Topo

Topo

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Empresas devem migrar para novo canal do FGTS até sábado

Fonte: Unicred Empresarial



As empresas que ainda não se registraram no Conectividade Social ICP devem se apressar. O prazo final termina no próximo sábado (30). A obrigatoriedade são para as empresas que têm entre 11 e 500 empregados.

É por este canal que as empresas entregam a guia do recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social). Por meio da ferramenta, é possível eliminar o envio de disquetes ao banco com as informações do recolhimento do FGTS ou prestação de contas à Previdência.

A advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Milena Sanches, lembra que a competência de 6 de junho, devida em 6 de julho de 2012, já deverá ser transmitida por meio do novo Conectividade Social pelas empresas que possuem mais de 10 empregados vinculados. “Os empregadores que ainda não providenciaram seu novo certificado ICP-Brasil devem procurar, o mais rápido possível, a Autoridade Certificadora de sua preferência, obter seu certificado e obter, em seguida, o seu registro no canal”.

Sanches ainda recomenda que as empresas não esperem o limite do prazo para se cadastrarem, pois, mais cedo for realizado o processo, maior a conveniência de locais e horários para a emissão do certificado.

“É importante lembrar que o Conectividade Social ICP pode ser utilizado por empresas ou escritórios de contabilidade. Entre os benefícios, destaque para a simplificação do processo de recolhimento do FGTS, redução de custos operacionais, aumento da comodidade, segurança e sigilo das informações, redução da ocorrência de inconsistências, aumento da proteção contra irregularidades, entre outros”, observa Sanches.

Certificado digital ICPO

Certificado tem validade de até três anos, sendo renovável por apenas uma vez, e o seu preço varia de acordo com a AC (Autoridade Certificadora) emissora, a mídia escolhida pelo usuário e oferecida pela AC, tipo de certificado (pessoa física ou jurídica), quantidade e validade, entre outros aspectos. O portal do Conectividade Social poder ser acessado pelos seguintes sites: https://conectividade.caixa.gov.br e www.caixa.gov.br.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Clique na imagem abaixo e se inscreva no Uniagreste. Caso não Consiga procure a CDL e realize sua inscrição pessoalmente

Micro e pequenas geram 75,7% dos postos de trabalho

Agência Sebrae

s micro e pequenas empresas (MPE) com até 99 empregados geraram aproximadamente 75,7% dos postos de trabalho com carteira assinada no país em maio de 2012. Significa que a cada dez vagas, mais de sete foram criadas por este segmento. É o que mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na comparação com abril deste ano, os números evidenciam aumento na participação das MPE na geração de postos de trabalho. Naquele mês, ainda segundo o Caged, elas contribuíram com 70,2% do total.

“A cada mês, os pequenos negócios são decisivos para a geração de empregos no país. Os dados oficiais mostram também que, na última década, enquanto os salários tiveram aumento real de 4% nas médias e grandes empresas, nas MPE o ganho foi de 14%”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Levando-se em conta a quantidade de pessoas empregadas, as empresas que possuem até quatro trabalhadores responderam por 80,1% das novas vagas. Esta situação compensa perdas nos empreendimentos que reúnem entre 20 e 99 pessoas, que fecharam 0,6% dos postos de trabalho. Já os negócios que possuem de cinco a 19 trabalhadores foram responsáveis por 3,8% das demissões.

Setores em destaque

Considerando as microempresas com até quatro profissionais, destacaram-se em abril os setores de Serviços (27,8%), seguido do Comércio (18,1%) e Construção Civil (12,3%). Nas microempresas que têm entre cinco e 19 trabalhadores, a Agropecuária obteve o desempenho mais significativo – 7,3%. Por sua vez, a geração de empregos nas pequenas empresas com 20 a 99 funcionários foi de 3,8% na Agropecuária e de 0,8% na área de Serviços.

Segundo o cadastro do MTE, no mês de maio foram criados 139.679 empregos celetistas, uma expansão de 0,36% em relação a abril. No acumulado dos últimos 12 meses, houve surgimento de 1,61 milhão de postos de trabalho, um crescimento de 4,32% no contingente de assalariados com carteira assinada no Brasil.

Ainda em maio de 2012, ocorreu expansão em sete dos oito setores da atividade econômica nacional. Os que mais contribuíram para o desempenho positivo foram Agricultura, Serviços, Indústria de Transformação e Construção Civil. No recorte geográfico, registrou-se expansão do emprego nesse período em todas as cinco regiões. O Sudeste lidera o ranking, com 101.876 vagas abertas.

