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quinta-feira, 31 de maio de 2012

CDL Santa Cruz do Capibaribe parabeniza a todos os sócios aniversariantes do mês de junho


Produção da indústria brasileira registra queda de 0,2% em abril

Fonte: Agência Brasil


A produção industrial brasileira caiu 0,2% em abril deste ano, em relação ao mês anterior. O dado é da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o segundo resultado negativo consecutivo na comparação mensal. Em março, houve redução de 0,5%.

Em relação a abril do ano passado, houve uma queda de 2,9%. No ano, a indústria acumula uma redução de 2,8% na produção. Nos últimos 12 meses, a queda acumulada chega a 1,1%.



Artigo


Não Basta Ser Bom É Preciso Ser Excelente
Por: Eugênio Sales Queiroz

Quem já assistiu a uma palestra minha ou um workshop deve ter ouvido a seguinte frase: “Não basta ser bom é preciso ser excelente, os bons estão ficando de fora”.

Como sabemos, o mundo atual exige de cada profissional que ele seja notável em seus afazeres, pode ser um médico, um consultor de vendas, um educador, um bancário, um engenheiro, uma fisioterapeuta, uma aeromoça, um jornalista, um jardineiro, etc. 
  • Ser excelente é fazer o diferencial.
  • Ser excelente é fazer o que outros profissionais se recusam a fazer.
  • Ser excelente é fazer com maestria, com força de vontade, com amor.
  • Ser um excelente profissional é não medir esforços para que o seu desempenho encante os seus clientes.

Neste momento você leitor(a) pode está pensando:
 - O que devo fazer para atingir a excelência?
 Lhe respondo com toda confiança: 
  • Seja um eterno estudioso em sua área de atuação.
  • Faça mais em menos tempo e bem feito.
  • Conheça seu público-alvo o máximo que puder.
  • Não se acomode diante do sucesso conseguido.
  • Seja inovador sempre.
  • Seja detalhista e profissional. 
E divulgue sempre o que você faz para conseguir novos e importantes clientes, mas lembre-se qualidade é melhor que quantidade de clientes.
       
Visite o site do autor: www.eugeniosales.com.br

Treinamento empreendedor ao ar livre vai acontecer de 3 a 5 de agosto em Porto de Galinhas



Você que é empreendedor e quer realçar o seu comportamento empreendedor, não pode ficar de fora do Treinamento Empreendedor ao Ar Livre (TREAL), que vai acontecer nos dias 03, 04 e 05 de agosto, em Porto de Galinhas-PE. O treinamento será ministrado pelas consultoras Everilda Soares, Kedma Teixeira e Rose Jarocki, ambas que são facilitadoras do Seminário Empretec.

De acordo com as facilitadoras, todas as pessoas que já fizeram o Empretec e realizaram o TREAL, se dizem muito satisfeitos, pois o TREAL é como uma “reciclagem dos comportamentos empreendedores em um ambiente diferente e divertido, saindo do convencional, da zona de conforto".

Se você quiser participar do TREAL, as vagas são limitadas e ainda restam algumas. Entre em contato nos telefones (81) 9242-7435 ou 9127-9530.

Outros detalhes do último grupo no site da Cia do Lazer

Curso Simples Nacional


quarta-feira, 30 de maio de 2012

O MovPaz Santa Cruz continua seu projeto “Cinema Pela Paz” e estará exibindo o filme “Madre Teresa” na comunidade de São Domingos


Madre Teresa é uma das personalidades que melhor representou a luta pela paz no século XX. Ela começou a ser sensibilizada ao receber cartas de missionários jesuítas da Índia, e ao saber da miséria material e espiritual de tanta gente, tinha seu coração tocado. Quando iniciou seu trabalho, procurava ajudar os grupos de maior vulnerabilidade social, como crianças abandonadas, aidéticos, mulheres que haviam sido abusadas e engravidaram, leprosos (como eram chamados na época os portadores de Hanseníase). O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, em 1979.

Conhecendo esta história belíssima e emocionante, o MovPaz Santa Cruz convida a todos os cidadãos são-dominguenses para compartilhar de um momento ímpar no distrito, durante esta sessão de cinema no Salão Paroquial de São Domingos.

Empresas sócias da CDL Santa Cruz do Capibaribe têm vantagens



A CDL Santa Cruz do Capibaribe oferece uma série de benefícios para seus associados. Dentre eles, o uso dos auditórios para treinamentos, seleções, palestras, enfim, seja qual for o evento e a sua empresa não tem local adequado para realizar um encontro com os seus colaboradores, a CDL disponibiliza, gratuitamente esse espaço para você, desde que a sua empresa seja associada da entidade. Como por exemplo, a empresa Auto Trevo, do empresário Eronildo Gonçalves, ele que é sócio CDL, reuniu sua equipe de colaboradores e convidados e trouxe para um aperfeiçoamento com os representantes da empresa Cobra Automotiva.


CDL promove curso de Qualidade no Atendimento em parceria com o SENAI

Os colaboradores das empresas de Santa Cruz do Capibaribe terão mais uma vez a oportunidade de se qualificar e reciclar os seus conhecimentos.  A CDL da cidade, em parceria com o SENAI está promovendo o curso de qualidade no atendimento, logo na primeira semana de junho, nos dias 4, 5, 6 e 8. Vagas limitadas e as inscrições só poderão ser feitas até esta quarta-feira (30), com Edquele Araújo na CDL. (81) 3731-2850

Veja os tópicos que serão abordados no folder abaixo.



