Topo

Topo

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Junta Comercial de PE passa a oferecer 750 serviços pela internet

Fonte: G1 PE

A partir desta quarta-feira (29), as pessoas não precisam mais ir ao prédio da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), localizado na Rua Imperial, no bairro de São José, área central do Recife, para obter serviços como certidões ou para retirar processos de abertura de empresas ou alterações de contrato. Para ter acesso, basta se cadastrar na internet, registrando login e senha. O portal da Jucepe disponibilizará 750 serviços para facilitar a vida dos usuários.

Para serviços pagos como certidões simplificadas, específicas ou de inteiro teor, será emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que pode ser pago nas agências ou no próprio site do Banco do Brasil. Aproximadamente meia hora depois, com a confirmação de pagamento automatizada, o download da certidão com certificado digital poderá ser feito.

Para abertura de empresa, a entrada do processo ainda continuará sendo feita no balcão de atendimento da Jucepe. Porém, os documentos referentes aos processos deferidos poderão ser baixados por meio do portal. Pelo site, o usuário também poderá acompanhar o andamento de todas as suas solicitações efetuadas, podendo receber informações por SMS ou por e-mail, tanto nos casos de deferimento como de exigência.

A confirmação de documentos originais emitidos pela Jucepe para comprovação da sua autenticidade também poderá ser feita pela internet.

CDL Divulga calendário de feriados 2012

CDL Santa Cruz do Capibaribe realiza Certificação Digital


A CDL Santa Cruz do Capibaribe já está oferecendo o serviço de Certificação Digital para a cidade e região. O certificado equivale a uma carteira de identidade virtual que permite a identificação de uma pessoa no meio digital eletrônico quando enviando uma mensagem ou em alguma transação pela rede mundial de computadores que necessite validade legal e identificação inequívoca. 

Os benefícios do certificado digital são muitos como:
  • Facilidade de assinar contratos diretamente pela internet
  • Manter com segurança arquivos na rede mundial de computadores
  • Realizar transações seguras
  • Requisitar procurações on line
  • Emitir notas fiscais
Para fazer a sua Certificação Digital, você precisa ir até a sede da CDL Santa Cruz do Capibaribe, munido de todos os seus documentos, de acordo com o pedido que a pessoa queira fazer, seja ele pessoa física ou jurídica. A CDL Santa Cruz do Capibaribe já conta com o Agente de Validação Coletora (AVP), onde ele receberá sua documentação em fotocópias e originais e prontamente dá a entrada no certificado digital.
Veja no Quadro abaixo a Documentação (original e cópia) para emitir o Certificado pessoa física e jurídica:

Mais informações: (81) 3731-2850

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Câmara Setorial de Varejistas de Vestuário e Acessórios de Moda apresenta Regimento Interno


Os membros da Câmara Setorial de Butiques da CDL Santa Cruz do Capibaribe estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (27), para apresentar o regimento interno da Câmara a todos os membros e mostrar a nova nomenclatura da Câmara, que ficou denominada como Câmara Setorial de Varejistas de Vestuário e Acessórios de Moda.

A mudança na nomenclatura se deu em função da Câmara abranger um número maior de lojistas do segmento de Moda em Santa Cruz do Capibaribe.
A reunião serviu ainda para fazer um balanço das ações de 2011 e planejar as ações para este ano. A coordenadora, Madelon Leite, enfatizou a importância da união do grupo, para que assim, todo o planejamento seja executado com sucesso.

SANTA CRUZ PARTICIPA DE CONCURSO “HINO DA COSTUREIRA”

O site Costura Perfeita (www.costuraperfeita.com.br) lançou o concurso Hino da Costureira, em que músicos e compositores com vínculo com a confecção de todo o Brasil participam e concorrem a prêmios. O melhor hino, com os seus respectivos representantes (compositores, cantores e empresa do ramo de confecção), será divulgado na edição 67 da Revista Costura Perfeita (Maio/Junho 2012).

Santa Cruz do Capibaribe, como a principal cidade do Polo de Confecções de Pernambuco, não poderia ficar de fora deste concurso. Nesse ínterim, a cordelista e enfermeira do Posto Ambulatorial do Moda Center Santa Cruz, Anne Karolynne, e o músico e comerciante Mecias Barros, compuseram um hino em homenagem às costureiras, com o objetivo de participar do concurso.

A empresa santacruzense que abraçou a causa, patrocinando os custos de produção e gravação da música, foi a Yanomami Confecções, que trabalha com a vertente da moda feminina.


Veja a letra da música:

Em um passado remoto
O tecido alinhavava
A agulha ela passava
Num trabalho manual.

Hoje é industrial
Quase tudo que se faz
Mas a máquina não trabalha
Sem uma costureira atrás.

Costureira, costureira, costureira
- Mostra o seu saber
- Costura perfeita só você sabe fazer.

Uma boa profissional
Com seu talento e postura
Tem na máquina de costura
Uma aliada e parceira.

Toda grande costureira
Com as suas mãos faz arte
Cria, inova sua roupa
Levando pra toda parte. 

Costureira, costureira, costureira
- Mostra o seu saber
- Costura perfeita só você sabe fazer.

Letra: Anne Karolynne Santos de Negreiros
Melodia: José Mecias Barros de Andrade

Varejo: 43% acreditam que seus negócios crescerão nos próximos anos

Fonte: CNDL

Os varejistas do país estão otimistas com os seus negócios nos próximos anos. Um levantamento realizado pela consultoria Boucinhas&Campos revelou que 43% acreditam no crescimento dos negócios. Pelos dados da pesquisa, os empresários apostam em ampliação no número de lojas e em expansão do faturamento.