Ouça hoje o Programa CDL em Ação


O programa CDL em Ação de hoje traz uma entrevista com Maria Marques, ela que é coordenadora da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), escritório de Santa Cruz do Capibaribe. Ela fala sobre a junção dos serviços da Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Jucepe, onde facilitará o trabalho dos profissionais de contabilidade na hora de abrir uma empresa.

Outra entrevista é com a Corretora de Imóveis, Glaucia Arruda, ela que está a frente de uma Campanha do Leite, onde os CRECIs de todo Brasil, e Pernambuco sempre é um dos estados que mais arrecadam leite, onde todas as arrecadações são doadas a entidades e mães que possuem seus filhos em fase de desnutrição.

Ouça o Programa clicando aqui!


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Clique na imagem abaixo e se inscreva no Uniagreste. Caso não Consiga procure a CDL e realize sua inscrição pessoalmente


Comunicado SPC Brasil




Prezados associados e usuários do SPC Brasil da CDL Santa Cruz do Capibaribe. Comunicamos a todos vocês que o SPC Brasil estará fazendo uma manutenção em seu sistema, visando melhorar a estabilidade e a disponibilidade do sistema aos nossos usuários.

Essa manutenção será efetuada no dia e horários abaixo:
  • 30 de junho de 2012, das 23h às 5 horas 

Nestes horários o sistema ficará indisponível. Após estes horários, o sistema voltará a operar normalmente.

Ressaltamos que as manutenções no sistema, sempre que possível, têm sido programadas para períodos em que o acesso ao sistema é reduzido, como no fim de semana e na madrugada, a fim de minimizar eventuais aborrecimentos aos usuários associados.

Estamos trabalhando constantemente na melhoria e aperfeiçoamento do nosso sistema.
Contamos com a compreensão de todos.

Índice de confiança da indústria cai 0,2% em junho

Fonte: NE10


O Índice de Confiança da Indústria (ICI) sofreu a sua primeira queda do ano ao recuar 0,2% em junho, informou nesta quarta-feira (27) a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador passou dos 103,4 pontos registrados em maio para 103,2 pontos no mês seguinte. No mês passado, o índice havia apresentado uma leve alta de 0,1% sobre abril.

Na comparação com junho do ano passado, o índice de confiança da indústria recuou 3,5% na divulgação desta quarta-feira. Em maio, na comparação com o mesmo mês de 2011, o índice havia apresentado queda de 6,0%. De acordo com a FGV, com o resultado de junho, o índice permanece abaixo da média histórica recente, de 105,9 pontos, pelo 12º mês consecutivo.

O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) da indústria também sofreu um leve recuo em junho, ao passar de 84 0% em maio para 83,8%.

Receita Federal alerta sobre carta falsa

Fonte: Agência Estado


A Receita Federal está alertando os contribuintes para uma carta falsa que está sendo distribuída pelos Correios, em nome do órgão. A carta intima o contribuinte a regularizar seus dados cadastrais.


"Esta carta é falsa! Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br)", informa a Receita Federal.

Em nota, a secretaria esclarece que, caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, deve procurar uma Central de Atendimento nas unidades da Receita Federal.

terça-feira, 26 de junho de 2012


Em Santa Cruz do Capibaribe o número de inclusões superam as exclusões no SPC


Fiepe Caruaru realiza curso sobre como falar bem em público

Fonte: Ascom FIEPE




Saber se expressar a uma plateia é importante porque neste momento o orador pode cativar os ouvintes para vender suas ideias. Sabendo disto, a Fiepe Caruaru realizará, de 02 a 05 de Julho, o curso “Como Falar em Público”. O workshop vai abordar questões como o medo de falar, linguagem gestual, o modo de se fazer um discurso, entre outros assuntos. Ocorrerá na sede da Federação em Caruaru, no período da noite. Inscrições e mais informações (81) 3722.5667/5702 ou nucleocaruaru@fiepe.org.br.

A importância de ser um bom orador torna o profissional mais competitivo. Uma pesquisa da Faculdade Santa Teresa D’Ávila (SP) aponta que saber falar em público favorece o marketing pessoal de um empresário ou de um candidato a vaga de emprego, uma vez que as empresas buscam aqueles que têm diferencial. Diante desta demanda, o consultor empresarial José Siqueira – que ministrará o workshop – pretende solucionar as dificuldades dos participantes, dando a eles a oportunidade de se tornarem mais comunicativos e persuasivos.