Confiança do Consumidor registra queda, mas mantém índices elevados

Fonte: Blog Econômico


Após atingir recorde histórico no mês anterior, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas, voltou a cair entre abril e maio. Segundo a pesquisa, o ICC apresentou redução de 1,2% ao passar de 128,7 pontos, em abril, para 127,1 p. em maio. No entanto, esse resultado ainda mantém tendência de alta, quando observado as médias trimestrais. Na comparação com o grau de confiança registrado pelos consumidores no mesmo período do ano passado, houve crescimento de 9,7%.

No mês, tanto a avaliação do momento atual, quanto as expectativas para o futuro apresentam retração. O Índice da Situação Atual (ISA) cedeu 1,8%, ao atingir 145,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) registrou queda de 1,1%, ao passar de 118,3 p. para 117 pontos. Esses dados são resultado, principalmente, da reavaliação dos consumidores em relação a situação econômica local, presente e futura.

O quesito que mede a avaliação da população sobre a situação econômica local no momento apresentou queda de 2,6%, após três altas consecutivas. A parcela daqueles que julgam como “boa” teve redução de 34% para 31,5%, enquanto que a proporção daqueles que avaliam como “ruim” aumentou de 14,2% para 14,8%. Já quando se avalia a expectativa em relação a situação econômica local para os próximos seis meses, observou-se que a parcela daqueles que esperam melhora diminui de 37,5% para 36,5%, enquanto a proporção dos que prevêem piora se elevou de 11,2% para 12,1%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base em uma amostra com mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras e leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, o orçamento doméstico, o grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Palestra gratuita para empresários de confecções discute negócios para a Copa 2014


O Sebrae em Pernambuco traz para o Agreste do Estado mais uma discussão sobre o mundial de futebol de 2014. Nos dias 30 e 31 de maio, o sistema oferecerá duas palestras com o tema “COPA 2014 – Oportunidades para Indústria da Moda - Negócios, Marcas, Símbolos e Imagens”.

As conferências serão nas cidades de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, com o consultor e especialista em Marketing Esportivo, J. Cooco, da J.Cocco Sportainment Strategy. A ação tem apoio do Senai-PE, da Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e Etical Etiquetas.

No encontro, serão abordadas as oportunidades de negócios relacionadas ao evento e o que pode e o que não pode ser feito pelas empresas com relação ao uso de marcas, símbolos e imagens relacionadas à Copa, como orientações as indústrias de moda (empresas de confecções e estamparias). “O intuito também é preparar o empresariado local para absorver, de forma positiva, a geração de negócios que o mundial trará à região”, ressalta Mário César Freitas, gestor do Projeto de Confecções do Sebrae em Pernambuco.

O público alvo desta ação é composto por empresários de confecções, de estamparias, estilistas, designers e pessoas envolvidas nos processos criativos das indústrias de confecções. Para participar é simples e não custa nada. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo Sebrae Caruaru, no telefone (81) 2103.8400. Em Santa Cruz do Capibaribe o interessado deve ligar para a Ascap, no número (81) 3731.2818.

A Empresa - Há mais de 25 anos, J.Cocco Sportainment Strategy atua com consultoria em Marketing Esportivo, avaliação, planejamento e administração de patrocínios, estudos de viabilidade econômico-financeira, administração da verba de Marketing Esportivo, merchandising, atividades comerciais, gerenciamento de carreira, mensuração de resultados e demais serviços.

Nos últimos cinco anos, a empresa realizou trabalhos na área para grandes multinacionais, Confederação Brasileira de Vôlei, Federação Paulista de Volleyball, empresas nacionais, instituições de ensino, prefeituras, bancos, emissoras de TV, entre outros.

Palestrante – José Estevão Cocco é diretor-presidente da J.Cocco Sportainment Strategy, presidente da Academia Brasileira de Marketing Esportivo (ABRAESPORTE), conselheiro da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), membro da Academia Brasileira de Marketing (ABM), idealizador e professor do Curso Sportainment Strategy – A Nova Geração do Marketing Esportivo e consultor-palestrante.

Cai juro de financiamento de carro para pequena empresa


Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira redução dos juros para o financiamento de veículos de micro e pequenas empresas. Os cortes chegam a 21,3% e o BB pode financiar 100% do carro com taxas a partir de 0,77% ao mês, segundo comunicado à imprensa da instituição. As novas taxas valem a partir de hoje.

Desde que o BB começou a baixar juros para pequenas empresas, no começo de abril quando foi lançado o programa Bompratodos, foram liberados R$ 9,9 bilhões para o segmento, segundo o comunicado. Comparado a março, quando ainda não havia corte nos juros, houve expansão de 18,4% nos volumes liberados. Na linha "BB Giro Empresa Flex", principal produto de capital de giro para as micro e pequenas empresas do banco, o volume liberado cresceu 38% e ficou em R$ 2,1 bilhões.

O prazo de financiamento pode chegar a 60 meses e só vale para veículos novos, de acordo com o BB. A linha é direcionada às empresas com faturamento bruto anual de até R$ 60 milhões.

Na semana passada, o BB anunciou redução nos juros do financiamento de veículos para pessoas físicas, com taxa mínima de 0,77%. O corte ocorreu logo após o governo soltar um pacote de medidas para estimular o mercado automotivo, com redução de tributos para a compra de carros e mudanças no compulsório.

Curso Simples Nacional



O curso abordará o tema: SIMPLES NACIONAL. Serve para Empresários que tem empresas no Simples Nacional, porque com esse curso eles saberão quais são os tributos que estão pagando e também como se deve organizar a empresa. Serve também para contabilistas porque vai dar um auxílio no conhecimento.