Nos próximos anos, eles pretendem também aprimorar os investimentos na cadeia de logística, melhorar os processos para maior controle e aprimorar mecanismos de gestão e planejamentos estratégicos. A resposta foi apontada por 21% dos respondentes.

Já 7% disseram que investirão em treinamentos. “Apesar de serem mais aplicados, as empresas estão deixando este item em uma ordem menor de prioridade para os investimentos em 2012”, explica a sócia-diretora da consultoria, Celeste Boucinhas.

Além disso, 29% apontaram que investirão na adequação do processo de inventário, terceirização de inventários e reestruturação dos procedimentos do planejamento estratégico.
Principais desafios
O estudo indicou ainda quais são os principais desafios do setor. Para 43%, é a gestão e a prevenção de perdas do estoque. Em seguida, com 29%, aparece a falta de mão de obra capacitada, o que justifica as contratações insatisfatórias e alto turnover.

Outros 21% apontam a gestão de transporte, que influencia diretamente na logística de distribuição, enquanto 14% apontam a gestão de produtos perecíveis. Já 7% disseram que a principal dificuldade é adquirir novas tecnologias.

Os varejistas apontaram ainda as dificuldades em estruturar de forma eficiente a área de gestão de estoque, evitar perdas derivadas de fraudes e reduzir os dias de estoques por melhorar a rentabilidade.
Como resolver?
Ao serem questionados quais seriam as soluções para os problemas indicados acima, 36% declararam que é a realização de capacitação e treinamento dos funcionários.

Outros 29% apontaram investimento na melhoria dos processos, com o objetivo de aumentar o controle, e 21% citaram a realização de inventários. Já 14% disseram que é investir em geral e segmentar, com foco em controle sobre determinados produtos.

Artigo

AÇÃO INTELIGENTE DO MARKETING PESSOAL
Por: Eugênio Sales
Através do marketing pessoal a pessoa pode tornar-se uma pessoa bem vista pela sociedade, mostrando, verdadeiramente, seus principais atributos, como por exemplo: um excelente comunicador, um líder eficiente, um profissional respeitado em sua profissão, etc.

Por essas razões, o marketing pessoal torna-se obrigatório para todo aquele que necessita tornar uma pessoa conhecida, principalmente na sua área de atuação, para que seu projeto de vida pessoal e profissional tenha maiores chances de sucesso.

E como praticar o marketing pessoal com eficiência?
  • Vestindo-se da melhor maneira possível, com roupas que combinem com sua profissão.
  • Procurando falar corretamente e pausadamente para que sua comunicação seja entendida pelo seu interlocutor.
  • Estando sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo e na sua área profissional.
  • Estando sempre com seu cartão de visita no bolso. O mesmo precisa conter seus contatos (Endereço e telefones) e seu e-mail atualizados.

Essas são algumas das características do marketing pessoal que você precisa prestar bastante atenção para não cometer erros que possam contar pontos contra você mesmo.

Tudo isso só tem sentido, se você o fizer com muita discrição e veracidade, senão você ficará conhecido, com o passar do tempo, como um profissional de “propaganda enganosa”.
Este texto faz parte do livro “As 60 Ações Inteligentes Para o Sucesso”. Para adquirir o livro basta ligar para 81.3723.8256 e fazer o seu pedido.

Participe dos cursos oferecidos pela CDL Santa Cruz do Capibaribe

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Piloto Santa-cruzense ganha título no Chile


O Campeonato Latino Americano de Bicicross que aconteceu nos dias 11 e 12 de fevereiro, em San Bernardo, no Chile contou com um santa-cruzense no pódio. O piloto Matheus Henning participou da competição e ficou em quarto lugar no pódio, marcando o início preparatório da temporada 2012, em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.

Para essa competição o atleta foi bem preparado tecnicamente e psicologicamente, pois já vinha treinando muito e participando de campeonatos regionais. Nesse campeonato o piloto participou na categoria Boys 14 Anos.

A competição superou as expectativas de Matheus e teve a presença aproximada de 300 atletas de vários países de toda a America Latina. No campeonato Pré-Latino Americano o atleta ficou na 6° colocação, mas já no campeonato Latino Americano o piloto teve um melhor desempenho nas classificatórias ficando em 2°lugar. Já na fase final o piloto teve alguns desencontros e ficou em 4° lugar no geral. O piloto agora vai se preparar para a corrida Internacional que será realizado nos dias 10 e 11 março na cidade de Paulínia - SP.

Matheus Henning conta com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, e CDL de Santa Cruz do Capibaribe, além dos patrocínios da Rota do Mar, Moda Center, Meta Mania, Academia Corpo& Arte, Escola menino Jesus e o Ypiranga Futebol Clube.

Veja passo a passo para download de declaração do imposto

Fonte: Portal Mais AB

Desde a última sexta-feira (24), os contribuintes que vão fazer a declaração do imposto de renda (IR) já podem baixar o programa da Receita Federal. Desde o início da manhã, a ferramenta está disponível no site da Receita. A entrega da declaração só poderá ser feita a partir das 8h do dia 1º de março até às 23h59 de 30 de abril.

Veja abaixo passo a passo:

1 – Acesse o site da receita: www.receita.fazenda.gov.br.

2 – Clique na área central do site, que indica que o programa está disponível para download.
3 – Na próxima página, no fim, há um link, em azul, clique nele.
4 – O link vai te direcionar para uma próxima página. Nela, você encontra um link para você elaborar a declaração e outro para transmitir a declaração.