Empresas vão precisar de Certificação Digital para recolher FGTS

Matéria de Leone Farias 
Do Diário do Grande ABC


A partir do dia 30, as empresas que necessitam utilizar o canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social Conexão Segura terão como única forma de acesso a certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil.

A informação foi divulgada pela circular nº 547 e, posteriormente, prorrogada por meio da circular nº 566 da Caixa Econômica Federal.

"Será necessário migrar para a nova versão do canal com urgência, pois, após essa data haverá a desativação do antigo programa CNS e do acesso Conexão Segura. A partir daí, toda a comunicação com o FGTS e com a Previdência Social será pelo novo canal (conectividade.caixa.gov.br), mediante o uso de Certificado Digital no padrão ICP-Brasil", explica o consultor trabalhista da Confirp Contabilidade, Anderson Pereira dos Santos.


CUIDADO - As empresas necessitam de especial atenção, pois o aplicativo e seu certificado são obrigatórios para recolher o FGTS e para o envio da GFIP (Guia de Informações do FGTS e à Previdência Social). Serve também para receber comunicados genéricos da Caixa com relação ao FGTS e, também, para envio de informações do Aplicativo GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), via internet; permite consulta de saldos do fundo, informar desligamento de trabalhadores, retificar informações, emitir procuração eletrônica, entre outras funções.

Pelo novo sistema com certificação digital, a procuração eletrônica também melhorou. "É importante reforçar que com estas mudanças o empregador ou escritório de contabilidade podem conceder procurações eletrônicas aos seus próprios empregados, para que realizem as operações no canal com utilização de seus próprios certificados de Pessoa Física. Isto reforça a segurança e facilita o acompanhamento do empregador", explicou a Caixa.

"A adoção da certificação digital ICP-Brasil pelo Conectividade Social é muito importante, possibilitando as facilidades da internet com a segurança e a validade jurídica que essas operações requerem", explica o consultor trabalhista da Confirp.

A conectividade, através do certificado Digital E-CNPJ, é obrigatória para empresas com empresários, assim, é necessário que essas se adaptem até o dia 20 de outubro de 2011, para os demais processos internos. Caso contrário não há como efetuar a movimentação dos seus funcionários desligados e entrega da GFIP na Caixa no que diz respeito a conta do FGTS.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Clique na imagem abaixo e se inscreva no Uniagreste. Caso não Consiga procure a CDL e realize sua inscrição pessoalmente


 

CDL parabeniza





Esta semana a CDL Santa Cruz do Capibaribe está em festa. O ex-presidente da entidade, Hideraldo Abrantes comorou idade nova, no sábado (23), e nesta segunda-feira (25), a Consultora Comercial, Ana Wladia comemora seu aniversário. Aos dois, os mais sinceros desejos de muita saúde e muita paz e dias repletos de felicidade. Parabéns!

Cultura nas Feiras terá Biu Marcelino e Quadrilha para o povo

Por: Gil Geraldo

O Cultura Livre nas Feiras, projeto desenvolvido pela Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e Secretaria de Indústria, Turismo e Comercio. Leva para a Avenida Padre Zuzinha a tradição das quadrilhas juninas, o evento será nesta segunda-feira, 25 de junho, às 18h.


Às 18h se apresenta a Quadrilha da Sulanca. Coordenada por Fernando Amaral a Quadrilha da Sulanca representa com desenvoltura e beleza o nome de Santa Cruz nos festivais.



Às 18h e 30min, será exibido o Filme "Biu Marcelino - O Dedo de Ouro" de Gilberto Geraldo. O filme que será laçado no evento, mostra imagens raras de Biu Marcelino, grande sanfoneiro de 8 baixos que fez sucesso em toda região e principalmente nas quadrilhas de rua de Santa Cruz do Capibaribe, uma história contada por seus amigos com imagens raras e o som envolvente de seu fole de 8 baixos em todos os momentos. O filme é componente curricular do Trabalho de Conclusão de Curso de Gilberto Geraldo e terá a presença do orientador da Universidade Estadual da Paraibe, Fernando Firmino, professor e filho natural de Santa Cruz.



Às 19h a festa esquenta ainda mais com a Quadrilha do Mobral, a quadrilha será marcada por Francisco Amaral, com Paulo dos 8 Baixos puxando o fole. A quadrilha do Mobral foi originalmente realizada no local onde será feito o evento, sendo a primeira quadrilha tocada por Biu Marcelino. A quadrilha será aberta para o publico presente e todos poderão cair no arrasta-pé.