O curso não é organizado pela CDL (apenas a entidade cedeu o espaço), então as pessoas que estiverem interessadas em participar tem que entrar em contato com Diógenes Rodrigues 081 94324845/ 081 99568627/ 08186659519, com Ayanne 91365298 ou Luísa 94814035. As vagas são limitadíssimas e não faremos inscrição no dia, as inscrições vão até o dia 07/06/2012.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

I Encontro de Líderes reúne presidentes e executivos de CDLs de Pernambuco











Traçar estratégias e apresentar novos produtos do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), foi o objetivo do I Encontro de Líderes, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE). O evento aconteceu na cidade de Bezerros e reuniu presidentes e executivos de CDLs de todo Estado. Na pauta, o Consultor Francisco Cunha palestrou sobre os bons ventos que passam pelo Estado de Pernambuco e os desafios da classe empresarial.


Em seguida, o Gerente Nacional de Negócios do SPC, Ronaldo Guimarães, falou com os representantes das CDLs, pediu apoio nas divulgações dos novos produtos, a fim de fortalecer o SPC em todo Território Nacional. O Encontro aconteceu no Distrito de Serra Negra, em Bezerros, na última sexta-feira (25). Ao término do evento, o Grupo Folclórico Papanguart realizou uma bonita apresentação para os empresários.

Eugênio Sales dá show de motivação e vendas em Santa Cruz do Capibaribe




Capacitar para crescer. É com esse pensamento que a CDL Santa Cruz do Capibaribe desenvolve ações das mais variadas para melhorar o comércio local. São cursos, treinamentos, seminários, missões empresariais e palestras, como a última que aconteceu na quinta-feira (24), no Teatro Municipal, “Show de Motivação e Vendas”, ministrada pelo consultor, escritor e palestrante, Eugênio Sales.

O Teatro ficou lotado. Empresários, colaboradores e prestadores de serviço foi o público presente que ficou deslumbrado com a apresentação e os tópicos abordados pelo palestrante.

Confira as imagens da palestra:







Dia da Liberdade de Impostos é comemorado esta sexta-feira em todo o Brasil

Fonte: Ascom CNDL

O brasileiro irá comemorar esta sexta-feira, 25 de maio, o Dia da Liberdade de Impostos, data simbólica que marca a época do ano em que o contribuinte consegue quitar o pagamento de impostos, taxas e contribuições ao Estado, podendo assim usufruir dos seus rendimentos na sua integralidade.

A campanha é uma iniciativa da CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojista Jovem), uma diretoria institucional da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), entidade que representa mais de 800 mil comércios nos 26 estados e no Distrito Federal.

Vinte unidades da federação terão ações específicas realizadas por (CDLs) Câmaras de Dirigentes Lojistas, entre elas Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

O Dia da Liberdade de Impostos tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os valores em tributos embutidos nos preços dos produtos. Na data, os impostos que incidem sobre o consumo serão recolhidos e custeados na sua integralidade pelos empresários participantes da campanha, que repassarão ao consumidor as mercadorias a preço isento de imposto.

Na maior parte dos estados, a ação é baseada na venda de combustíveis com isenção de impostos. Em Brasília, o posto participante da campanha irá oferecer 30 mil litros de gasolina a R$ 1,77 por litro, bem abaixo do preço médio praticado pelos postos da cidade, na casa dos R$ 2,88, uma economia para o consumidor de 38,54%, ou R$ 1,11 por litro abastecido. O abastecimento é limitado a 20 litros por veículo.

O Dia da Liberdade de Impostos também terá adesão de bares e restaurantes de Brasília, que venderão pratos com descontos de 32%. Em Belo Horizonte, consumidores terão a oportunidade de comprar de brinquedos a materiais de construção com isenção total de impostos, além de também poderem abastecer seus carros pagando mais barato.

Em Manaus, outro posto irá ofertar 10 mil litros de gasolina para 500 automóveis, limitado a 20 litros por carro, ao preço de R$1,90 o litro. Em Mato Grosso do Sul, além de gasolina, será possível comprar também gás de cozinha em postos de Dourados e Campo Grande. Em Natal, no Rio Grande do Norte, restaurantes que participam da ação irão vender pratos com isenção de impostos ao consumidor.

O Dia da Liberdade de Impostos é uma campanha realizada anualmente pela Coordenação Nacional da CDL Jovem junto às entidades integrantes do movimento lojista.

Convênio disponibiliza R$ 10 mi para pequenos do varejo

Fonte: Portal Exame

Os mais de 260 mil proprietários de pequenos empreendimentos varejistas de todo o país, como mercadinhos e mercearias, vão ganhar novas ferramentas financeiras para desenvolver seus negócios. O Sebrae e o Banco Gerador assinaram, nesta quarta-feira (23), convênio de cooperação para disponibilizar um total de R$10 milhões ao setor no Nordeste do país. 

A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Sebrae Nacional, em Brasília. Representantes da Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (ABAD) - que mantém parceria com o Sebrae para a melhoria da competitividade do setor através do Programa Varejo Competitivo - e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também estiveram presentes no evento.


O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacou a importância dos instrumentos de crédito e outros serviços financeiros para as micro e pequenas empresas (MPE) do ramo varejista. Ele lembrou a ampliação do mercado consumidor nos últimos nove anos, que absorveu 40 milhões de brasileiros. “O comércio varejista é um setor fundamental e sem financiamento tudo fica mais difícil”, destacou.