Santa Cruz do Capibaribe vai sediar II Encontro de Conselheiros

Gestão de novas lideranças é sinônimo de desenvolvimento

A dinamicidade do mercado na atualidade acaba corroborando para a chegada de novas lideranças e, consequentemente, um desenvolvimento maior para as empresas, sejam elas privadas, públicas ou ainda do terceiro setor. Antigamente era comum o gestor ser um senhor sisudo e de pouco contato com os colaboradores. Atualmente, as empresas contam com lideranças jovens antenadas com os distintos cenários mercadológicos. São jovens que desde muito cedo passam a fazer parte do mundo empresarial e que despontam como verdadeiros líderes de negócios.

No Brasil e no mundo tem se tornado cada vez mais comum, matérias jornalísticas enfatizando safras de jovens talentos que saem da universidade e adentram no mundo dos negócios se destacando como grandes gestores. No agreste de Pernambuco, celeiro da micro e pequena empresa, o empreendedorismo lateja nas veias de jovens empresários. São moças e rapazes que utilizam grande parte do seu tempo dentro do seu próprio negócio. Diante de todo esse cenário, é possível perceber que toda essa transformação começa ainda na empresa familiar e é aprimorado na escola e em cursos profissionalizantes, que torna esses jovens em verdadeiras lideranças, hábeis para gerir qualquer negócio, sem esquecer a responsabilidade social.

O movimento lojista nacional tem atentado para essa nova gama de jovens lideranças e criado as CDLs Jovens em todo Brasil, a fim de aguçar ainda mais tal aprendizado e desejo de colocar em prática. Em Santa Cruz do Capibaribe, a CDL Jovem é exemplo disso, e em menos de três anos de criação tem dado grandes frutos. A diretoria é formada por jovens empreendedores, que em sua maioria gerem as empresas familiares ou que já possuem seu próprio negócio.

Isso tem refletido em todo seio empresarial, pois na cidade a maioria das organizações como, CDL, Associação Empresarial e Moda Center Santa Cruz, são administradas por jovens empresários que fazem a empresa gerar resultados. No setor privado, podemos perceber empreendedores do quilate de Helinho Aragão, que mesmo gerindo a empresa familiar junto ao seu pai, Hélio Aragão, mantém a sua própria empresa de evento. Laiane Nobélia, Lúcio Fábio, João Neto, Gabriela e Monnika Marikinha, exemplos que, dentre muitos outros ajudam a gerir com muito sucesso as empresas de seus pais.

Além desses jovens empreendedores que lidam com os negócios familiares, Santa Cruz do Capibaribe e toda região congrega empresas líderes de mercado, de jovens empresários que seguem outras áreas e abrem seus próprios negócios, como é o caso de Emerson Elias, que possui empresa em outro segmento de mercado, diferentemente do seu pai, Elias Ferreira que lida com comércio de aviamento. Assim como também, Gustavo Mestre, Allan César, Kléber Colino, Diana Nunes, João Isidoro, José Jailson e Carlos Antônio, em suma são jovens que fazem a diferença; jovens que mantém suas empresas com muito sucesso!

Enfim, as lideranças jovens estão aí e muito tem buscado contribuir com primor para o crescimento e desenvolvimento da cidade, do estado e do Brasil.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Felicidades...

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

Ao Diretor de Comunicação e marketing da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Gustavo Bezerra, receba os parabéns de todos que fazem a entidade.



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TST decide que empresa pode consultar SPC antes de contratar

Fonte: Jornal O Globo

Uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu o direito de consultar o SPC antes de contratar seus funcionários. A rede de lojas G. Barbosa Comercial Ltda, de Aracaju, no Sergipe, conseguiu evitar sua condenação por prática discriminatória e dano moral coletivo. A rede alegou que utilizar consulta a serviços de proteção ao crédito e a órgãos policiais e do Poder Judiciário no processo de contratação de empregados não é fator de discriminação, e sim critério de seleção de pessoal que leva em conta a conduta individual.

Com isso, a Segunda Turma do TST rejeitou o apelo do Ministério Público do Trabalho da 20ª Região (SE), que queria impedir a empresa de realizar pesquisa no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), na Centralização dos Serviços dos Bancos (Serasa) e em órgãos policiais e do Poder Judiciário com a finalidade de negar a contratação de empregados com pendências. O Ministério Público do Trabalho alegou no recurso ao Tribunal Superior do Trabalho que a decisão regional violou a Constituição da República e Lei, sustentando que a conduta da empresa seria discriminatória.

O caso teve início em novembro de 2002, quando uma denúncia anônima informava que a empresa adotava a prática discriminatória de não contratar pessoas que, mesmo satisfazendo os requisitos para admissão, tivessem alguma pendência no SPC. Um inquérito foi aberto e, na audiência, a empresa se recusou a assinar Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para se abster de fazer a pesquisa, o que levou o MPT a ajuizar a ação civil pública. Na ocasião, a empresa foi condenada, na primeira instância, à obrigação de não fazer a pesquisa, sob pena de multa de R$ 10 mil por cada consulta realizada e, ainda, a pagar indenização de R$ 200 mil por dano moral coletivo.

A empregadora recorreu e alegou que o critério utilizado leva em consideração a conduta do indivíduo e se justifica pela natureza do cargo a ser ocupado, não se caracterizando discriminação de cunho pessoal, que é vedada pela lei.

