simples: seja pró-ativo, não espere e faça acontecer. Inove, prospecte, crie oportunidades.

4. "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem entrega flores!" - Chegue sempre com um belo sorriso, bem disposto, apresentável e com um interesse genuíno em resolver os problemas do cliente. Esqueça a comissão e pense na solução. Dinheiro sobrando é sempre conseqüência de um bom trabalho realizado.

5. "Para vender bem tem que ter preço e produto bom!" - Essa de tão óbvia chega a doer. Mas este é um dos princípios da competitividade, ou seja, qualidade e preço compatível com o que o mercado oferece. Pode também ser uma boa desculpa para quem não atinge as metas ou um alerta quando muita gente diz isto para você. O fato maior é que se toda empresa tivesse o melhor produto e o menor preço, não precisava de vendedor, bastava ter um excelente call center e uma boa mídia no mercado, que o produto se vendia sozinho. É para isso que existem os profissionais de vendas. Para mostrar o quanto você, sua empresa e seus produtos podem contribuir com o crescimento do seu cliente.

6. "Fé em Deus e pé na tábua!" - Quem tem fé vai mais longe, levanta com firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está sozinho. Agradeça sempre ao Criador pelo trabalho que você tem e pelos clientes que atende. Ao entrar em qualquer lugar, seja para fazer uma venda, pós-venda ou até mesmo no concorrente, peça em silêncio que Ele abençoe a casa e as pessoas que lá estão. Deseje de coração muita saúde, paz e prosperidade ao próximo. Você vai perceber que adquirindo este hábito, receberá sempre em dobro. Afinal, você merece nada menos do que o melhor. É o que eu lhe desejo!

Gostou das dicas? Repasse este texto para os seus amigos!!

CDL Santa Cruz do Capibaribe recebe Prêmio Inteligência Empresarial

A CDL Santa Cruz do Capibaribe estará recebendo nesta segunda-feira (28), o Prêmio Inteligência Empresarial, em Recife. O evento vai acontecer no Centro de Pós Graduação da Faculdade Maurício de Nassau/Porto de Suape. Paralelo a entrega do Prêmio, os participantes também irão participar do 5º Seminário de Inteligência Empresarial, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, (Suape/AD Diper), Diário de Pernambuco, Fiepe, Fecomércio, Faepe e Faculdade Maurício de Nassau.
A premiação é uma comenda às empresas e instituições que se destacaram no fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento das macrorregiões do Estado. Em Santa Cruz do Capibaribe, a CDL é uma dessas entidades que estão sempre presente junto ao empresário, promovendo cursos, palestras, missões empresariais, consultorias, enfim, promovendo ações que elevam o poder de desenvolvimento das empresas locais.
Pela sua importância na cidade e na região, a CDL Santa Cruz do Capibaribe, através do seu presidente Fábio Lopes, recebe o Prêmio de Inteligência Empresarial.

domingo, 27 de novembro de 2011

Parabéns ao Presidente da CDL, Fábio Lopes

Este domingo (27), é dia de festa para o presidente da CDL, Fábio Lopes, que faz idade nova e recebe os parabéns de todos os amigos, diretoria e colaboradores da CDL Santa Cruz do Capibaribe.

Mensagem da CDL

Hoje estamos aqui para te desejar um dia feliz,

pois hoje realmente é um grande dia,

afinal de contas mais 365 dias se passaram na sua vida

e com eles vieram novos sonhos,

novas conquistas e também novos projetos de vida.


Faz alguns anos que Deus te enviou a terra

para iluminar a todos com a tua presença,

e neste dia mais que especial que evidencia a tua chegada ao mundo,

palavras não bastam para te homenagear,

você é uma obra preciosa que Deus criou

e revestiu com muitas e boas qualidades,

uma grande pessoa que admiramos.


É muito bom saber que você existe

e que possamos contar com você caminhando ao seu lado,

presente em nossa vida.