Os números mostram que 90% dos produtos comercializados no país são ofertados por atacadistas e distribuidores. Segundo Luiz Barretto, o caminho a ser trilhado é o da união de esforços. “Não dá para falar em MPE sem pensar no associativismo. Só assim conseguimos dar escala e garantir preços competitivos”, apontou.

Paulo Dala Nora Macêdo, presidente do Banco Gerador, lembrou que a parceria entre as instituições vai facilitar o atendimento dos negócios de pequeno porte. “A gente tem um plataforma pronta e, o Sebrae, o treinamento do setor. É claro que vamos privilegiar quem passa pelo programa Varejo Competitivo, porque, em tese, terá mais capacitação”, disse. De olho no futuro, Macêdo projetou: “Esses R$ 10 milhões serão só a primeira linha de várias que virão. Seria mais difícil sem o apoio do Sebrae e ABAD”.

O vice-presidente do BID Brasil, Juan Carlos de Rosa, saudou a parceria e lembrou que a instituição procura identificar oportunidades de negócios junto à população que se encontra na base da pirâmide social. “A parceria com o Sebrae vai permitir desenvolver ações concretas no Nordeste. É importante e vamos continuar”, afirmou.

Gestão

Expectativa positiva também foi manifestada pelo vice-presidente da ABAD, José do Egito, que integra o comitê gestor do Varejo Competitivo. Segundo ele, a formação de mais de mil empresários, em parceria com o Sebrae, melhorou a gestão e o faturamento de pequenos empreendimentos do setor. Com a linha de crédito favorável, ele espera um cenário ainda melhor. “Nossa expectativa é que a iniciativa vai contribuir para a qualidade da gestão e competitividade do nosso cliente”.

Para Roberto Nogueira, do Conselho Nacional do Sebrae, o convênio firmado nesta quarta-feira “representa a concretização das discussões que ocorrem no campo teórico”.

Dono de dois pequenos negócios em Jaboatão dos Guararapes (PE), na região metropolitana do Recife, José Mario Batista da Silva participou da cerimônia, em Brasília. Ele frequentou os cursos do Sebrae e estava otimista com as novas linhas de financiamento previstas no acordo. “Já melhorei muito a gestão do meu negócio e espero ganhar ainda mais com os novos serviços que são disponibilizados”, declarou.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Matheus Henning participa do Mundial de BMX na Inglaterra



O atleta Santa-cruzense de Bicicross Mattheus Henning está participando do Campeonato Mundial de BMX que está acontecendo na cidade de Birmingham na Inglaterra desde o dia 23 e vai até o dia 28 deste mês. Do Brasil, 80 atletas estão participando. São mais de 50 países, com mais de 2 mil atletas na competição.

Logo na abertura do evento, muita emoção com todas as expectativas sendo atingidas. A cerimônia de abertura aconteceu na manha desta quinta-feira (24), às 9 horas e 30 minutos. “Hoje mesmo eu já competi, pois logo depois da abertura aconteceram as competições de 5 a 14 anos onde estive presente. No domingo (27), eu também participarei na outra categoria que será a Cruizer 13 / 14 anos onde tem inscritos 86 Atletas. Sei que a competição será muito disputada, pois todos que estão aqui vieram com um propósito de competir e chegar na final mas este também e o meu pensamento”, explicou Matheus.

O atleta viajou com apoio da CDL Santa Cruz do Capibaribe e outras empresas e entidades que também o patrocina. Como é o caso da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, a Câmara de Vereadores, Rota do mar, Moda Center, Meta Mania, Academia Corpo & Arte, Escola Menino Jesus e a Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube.

Amigos do Ypiranga: uma amizade em prol do futebol santa-cruzense


O Grupo de amigos do Ypiranga é formado por torcedores apaixonados pelo Clube que visam ajudar ao seu time de diversas formas. E, a forma que esses amigos encontraram para ajudar ao Clube Ypiranga foi desenvolvendo ações diferenciadas que elevam a auto-estima de todos que gostam de futebol, sobretudo, o Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe.


Como todos sabem o Ypiranga está participando Campeonato Brasileiro da Série D. Os amigos do Ypiranga desenvolveram uma camisa onde a mesma será vendida juntamente com quatro ingressos dos jogos que acontecerão aqui na cidade. A camisa com os ingressos custa R$ 100,00 e o torcedor pode encontrar em vários pontos da cidade, como: CDL, ASCONT, Pontes Têxtil e no próprio Ypiranga.

Outras informações você pode ligar para Carioca através do telefone: (81) 9452-1268. Que possamos nos dar as mãos e ajudar ao nosso Ypiranga vencer e elevar o nome da nossa cidade.

Ações dos Amigos do Ypiranga:

Pintura das arquibancadas, alambrados, vestearios, salas de arbitragem, e muros.
Compra de materiais para o time de juniores, toalhas, bolas, garrafinhas de água, isopor para frutas.
Ações realizadas em 2012
Equipamentos para o Departamento Médico (DM).


Carrinho Cortador de Grama.

 

Pintura das arquibancada e alambrado.

 

Maca nova e pintura dos vestiários.