Participe desta grande festa da cultura popular.

Serviço:
Projeto Cultura Livre nas Feiras - Especial São João
Local: Avenida Padre Zuzinha
Data: 25 de junho de 2012
Hora: 18h
Promoção: Fundarpe - Secretaria de Cultura - Governo de Pernambuco
Apoio: Secretaria de Industria, Turismo e Comércio - Departamento de Cultura - Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Congresso discute reabertura do Refis da Crise

Fonte: FolhaWeb


O Refis da Crise pode ser reaberto se depender do deputado federal Mendes Thame. Ele apresentou no Congresso o projeto de lei de nº 3.100/2012 que propõe reabrir os prazos do parcelamento instituído pela Lei 11.941/09 (Refis da Crise de 2009). Conforme a justificativa, com o agravamento da crise econômica internacional, cujos efeitos já começam a atingir também o Brasil, renova-se a necessidade de medidas de caráter econômico destinadas a impulsionar o crescimento e a criação de empregos.

Segundo o deputado, ''os agentes produtores ainda padecem sob uma carga tributária insustentável, situada seguramente entre as mais elevadas do Planeta, e agravada pela complexidade da legislação, além da multiplicidade de obrigações acessórias, que elevam os custos fiscais a um nível impossível de descrever''. O projeto já está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara mas ainda não há prazo para ser votado no Plenário.

Nas últimas semanas, o Governo Federal detectou uma queda acentuada no recolhimento de depósitos judiciais e do parcelamento de dívidas, como do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Isto está afetando o desempenho da arrecadação total da Previdência Social deste ano.

Conforme o Ministério da Previdência, de janeiro a abril, a receita bruta previdenciária cresceu 4,28%, em termos nominais, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar de as contribuições de empresas, empregados e de profissionais autônomos terem superado em mais 10% o valor registrado em igual período do ano passado, a arrecadação da parte judicial e de dívidas administrativas caiu mais de 66% na mesma comparação.

Há dois motivos principais para a queda na arrecadação. O primeiro deles e mais evidente para as pessoas comuns é que a economia perdeu força nos últimos meses e está praticamente estagnada, com crescimento praticamente zero. Outro fator que tem reduzido o dinheiro no caixa do governo é o grande número de empresas que havia entrado no Refis da Crise, em 2009, e deixou de pagar as parcelas da dívida. Na época, o programa permitiu a regularização de débitos em atraso com o governo com desconto de até 90% nas multas e de até 40% nos juros de mora.

De um total bruto de R$ 84,5 bilhões arrecadados pela Previdência no primeiro quadrimestre do ano, a parcela que compreende devolução de benefícios, recuperação administrativa e judicial de receitas, inclusive com parcelamento, chegou a R$ 3,1 bilhões - no mesmo período do ano passado, a parcela chegou a R$ 9,4 bilhões.

Os dados são do Boletim Estatístico da Previdência Social de abril e não consideram a inflação. Os números podem divergir dos anunciados mensalmente pelo Ministério da Previdência Social, que usa a arrecadação líquida total. Ao considerar apenas depósitos judiciais, o boletim mostra que houve uma queda de 21,5% no acumulado de janeiro a abril deste ano na comparação com igual período do ano passado.

Segundo o presidente do Sescap de Londrina, Marcelo Odetto Esquiante, muitas empresas deixaram de pagar por absoluta falta de dinheiro. ''No processo para se inscrever no Refis da Crise houve realmente muitos problemas. A operação era confusa e isto deixou muitas empresas fora do programa. Porém, as que se inscreveram e começaram a pagar hoje continuam sofrendo com os efeitos da estagnação da economia'', explica Esquiante.

Segundo dados da Receita Federal do Brasil, dos 577 mil contribuintes - pessoas físicas e jurídicas - que aderiram ao Refis da Crise, 365 mil abandonaram o programa. ''Sabemos que algumas empresas ingressaram no Refis da Crise apenas para conseguir certidão negativa de débitos. Mas estes casos são minoria. O empresário, de uma forma geral, reclama mas não deixa de pagar seus impostos. Por isto, entendemos que se o governo reabrir as adesões para que os empresários possam renegociar suas dívidas será benéfico para todos'', disse Esquiante.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Clique na imagem abaixo e se inscreva no Uniagreste. Caso não Consiga procure a CDL e realize sua inscrição pessoalmente



 