Receita libera programa para preenchimento do IR 2012

Fonte: G1

A Receita Federal liberou para "download", nesta sexta-feira (24), o programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2012 na página do Fisco. No entanto, apesar de o programa estar liberado, a declaração só poderá ser enviada a partir das 8h do dia 1º de março. Clique aqui para baixar o programa.

O programa do IR, porém, não poderá ser baixado em tablets ou smartphones. Também foi disponibilizado, nesta sexta-feira, um tutorial , que simula uma "linha de metrô", para ajudar os contribuintes que tenham dúvidas sobre a declaração do IR de 2012.

"O contribuinte poderá ir tirando suas dúvidas sobre as várias fases da declaração. Esta 'linha do metrô' teve um acesso de 26,36 milhões em 2011, o que mostra que foi um sucesso", disse a secretária-adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, nesta quinta-feira (23).

Apesar de ter anunciado que só liberaria o programa de envio da declaração, Receitanet, em 1º de março, a Receita também deixou a plataforma disponível para "download" a partir desta sexta. Clique aqui para baixar o programa.

Declaração já pode ser feita

 Os contribuintes que já receberam dos seus empregadores os comprovantes de rendimentos poderão utilizar o fim de semana, o primeiro após o carnaval, para preencher a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011.

A partir de 1º de março, a declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.

Comprovante de rendimentos

 A possibilidade de usar este fim de semana para fazer a declaração do IR não será para todos os contribuintes. Isso porque é necessário, ter em mãos, o comprovante de rendimentos do último ano. Pela lei, este documento tem de ser entregue pelos empregadores aos seus funcionários até o fim deste mês, ou seja, até 29 de fevereiro, quarta-feira da próxima semana. Dependendo da empresa, portanto, o comprovante de rendimentos pode chegar na semana que vem.

As informações contidas no comprovante de rendimentos são cruzadas com as fornecidas na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que as empresas também devem remeter à Receita Federal até 29 de fevereiro. Caso a Receita encontre divergências, a declaração é retida na chamada malha fina até que as partes solucionem as pendências.

Restituições do IR

 Quem apresenta a declaração do IR mais cedo, sem erros ou omissões, também recebe a restituição do IR mais rapidamente. As restituições começam a ser pagas pelo leão em junho de cada ano e se estendem até dezembro, em sete lotes. As consultas geralmente são abertas por volta do dia 8 e o pagamento é realizado no dia 15 - quando a data não cai no fim de semana ou feriado. Nestes casos, o depósito é feito no dia útil seguinte.

Os primeiros lotes de restituição de cada ano, porém, geralmente são reservados para os idosos (acima de 60 anos), que, segundo o Estatuto do Idoso, têm prioridade no recebimento dos valores. Em junho do ano passado, por exemplo, no pagamento do primeiro lote do IR de 2011, 1,3 milhão de contribuintes idosos, de um total de 1,5 milhão de pessoas, foram beneficiados. Naquele momento, foram pagos R$ 1,9 bilhão em restituições.

Aplicação financeira
Os contribuintes também podem optar, caso não tenham pressa no recebimento dos valores, em entregar a declaração mais perto do fim do prazo. Neste ano, o prazo vai até 30 de abril. Com isso, deixariam para receber os valores das restituições, caso o documento esteja sem erros ou omissões, nos últimos lotes do IR (em novembro e dezembro).

Até lá, receberiam a variação da taxa básica de juros da economia, a Selic, atualmente em 10,5% ao ano. Este procedimento equivaleria a uma aplicação dos valores das restituições na variação dos juros definidos pelo Banco Central. Com a vantagem de não ter de recolher Imposto de Renda - o que ocorre quando se compra de títulos públicos.

25 milhões de declarações

 A expectativa do Fisco é de receber cerca de 25 milhões de documentos neste ano, volume acima dos 24,37 milhões de declarações recebidas em 2011. Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011 (ano-base para a declaração do IR de 2012).

Meta do governo de PE é investir R$ 3 bilhões em mais de 750 áreas

Fonte: G1 PE

Governador Eduardo Campos convocou a primeira
reunião geral de 2012 (Foto: Luna Markman/G1)
Este ano, a meta do governo de Pernambuco é investir R$ 3 bilhões em mais de 750 áreas, verba maior do que a aplicada em 2011, no valor de R$ 2,5 bilhões. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, até 70% desses recursos serão destinados a obras de infraestrutura, segurança, saúde e educação. O assunto foi discutido na tarde desta quinta-feira (23), entre o governador Eduardo Campos e seu secretariado, no Palácio do Campo das Princesas, bairro de Santo Antônio, no Recife.

Após a reunião, realizada a portas fechadas, o governador conversou com a imprensa. “Este ano, nós temos dois desafios: chegar aos R$ 3 bilhões de investimento e manter todos os acordos salariais que fizemos com os servidores públicos. Para tanto, a equipe vai trabalhar para transformar mais despesas de custeio em investimento, captar mais recursos em convênios e cooperações. Hoje, todo mundo já saiu daqui sabendo os recursos que vão contar do tesouro para cada um dos programas”, disse.

Eduardo Campos afirmou que o orçamento destinado para as obras da Copa do Mundo no estado está garantindo e que todas as pastas foram contempladas com recursos. “Esse dinheiro é para dar continuidade às ações que já existem e investir em novas, como a construção de 12 UPAs [Unidade de Pronto-Atendimento] Especialidades e escolas técnicas. Claro que infraestrutura, saúde, educação, mobilidade são projetos que somam muito recursos. São 753 ações, previstas no nosso Mapa da Estratégia, que receberão R$ 3 bilhões”, detalhou.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, cerca 70% dos recursos serão investidos em infraestrutura, como construção de estradas, obras de recursos hídricos e mobilidade, e em saúde, educação e segurança. “Esse dinheiro vem de impostos coletados, convênios com a União e operações de crédito. O que queremos é ser mais eficientes este ano, com a execução dos recursos que temos”, explicou.