Reportagem especial mostra dedicação de pessoas que acreditaram no polo de confecções do Agreste

Fonte: Portal Mais AB


O polo está mudando a cara das pessoas e das cidades que o compõem. Na pacata zona rural, quem diria, não é mais a agricultura que reina. O som da enxada cavando a terra foi substituído por outro. “Hoje em dia, a maioria dos jovens não quer mais trabalhar com agricultura, a maioria quer alguma coisa mais fácil, que tenha mais direitos”, disse a ajudante, Thais Mara.
O mesmo som é escutado ainda mais na zona urbana e independente da hora. O trabalho nessas cidades não para um minuto só. Ao andar pelas ruas à noite, é muito comum ver, ou melhor, ouvir as pessoas trabalhando. Basta entrar em uma casa qualquer para se deparar com uma mini-fábrica em funcionamento.
Até tarde da noite é assim. As vizinhas não reclamam porque também costuram. Nem a dona da casa sabe onde começa a residência e termina a fábrica. “A sala vira mesa de cortar. A cozinha é para colocar a máquina pra costurar, porque a casa é pequena. Dessa forma, temos que aproveitar todo espaço. Fica só a sala mesmo pra dormir e assistir, além do quarto”, disse Damiana Oliveira, costureira.
A maior prova de como a confecção atrai pessoas é Toritama. O município é o menor de Pernambuco em área territorial, com apenas 26 quilômetros quadrados. Mesmo assim, segundo o IBGE, foi o que mais cresceu em população. Em 10 anos, passou de 21.800 para quase 36 mil habitantes.
O inchaço da cidade é visível. Todo mundo atraído pelas oportunidades geradas pelas fábricas. “Um dado interessante que chama a atenção é a população flutuante, que é três vezes maior que a população atual”, comenta Niéliton Martins, secretário de Indústria e Comércio de Toritama. Segundo a prefeitura, são mais de 500 empresas de confecção na cidade, que empregam cerca de 20 mil pessoas.
“Esperamos que essa geração de emprego seja contínua. Apesar das dificuldades, nós estamos acreditando, capacitando e empregando pessoas. Não queremos que apenas Toritama cresça, mas também toda região que agrega o polo de confecções”, completa o secretário.

Pernambuco adere ao Dia da Liberdade de Impostos

Neste dia 25 de Maio, seis cidades pernambucanas participarão do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos. A ação ocorre em todas as regiões do país, promovida pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE). Este ano, 18 Estados participarão do evento, que em Pernambuco é promovido pela Associação de Jovens empresários de Pernambuco (AJE-PE) e o Conselho dos Jovens Empresários da Associação Comercial de Pernambuco (COJAC/ACPPE), filiado à Federação das Associações Comerciais do Estado (Facep).

A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos consumidores para a diferença que os impostos implicam ao preço final dos produtos. Para tanto, os organizadores escolheram um dos itens essenciais à vida humana e também um dos mais vulneráveis a essas variações: a alimentação. Sem a carga tributária, uma refeição pode ficar a te 32% mais barata nos restaurantes, por exemplo, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A meta é atingir 280 estabelecimentos do tipo em todo o Brasil.

O presidente do movimento e coordenador geral da ação no Estado, Messias Santos, observa que a classe empresarial tem o dever de esclarecer a população sobre a realidade tributária brasileira, uma das mais altas do mundo. “Devemos cobrar dos governantes a correta aplicação deste enorme montante, que só faz crescer com o passar dos anos. O foco é mostrar que, desonerando, podemos aumentar o consumo justo, consequentemente, a arrecadação. Além disso, temos que chamar a atenção para o fato de que no Brasil a cesta básica é tributada em média a 25%, diferentemente de alguns países da Europa, onde a média é de apenas 3%”, enfatiza.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os brasileiros já pagaram R$ 547 bilhões em tributos somente do começo de 2012 até meados desse mês. A média é de R$ 2,8 mil por habitante. Até o fim do ano, essa cifra poderá atingir a marca de R$ 8 mil. Em 2011, a arrecadação foi recorde e atingiu mais de R$ 1,5 trilhão registrados no Impostômetro, painel digital da Associação Comercial de São Paulo que apresenta a arrecadação brasileira baseada em dados dos órgãos públicos responsáveis, incluindo impostos, taxas e contribuições, multas, juros e correção monetária.

No Dia da Liberdade de Impostos, 30 restaurantes das cidades de Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e Surubim participarão da ação, que tem parceria com a Abrasel, o IBPT, Instituto Millenium, Instituto Maurício de Nassau, Associação Comercial de Pernambuco e entidades empresariais das cidades participantes.

Outras informações e a lista de restaurantes participantes no site www.ajepe.org.br

Lei Federal – O Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos foi formalmente instituído pela Lei Federal número 12.325, de 15 de setembro de 2010. 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Só o SPC Brasil tem o Banco de Dados mais completo da América Latina


Especial mostra pessoas que ajudaram desenvolvimento do ramo da confecção do Agreste

Fonte: Portal Mais AB


O aposentado José Monteiro, de 87 anos, é uma delas. Ele foi um dos primeiros a sair de Santa Cruz do Capibaribe em direção a São Paulo para comprar tecidos no começo da década de sessenta. “Fomos de ônibus, eu mais Seu Chico. Nós gastamos dez dias no ônibus e quando chegou lá, começamos a comprar”. Eles começaram e não pararam mais.
A comerciante Vera Lúcia, filha de Monteiro, recorda bem a grande procura que o material teve.”E mamãe aqui era quem distribuía até no outro dia de madrugada”, comentou
Mas, o tecido por si só não adiantaria, era preciso mais. Foi aí que apareceu a criatividade. “Eu me lembro de ver as pessoas fazerem cobertas. Com os pedacinhos maiores, elas aproveitavam e faziam vestidos e também shorts mais coloridos. O povo tinha criatividade”, contou Vera Lúcia.
Assim a elanca – tecido – foi se transformando em sulanca. “Esse tecido vinha do sul do país. Por isso, a população fez a junção e o comércio ficou conhecido como sulanca”. acrescentou Lúcia.
Esta história começou a ser literalmente ‘costurada’ a partir da primeira máquina semi-industrial, que chegou à cidade em 1968. Quem a trouxe e guardou com carinho até hoje foi Seu Mauro. “Em 1958, por necessidade da vida, eu fui pra São Paulo até eu trouxe esta máquina. Foi dela que começou todo o negócio de Santa Cruz”, disse Mauro Feitosa.
Seguindo a história, já tinha tecido, já tinha máquina, o que faltava? Uma ajudinha financeira. Foi aí que entrou um outro personagem. “O gerente do Banco do Brasil, na época, começou a dar crédito às donas de casa que tinham interesse de comprar uma máquina industrial”, contou João Pereira Filho, dono de fábrica.
Daí por diante, a história de Santa Cruz do Capibaribe teve um novo viés. “Como o período de estiagem era grande, os agricultores locais procuraram outra coisa para ganhar dinheiro. Eles começaram a entrar no ramo da confecção”, Arnaldo Viturino da Silva, geógrafo. A partir daí, a confecção no município não parou mais de crescer.