Que você caminhe sempre em busca do sucesso,

alcançando um futuro amplo,

se aperfeiçoando e prosperando ainda mais.

Te desejamos simplesmente um

FELIZ ANIVERSÁRIO

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe realiza última reunião do ano

Os jovens empreendedores de Santa Cruz do Capibaribe, membros da CDL Jovem da cidade, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (25), realizando a última reunião ordinária de 2011. A reunião contou com a participação do Presidente da CDL Sênior, Fábio Lopes, e dos convidados, Lívia Marques e Igor Ramos.

 
Em pauta, a presidente Laiane, em conjunto com os demais diretores, definiu o calendário de ações para o primeiro semestre de 2012. Dentre as ações, o público empreendedor de Santa Cruz do Capibaribe vai se surpreender com o trabalho da CDL Jovem. Serão palestras, cursos e muitos trabalhos relativos a promoções e campanhas. A presidente agradeceu pela companhia e entrosamento de todos os membros da diretoria em 2011, e disse que em 2012, conta com a mesma garra de todos.

Câmaras Setoriais da CDL Santa Cruz do Capibaribe realizam reuniões para avaliação de 2011 e propor ações para 2012


Reunião com os Atacadistas Têxteis
Definir ações para 2012 é o tema das últimas reuniões das Câmaras Setoriais da CDL Santa Cruz do Capibaribe. Ao longo desta semana as Câmaras de Corretores de Imóveis e de Atacadistas Têxteis se reuniram e traçaram ações e metas para 2012.

Reunião com os Corretores de Imóveis
A reunião dos Corretores aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), às 16 horas. Já a reunião dos Atacadistas Têxteis ocorreu por volta das 19:30.

Lançamento do Livro sobre Santa Cruz do Capibaribe será hoje no CESAC

Dilma prepara armas anticrise

Fonte: Valor Online
A presidente Dilma Rousseff tem acompanhado com especial atenção a atual crise e está pessimista com a economia mundial em 2012. Ela lamenta que os líderes que assumiram o poder recentemente na Europa sejam conservadores e excessivamente "fiscalistas". E considera que a solução para enfrentar os reflexos da turbulência mundial no Brasil está na economia doméstica. Daí, sua obsessão em adotar medidas agora para estimular o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos meses.

A segunda fonte de preocupação da presidente é a inflação interna, que, apesar do desaquecimento da economia, ainda ronda o teto de 6,5% fixado para 2011. Por isso, o governo vai agir em duas das três fontes de pressão inflacionária: os preços dos alimentos básicos e o etanol. Para antecipar eventuais altas nos alimentos na entressafra, Dilma determinou um reforço no caixa da Conab, que deverá ampliar fortemente as compras diretas de grãos e cereais. Arroz, trigo, feijão e milho serão os alvos principais.

O objetivo é adquirir os alimentos diretamente do produtor a preços de mercado, garantindo boa remuneração no auge da colheita, e formar estoques estratégicos.

Para "atacar" as pressões inflacionárias do etanol, cujo preço disparou em 2011, Dilma determinou a formação de estoques que garantam pelo menos três meses de consumo durante o pico da entressafra, que começa entre dezembro e janeiro. Ela pediu ao secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, a formulação, em parceria com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, de um plano de longo prazo para o setor.

As contas externas, embora saudáveis, também preocupam pelas perspectivas. A meta é fazer as exportações brasileiras chegarem a US$ 276 bilhões no ano que vem, apesar da queda dos preços das commodities. Além disso, é preciso dar fôlego à indústria nacional, cuja produção está praticamente estagnada. A taxa de câmbio em torno de R$ 1,80 pode ajudar, mas não resolve o problema, porque a demanda mundial está em baixa.

