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sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CDL Santa Cruz do Capibaribe elege nova diretoria

A CDL de Santa Cruz do Capibaribe já tem nova diretoria eleita. Sob presidência do empresário Valdir Oliveira, a nova diretoria foi eleita em votação durante todo o dia desta quinta-feira (30), onde os sócios da CDL votaram e, por unanimidade elegeram novos empresários para comandar os destinos da entidade da Capital das Confecções.

Valdir Oliveira concorreu em chapa única. O empresário faz parte da diretoria atual, onde está a frente do cargo de tesoureiro da CDL, tendo desenvolvido um trabalho exemplar na diretoria que tem como presidente Fábio Lopes. Em breve, o atual presidente Fábio Lopes irá empossar o seu sucessor, este que por sua vez dará posse a toda sua diretoria. Os votos foram contados e conferidos pelos membros do Conselho Consultivo, Manoel Nunes Paulino e pelo presidente do Conselho, Isac Aragão. 



quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Eleição para diretoria da CDL Santa Cruz do Capibaribe acontece hoje (30)

A CDL Santa Cruz do Capibaribe escolhe durante todo o dia de hoje (30 de outubro) a sua nova diretoria. Desta forma, a entidade convida a todos os associados para comparecerem à CDL para que possam realizar o seu voto. A partir das 9 horas, todo o corpo de colaboradores da CDL estará a postos para atender aos associados, a fim de que os mesmos possam votar em mais uma diretoria que irá continuar os trabalhos desenvolvidos na gestão do presidente Fábio Lopes.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dica SPC Brasil


Já pensou em disseminar o seu conhecimento entre os seus funcionários?
Faça deles os seus clones através de treinamentos, reuniões e conversas individuais. Assim sua empresa ganhará mais a “sua cara” e seu time ficará mais alinhado com suas expectativas.


Compre o seu ingresso na CDL Santa Cruz do Capibaribe, participe da palestra e ajude ao Lar dos Idosos Irmã Dulce. Ingresso R$ 50.


Melhora a confiança da indústria no encerramento do trimestre

Fonte: Agência Brasil

Depois de permanecer em queda por nove meses seguidos, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) cresceu 1,8% no encerramento do trimestre, em outubro sobre setembro, ao atingir 82,6 pontos ante 81,1. Em setembro, o índice tinha apresentado variação negativa de 2,8%.

A pontuação, no entanto, continua abaixo da média (104,1), segundo o levantamento em torno da Sondagem da Indústria de Transformação feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV).

Por meio de nota, o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos do Ibre-FGV, Aloisio Campelo Jr., explicou que apesar dessa melhora ainda prevalece o sentimento de desânimo . “O setor industrial inicia o quarto trimestre de 2014 em ritmo lento e com perspectivas pouco animadoras para os meses seguintes. A diminuição do pessimismo no horizonte de seis meses deve ser tomada com alguma cautela, considerando-se a intensidade da piora deste indicador no terceiro trimestre”, explicou o economista.

O ICI coletou dados de 1.152 empresas entre os dias 2 e 24 deste mês e mostra que a variação foi influenciada pelo Índice de Expectativas (IE) que teve alta de 4,9%, com 85,9 pontos, o maior desde maio passado. A proporção de empresas que acreditam em melhora dos negócios para daqui a seis meses aumentou de 25,8% para 27,1%. Paralelamente, caiu a parcela de empresas que preveem piora, de 29,9% para 18,6%.

Em sentido oposto, houve um recuo de 1,2% no Índice da Situação Atual (ISA) com a pontuação em 79,3, a menor marca desde março de 2009 (78,5). Essa queda reflete o indicador de nível de estoques com baixa de 1,2% e 85,5 pontos, o menor nível desde março de 2009 (84,5). Para 14,6% das empresas ouvidas, os estoques estão excessivos ante 14,1% que demonstraram essa avaliação na enquete passada. Quanto à parcela que consideraram os estoques insuficientes houve diminuição, de 1,4% para 0,1%.

A pesquisa também detectou que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) caiu de 83% para 82%, o mais baixo desde agosto de 2009 (81,2%).

Abertura de empresas sobe 4% no mês e 2,1% no acumulado do ano, diz Serasa

Fonte: Uol

O número de abertura de empresas no país aumentou 4% em setembro, na comparação com agosto, segundo levantamento da Serasa Experian. De acordo com a entidade, foram criados 174.517 negócios em setembro, ante 167.809 no mês anterior.
No acumulado de janeiro a setembro, o total de novos negócios foi de 1.457.956. Este número representa um avanço de 2,1% frente ao mesmo período de 2013, quando foram abertas 1.427.442 empresas.
Economistas da Serasa afirmam que o número de dias úteis além do usual em setembro (22 dias) e o crescente movimento de formalização dos negócios no país explicam o crescimento do número de empresas surgidas no mês passado.

Microempreendedores individuais são maioria entre novas empresas

O grupo dos microempreendedores individuais representa o maior número de empresas criadas em setembro: 125.728, alta de 3,2% sobre agosto (121.806), segundo o levantamento.
Os microempreendedores individuias também lideram a abertura de negócios ao longo do ano. Do total de empresas criadas entre janeiro e setembro, 72,3% (1.053.609) pertencem a esse grupo.
Em quatro anos, os microempreendedores individuasi passaram de quase metade do total de novas empresas (45,9%, em 2010) para 72,3% no último levantamento, de acordo com a Serasa.