Ainda segundo o governador, mesmo com os efeitos da crise mundial na economia do Brasil e do estado, a perspectiva para 2012 é boa. “O Brasil tem se protegido contra a crise e, por isso, podemos pensar em um crescimento na economia como houve em 2011 ou ainda um pouco maior”, comentou. Pernambuco fechou o ano passado com um crescimento de 5,59%.

Compre a camisa edição especial do Ypiranga e ajude ao clube

FIEPE apresenta pesquisa de Indicadores Industriais

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) apresentou esta semana uma pesquisa de indicadores industriais, onde na oportunidade vários segmentos da indústria foram estudados, a fim de promover a geração de índices que permitam acompanhar o desempenho da indústria de transformação, especialmente em curto prazo. Os índices produzidos buscam ser instrumentos para as análises de conjuntura, ao identificar as variações na atividade industrial.

Os indicadores industriais são produzidos, mensalmente, a partir de pesquisa direta conduzida pela Unidade de Pesquisas Técnicas da FIEPE, a qual integra o sistema de Geração dos Indicadores Industriais (SINDI), coordenado pela CNI.

O total de empregos formais na indústria de transformação pernambucana apresentou percentual de queda em dezembro/2011 frente o mês anterior, com o indicador situando-se em -1,2%. Dos ramos analisados, nove dos dez segmentos consultados apresentaram resultados negativos, enquanto que o único positivo, o de Celulose, papel e produção de papel, teve seu índice em 1,1%, resultado bem próximo da estabilidade.

Na avaliação efetuada sobre idêntico mês do ano anterior (dezembro/2010), o indicador caiu 5,5%, onde as maiores variações na composição da taxa agregada foram apresentadas pelos setores de Confecções, artigos do vestuário e acessórios e Produtos de minerais não-metálicos, conforme apontado na tabela abaixo:



Confira o relatório da pesquisa na íntegra no link abaixo!

Indústria do Conhecimento de Santa Cruz do Capibaribe realiza oficina de carnaval para crianças

As crianças que frequentam a Biblioteca Indústria do Conhecimento de Santa Cruz do Capibaribe tiveram um carnaval diferente e de muito aprendizado. A Coordenadora Eronilda Paiva, juntamente a sua equipe montou uma Oficina para atender as crianças da comunidade, no intuito de ofertar um carnaval onde as crianças pudessem desenvolver suas próprias fantasias.
A oficina aconteceu nos dias 16 e 17 e contou com um bom número de participantes, tanto no turno da manhã como também a tarde. A Indústria do Conhecimento foi implantada em Santa Cruz do Capibaribe através de uma parceria da empresa Rota do Mar, SESI e CDL local.
Confira todas as fotos abaixo!








Programa para declaração do IR estará disponível na sexta-feira

Fonte: Agência Brasil

A Receita Federal informou que o programa de computador para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) deste ano será liberado mais cedo ano e estará disponível a partir das 18h desta sexta-feira (24), na página do órgão na internet. Normalmente, o programa é liberado no primeiro dia útil de março.

Para ter direito à restituição nos primeiros lotes, os declarantes devem preencher e enviar o formulário eletrônico logo no início do prazo. As pessoas com idade acima de 65 anos têm prioridade. A regra não vale se forem constatadas inconsistências ou pendências na declaração.

Se der certo em 2012, a Receita Federal pretende liberar o programa gerador da declaração antes do prazo nos próximos anos para facilitar o preenchimento pelo contribuinte. Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, com a antecipação, o contribuinte poderá fazer a declaração com tranquilidade e se familiarizar com o aplicativo.

As pessoas físicas que preencherem a declaração nesses dias terão, no entanto, que esperar até março para enviar o documento. O prazo para a entrega da declaração será de 1º de março a 30 de abril pela internet ou em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
A Receita informou ainda que o prazo para as empresas entregarem a declaração com a relação de rendimentos pagos aos trabalhadores (o total do recolhimento em impostos e os descontos) termina no dia 29 de fevereiro.

A Receita espera receber neste ano mais de 25 milhões de declarações. Segundo Joaquim Adir, além da recomposição salarial, houve o ingresso de trabalhadores no mercado de trabalho. Em 2011, foram enviados 24,37 milhões de documentos. As regras para a Declaração do Imposto de Renda 2012, foram publicadas no início de fevereiro no Diário Oficial da União.

A declaração pode ser preenchida de forma rápida e simples desde que o contribuinte tenha todas as informações necessárias, mas é preciso ter cuidado porque a omissão de informações e a inconsistência nos dados podem levar a declaração à malha fina. Outro prejuízo para o contribuinte é que o cálculo da restituição pode não ser feito corretamente.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012 tem como tema Saúde Pública

Fonte: Jornal Extra

Com o tema Fraternidade e Saúde Pública, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (22) a 49ª Campanha da Fraternidade, que pretende sensibilizar os fiéis sobre a situação das pessoas que enfrentam longas filas de atendimento e falta de vagas em hospitais públicos do país.