Dilma está pessimista com a economia mundial porque considera que a crise tem levado a sociedade a questionar seus governantes, que perdem apoio político. No ano que vem haverá eleições estaduais na Alemanha, onde 46% da população rejeita a forma pela qual a primeira-ministra Angela Merkel conduz a crise. Em maio, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disputará a reeleição contra o socialista François Hollande, que tem 60% da preferência do eleitorado. Nos Estados Unidos, haverá eleição presidencial. Barack Obama lidera as pesquisas, mas a diferença para os desafiantes tem diminuído.

Rio Capibaribe deságua na internet


O Rio Capibaribe agora tem uma página on line só para ele. No site você vai encontrar histórias de ribeirinhos, de pescadores, de guardiões da nascente, poesias e muitas fotos de cidades e do leito do rio.
A produção é de toda uma equipe de oito pessoas, dentre elas o grande, Professor Arnaldo Viturino. Para acessar ao acervo do Rio Capibaribe, entre no Museu virtual, através do site: http://www.museucapibaribe.com e navegue a vontade. Vale a pena!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SENAI de Santa Cruz abre vagas para Adinistração e Produção de Moda

O SENAI da ´´capital da confecção`` está com 50 vagas para o curso de Administração e 20 para o curso de Produção de Moda disponíveis.

Para concorrer às vagas disponíveis os interessados passarão por uma seleção e pagarão apenas a taxa de R$20 para inscrição, já que o curso é gratuito.

Para concorrer a uma das vagas no curso de Administração, que acontecerá a tarde, os interessados devem estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2012 e ter entre 16 e 22 anos no mês do ato da matrícula.

Já para concorrer as vagas do curso de Produção de Moda, que será ministrado à noite, os concorrentes devem ter concluído o Ensino Médio e ter até 22 anos no mês do ato da matrícula.

As inscrições deverão ser feitas no
www.upenet.com.br. E após aprovado na seleção, para se matricular os alunos deverão apresentar declaração de matrícula do Ensino Médio, cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento, cópia do CPF, cópia da Identidade, cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, 2 fotos 3x4, declaração de baixa renda e laudo médico (pára pessoas com deficiência).

Mais informações no SENAI Santa Cruz, que fica na Rua Pedro Teodoro Aragão, 39 Bairro Nova Santa Cruz ou no telefone (81) 3705.1767.

Campanha Natal Show de Prêmios


Maiores informações: (81) 3731-2850

CDL parabeniza sua Secretária Executiva, Katyane Santos

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal, fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso. É o que desejamos todos nós que fazemos a CDL Santa Cruz do Capibaribe, a você Katyane, que em seu dia a dia, trabalha com valores indispensáveis ao Ser humano, ÉTICA e PERSISTÊNCIA! Parabéns!

Parcelamento de dívidas do Simples garante manutenção de um milhão de empregos formais, diz CNDL

Ascom CNDL

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estima que a regulamentação do parcelamento de débitos tributários das micro e pequenas empresas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional irá garantir a manutenção de um milhão de empregos formais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22), e passará a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2012 para todas as empresas optantes pelo regime de tributação simplificado.

O parcelamento de débitos tributárias das micro e pequenas empresas era uma das principais bandeiras do movimento lojista em 2011, e segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, irá assegurar a manutenção de empregos nas empresas que corriam o risco de serem excluídas do Simples Nacional. “Agora, esses empresários poderão continuar a contratar e a tocar suas empresas sem ter que mudar toda a contabilidade para o regime de lucro real ou presumido, que além de mais caros, são também mais burocráticos”, disse.

Conforme o texto aprovado pelo Comitê Gestor do Simples, serão permitidos os parcelamentos de débitos com a União, estados e municípios. Além disso, não há prazo para a adoção pelos contribuintes, ao contrário de programas como o Refis da Crise.

A correção será pela Selic, em até 60 meses.

O Sebrae calcula que haviam pelo menos 500 mil empresas nessas condições, e que, ao não pagarem seus débitos, poderiam ser excluídas do Simples já ao final deste ano. “Com o parcelamento, ganham as empresas e ganha o País”, avalia o presidente da CNDL.