Seviços lidera abertura de negócios por setor

O setor de serviços é o mais procurado por quem quer empreender. De janeiro a setembro, 860.180 empresas surgiram neste segmento, o equivalente a 59% do total.
Em seguida vem o comércio, com 460.966 novas empresas (31,6% do total). Na indústria, foram criados 122.711 negócios (8,4% do total) neste mesmo período.
Segundo a Serasa, houve um crescimento constante na participação do setor de serviços no total de empresas que nascem no país nos últimos cinco anos. Esta participação aumentou seis pontos percentuais de 2010 (53%) para 2014 (59%).
Por outro lado, a participação do comércio no total de empresas que surgem no país tem recuado. De 35,6%, em 2010, passou para 31,6% nos nove primeiros meses de 2014. Já a participação da indústria se mantém estável.
Para o levantamento, a Seresa considerou a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) consultados pela primeira vez à base de dados da própria entidade.

Veja o que fazer com o 13º para sair do vermelho e iniciar 2015 no azul

Fonte: Uol Economia

O final de ano é, naturalmente, um período de ganhos e gastos extras. Na euforia das comemorações, o desejo de presentear parentes e amigos e o sonho de viajar nas férias podem ser comprometidos pela falta de planejamento financeiro para essas despesas e para aquelas que chegam junto com o ano novo, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, entre outras.
Por isso, essa época é ideal para promover uma "faxina financeira" no orçamento, diagnosticar a atual situação das contas e decidir o que fazer com o décimo terceiro salário, que pode ser uma mão na roda para os consumidores.
Segundo o educador financeiro, Reinaldo Domingos, o ideal é que esse benefício chegasse como um bônus para realização de satisfações pessoais, como um presente. "No entanto, muita gente aguarda o benefício ansiosamente para cobrir o desequilíbrio financeiro. Há quem recorra aos bancos que oferecem antecipação desse recurso como uma forma de empréstimo para quitar dívidas ou amenizá-las."
O problema de utilizar o 13º salário para pagar dívidas, é que com essa atitude, só estará mascarando o real e verdadeiro problema: a ausência de educação financeira. Domingos explica que o endividamento é um problema que tem de ser resolvido com o próprio salário. "Ou seja, com a redução nos gastos. É muito provável que pessoas que estejam nessa situação não estejam respeitando o próprio padrão de vida", afirma.
Mesmo quando é necessário entrar em um financiamento para a realização de determinados sonhos que não são acessíveis de outra forma, é importante avaliar se as parcelas, de fato, caberão no orçamento, levando em conta todas as outras despesas e demais sonhos de curto, médio e longo prazos.

"Portanto, antes de ir compulsivamente às compras de fim de ano, faça um diagnóstico da sua situação financeira", explica o educador. A dica é relacionar todas as despesas fixas e variáveis para descobrir o comprometimento dos seus ganhos com as dívidas e investigar para onde está indo a sua renda. Dessa forma, é possível saber quais são os gastos supérfluos que podem ser eliminados. 

Aqueles que não estão endividados e numa situação mais confortável, de equilíbrio financeiro, mas ainda não tem o hábito de poupar podem aproveitar o décimo terceiro para iniciar uma reserva e manter essa prática de poupar.

Para quem já tem perfil investidor, o décimo terceiro é oportunidade para incrementar o investimento. Destine 50% para alguma aplicação que a pessoa já possua e outros 50% pode servir para planejar um salto em direção à sua independência financeira, investindo, por exemplo, em previdência privada.

terça-feira, 28 de outubro de 2014


Inadimplência das empresas tem alta de 13,4% em setembro

Fonte: Agência Brasil

A inadimplência das empresas registrou alta de 13,4% em setembro, na comparação com igual período do ano passado, informa a empresa de consultoria Serasa Experian, divulgado hoje (28). É a maior alta desde outubro de 2012, quando índice ficou em 13,8%. Em relação a agosto, no entanto, houve queda de 0,5%. Já no acumulado de janeiro a setembro, o indicador também registra elevação de 7,4% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.

Os economistas da Serasa Experian creditam o resultado ao fraco desempenho da atividade econômica, que prejudica a geração de caixa das empresas. Eles destacam também a elevação dos custos, tanto financeiros quanto operacionais, como fator que leva ao endividamento. Entre as despesas que prejudicam a saúde financeira das empresas, os economistas destacam os juros em patamares mais elevados e o aumento dos salários, acima dos ganhos de produtividade.

A leve queda mensal no indicador (-0,5%) foi influenciada principalmente pelo decréscimo das dívidas de cheques sem fundos, com variação negativa de 11,9%. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços) também tiveram declínio de 0,2%. A inadimplência com bancos, por sua vez, ficou relativamente estável, variação de 0,1%. Houve elevação apenas no segmento de protestos com alta de 6,8%.

O valor médio dos cheques sem fundos caiu 6,2% no acumulado de janeiro a setembro ante igual período do ano passado, ficando em R$ 2.297,56. Também houve decréscimo (2,7%) no valor das dívidas com os bancos (R$ 4.934,87). Os títulos protestados (9,8%) e as dívidas não bancárias (7,3%), por outro lado, tiveram acréscimo nos valores, ficando em R$ 2.254,12 e R$ 867,56, respectivamente.

Cursos presenciais e à distância vão capacitar 2.500 pequenos negócios

Fonte: Agência Sebrae

O Sebrae e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) assinam nesta terça-feira (28), às 11h30, na sede do IEL, em Brasília, um convênio de cooperação técnica e financeira para a capacitação de pequenos negócios em todo o Brasil. Com validade de 36 meses, o convênio tem o objetivo de capacitar, por meio de cursos presenciais e à distância, 2.500 pequenos negócios em gestão empresarial.