É amanhã...



Nesta quinta-feira (24), o público de empresários e colaboradores vão vivenciar uma das melhores palestras no segmento de vendas. O consultor, palestrante e escritor, Eugênio Sales, virá mais uma vez a Santa Cruz do Capibaribe apresentar a Palestra “Show de motivação em vendas”. A palestra vai acontecer no Teatro Municipal, a partir das 19 horas, e conta com apoio da ASCAP.

Restam poucas vagas e você não vai querer ficar de fora, ou vai? Entre em contato com a Consultora de Eventos da CDL, Edquele Araújo, e garanta a sua! (81) 3731-2850

terça-feira, 22 de maio de 2012

Curso Simples Nacional vai acontecer na CDL Santa Cruz do Capibaribe


12 de junho: Dia dos Namorados



Dia dos namorados chegando e em Santa Cruz do Capibaribe você encontra um comércio cheio de variedades para presentear quem você ama. Aprecie o que Santa Cruz do Capibaribe tem de melhor, um comércio forte e cheio de novidades para o Dia dos Namorados!


Clique no link abaixo e ouça o jingle da campanha!


Conheça os parceiros da CDL Santa Cruz do Capibaribe


Participe da palestra Show de Motivação em Vendas com Eugênio Sales


Últimas vagas!

 

Tema: Show de Motivação e vendas
Palestrante: Eugênio Sales
Local: Teatro Municipal
Data: 24 de maio
horário: 19 horas
Sócio: 15 reais e não sócio: 25 reais


Não fique de fora. Entre em contato com a CDL e faça a sua inscrição. Mais informações: 3731-2850

Série de reportagens do ABTV apresenta a história de sucesso do Polo de Confecções do Agreste



Imagem: Print da reportagem da TV Asa Branca
A Reciclagem do Polo é tema de uma série de reportagens que a TV Asa Branca está fazendo esta semana. A primeira delas foi ao ar nesta segunda-feira (21), o durante toda a semana, o Polo será evidenciado em matérias do jornalista Leonardo Vasconcelos.

O Diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo da CDL de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, foi um dos entrevistados da primeira matéria, onde ele falou do processo evolutivo do Polo de Confecções, sobretudo, pelas pessoas que buscaram na confecção uma maneira de melhorar seu padrão de vida.

Sebrae promove palestras com empresários do Agreste de Pernambuco para a Copa 2014


O Sebrae em Pernambuco traz para o Agreste do Estado mais uma discussão sobre o mundial de futebol de 2014. Nos dias 30 e 31 de maio, o sistema oferecerá duas palestras com o tema “COPA 2014 – Oportunidades para Indústria da Moda - Negócios, Marcas, Símbolos e Imagens”. As conferências serão nas cidades de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, com o consultor e especialista em Marketing Esportivo, J. Cooco, da J.Cocco Sportainment Strategy. A ação tem apoio do Senai-PE, da Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e Etical Etiquetas.

No encontro, serão abordadas as oportunidades de negócios relacionadas ao evento e o que pode e o que não pode ser feito pelas empresas com relação ao uso de marcas, símbolos e imagens relacionadas à Copa, como orientações as indústrias de moda (empresas de confecções e estamparias). “O intuito também é preparar o empresariado local para absorver, de forma positiva, a geração de negócios que o mundial trará à região”, ressalta Mário César Freitas, gestor do Projeto de Confecções do Sebrae em Pernambuco.

O público alvo desta ação é composto por empresários de confecções, de estamparias, estilistas, designers e pessoas envolvidas nos processos criativos das indústrias de confecções. Para participar é simples e não custa nada. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo Sebrae Caruaru, no telefone (81) 2103.8400. Em Santa Cruz do Capibaribe o interessado deve ligar para a Ascap, no número (81) 3731.2818.

A Empresa - Há mais de 25 anos, J.Cocco Sportainment Strategy atua com consultoria em Marketing Esportivo, avaliação, planejamento e administração de patrocínios, estudos de viabilidade econômico-financeira, administração da verba de Marketing Esportivo, merchandising, atividades comerciais, gerenciamento de carreira, mensuração de resultados e demais serviços.

Nos últimos cinco anos, a empresa realizou trabalhos na área para grandes multinacionais, Confederação Brasileira de Vôlei, Federação Paulista de Volleyball, empresas nacionais, instituições de ensino, prefeituras, bancos, emissoras de TV, entre outros.

Palestrante – José Estevão Cocco é diretor-presidente da J.Cocco Sportainment Strategy, presidente da Academia Brasileira de Marketing Esportivo (ABRAESPORTE), conselheiro da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), membro da Academia Brasileira de Marketing (ABM), idealizador e professor do Curso Sportainment Strategy – A Nova Geração do Marketing Esportivo e consultor-palestrante.