Comércio dispõe de novas ferramentas

Fonte: Diário do Nordeste

A expansão da economia e o consequente aumento da renda do brasileiro, nos últimos anos, alterou o comportamento e incrementou o consumo de cerca de 30 milhões de pessoas, que migraram das classes sociais E e D, para a C e desta para a B. Nesse novo cenário e com "um mundo" de pessoas às suas portas, o comércio varejista busca novas ferramentas de consulta e análise de crédito, como forma de melhor conhecer o potencial e o perfil de consumo do novo contingente de compradores.

"Quem são, o que consumiam, o que querem consumir, quanto e como podem pagar? São perguntas que ainda precisamos conhecer as respostas", destacou o gerente de Negócios do SPC Brasil, Ronaldo Guimarães, ao apresentar na noite de ontem, em Fortaleza, as novas "armas" de que as empresas dispõem para conceder crédito, ampliar as vendas com segurança e elevar os lucros.

"Collection score"

A partir do "Behavior Score", ou da análise de comportamento e do histórico de consumo da clientela, explica Guimarães, as empresas já podem conhecer melhor o perfil de cada consumidor, seja pessoa física ou privada, reduzindo os riscos das vendas. Na outra ponta, sinalizou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza(CDL), Freitas Cordeiro, em breve o lojista irá dispor do "collection score", uma nova ferramenta de avaliação, que lhe permitirá saber quem são os potenciais pagadores em uma carteira de devedores. "Acreditamos que em 15 dias, ela estará disponível", sinalizou Cordeiro.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Palestra

IDE Brasil aplica mais um módulo do curso de Desenvolvimento Empresarial


O curso de Desenvolvimento Empresarial do IDE Brasil está apresentando mais um módulo esta semana. As aulas acontecem na CDL Santa Cruz do Capibaribe e conta com participações do empresariado local. Neste VI módulo, os empreendedores estão vendo as técnicas de uma administração estratégica, onde por meio de dinâmicas e uma série de exercícios o aprendizado acontece.

Faça parte da Campanha Natal Show de Prêmios da CDL

Crescem vendas das micro e pequenas empresas à União

Matéria Dilma Tavares
da Agência SEBRAE de Notícias

 As compras feitas pela União de produtos e serviços oferecidos por micro e pequenas empresas saltaram de R$ 2,14 bilhões, em 2006, para R$ 15,97 bilhões em 2010, um aumento que supera 600% em apenas cinco anos. O Sebrae e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) trabalham para que esse valor cresça ainda mais.

“Somente 4% do faturamento das micro e pequenas empresas no país referem-se às vendas para governos. Há um enorme potencial para ampliar essa participação”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto. O Sebrae e o MPOG possuem um acordo de cooperação. Um dos resultados da parceria é o 4º Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas compras governamentais (Fomenta), que será realizado nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24) na cidade de São Paulo.

Aumentar a presença dos pequenos negócios nas compras públicas tem como objetivo incentivar o desenvolvimento empresarial e territorial, além de estimular a geração de emprego e renda. Segundo levantamento do MPOG junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, para cada bilhão comprado pelo governo federal das micro e pequenas empresas em 2010 foram gerados oito mil novos empregos diretos e 16 mil indiretos.

"O Fomenta 2011 será uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas acessarem o mercado das compras públicas”, avalia Bruno Caetano, superintendente do Sebrae em São Paulo. Para proporcionar esse acesso, o Sebrae quer ampliar a regulamentação do quinto capítulo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). A legislação já foi regulamentada em mais de 3,5 mil municípios.

O capítulo cinco estabelece preferência às micro e pequenas empresas nas compras de até R$ 80 mil. Também garante prioridade no caso de empate da micro e pequena com outra de maior porte. O dispositivo permite ao pequeno negócio dar novo lance quando sua proposta for igual ou superior à da grande, em um intervalo de até 10% na licitação presencial e de 5% no pregão eletrônico.