“Esse convênio surge a partir dos bons resultados de parcerias anteriores entre as duas instituições e traz para o Sebrae uma expertise quanto à capacitação de média e de longa duração”, afirma Mirela Malvestiti, gerente da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae Nacional. “Acreditamos que essa parceria vai contribuir não só para a atração de novos clientes, mas também como um excelente acesso destas empresas às soluções do Sebrae, como o Programa Sebrae Mais, que possui um caráter prático, de rápida implementação e alto impacto”, acrescenta.

Com a assinatura do convênio, será formado um comitê nacional entre representantes das duas instituições para validar os conteúdos que estarão disponíveis em todos os Estados. A ideia é oferecer cursos entre 40h e 360h de duração a partir de quatro eixos temáticos: Mercado, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão de Projetos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Empresas sócias da CDL Santa Cruz do Capibaribe têm vantagens

A CDL Santa Cruz do Capibaribe oferece uma série de benefícios para seus associados. Dentre eles, o uso dos auditórios para treinamentos, seleções, palestras, enfim, seja qual for o evento e a sua empresa não tem local adequado para realizar um encontro com os seus colaboradores, a CDL disponibiliza, gratuitamente esse espaço para você, desde que a sua empresa seja associada da entidade.

Hoje, por exemplo, alguns colaboradores da Espaço dos Calçados estão tendo um treinamento no auditório 1 da CDL Santa Cruz do Capibaribe, treinamento este ministrado pelo gerente executivo da empresa, Fernando. Seja sócio da CDL e tenha um mundo de vantagens para a sua empresa.



Dica SPC Brasil

Indique pessoas diferentes para as funções de atendimento e cobrança. Não corra o risco de desgastar o relacionamento dos seus vendedores devido as cobranças de pagamento.

Campanha Natal Show de Prêmios: Entre em contato com a CDL Santa Cruz do Capibaribe e solicite a visita de um consultor comercial da campanha


A campanha Natal Show de Prêmios da CDL Santa Cruz do Capibaribe já está nas ruas e recebe adesões dos empresários da Capital das Confecções. A campanha Natal Show de Prêmios já é muito tradicional e também é considerada a maior promoção da cidade, fazendo vários ganhadores todos os anos. Sendo uma promoção de iniciativa de todos os empresários associados da CDL Santa Cruz do Capibaribe e vem se consolidando ao passar dos anos.

Este ano, serão sorteadas cinco motos e para participar o lojista precisa entrar em contato com a CDL, através do telefone (81) 3731-2850, e solicitar a presença de um dos consultores comerciais da entidade. Aderindo a campanha, você, além de ajudar a aquecer as suas vendas no final do ano, ainda possibilita aos seus clientes ganharem motos. Já o cliente para participar, precisa comprar acima de R$ 30, pois a cada compra neste valor ele ganha um cupom, preenche e coloca na urna para participar do sorteio que acontecerá em janeiro de 2015.

Ingressos na CDL ou na ASCAP ao preço de 50 reais


Maceió traz solução criativa para falta de troco

Fonte: NE10

Segundo o Banco Central, a cada 10 moedas em circulação, só seis são usadas no dia a dia. / Foto: USP Imagens
As moedas (ou a falta delas) são um problema para lojistas e consumidores, em especial no fim do ano, quando o movimento cresce. Mas o mercado tem se inovado para criar soluções para a falta de troco ou para aqueles que não gostam de carregar moedinhas. Algumas trocam metal por papel, outras podem ser consideradas os novos cofrinhos dos poupadores.
Segundo o Banco Central, a cada 10 moedas em circulação, só seis são usadas no dia a dia. Outras quatro estão guardadas. Há 112 moedas por brasileiro - ou R$ 28. Mas a maioria (39%) carrega diariamente entre R$ 2 e R$ 3 em moedas.
Há ao menos duas soluções no mercado que ajudam o consumidor. O Piggo, que oferece troco virtual em vez de moedas, e o CataMoeda em que se pode trocar moedas por notas, cupons ou doações a instituições de caridade.
Morador de Maceió, o CEO da startup Piggo, Bruno Peixoto, percebeu o problema das moedas em janeiro de 2013 ao comprar um iogurte natural por R$ 8 que, no dia seguinte, passou a valer R$ 9. "O vendedor estava desesperado porque não sabia como conseguiria moedas de R$ 1 para dar o troco", lembra.
Em setembro, o Piggo passou a operar nas lojas. Agora, no lugar de devolver moedas de troco, o comerciante pode oferecer um depósito em uma conta virtual do Piggo, em nome do cliente. Pela internet, o consumidor pode verificar o saldo, recarregar o celular, transferir para outra conta Piggo ou conta bancária ou fazer uma doação.
Se aceitar receber o troco pelo sistema Piggo, o comprador recebe um código para depois acessar a internet, se cadastrar e passar a movimentar o dinheiro. O troco pode variar de R$ 0,01 a R$ 50. Não há custos de manutenção da conta e nas movimentações.
"Só se a pessoa transferir o dinheiro para uma conta bancária no valor abaixo de R$ 100 é cobrada uma taxa de R$ 3. Se for mais de R$ 100 não há tarifa", explica Peixoto. O modelo incentiva o comprador a acumular trocos até somar mais de R$ 100 e não pagar nada pela transferência. Para o comércio, veio como uma solução para a falta de troco. "No fim de ano este problema se agrava, ainda mais em Maceió, uma cidade turística, onde tem muita gente gastando com papel-moeda. Tem comerciante que vai comprar moedas na igreja", diz.
MOEDAS POR CUPONS - No sul do País, em Florianópolis, nasceu o CataMoeda, que estimula o consumidor a deixar as moedas em máquinas localizadas no comércio e receber cupons com um bônus entre 2% a 5%. 
"Se a pessoa deposita R$ 10 em moedas, recebe um cupom de até R$ 10,50, que pode ser gasto na loja ou, em alguns casos, em toda a rede da marca", diz a gerente de marketing da startup, Natália Izidoro. Há a opção de doar o dinheiro a instituições e, desde este mês, trocar as moedas por notas, mas sem nenhum bônus. "Quem define a porcentagem do bônus no caso do cupom ou se a máquina também pode trocar moeda por dinheiro é o comerciante", afirma Natália.
A ideia do CataMoeda surgiu após uma viagem de três anos do empresário Victor Levy. "O Brasil é um dos países com mais caixas eletrônicos do mundo, mas antes do CataMoeda não existia um terminal que aceitasse moedas em grandes quantidades", comenta. Atualmente, há 166 mil caixas eletrônicos no País. Uma das fontes de inspiração de Levy, que já havia morado nos EUA antes da viagem, foi a Coinstar, empresa norte-americana que troca moedas por crédito no iTunes, outros serviços ou mesmo dinheiro. No caso na Coinstar, porém, para trocar por dinheiro é cobrada uma taxa de 10,9%. Para usar o CataMoeda não há custo. 
As moedas ficam na própria loja, já separadas nos tubos da máquina. Em um ano de funcionamento, já foram coletadas 5,6 milhões de moedas ou R$ 1,4 milhão. A maioria da coleta (80%) é de moedas de R$ 0,05, R$ 0,10 e R$ 0,25. 
O comerciante paga aluguel de R$ 490 a R$ 750 por mês ao CataMoeda para ter a máquina, manutenção e atualizações de software. Levy garante que vale a pena, já que, fora conseguir troco, fideliza o cliente que, após trocar moedas, ganha cupons para gastar na própria loja. "Estamos desenvolvendo uma máquina menor agora para comércios com menos espaço, como lojas de conveniência", diz.
ONDE ENCONTRAR - O sistema Piggo está em 22 lojas de Maceió. "O sistema, porém, está pronto para rodar em qualquer lugar", diz Peixoto. Quando atingir 100 lojas, o Piggo buscará expandir a região. No caso do CataMoeda, que desenvolve não só o sistema operacional, mas o hardware das máquinas, há 38 comércios parceiros. Está em Santa Catarina, São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul, em Goiás e Minas Gerais. Os novos pontos de troca de moeda são atualizados no site da empresa.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Câmaras setoriais de atacadistas têxteis e de representantes da Confecção da CDL Santa Cruz do Capibaribe se reúnem para traçar metas de atuação para ambas