No texto-base da campanha, a CNBB expõe as grandes preocupações da Igreja com relação à saúde pública, como a humanização do atendimento aos pacientes e o financiamento da saúde pública, classificado pela confederação, como “problemático e insuficiente”. A entidade critica ainda a escassez de recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto da campanha compara os gastos da saúde no Brasil com o de alguns países em que 70% do que é dispendido na área vêm do governo e 30%, do contribuinte. Já no Brasil, em 2009, o governo foi o responsável por 47% (R$ 127 bilhões) dos recursos aplicados na saúde, enquanto as famílias gastaram 53% (R$ 143 bilhões).

A campanha da fraternidade pretende efetivar a participação de conselhos estaduais e municipais de saúde. Entre os temas que serão debatidos nos conselhos, está a violência, a obesidade e a gravidez na adolescência.

Empresa limitada agora pode ser individual

Fonte: SEBRAE PE

Mais transparência e estímulo à modernização da atividade empreendedora no país e novas possibilidades de negócios bem-sucedidos no Brasil. Essa é a perspectiva apontada pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, ao avaliar a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). Nova modalidade de pessoa jurídica, a Eireli introduz mudanças que vão favorecer os pequenos negócios nos próximos anos, prevê o diretor.
 
A Eireli foi criada pela Lei 12.441/2011 e entrou em vigência no último dia 9. Com ela, uma antiga reivindicação dos empresários tornou-se realidade: já não é preciso contar com um sócio somente para formalizar a constituição de uma empresa. "Antes, muitos empresários recorriam a um amigo ou à própria esposa para conseguir abrir uma empresa", lembra Carlos Alberto. "Haverá mais transparência e menos burocracia com a alternativa da Eireli."

Outra mudança significativa na economia brasileira introduzida pela Eireli, conforme o diretor do Sebrae, refere-se à desvinculação dos bens pessoais do patrimônio da empresa. Com essa definição, o empresário de uma Eireli elimina o risco de ter seu patrimônio pessoal comprometido por algum impasse fiscal ou trabalhista, por exemplo.

Ao constituir ou migrar para uma Eireli, o empresário deve dispor de capital social de, no mínimo, cem salários mínimos, ou R$ 62,2 mil em valores atuais.

A Eireli pode optar pelo regime tributário diferenciado Simples Nacional, desde que atenda ao faturamento máximo de até R$ 360 mil para microempresa e de até R$ 3,6 milhões para a pequena empresa. Outra determinação da lei é que a pessoa física somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CDL Santa Cruz do Capibaribe vai promover curso de Nota Fiscal Eletrônica

O curso de nota Fiscal Eletrônica que será oferecido pela CDL Santa Cruz do Capibaribe, de 7 a 9 de março, visa o público de profissionais nos segmentos de contabilidade, assim como também, administradores, executivos, estudantes e micros e pequenos empresários dentre outras sem dúvidas disponibilizar de cursos assim será uma “mão na roda”. Serão disponibilizados certificado referente ao curso de nota fiscal eletrônica para comprovar que o candidato está se aperfeiçoando.

O curso será ministrado pelo consultor Marcos Alexsandro que vai apresentar aos participantes os seguintes tópicos:

  • Recepção de NT-e (Recepção de Lote e Consulta Processamento de lote);
  • Cancelamento de NF-e e inutilização de numeração de NF-e.
  • Consultada situação atual da NF-e.
  • Consultado status do serviço e consulta e cadastro.

Se você se interessou pelo curso de nota fiscal eletrônica pode fazer sua inscrição na CDL Santa Cruz do Capibaribe, com a consultora de eventos, Edquele Araújo.

Mais informações: (81) 3731-2850

Serviço:
LOCAL:
CDL Santa Cruz do Capibaribe
PERÍODO: 07, 08 e 09/03/2012
HORÁRIO: 19:00 ÁS 22:00h
INVESTIMENTO: R$ 70,00 ( SÓCIO), R$ 100,00 (NÃO SÓCIO)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Comunicado de feriado de carnaval

A CDL Santa Cruz do Capibaribe comunica a todos os empresários santa-cruzenses que a entidade estará fechando neste sábado (18), e só volta a funcionar na próxima quarta-feira (22), na parte da tarde. Esta parada no expediente da CDL acontece em decorrência do feriado carnavalesco. A CDL deseja a todos um ótimo carnaval!

Aprovação da Lei da Ficha Limpa é elogiada por várias entidades

Fonte: Jornal do Brasil

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, comemorou a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Lei da Ficha Limpa. Para ele, esse é um passo importante para a ética na política brasileira. A lei entrará em vigor nas eleições municipais deste ano.

“Não vamos acabar com todos os males da política brasileira, entretanto, a lei será um passo e aqueles carreiristas que querem fazer de seus mandatos uma extensão de seus interesses privados, vão pensar duas vezes, pois a punição será muito grande”, disse Cavalcante.

No entendimento do presidente da OAB, a decisão da Suprema Corte inicia o processo de reforma política no país. "O próximo passo agora será o Supremo Tribunal Federal acabar com o financiamento privado das campanhas eleitorais".

A diretora da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa, também considera a decisão do Supremo como uma vitória para a sociedade. “A nossa forma de proposição deu certo e isso significa que quando a sociedade se mobiliza, ela consegue modificar uma realidade”.

Segundo ela, o movimento está escrevendo um projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política. “Já estamos recolhendo as assinaturas. Vemos que pessoas usam o voto do eleitor e quando chegam [ao poder], defendem quem financiou suas campanhas”.
Os procuradores da República também se manifestaram a favor da decisão do STF. A Associação

Nacional dos Procuradores da República (ANPR), disse em nota, que a vitória da Lei da Ficha Limpa é a comprovação de que o Brasil é, de fato, um Estado Democrático de Direito e que um país sem corrupção é possível.