O Sebrae e o MPOG também pretendem incentivar a criação de programas municipais e estaduais de compras governamentais. Já existem exemplos dessas iniciativas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Rondônia.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caruaru sedia Encontro Comercial de SPCs, nesta quarta-feira (23)

A FCDL-PE realizará em Caruaru, na sede da CDL, o Encontro Comercial SPC 2011 no próximo dia 23 (quarta-feira), das 09h às 17h, com a participação das CDLs do agreste de Pernambuco, entre elas: Gravatá, Cupira, Bom Conselho, São Bento do Una, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Pesqueira, Caruaru, Surubim, Lajedo, Belo Jardim, Agrestina, Toritama e Cachoeirinha.

Os temas abordados serão:

1 – Parceria SPC x SERASA
2 – Alinhamento Comercial
3 – Pacote Comercial
4 – O que e como fazer para melhoras as ações das CDLs
5 – Força de Vendas Entidade SPC Brasil
6 – Momento FCDL-PE

Pesquisa: 95% dos empreendedores individuais recomendam formalização

Fonte: Infomoney

Um levantamento realizado pelo Sebrae revelou que 95% dos empreendedores individuais recomendam a formalização aos profissionais que ainda trabalham de maneira irregular.

Os últimos dados divulgados pela Previdência Social indicavam que o Brasil tem cerca de 1,8 milhão de empreendedores individuais. Por mês, são cerca de 100 mil adesões ao programa.

Custo elevado

Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, os números são positivos, o que ressalta que o custo elevado para se formalizar deixou de ser um problema para os empreendedores.

“O Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, o Simples Nacional, veio para reduzir a informalidade por meio das micro e pequenas empresas formais”, afirmou Quick, segundo a Agência Sebrae.

Inadimplência

Apesar do custo ser baixo, 56% dos empreendedores individuais estão inadimplentes com o pagamento dos tributos obrigatórios. Para o especialista, isso ocorre devido ao alto nível de desinformação dos formalizados.

Ele acrescenta ainda que uma das maneiras de resolver isso é ampliar a rede de parceiros e manter uma relação mais estreita com o contador. “É preciso rever as estratégias para esclarecer melhor as obrigações do empreendedor individual”, afirmou.

Por fim, o estudo indicou que 87% dos empreendedores entrevistados pretendem virar microempresa.

Mulheres ganham mais do que os homens e destacam-se em diferentes setores em Santa Cruz do Capibaribe

Apesar de os dados do Censo, publicados pelo IBGE no dia 16 de novembro do corrente ano, terem revelado que em 2010 os salários dos homens foram de 30% a 40% a mais do que os salários pagos às mulheres em determinadas regiões do Brasil, observa-se que este cenário é diferente em nossa cidade. 
De acordo com informações cadastradas no Banco de Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o salário médio das mulheres em Santa Cruz do Capibaribe é 6% superior ao salário dos homens na maioria das funções. Outro dado relevante é que, em nosso município, as mulheres também se destacam na construção civil, chegando a receber até 25% a mais em ocupações desempenhadas tradicionalmente pelo gênero masculino.
No Brasil, as informações relativas ao recorte por gênero evidenciam que o nível de emprego da mão de obra feminina apontou um crescimento de 7,28%, superior ao registrado para os homens (+6,70%). Esse comportamento é resultante de uma pequena elevação da participação da mulher no total de empregos formais (de 41,4% em 2009 para 41,6% em 2010), dando continuidade ao processo de expansão da força do trabalho feminino que vem sendo verificada nos últimos anos (Fonte: MTE/RAIS).