Os representantes comerciais da confecção reuniram-se nesta terça-feira (22), com os empresários atacadistas têxteis, ambos das Câmaras Setoriais da CDL Santa Cruz do Capibaribe para discutirem ações pertinentes ao mercado têxtil da cidade e região.

A reunião foi bastante produtiva, pois foram colocados os problemas em comum referente a comercialização da cadeia têxtil no polo de confecções, problemas como de comunicação entre os agentes da cadeias, ou seja, representante/fornecedor/atacadista, no que se refere as questões de inadimplência e responsabilidades, outro fator discutido foi a demora na entrega dos títulos (chegues) aos fornecedores, prejudicando o fluxo de caixa e capital de giro das industriais, também discutimos a cultura da informalidade, prejudicial a toda cadeia. Além se assuntos diversos objetivando pensar os problemas e oportunidades do polo de confecções.

Diante dos problemas apresentados, os representantes comerciais se comprometeram em repassar os cheques com uma agilidade maior para os confeccionistas, a fim de que os mesmos possam gerir melhor seu capital de giro com mais rapidez e eficiência,  melhorando as finanças da cadeia têxtil e vestuário, dando mais liquidez.

Por sugestão dos atacadistas têxteis, os representantes se comprometeram ainda a fazer uma melhor avaliação dos clientes por parte dos representantes, no que se refere à concessão de crédito, para que possamos minimizar a inadimplência tão prejudicial a cadeia têxtil e vestuário do Polo de Confecções.




quinta-feira, 23 de outubro de 2014


Atraso de empresas avança: Pesquisa do SPC Brasil e do CNDL mostra alta de 6,22% no número de companhias inadimplentes em setembro

Fonte: DCI - Diário do Comércio e da Indústria

O número de empresas inadimplentes apresentou novo crescimento no mês de setembro, mas a alta foi menos intensa do que a verificada em períodos anteriores.
Segundo indicador calculado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a quantidade de empresas com contas em atraso avançou 6,22% na comparação com setembro de 2013. Trata-se da menor alta dos últimos sete meses. Já na comparação com o mês imediatamente anterior o resultado foi de queda: retração de -0,51% na comparação entre setembro e agosto deste ano.
O recuo da inadimplência das empresas na base mensal de comparação representa a primeira variação negativa em 10 meses e a queda mais intensa observada para os meses de setembro de toda a série histórica, iniciada em janeiro de 2010.
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a melhora do indicador de inadimplência da pessoa jurídica tem relação direta com o movimento de pessoas físicas com dívidas em atraso. Em setembro deste ano, o indicador que mede a evolução dos consumidores devedores mostrou um recuo de 1,14%.
"Uma vez que mais consumidores pagaram seus atrasos no mês, a saúde financeira das empresas pode ter sido positivamente afetada, o que permitiu que o número de pessoas jurídicas com pendências também caísse", explica.
Em relação ao tempo de permanência das dívidas na base de registros do SPC Brasil, o detalhamento revela um movimento de queda mensal mais intenso das pendências financeiras das companhias com menos tempo de atraso (até 180 dias).