Para o presidente da ANPR, Alexandre Camanho, o Supremo atendeu às demandas da sociedade e demonstrou que o Poder Judiciário está largamente em consonância com a proposta de um país honesto, que repudia governantes corruptos e políticos incapazes de gerir o patrimônio público.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani disse que a aprovação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal  poderá influenciar os partidos políticos a fazer uma seleção mais “criteriosa” de seus candidatos.

Para o advogado e ex-ministro do TSE José Eduardo Alckmin, as legendas deveriam ter mais “cautela” na escolha dos candidatos.

“Certamente aqueles que estiverem sob a influência da lei, com registros ameaçados, certamente os partidos em relação a eles terão mais cuidado. A tendência com essa decisão seria ter mais cautela na escolha dos candidatos", disse.

Dom Orani: Igreja está junto com a sociedade na Lei da Ficha Limpa

Imediatamente depois de o ministro Ayres Britto proferir o sexto voto favorável à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, formando-se assim a maioria necessária para que todos os novos casos de inelegibilidade previstos na lei complementar aprovada pelo Congresso e sancionada em 2010 passem a ser aplicados já nas eleições municipais de outubro, houve uma grande comemoração feita não apenas por parlamentares do Congresso Nacional, mas também pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Para o religioso, a aprovação da Ficha Limpa é uma conquista da população. Não apenas pelo fato da iniciativa ter partido da própria sociedade civil que enviou ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PL), mas também pelos benefícios que deve trazer a todos: “A Lei da Ficha Limpa é uma decisão coletiva, e a Igreja está junto com a sociedade. Essa aprovação é uma perspectiva que se abre não só para a sociedade olhar para um futuro melhor na política, como também e é uma forma de a política caminhar cada vez melhor dentro da ética”.

Para Dom Orani, a aprovação da Ficha Limpa é uma conquista da populaçãoA Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008, na Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e desde então foi abraçada pelo brasileiros, conseguindo alcançar a marca de mais de um milhão de assinaturas. 

Ainda no plenário do Senado Federal, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), fez festa e classificou a decisão como "uma grande vitória contra a corrupção". "Foi uma medida sensacional. É o início de uma nova era, que põe um ponto final na impunidade. É muito bom ter tudo isto já nas eleições deste ano", destacou.

A medida parece ter se transformado num efeito dominó contra ilicitudes, já que o ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, está elaborando um projeto de decreto para exigir Ficha Limpa também para funcionários do Poder Executivo."Se a presidente Dilma Rousseff adotar a proposta da CGU, teremos então uma das decisões mais importantes da história do país. Na minha opinião, Dilma vai abraçar a medida, afinal, desde que assumiu a presidência não esconde nada para debaixo do tapete", sentenciou Simon. 
OAB

No Rio, Ordem dos Advogados do Brasil também se manifestou sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições municipais de outubro próximo, que "vai ajudar na depuração dos costumes políticos no Brasil". A afirmação é do presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, ao comentar a decisão tomada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Damous lembrou, no entanto, que a Lei não pode servir de perseguição a adversários políticos: "Queremos", disse, "de fato, moralizar a política brasileira, mas não a custa de perseguição a adversários. Por isso, a Lei da Ficha Limpa põe sobre os ombros do Poder Judiciário uma grande responsabilidade nesse sentido". 

CDL Recife oferece serviço para foliões

O carnaval ainda não chegou, mas a folia já está solta em várias cidades do país, especialmente em Pernambuco. Nesse período o número de documentos perdidos cresce, já que a multidão e a distração dos foliões nas ruas facilitam a ação dos “batedores de carteiras”. A CDL Recife lembra aos carnavalescos do serviço de Alerta 24 horas, no qual é possível bloquear gratuitamente cheques e documentos perdidos ou extraviados através do site www.cdlrecife.com.br.

Entrevista

Esta semana o Consultor caruaruense, Eugênio Sales concedeu uma entrevista ao Raúl Candeloro, editor da Revista Venda Mais. Nós do Blog da CDL Santa Cruz do Capibaribe trazemos a entrevista na íntegra para nossos leitores. Confiram!

Vamos começar falando do seu livro As 60 ações inteligentes para o sucesso. Qual é a principal ideia ou conceito que você defende nele? Por que ele é diferente dos outros materiais sobre o mesmo assunto, que já se encontram disponíveis no mercado?

Esse livro é resultado de uma pesquisa que realizei durante alguns anos para saber o que o mercado de trabalho exige do profissional moderno. Das mais de cem dicas catalogadas, resolvi resumi-las em 60, de forma bem objetiva, para direcionar o leitor no sentido de aprimorar suas competências, bem como de adquirir outras que impulsionem sua carreira.

Quem você acha que deveria ler seu livro? Que tipo de conselhos ou conhecimentos esse leitor estaria procurando?

Sou suspeito para falar, então, leia o que escreveu o amigo, palestrante e escritor renomado Maurício Góis ao prefaciar meu livro: “Ações inteligentes! Quem precisa delas? Somente aqueles que têm um talento a desenvolver, um trabalho a compartilhar, uma carreira a superar, um cargo a competir, uma meta a cumprir, um resultado a conseguir e um topo a alcançar. Enfim, todos nós”.

Por outro lado, quem você acha que NÃO deveria ler seu livro? O que as pessoas não irão encontrar nele?

Quem não deve ler é aquele profissional que acha que já sabe de tudo. E o que o leitor não vai encontrar são soluções mágicas, e sim dicas práticas para melhorar seu desempenho pessoal e profissional.