Serviço

Santa Cruz do Capibaribe

Palestra “COPA 2014 – Oportunidades para Indústria da Moda - Negócios, Marcas, Símbolos e Imagens”

Dia 30/05, às 19h, na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (Rua Manoel Rufino de Melo, 100, Centro, Santa Cruz do Capibaribe-PE)

Inscrições Gratuitas – (81) 3731.2818

Caruaru

Palestra “COPA 2014 – Oportunidades para Indústria da Moda - Negócios, Marcas, Símbolos e Imagens”

Dia 31, às 19h, no Auditório do Senai Caruaru (Rua João Gomes Pontes, 166, Vila Kennedy, Caruaru-PE)

Inscrições Gratuitas – (81) 2103.8400

Redução de tributos e aumento de crédito são injeção de ânimo para consumidor

Fonte: CNDL



A CNDL, entidade que representa mais de 800 mil comércios em todo o País, avalia como bastante positivo o pacote de desonerações e estímulo à tomada crédito e consumo interno, anunciado esta segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Conforme avalia o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, as medidas, que deverão vigorar até inicialmente o fim de agosto deste ano, devem produzir impacto bastante positivo no varejo já a partir de junho, culminando em vendas maiores no do Dia dos Namorados, já na primeira quinzena do mês.

“A expectativa é que a data mostre um dinamismo melhor do varejo, compensando em parte uma pequena frustração que tivemos com as vendas do Dia das Mães, que, apesar de ser a segunda melhor data do varejo para o ano, vieram na ordem de 4% maiores, a despeito de uma previsão inicial de um crescimento de pelo menos 5% feita pela CNDL e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito)”, disse o dirigente lojista.

O presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu, que acompanhou de perto o resultado menor de vendas em maio, também destacou especial atenção à parte do pacote que trata da redução de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para todo tipo de financiamento ao consumo, que deverá incentivar um maior volume de transações e ampliar a capacidade do empresário em conceder crédito para operações no varejo. “Essa redução de 2,5% para 1,5%, ainda que tímida, já deverá ser sentida muito em breve no comércio, porque ela ocorre simultaneamente com a redução de juros dos bancos públicos e privados, o que é um grande incentivo ao consumo interno”, destacou.

Os dirigentes lojistas ressaltaram ainda que as medidas anunciadas efetivamente para as montadoras, com redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para até 0% no caso de veículos produzidos no país de até 1 mil cilindradas, terão efeito benigno também para o comércio como um todo, porque garantirão um melhor ambiente econômico interno, a exemplo do que ocorreu em 2010, quando, após uma série de medidas similares adotadas em 2009, o País alcançou sua maior taxa de crescimento pós-democracia, na ordem de 7,5%.

“Torcemos para que essas medidas sejam estendidas pelo menos até dezembro, e que os agentes beneficiados por elas, como montadoras e bancos, reduzam efetivamente o custo dos seus produtos para o consumidor. É um estímulo ao crescimento e uma resposta eficaz no combate à crise financeira externa”, disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

“Há uma grande expectativa de fazer de 2012 um novo 2010, com crescimento e distribuição de renda, mas com uma grande diferença: inflação sob controle. As medidas anunciadas pela equipe econômica vão justamente nesse sentido, porque além de incentivarem o consumo, privilegiam também uma redução de preços ao consumidor, gerando uma herança benigna muito bem vinda para a inflação”, destacou o presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu.

Os dirigentes lojistas também se disseram muito otimistas com o impacto do pacote na massa salarial e na geração de empregos no mercado de trabalho, que serão os principais pilares econômicos de sustentação do crescimento interno, a exemplo do que ocorreu entre 2003 e 2007. “Essa é uma resposta adequada às pressões externas que o Brasil está sofrendo, com esse impasse na Grécia e a indefinição de um crescimento mais vigoroso nos países compradores e parceiros do Brasil no mercado externo”, disse Alfeu.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mais uma turma de empretecos em Santa Cruz do Capibaribe



Empresários de Santa Cruz do Capibaribe participam esta semana do Seminário Empretec na cidade. O Empretec é aplicado na Capital das Confecções através de uma parceria do SEBRAE com a CDL local, onde possibilita ao empresariado local e regional um aprendizado prático para suas empresas.

Esta é a sétima turma que será formada em Santa Cruz do Capibaribe. O Empretec teve início na manhã desta segunda (21), e segue até o próximo sábado (26), de puro aprendizado para os empreendedores santa-cruzenses. As facilitadoras do Empretec, Rose e Kedma voltam mais uma vez a cidade para proporcionar conhecimento aos participantes.

Entrevista CDL


O Brasil hoje é o país mais empreendedor do mundo. Santa Cruz do Capibaribe é um celeiro do empreendedorismo, onde a mola propulsora vem sendo a entrada de empresários jovens no mercado. Esses empreendedores jovens investem em novos produtos e serviços, a fim de inovar e ofertar produtos ou serviços diferenciados, ou seja, que a cidade ainda não possui. É o caso da Empresa Sign Digital, que há 12 anos começou oferecer em Santa Cruz do Capibaribe o serviço de Comunicação Visual para as empresas locais e regionais. Sobre esse trabalho, o jovem empresário, Emerson Elias falou com o Blog da CDL. Confira a entrevista!

Emerson Elias também é Diretor de Planejamento da
CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe
O empreendedorismo jovem aqui na cidade é muito comum. Como é para você ter a sua empresa assim tão jovem?