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

João Carlos Paes Mendonça apresentará sua trajetória empreendedora em Santa Cruz do Capibaribe

Contribuir para um mundo melhor é uma das tarefas essenciais de todo cidadão ou toda empresa com responsabilidade social. Baseado nisso é que o Rotary Club de Santa Cruz do Capibaribe está promovendo uma palestra com o empresário João Carlos Paes Mendonça, onde ele apresentará sua trajetória empreendedora e do Grupo JCPM.


O evento vai acontecer no dia 04 de novembro, às 19 horas na Cellebre Recepções. Toda renda do evento será destinada ao Lar de Idosos Irmã Dulce. O evento conta com apoio da CDL, Rota do Mar, Sign Digital e Ascap.

O ingresso custa R$ 50 reais e está sendo vendido na ASCAP e na CDL Santa Cruz do Capibaribe.

Natal Show de Prêmios 2014: Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe já podem aderir a Campanha

A campanha Natal Show de Prêmios da CDL Santa Cruz do Capibaribe já está nas ruas e recebe adesões dos empresários da Capital das Confecções. A campanha Natal Show de Prêmios já é muito tradicional e também é considerada a maior promoção da cidade, fazendo vários ganhadores todos os anos. Sendo uma promoção de iniciativa de todos os empresários associados da CDL Santa Cruz do Capibaribe e vem se consolidando ao passar dos anos.

Este ano, serão sorteadas cinco motos e para participar o lojista precisa entrar em contato com a CDL, através do telefone (81) 3731-2850, e solicitar a presença de um dos consultores comerciais da entidade. Aderindo a campanha, você, além de ajudar a aquecer as suas vendas no final do ano, ainda possibilita aos seus clientes ganharem motos. Já o cliente para participar, precisa comprar acima de R$ 30, pois a cada compra neste valor ele ganha um cupom, preenche e coloca na urna para participar do sorteio que acontecerá em janeiro de 2015.

Palestra sobre a importância das obrigações fiscais acontecerá na sede da CDL Santa Cruz do Capibaribe


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Novembro é mês de teatro em Santa Cruz

Anote na sua agenda, dia 31 de novembro a peça CARITÓ É A MADRINHA entra em cartaz em nosso Teatro Municipal.

Uma comédia que tem como pano de fundo o desespero das mulheres que ainda não se casaram, e de forma humorada apelarão ao santo casamenteiro para mudar a sofrida condição amorosa de um irreverente grupo de beatas de uma cidade interiorana. O profano e o religioso em uma deliciosa peça baseada na literatura de cordel.

Um time de primeira linha: Ana Nunes, Ágda Moura, Clécia Lira , Jeane Chagas, Lurdes Aragão, Márcia Feitosa e Walter Vitti

A peça estreia dia 31 de novembro e fica em cartaz dias 1, 7, 8, 14 e 15 de novembro. Sempre com início às 20h e 30min.

Teatro de qualidade não é todo dia que surge! Aproveite!

Procura por crédito pelas empresas cresce 6,6% em setembro

Fonte: Agência Brasil

As empresas aumentaram em 6,6% a busca por crédito em setembro na comparação com o mês anterior, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com setembro do ano passado, a demanda das empresas por crédito cresceu 19,1%. No acumulado de janeiro a setembro, a procura das empresas por crédito teve elevação de 4,3% ante o mesmo período do ano passado.

As micro e pequenas empresas foram as que mais procuraram por crédito com expansão 7,1% frente a agosto. Nas médias empresas a busca por crédito ficou estagnada e nas grandes empresas ocorreu retração de 0,3%. No acumulado do ano, as grandes empresas lideraram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 7,3% frente o mesmo período do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 4,7% e nas médias empresas houve recuo de 3,1%.

O maior crescimento da demanda das empresas por crédito em setembro foi das empresas do setor comercial com alta de 8,0% na comparação com agosto. Na indústria o crescimento foi de 5,2%, e no setor de serviços por crédito foi de 5,4%. Nos dez primeiros meses do ano, a expansão da demanda empresarial por crédito foi maior no setor de serviços (6,6%). Na Indústria, a evolução foi de 6,5% e no setor comercial, 1,7%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a maior quantidade de dias úteis em setembro deste ano, a sazonalidade mais forte devido à necessidade de formação de estoques para o Dia das Crianças e as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central ao final de agosto, impactaram positivamente a demanda das empresas por crédito em setembro.

Curso promovido pela CDL Santa Cruz do Capibaribe


53% dos empresários devem contratar mão de obra extra para o fim do ano, revela estudo do SPC Brasil

Fonte: Ascom CNDL e SPC Brasil

Com a aproximação das festas de fim de ano, os lojistas se preparam para atender a demanda aquecida do Natal, ampliando o seu quadro de funcionários. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais revela que mais da metade (53%) dos empresários dos setores do comércio e de serviços já contratou ou pretende contratar trabalhadores temporários neste fim de ano. Estima-se que até o término de 2014 aproximadamente 209 mil temporários sejam absorvidos para preencher as vagas de emprego disponíveis.


A pesquisa indica, contudo, que neste ano os empresários estão mais reticentes em contratar. Em 2013, a estimativa do SPC Brasil era de que mais de 233 mil vagas seriam criadas para o mesmo período. Além disso, em 2014, aumentou de maneira expressiva a quantidade de empresas que ainda estão esperando um sinal positivo do mercado para contratar: elas eram 20% em 2013 e passaram para 28% em 2014. Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a elevação do percentual de contratações tardias sinaliza que o empresariado está cauteloso, esperando até o último momento para investir em mão de obra temporária, a fim de evitar prejuízos e gastos desnecessários com a folha de pagamento.