Assim que uma pessoa termina de ler seu livro, qual deve ser a primeira coisa a fazer ou colocar em prática?

Como o livro é escrito de maneira bem objetiva, após cada capítulo o leitor poderá quebrar seus próprios paradigmas e promover as mudanças necessárias para ter uma vida mais plena em todos os sentidos.

Além do seu próprio site (www.eugeniosales.com.br), que endereços você recomenda para quem quer saber mais sobre esses assuntos?

Um site que considero muito útil no dia a dia profissional é o da VendaMais (www.vendamais.com.br); outro que visito sempre é o : www.administradores.com.br.

Quais são seus livros ou autores preferidos na área de negócios?

A emoção vende!, de Rogério Caldas – Editora Markação; O cérebro do vencedor, de Jeff Brown Mark Fenske – Editora Elsevier; Na trilha do sucesso, de Cláudio Tomanini – Editora Gente; A hora da virada, de Raúl Candeloro – Editora Campus; Técnicas de vendas, de Alexandre Luzzi – Editora Atlas; e Qualidade começa em mim, de Tom Chung – Editora Novo Século.

Como você começou sua carreira em vendas?

Após o meu primeiro emprego, como locutor de uma rádio FM, montei uma loja de discos. E eu, que não gostava da área de vendas, ou pelo menos acha que não gostava, me apaixonei por essa profissão, por estar em constante contato com as pessoas.

Como foi sua venda mais memorável, a que mais lhe marcou?

Foi uma que ocorreu quando eu trabalhava como vendedor de uma loja de eletrodomésticos; um homem bem humilde entrou na loja e meus colegas não quiseram atendê-lo. Como sempre fazia, saí em disparada para atender aquele senhor que estava realizando dois sonhos – o dele e o da filha que ia casar – ao comprar, à vista, duas TVs em cores de 29”. Ele era agricultor e prometeu para si mesmo que um dia, quando sua filha fosse casar, a primeira coisa que entraria na casa dela era uma televisão em cores, coisa que ele não teve em sua humilde casa até aquele dia. Ao me despedir daquele nobre senhor, meus olhos ficaram cheios de lágrimas e de orgulho por ter aprendido que vendedor profissional não pode ter preconceito contra nada, pois a venda só acontece para quem está preparado para ela.

Qual foi o seu pior momento em vendas?

Foi quando eu já era gerente de uma loja, mas continuava correndo no meu sangue o instinto de ser vendedor. Porém, nessa empresa a direção não comprava bem, ou seja, se estava vendendo mais de um tipo de mercadoria, ela comprava em grandes quantidades outros tipos de mercadorias que não vendiam bem. Resultado: a empresa fechou as portas.

E o momento mais cômico?

Certa vez, quando eu trabalhava em uma farmácia que pertencia aos meus irmãos, chegou um cliente pedindo um preservativo pelo nome da marca. Meu cunhado, que estava lá na hora, perguntou ao cliente se era em líquido ou comprimido; o cliente, claro, não gostou, pensando que era uma piadinha de mau gosto.

Qual conselho você daria para alguém que está começando na área de vendas?

Que a pessoa seja obcecada por entender as necessidades humanas, ou seja, que observe todos os detalhes para descobrir o que o cliente deseja. No mundo globalizado não vence o maior, e sim o mais bem preparado.

E quais conselhos você daria para um veterano da área?

Nunca pare de buscar novas informações, nunca pare de ser curioso, nunca pare de aprender coisas novas, pois, no mundo atual, a área de vendas está cada dia mais dinâmica.

Qual é o erro mais comum cometido por vendedores? Que sugestões você daria para que eles melhorassem?

O erro mais grosseiro que percebo ainda é o atendimento ineficiente, sem presença de espírito e sem profissionalismo. Vendedor profissional precisa ser ético, motivado, atencioso, disciplinado e falar sempre a verdade.

E os gerentes ou líderes de vendas; o que você acha que eles deveriam PARAR de fazer?

Devem parar de pressionar além da conta e procurar motivar, inspirar e treinar mais suas equipes; já basta a pressão do dia a dia. Gerente precisa ser um verdadeiro inspirador de pessoas, precisa ter, além do conhecimento técnico, uma habilidade fenomenal para conquistar a simpatia, a confiança e o comprometimento dos seus liderados.

Ainda sobre liderança: o que você acha que os gerentes fazem pouco e que deveriam fazer mais?

Treinar, treinar, treinar, para só depois cobrar. Detalhe importante: é preciso observar que tipo ou tipos de treinamento a empresa está oferecendo para sua equipe, pois treinamentos enfadonhos com gráficos intermináveis não motivam ninguém.

Qual foi o melhor conselho sobre vendas que você já recebeu?

Que a área de vendas não é para qualquer um, e sim para quem se dedica a ela de coração e com espírito empreendedor.

Qual dica sobre vendas você vê com frequência e acha estar errada – ou seja, coisas que os outros dizem e com as quais você não concorda?

Ter de vender a qualquer custo para bater metas. É preciso vender sempre, mas não “empurrar” ao cliente mercadorias ou serviços dos quais ele não precisa.

Gostaria de deixar uma mensagem final para os nossos leitores?

Vender é uma arte, porque não é para qualquer um, e é também uma ciência, porque precisamos estudar sempre o comportamento do nosso cliente, do mercado em que atuamos, ou seja, estudar as mudanças que acontecem naturalmente na área.

Visite a loja www.editoraquantum.com.br que hoje é destaque no que diz respeito a produtos que colaboram com o crescimento profissional.
São revistas, áudios, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.