Fonte: Grupo de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas de Santa Cruz do Capibaribe

Ex-presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe é homenageado no Moda Center Santa Cruz

O ex-presidente e membro do Conselho Consultivo da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Manoel Nunes Paulino, foi homenageado na noite desta segunda-feira (21), no maior Parque de Feiras da América Latina. O Centro administrativo do Moda Center recebeu o nome do empresário, dada a sua importância na edificação do Parque.
Um dos homens mais éticos da cidade, Manoel Nunes Paulino, participou de comissões da construção do Moda Center desde o projeto. O atual presidente da CDL, Fábio Lopes, enfatizou a importância de Manoel Paulino para o comércio da cidade. “Temos a grata satisfação de ver um dos nossos diretores sendo homenageado. Muitas pessoas se engajaram na obra, mas Manoel se destaca. Ele dá aula sobre o Moda Center, pois conhece isso aqui como ninguém”, disse o presidente.
O presidente do Conselho Consultivo da CDL e do Moda Center, Isac Aragão, disse que o nome dado ao Centro Administrativo não é apenas uma homenagem, mas um reconhecimento pelo trabalho incansável para que o Moda Center chegasse onde chegou. A empresária e diretora da CDL, Áurea Xavier, relatou que desde o início seu Manoel esteve engajado na obra, e nada mais justo do que ele ser homenageado.
Em seu discurso, Manoel Paulino, iniciou agradecendo a Deus pela homenagem. Ele resumiu a história do Moda Center. “Eu faço parte dessa obra desde a época do projeto, representando a CDL, com muito orgulho, porque se não fossem as entidades representativas, com certeza este Moda Center não teria sido construído. Ainda na comissão, foi determinado a mim, que verificasse se o preço de venda do projeto era justo. Eu fiz essa pesquisa e constatei que o projeto era viável, inclusive isso foi auditado pelo Banco do Brasil. O intuito maior era dar oportunidade para todos, inclusive os mais pobres. O nosso passo maior foi convencer a construtora que o povo de Santa Cruz tinha condições de comprar seus boxes diretamente pela construtora, porque financiado pelo Banco não tinha dado certo”, disse o homenageado. 
Manoel Nunes Paulino continua imbuído na causa do Moda Center. Ele foi diretor da primeira gestão administrativa e hoje faz parte do Conselho Consultivo da atual gestão.

Comércio de Santa Cruz do Capibaribe será bem movimentado este fim de ano

Os dados divulgados pela Fecomercio são animadores para o Moda Center Santa Cruz. Um aumento em cerca de 8,5%, deve acontecer nas feiras deste fim de ano, em relação ao ano passado. Enquanto que no centro da cidade, o aquecimento deve acontecer devido as ações da CDL, como a Campanha Natal Show de Prêmios que está em sua nona edição. Sobre a economia local e as boas vendas no Moda Center Santa Cruz, veja a seguir a entrevista com o presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes.

Com as festividades de Fim de Ano, o comércio fica aquecido. Como tem sido o trabalho da CDL para este Natal e Ano novo?
Fábio Lopes - A CDL renovou a parceria com a Fecomercio no sentido de monitorar o comportamento do consumidor e dos empresários para que possamos traçar melhor o nosso caminho em relação as ações que podemos desenvolver para nosso comércio como um todo, ou seja, foi feito pelo segundo ano consecutivo a pesquisa da Fecomercio/Sebrae em parceria com a CDL e o Senai de Santa Cruz do Capibaribe. Lançamos também a nona edição do Natal Show de prêmios, evento que tem como objetivo presentear o nosso público consumidor, e assim ajudar na elevação das vendas neste final de ano, incentivando ao público consumidor a comprar no nosso comércio.