O estudo mostra que quem procura uma colocação temporária em 2014 deve ficar atento, pois a maioria das contratações deve ocorrer entre os meses de outubro (37%) e novembro (38%),segundo a avaliação dos empresários pesquisados. Apenas 13% já efetuaram as contratações nos meses de agosto e setembro e 7% devem realizá-las somente em dezembro, quando faltarem poucas semanas para o Natal.

"O cenário de compasso de espera se dá por conta dos fracos indicadores econômicos. Temos observado sucessivas pioras no desempenho do comércio e da indústria, com reflexos significativos no emprego e na confiança de consumidores e empresários. Em meio às incertezas no campo da economia, os empresários parecem postergar ao máximo suas decisões", afirma a economista.

Para os especialistas do SPC Brasil, não existe um mês ideal para que as contratações sejam realizadas. Cada empresa deve fazê-la de acordo com o mercado e com o fluxo de vendas previsto para o final do ano. Apesar disso, é recomendável que os temporários sejam contratados com certa antecedência para que possam ser treinados e avaliados antes que o movimento pré-festas fique mais intenso. "Muitas vezes os lojistas acabam continuando com esses colaboradores por mais um tempo após o Natal por causa da alta demanda no período de troca de presentes e de liquidações no início de ano", explica Flávio Borges, gerente financeiro do SPC Brasil.


Menos efetivações e salários mais baixos

Sete em cada dez (70%) empresários ouvidos pela pesquisa não pretendem aumentar o número de contratações temporárias em 2014, na comparação com o ano passado.Na média, cada empresa deve contratar até o fim do ano entre três e quatro trabalhadores para reforçar seu quadro de funcionários. A intenção de efetivação dos temporários também apresentou queda. Em 2013, 52% das empresas pretendiam fazer pelo menos uma efetivação após o término do contrato dos temporários; este ano, o percentual passa a ser de 32%.

Com menos disposição para aumentar o volume de contratações, os empresários também devem diminuir o tamanho da remuneração paga aos seus novos funcionários. Pouco mais da metade (51%) das empresas que fazem uso da mão de obra temporária planeja pagar um salário mínimo (R$ 724,00) aos contratados. Na comparação entre 2013 e 2014, o SPC Brasil e a CNDL observam que houve queda no intervalo de remuneração de dois a três salários mínimos (de R$ 1.448,00 a R$ 2.172): no ano passado, 30% das empresas disseram que o pagamento de seus funcionários temporários estaria nesta faixa, enquanto que este ano apenas 28% afirmaram o mesmo. O salário médio do trabalhador temporário em 2014 deve ser de R$ 935,54.

Prática bastante habitual entre comerciantes e prestadores de serviços, o pagamento de comissões como remuneração complementar ao salário, deve estar presente em 35% das contratações. A maioria (60%) dos novos funcionários deve ser remunerada somente por meio dos salários e em alguns casos, também com benefícios como ticket refeição e vale transporte. Além disso, duas em cada dez (19%) contratações devem ser informais, ou seja, sem carteira assinada.


Perfil do trabalhador desejado

De acordo com o levantamento, as funções mais procuradas pelas empresas são as de vendedor e balconista (46%), caixa (28%), garçom (24%), estoquista e repositor (15%), auxiliar de limpeza (10%) e ajudante de cozinha (6%).

Reforçar o quadro de funcionários para dar conta do aumento da demanda no período pré-festas (81%) é o motivo mais citado pelos entrevistados na hora de justificar as contratações extras, mas há também os empresários que contratam pensando em melhorar a sua competição no mercado (10%) e aqueles que se planejam para lidar com a rotatividade de funcionários (8%). Dentre os empresários que não pretendem contratar (47%) nenhum trabalhador, um terço (33%) disse que aumentaria a carga horária de seus atuais funcionários para suprir a demanda do período.

A pesquisa procurou conhecer as características pessoais e as habilidades profissionais dos empregados mais requisitadas pelos comerciantes e prestadores de serviços. Ser dinâmico (53%), comprometido (37%), trabalhar em equipe (26%) e ser comunicativo (25%) são as principais características desejáveis para o profissional buscado. Outra característica curiosa é que o público feminino tem mais oportunidades nos empregos temporários: 44% dos empresários entrevistados preferem mulheres, principalmente entre as empresas do setor de comércio (46%).

Para completar o perfil, 60% dos empresários buscam profissionais com até 34 anos de idade e para 89% dos recrutadores, ter o ensino médio completo ou incompleto é o suficiente para se ocupar o posto, mesmo que o trabalhador não tenha um curso extracurricular na área pretendida.

"As contratações temporárias são uma boa oportunidade para o jovem que está procurando o primeiro emprego ou para quem está desempregado e quer se reposicionar no mercado de trabalho. Ter desenvoltura para lidar com o público é importante, mas não se pode descartar uma boa dose de comprometimento e dedicação. Uma dica importante aos candidatos é encarar o trabalho temporário com seriedade e como uma porta de entrada para permanecer na empresa", orienta o gerente financeiro, Flávio Borges.


Expectativa de vendas

De acordo com a pesquisa, as perspectivas de vendas para o fim de ano esboçam um quadro positivo, embora com menos intensidade se comparado com a expectativa observada na pesquisa do ano passado. Se por um lado, o percentual de pessimistas caiu de 12% em 2013 para 6% em 2014, o número de empresários que acreditam em vendas superiores às registradas no ano passado também retraiu, passando de 55% para 46%. Isso fez com que a quantidade de empresários com percepção estável sobre o mercado - ou seja, que projetam vendas no mesmo patamar do ano passado - saltasse de 28% para 42%.

A economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti avalia que apesar dos recentes indicadores sinalizarem que o consumo está perdendo força no país, é natural que o período natalino impulsione as vendas no comércio, já que, tradicionalmente, é a data de maior lucratividade para o varejo nacional. "O tom predominantemente otimista do empresariado pode ser interpretado como uma esperança em recuperar as perdas que eles registraram ao longo do ano em outras datas comemorativas", explica.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Empresários de Santa Cruz do Capibaribe já podem aderir à campanha Natal Show de Prêmios

A campanha Natal Show de Prêmios da CDL Santa Cruz do Capibaribe já está nas ruas e recebe adesões dos empresários da Capital das Confecções. A campanha Natal Show de Prêmios já é muito tradicional e também é considerada a maior promoção da cidade, fazendo vários ganhadores todos os anos. Sendo uma promoção de iniciativa de todos os empresários associados da CDL Santa Cruz do Capibaribe e vem se consolidando ao passar dos anos.


Este ano, serão sorteadas cinco motos e para participar o lojista precisa entrar em contato com a CDL, através do telefone (81) 3731-2850, e solicitar a presença de um dos consultores comerciais da entidade. Aderindo a campanha, você, além de ajudar a aquecer as suas vendas no final do ano, ainda possibilita aos seus clientes ganharem motos. Já o cliente para participar, precisa comprar acima de R$ 30, pois a cada compra neste valor ele ganha um cupom, preenche e coloca na urna para participar do sorteio que acontecerá em janeiro de 2015.

Joggofi promove Projeto Colaborador Solidário

O Projeto Colaborador Solidário foi desenvolvido pela empresa Joggofi com o tema “Mãos que trabalham, acolhem e fazem o bem” aconteceu no último sábado (18), onde contemplou os moradores da comunidade do Bairro Jaçanã I. A empresa levou brinquedos temáticos, roupas, doces e profissionais para corte de cabelo.

De acordo com Monnika Marikinha, uma das gestoras da empresa, a ação é parte integrante da visão da empresa onde a solidariedade está presente em todas as suas ações. “Ter solidariedade é um compromisso com a cidadania do amor, da crença de que podemos mudar o mundo e fazer dele harmonia entre irmãos”, explicou.


Já a gestora de RH, Aline Barros, que trabalhou diretamente com os colaboradores enfatizou a importância do evento e aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para a ação. “Primeiro ano da Ação Social JOGGOFI, primeiramente quero agradecer a Deus por nós da a vida e podermos fazer a nossa colaboração de ser humano dentro da sociedade. Segundo a empresa JOGGOFI que apoiou inteiramente a esse projeto, terceiro a todas empresas que se fizeram parceiras e contribuíram doando roupas e aos cabeleireiros que trabalharam voluntariamente e lógico não poderia esquecer de agradecer de todo coração a todos colaboradores q se dispuseram de seu tempo livre pra ir conosco como também aqueles q não foram pra o evento mas q colaboraram indiretamente. A todos o meu muito obrigado, estou muito realizada e de coração repleto de felicidade”, agradeceu.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014


Cursos de pós-graduação em moda acompanham crescimento do mercado da área

Fonte: SENAC

A área de moda está em destaque no Brasil, com grandes eventos reconhecidos internacionalmente, já que esse mercado está em expansivo crescimento. Segundo infográfico do Ibope sobre o Mercado de Moda Brasileiro, divulgado em março de 2013, a perspectiva do consumo de roupas naquele ano foi de R$129 bilhões e o gasto per capita (quanto cada brasileiro deve gastar neste ano) de R$786,39.

O infográfico traz ainda que 38% da população busca estar em dia com moda e estilos e 74% compraram roupas e acessórios nos últimos 30 dias.

Os cursos de pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de ModaModelagem e Moulage no Processo de Criação e Negócios da Moda: Gestão, Marca e Coleção acompanham esse mercado que está em expansão.

De acordo com a professora de moda da unidade Campinas, Cristina Morais, hoje, com o grande crescimento da área e amadurecimento do setor, é fundamental estar preparado para enfrentar com profissionalismo esse universo que se apresenta cada vez mais exigente. "Para se trabalhar com moda atualmente é fundamental se especializar, cursar uma boa graduação e uma pós. Principalmente se o interesse for a área de negócios, pois um bom gestor deve conhecer muito bem as ferramentas disponíveis para o sucesso da empresa e saber como usá-las dentro dos novos cenários que se apresentam", diz.

Receita prorroga para novembro prazo para entrega de declaração de empresas

As empresas terão até 7 de novembro para entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) à Receita Federal relativa a agosto. Instrução normativa publicada hoje (16) no Diário Oficial da União prorrogou o prazo de apresentação do documento, que acabaria na próxima terça-feira (21).

A DCTF é uma declaração por meio da qual as empresas informam os tributos apurados e os créditos tributários que têm direito a receber. As companhias também declaram a situação fiscal, se pagaram ou parcelaram impostos e contribuições e têm alguma pendência com o Fisco.

O documento tem entrega obrigatória. Pela legislação, as empresas devem apresentar a DCTF até o décimo quinto dia útil do segundo mês após o fato gerador. Dessa forma, os dados relativos a agosto originalmente precisariam ser entregues até o dia 21. A Receita Federal não informou o motivo do adiamento.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014


Dândi Boutique promove Ellus Special Day

Para ficar de bem com a moda a Dândi Boutique inova e traz novidades em cada lançamento de coleções. As empresárias Madellon Leite e Symone Castro receberam a equipe da Ellus para uma consultoria de moda aos seus clientes.

O espaço da Dândi Boutique foi muito concorrido, onde clientes e amigos das empresárias compareceram em massa para prestigiar o evento. Era notório a satisfação das empresárias, que para prestigiar a visita de seus clientes serviram um refinado coquetel e apresentavam a nova coleção da grife.