Confira a programação completa dos cursos


Curso

Vagas

CH

Horário
Período

Local
1ª Semana
16 a 20/07
2ª Semana
23 a 27/07
Estratégias para Encantar os Clientes
32
15h
19h às 22h


CDL
Motivação e Criatividade em Vendas
32
15h
19h às 22h


CDL
Contabilidade na Prática
35
15h
19h às 22h


CESAC
Técnicas para Encarregado de Produção
35
20h
19h às 22h


CESAC
Custos e Formação do Preço de Venda
35
15h
19h às 22h


CESAC
Organização de Estoques
35
15h
19h às 22h


CESAC
Moulage – Técnicas avançadas de Modelagem Tridimensional
20
15h
19h às 22h


SENAI
Customização de Peças e Acessórios do Vestuário
20
20h
18h às 22h


SENAI
Noções Básicas de Modelagem Computadorizada
18
20h
18h às 22h


SENAI
Oratória
35
15h
19h às 22h


CESAC
Primeiros Socorros
35
15h
19h às 22h


CESAC
Redução do Desperdício na Indústria de Confecções
20
15h
19h às 22h


SENAI
Liderança
35
20h
19h às 22h


CESAC
Programa 10s – Melhoria do Ambiente de Trabalho
35
15h
19h às 22h


CESAC
Segurança no Trabalho
35
14h
19h às 22h


SENAI
Noções de Mecânica para Operadores de Máquinas de Costura
20
15h
19h às 22h


SENAI
Design de Serviços
35
15h
19h às 22h


SENAI
Confecção de Peças Íntimas
20
20h
18h às 22h


SENAI
Estratégias Pedagógicas Inovadoras: música, dança e artes visuais
35
15h
19h às 22h


CESAC


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cabeleireira de Santa Cruz do Capibaribe renova seu salão após formalização do Empreendedor Individual



Dois milhões e meio de brasileiros já aderiram à figura jurídica do Empreendedor Individual (EI). O número foi alcançado neste mês de junho. A Bahia tem 187 mil empreendedores formalizados e é o primeiro estado do Nordeste em número de formalizações. No ranking nacional, a Bahia fica somente atrás de São Paulo (610,6 mil), Rio de Janeiro (307 mil) e Minas Gerais (260,4 mil). A sustentabilidade desses negócios é uma das atuais preocupações do grupo de trabalho (GT) responsável pela gestão do programa, coordenado pelo Ministério da Previdência.

De janeiro a maio, foram mais de 620 mil registros, uma média de 3,9 mil formalizações por dia. Projeções do Sebrae apontam que em 2014 eles serão cerca de quatro milhões. A taxa de expansão anual no período deverá ser de 37,4%.

A cabeleireira de Santa Cruz do Capibaribe, a Alusiana Melo, está inserida nesses dois milhões e meio de Empreendedores Individuais e só enxerga vantagens desde que se formalizou. “As vantagens são muitas, sobretudo a de poder adquirir os produtos com mais facilidades e com um valor melhor. Pois existem marcas que só repassam seus produtos a salões formalizados”, relatou Alusiana.

Ela disse ainda que a sua maior facilidade é comprar produtos direto dos fabricantes. “Nós trabalhamos com mais tranquilidade, e estamos asseguradas diante de uma fiscalização. Eu aconselho a todas as pessoas que trabalham por conta própria que procurem o quanto antes se formalizarem para que possam obter mais vantagens no mercado de trabalho”, concluiu.

O Salão Art do Cabelo fica na Rua Manoel Veloso, nº 105, no centro de Santa Cruz do Capibaribe. (Por trás do Cenecista) (81) 3731-4641 | 9116-6010.

Comunicado aos Comerciantes do Moda Center Santa Cruz



Em virtude do feriado de São João, no dia 24 de junho, a Administração do Moda Center Santa Cruz comunica aos comerciantes, que possuem funcionários em suas lojas ou boxes, que procurem o Sindicato dos Comércio para firmarem acordo de trabalho, caso optem por dar expediente no próximo domingo.

O comerciante que não possui funcionário poderá abrir seu estabelecimento normalmente, sem que seja necessário procurar o sindicato.

O Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim está localizado na Av. Jatobá, 126, 1º andar, Centro, Santa Cruz do Capibaribe- PE. O telefone é o 3731-3347.

Empregador, evite problemas com a Justiça do Trabalho, faça acordo ou dê folga ao seu funcionário nos dias feriados.

Santa Cruz do Capibaribe, 18 de junho de 2012.
Administração do Moda Center Santa Cru