Qual a expectativa da CDL referente ao comércio neste fim de ano?
Fábio Lopes - No Moda Center temos uma expectativa de aumento no volume de vendas em torno de 8,5% em relação ao ano passado, enquanto no comércio tradicional do nosso centro comercial estamos apostando que pelo menos conseguimos repetir nosso desempenho do ano passado, apesar de que a pesquisa do instituto da Fecomercio aponte uma queda nas vendas de até 10% em relação ao ano passado, resultado este referente aos dados levantados em outras cidades do Estado. É preciso entender que em 2010 o cenário era de crescimento da economia, diferente deste final de ano onde existe claramente uma desaceleração da atividade econômica.
Em relação ao comércio, o cliente encontra tudo aqui na cidade. Qual a importância do cliente comprar em Santa Cruz do Capibaribe?
Fábio Lopes - Essa pergunta é muito importante, pois em nosso comércio dispomos de todos os produtos que existe em outros centros, já não temos a necessidade de sair de Santa Cruz do Capibaribe para comprar, aqui já temos e encontramos os mais variados produtos. Sem falar que os recursos circulam aqui na nossa cidade, fortalecendo o comércio e satisfazendo o consumidor, em um processo que a economia e a cidade de Santa Cruz do Capibaribe só tem a ganhar.

Aprovada medida que parcela dívidas do Supersimples

Matéria de Dilma Tavares
da Agência SEBRAE

O Diário Oficial da União deve publicar nesta terça-feira (22) a Resolução nº 92, do Comitê Gestor do Simples Nacional, que regulamenta o parcelamento de débitos dos micro e pequenos negócios do Supersimples. A previsão é do secretário executivo do Comitê, Silas Santiago.

O parcelamento foi criado pela Lei Complementar 139, sancionada no dia 10 de novembro. A medida vai beneficiar mais de 500 mil empresas que estão com dívidas junto à Receita Federal e fazendas estaduais, municipais e do Distrito Federal. A decisão também favorece os empreendedores individuais, como costureiras, cabeleireiras e vendedores de churrasquinho.

Os pedidos de parcelamento deverão ser apresentados a partir do dia 2 de janeiro de 2012. O benefício engloba todos os débitos dentro do Supersimples consolidados até 2010. Eles poderão ser pagos em até 60 meses, corrigidos pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). O valor mínimo de cada parcela será de R$ 500. No caso do Empreendedor Individual, a quantia será estipulada pelos fiscos onde ele tiver dívidas.

“Como os débitos referentes a 2011 só serão consolidados após a apresentação da declaração anual de receita, em março do próximo ano, os empresários poderão pedir a inclusão dessas dívidas no parcelamento solicitado em janeiro. Depois disso, eles terão direito a mais dois reparcelamentos”, explica Silas Santiago. No primeiro, o empresário terá que recolher 10% do valor total da dívida consolidada e, no segundo, o percentual será de 20%.

Fiepe vai realizar Seminário de Gestão em Caruaru

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Campanha Natal Show de Prêmios da CDL


A Campanha Natal Show de Prêmios da CDL de Santa Cruz do Capibaribe está tendo uma aceitabilidade muito boa no comércio da cidade. Serão mais de cem prêmios sorteados e a CDL está com suas consultoras de vendas na rua, a fim de engrandecer ainda mais o aquecimento do mercado e, sobretudo, valorizar os clientes que compram no comércio local.

Veja o que diz alguns dos lojistas que já aderiram a Campanha:
Paulo Roberto da  Espaço TÊxtil - a Campanha Natal Show de Prêmios da CDL vem para aquecer o nosso comércio, o cliente se empolga e até compra um pouco mais. Tu o que for feito pela CDL em prol do aumento das vendas é bem vido. Essa ação da CDL vem incrementar a decisão de venda aqui em nosso estabelecimento.
Rodrigo Marques da Galeria Capricho – No meu ponto de vista, esta campanha mexe com o movimento das vendas. É mais uma oportunidade do cliente conquistar um prêmio. A campanha generaliza toda a cidade, e na minha visão é muito positivo. Em relação ao prêmio ser sorteado aqui na loja, eu acho isso muito bom, porque se tem uma promoção, o cliente sente-se atraído para comprar mais.
Não fique de fora da Campanha, ligue para a CDL e solicite a visita de um dos consultores de venda. (81) 3731-2850