A Ellus trouxe uma coleção cheia de estilo para a Boutique. Coleção esta que vai desde peças como o clássico jeans a calças com lavagens diferenciadas, além de toda coleção de blusas e camisetas em malha, com estilos mais requintados para a moda feminina.

Além dos clientes, a imprensa prestigiou o evento. A blogueira de Moda, Maria Rita, esteve presente e adorou toda coleção da Ellus. Ela aproveitou para fotografar o evento e parabenizar as empresárias pela beleza da coleção Ellus.


No #ellusspecialday um dia exclusivo para os clientes da Dândi Boutique.

















IBGE mostra que vendas do comércio cresceram 1,1% em agosto

Fonte: Agência Brasil

O volume de vendas do comércio varejista teve um crescimento de 1,1% na passagem de julho para agosto, depois de duas quedas consecutivas. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio acumula altas de 2,9% no ano e de 3,6% no período de 12 meses. Por outro lado, houve uma queda de 1,1% na comparação de agosto deste ano com o mesmo período do ano passado.

A receita nominal de vendas também teve crescimento, de 1,3%, depois de duas quedas consecutivas. Na comparação com agosto do ano passado, a alta foi 5,2%. A receita acumula taxas de 9,2% no ano e 10,1% no período de 12 meses.

Equipamentos usados na investigação de crimes de informática são expostos em seminário nacional para peritos, na Cidade da Polícia (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Equipamentos de informática estão entre os segmentos que mais cresceram nas vendas de varejo, na passagem de julho para agostoElza Fiuza/Agência Brasil

Na passagem de julho para agosto, o volume de vendas cresceu em sete das oito atividades pesquisadas, com destaque para equipamento e material para escritório, informática e comunicação (7,5%).

Houve altas também nos segmentos de tecidos, vestuário e calçados (3,2%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%); combustíveis e lubrificantes (1,4%); móveis, eletrodomésticos (1,3%); e livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%).

Apenas o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve queda, de 0,1%, no volume de vendas.

Já o varejo ampliado, que também analisa os setores de materiais de construção e veículos, teve uma queda de 0,4% no volume de vendas. Os veículos, motos, peças e partes recuaram 2,5%, enquanto os materiais de construção cresceram 0,2%.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Empresários já podem aderir a Campanha Natal Show de Prêmios da CDL Santa Cruz do Capibaribe


SPC Brasil está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar

Fonte: Ascom do SPC Brasil


SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) recebeu pela primeira vez o prêmio do Guia Você S/A “As melhores empresas para você trabalhar”. Nesta edição, o SPC Brasil ganhou destaque pelo desenvolvimento de ações no fomento a promoção e progressão de carreiras, fato que despertou a atenção dos avaliadores da pesquisa.



Das mais de 400 empresas inscritas, 150 foram selecionadas para compor o guia lançado na noite de ontem (9/10) no Auditório do Ibirapuera em São Paulo.  O evento foi realizado com a presença do presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu, do superintendente, Nival Martins e da gerente de Recursos Humanos, Cristina Miranda.



Para Roberto Alfeu a conquista do prêmio é fruto dos investimentos que a empresa vem desenvolvendo na capacitação de novos talentos, na retenção e valorização de seus colaboradores e aos altos níveis de satisfação das equipes. “É gratificante saber que estamos no caminho certo para oferecer aos colaboradores do SPC um ambiente de trabalho inclusivo e cada vez melhor. É a primeira vez que nos inscrevemos e logo na primeira tentativa, alcançamos um lugar de destaque. Este prêmio é um reconhecimento da efetividade das práticas em gestão de pessoas que passamos a implementar nos últimos anos” comemora o presidente.



A avaliação contou com entrevistas in loco com colaboradores e gestores do SPC Brasil. Para figurar entre as melhores do guia, as empresas concorrentes devem se destacar em categorias como estratégia e gestão de pessoas, cidadania empresarial, carreira, desenvolvimento, liderança e saúde.



O “Guia Você S/A — As Melhores Empresas para Você Trabalhar” é a maior pesquisa de clima organizacional do Brasil e sua metodologia é desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP).

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Benefícios CDL Santa Cruz do Capibaribe



Você que se associa a CDL Santa Cruz do Capibaribe tem benefícios em várias empresas conveniadas. Por exemplo, associados da entidade ganham 10% de desconto nas compras à vista na livraria Graffit, em São Domingos, Distrito do Brejo da Madre de Deus.

Direito do Consumidor: Produto com dois preços poderá ser levado para casa de graça em todo o país

Fonte: Jornal O Globo


A exemplo do que já vale para os supermercados do Rio desde janeiro, com a assinatura de um acordo entre a Defensoria Pública e a associação de supermercados do estado, a Câmara analisa um projeto de lei que garante a gratuidade ao consumidor do produto com diferença entre o preço da prateleira e o do caixa em estabelecimentos comerciais. Pela proposta, somente o primeiro produto adquirido será gratuito. Para os demais produtos idênticos, o consumidor pagará o menor valor, de acordo com a Lei 10.962/04, que trata sobre preços e ofertas em produtos e serviços.

Uma novidade com relação ao acordo assinado no Rio é que a proposta federal prevê que o estabelecimento reincidente na prática de preços diferentes deverá pagar multa de R$ 1 mil por cada produto com erro. Pelo texto, os Procons também deverão publicar anualmente relação com os nomes dos estabelecimentos onde houve preços diferentes para o mesmo produto.

Segundo o deputado Severino Ninho (PSB-PE), autor da proposta, o consumidor brasileiro vem sendo frequentemente lesado nas compras em supermercados, farmácias e grandes lojas de departamentos em razão desta prática.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.