Emerson Elias - É muito gratificante. Desde 1998 que eu já tenho meu próprio negócio. Começamos no segmento de aviamentos e no ano 2000 eu migrei para o segmento de comunicação visual, com a Sign Digital. Há dez anos, a cidade ainda não tinha costume de investir na comunicação visual das suas empresas, mas hoje já está mais tranquilo de se trabalhar.

Qual o desafio de ser empreendedor, sobretudo no segmento que você atua?

Emerson Elias - O desafio maior é a questão de você está sempre atualizado. Tudo muda muito rápido e as pessoas hoje querem o serviço praticamente no mesmo dia. Então, para acompanhar essa demanda tão rápida, nós precisamos investir em tecnologia. A caminhada é longa, árdua, mas muito interessante.

Com este tipo de serviço, os empresários já estão mais acostumados?

Emerson Elias - Sim. Hoje os empresários já estão sensibilizados que um trabalho com maior qualidade, mais atraente é melhor para chamar a atenção do cliente. O trabalho de comunicação visual está mais difundido, e o mercado vem crescendo aqui na cidade.

O mercado cresceu e a Sign acompanha esse crescimento?

Emerson Elias - Com certeza. Só aqui em Santa Cruz nós temos quatro máquinas e estamos expandindo a nossa empresa para a cidade de Toritama. Lá, nós estamos começando com duas máquinas.

Além de administrar sua empresa, você também atua como diretor da CDL Jovem. Como tem sido esse trabalho?

Emerson Elias - A minha empresa hoje tem mais de 20 funcionários, e como você sabe o olho do dono é quem faz a empresa crescer. Mas, na CDL jovem é muito gratificante de participar, e eu faço sempre o possível para está sempre participando e compartilhando experiências com os colegas da CDL Jovem.

CDL Santa Cruz do Capibaribe vai promover palestra com Eugênio Sales


 

Tema: Show de Motivação e vendas
Palestrante: Eugênio Sales
Local: Teatro Municipal
Data: 24 de maio
horário: 19 horas
Sócio: 15 reais e não sócio: 25 reais

Não fique de fora. Entre em contato com a CDL e faça a sua inscrição. Mais informações: 3731-2850

Santa Cruz do Capibaribe oferece vagas em várias especialidades


A semana em Santa Cruz do Capibaribe começa com um mercado de trabalho aquecido. A Agência do Trabalho da cidade oferece vagas para alguns profissionais. Você tem interesse em trabalhar, procure a Agência do Trabalho, com seus documentos de identificação, Carteira de Trabalho e veja como fazer.

Confira as vagas de emprego oferecidas hoje pela Agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe:

-Caixa, segundo grau completo, seis meses de experiência, 7 vagas;
-Gerente de produção, segundo grau completo, seis meses de experiência, 1 vaga;
-Oficial de Serviços Gerais, primeiro grau incompleto, seis meses de experiência, 1 vaga;
-Vendedor interno, segundo grau completo, seis meses de experiência, 4 vagas;
-Estampador de tecidos, primeiro grau incompleto, seis meses de experiência, 1 vaga;
-Gerente comercial, segundo grau completo, 1 vaga.

A Agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe fica localizada na Rua Capitão Pedrosa, Nº 306, bairro de São Cristóvão. Telefone: 3759-8235.

90% das empresas são micro, mas só pagam 9% dos salários

Fonte: CNDL



Do total de 4,6 milhões de empresas formalizadas no Brasil, 88,7% são microempresas, segundo dados do Cadastro Central de Empresas 2010, divulgado nesta quarta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Elas representam 26,6% da força de trabalho formal do país, contando seus sócios. No entanto, as remunerações totais distribuídas somam apenas 8,8% do montante pago no país. Os donos e sócios representam 54,6% da força de trabalho, enquanto seus funcionários são 45,4%. Elas empregam 14,6% dos brasileiros assalariados.

Essa discrepância de volume de renda distribuído em relação a empresas de portes maiores ocorre porque as remunerações pagas pelas microempresas são 43% menores do que a média geral do país. Segundo o IBGE, as micro pagaram em 2010 R$ 825,42 para cada trabalhador em média, ao passo em que o valor médio geral foi de R$ 1.461,37.

Em empresas de outros portes, o valor sobe gradativamente. Nas pequenas empresas, ficou em R$ 989,84; nas médias, R$ 1.349,08; e nas grandes, em R$ 2.019,57. Além disso, em um ano, a remuneração média nas microempresas caiu cerca de R$ 1, enquanto nas empresas de maior porte houve aumento.

Crescimento das micro foi de 6,3%
O crescimento das microempresas também foi abaixo da média do país. Enquanto elas cresceram 6,3% em 2010, a expansão média das empresas no país foi de 6,8%, segundo o IBGE.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de maio: Dia de mundial de Combate a violência sexual infantil



O dia 18 de maio é o "Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil". A data foi escolhida para lembrar um crime hediondo, que chocou todo o país e terminou impune: o brutal estupro e assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, morta há mais de 30 anos em Vitória, no Espírito Santo. Os suspeitos do assassinato nunca receberam punição.

A cada quatro horas uma criança é abusada sexualmente no Brasil, o que tem elevado os dados da violência sexual contra crianças. Segundo dados do Ministério da Justiça, somente nos últimos oito anos foram registrados 16.802 casos de abuso sexual contra criança.

Isso indica que a cada quatro horas uma criança foi vítima desse tipo de abuso, nesse período. A informação faz parte do relatório do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), órgão criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes.