Topo

Topo

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Parabéns

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Fonte: Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o período anterior. A soma do PIB no trimestre correspondeu a R$ 1,29 trilhão. No segundo trimestre, a economia brasileira caiu 0,6%. Os dados foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a economia brasileira recuou 0,2%. No ano, o PIB acumula alta de 0,2%. Já no período de 12 meses, a taxa acumulada de crescimento é de 0,7%.

Na comparação do terceiro com o segundo trimestre deste ano, entre os setores produtivos da economia, a principal alta foi observada na indústria:  1,7%. Os serviços também tiveram crescimento (0,5%). Por outro lado, a agropecuária recuou 1,9%.

Pelo lado da demanda, o crescimento de 0,1% foi puxado pela formação bruta de capital fixo, ou seja, os investimentos, e pela despesa de consumo do governo, ambos com alta de 1,3%. O consumo das famílias caiu 0,3%.

No setor externo, as exportações tiveram um crescimento menor (1%) do que as importações (2,4%).

Neste final de ano, o Moda Center Santa Cruz estará aberto aos sábados, das 8h às 13h, para você comprar seu presente de Natal


Sucesso absoluto da Campanha Natal Show de Prêmios deste ano


Procon-PE lista dicas para o Black Friday

Fonte: Diário de Pernambuco


De olho na Black Friday, que acontecerá nesya sexta-feira (28), o Procon Pernambuco listou algumas dicas para os consumidores que pretendem fazer compras aproveitando que as empresas do comércio físico e online vão oferecer vários descontos.

A primeira recomendação do órgão é fazer uma pesquisa nas lojas e nos sites para saber se o desconto aplicado no produto que se pretende adquirir é real. O ideal é pesquisar um dia antes do Black Friday para comparar a variação dos preços.

O Procon-PE alerta, ainda, que o consumidor não deve se deixar levar por impulso nas compras, adquirindo aquilo que realmente necessita para evitar o endividamento. Veja mais dicas para evitar prejuízos: 

- só faça a compra em sites seguros e confiáveis. Informe-se sobre a reputação da loja que pretende comprar. No site do Procon-SP é possível ver uma lista dos sites a serem evitados pelo consumidor:http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

- cuidado com e-mails e sites fraudulentos. O recomendado é entrar diretamente no site da loja e não por meio de links duvidosos enviados por e-mail;

- procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;

- guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra;

- verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. Identifique no início do endereço eletrônico a presença do “HTTPS” e de um cadeado ativado no canto esquerdo da barra de endereço do seu navegador;

- confira a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com a empresa, não fornecendo seus dados bancários a sites que não possuam certificados de segurança;

- evite fazer a compra utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas;

- mantenha a segurança do seu computador em dia, atualizando sempre seu programa antivírus.

Segundo p Proncon-PE, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net) criou em 2013 um Código de Ética para o “Black Friday Legal”, juntamente com um selo de identificação das empresas participantes, com o objetivo de estabelecer normas de conduta e boas práticas nas promoções. É recomendável acessar o site com a relação das empresas participantes:www.blackfriday.com.br.

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) também protege o cidadão que faz compras pela internet. Caso tenha algum problema como atraso ou não entrega do produto ou propaganda enganosa, o consumidor poderá reclamar em uma das 58 unidades do Procon em Pernambuco. Para mais informações ligue para o 0800-28-21-512.

Confira sete maneiras inteligentes de aproveitar o 13º salário

Fonte: Ascom CNDL e SPC Brasil


De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal Meu Bolso Feliz, 80% dos consumidores entrevistados pretendem gastar parte ou todo o seu 13º salário em compras de Natal. Somente 46% entre aqueles que não vão gastar o valor com as festas de final de ano planejam poupá-lo ou investi-lo. "Este dinheiro que está 'sobrando' e que, frente às tentadoras promoções de Natal, acaba sendo usado para compras, poderia ser poupado e aplicado, virando um recurso para situações de emergência financeira ou mesmo para realizar um sonho a longo prazo", explica o educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.
De acordo com o especialista, aproveitar o 13º de forma inteligente não significa necessariamente abandonar as compras de Natal. "É possível gastar parte do valor em presentes e comemorações. O consumidor só precisa lembrar que, se possui dívidas, o melhor uso para este dinheiro é quitá-las, garantindo uma maior tranquilidade financeira no ano que chega", explica.
Veja abaixo como usar o 13º salário a seu favor e tirar o melhor desse dinheiro que é sempre tão esperado e bem-vindo:

1- QUITE E RENEGOCIE SUAS DÍVIDAS
Segundo a pesquisa do SPC Brasil, 21% de quem não pretende utilizar o 13º em compras de Natal usará a grana para quitar dívidas e organizar as finanças. Essa é uma das maneiras mais inteligentes de utilizar o dinheiro extra. Saldando dívidas antigas você começa o novo ano sem tantas contas para pagar. No entanto, não é porque tem o dinheiro na mão que dispensará negociações. Tente renegociar o valor ou mesmo um abatimento com o banco ou com o seu credor.

2- FUJA DOS JUROS
Compras parceladas também são dívidas. Caso tenha feito alguma compra parcelada com juros neste ano, tente adiantar o pagamento do máximo de parcelas que conseguir, diminuindo o valor total a ser pago. Se for possível, quite todas as parcelas logo de uma vez.

3 - PAGUE IMPOSTOS DE INÍCIO DE ANO
IPVA, IPTU, material escolar... São muitas as contas a serem pagas no começo do ano. Elas podem ser quitadas com a ajuda do 13º. Então, antes de correr para o shopping, reserve a quantia necessária para cobrir essas despesas sazonais.

 4- POUPE SEU DINHEIRO
Sem dívidas? Então esta é uma ótima oportunidade para, finalmente, abrir uma poupança - ou engordar a que você já possui. Mais uma vez: não é preciso reservar todo o dinheiro para esse fim. No entanto, quanto mais dinheiro tiver na poupança, maior será o seu rendimento mensal. Lembre-se que a vida está cheia de imprevistos e que precisamos estar financeiramente preparados para eles. Dessa forma, o hábito de poupar é essencial. Pense na tranquilidade de  possuir uma reserva financeira e use esse sentimento para motivá-lo a poupar.

 5 - FOQUE EM SEUS SONHOS
Sabe aquele objetivo difícil de alcançar porque você não consegue guardar dinheiro todo mês para realizá-lo? Pois bem, que tal guardar o 13º para isso? Mesmo que não seja possível tornar esse sonho real com apenas um salário extra, você pode definir como meta guardá-lo todos os anos em uma poupança especificamente para ajudá-lo nessa missão. Você só precisa se organizar ao longo do ano para não usar esse dinheiro para outros fins.

6- NÃO GASTE MAIS DO QUE 20% DO 13º
No Natal, a publicidade se torna ainda mais agressiva: sugestões de presentes incríveis, decoração iluminada, produtos específicos para tonar a mesa mais farta. Tanta propaganda tem como objetivo fisgar seu 13º salário. E, sim, é difícil resistir. No entanto, não é impossível. O ideal é que as compras de Natal caibam no seu orçamento de dezembro sem que você precise mexer em seu salário extra. Se isso não for possível, procure não gastar além de 20% do seu 13º nos festejos de final de ano. Torrar tudo é desnecessário - a menos que você não tenha dívidas e já tenha dinheiro suficiente guardado para se dar a esse luxo.

7- NÃO SEJA O PAPAI NOEL
Nesta época o que realmente importa é estar junto de quem gostamos, rever pessoas queridas e celebrar. O presente é apenas uma parte desta comemoração. Sendo assim, por que gastar tanto com super presentes? Uma lembrancinha passa a mensagem de carinho da mesma forma. Fazendo isso você economiza o 13º para o que for prioridade, como quitar dívidas e investir em sonhos. Acredite: você não será o único. Segundo pesquisa do SPC Brasil, o percentual de brasileiros que pretende gastar menos para presentear no Natal deste ano aumentou para 33%, em comparação aos 13% do ano passado.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Parabéns ao Presidente da CDL, Fábio Lopes

Esta quinta-feira (27), é dia de festa para o presidente da CDL, Fábio Lopes, que faz idade nova e recebe os parabéns de todos os amigos, diretoria e colaboradores da CDL Santa Cruz do Capibaribe.

Cada pessoa que passa em nossa vida é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Ficamos felizes em saber que você fez e faz parte da nossa história. Quando olharmos para trás vamos saber que você fez parte de um momento especial do nosso passado. Quando lembrarmos de você, só vem lembranças boas, o que se torna ainda mais difícil esquecer o seu legado a frente desta entidade. Então todos nós queremos te desejar Feliz Aniversário e que todos os seus sonhos se tornem realidade. Parabéns!

Oficina de decoração natalina com reciclagem será oferecida pelo Espaço Nordeste em São Domingos

Com a chegada de dezembro, diversas residências são enfeitadas com decoração natalina. Algumas pessoas preferem comprar tudo pronto, outras produzem. E para os que gostam de confeccionar a própria decoração, o Espaço Nordeste Brejo da Madre de Deus estará oferecendo gratuitamente na primeira semana do mês de dezembro, uma oficina de confecção de decoração natalina com o uso de material reciclável. O objetivo das aulas é ensinar aos participantes como produzir árvores de natal, guirlandas e alguns adereços natalinos utilizando materiais como garrafas pet, papel, arame, cabos de vassoura, fitas e outros fáceis de encontrar.

A oficina que é totalmente gratuita, será ministrada pela artesã Maria José Mendes de Oliveira e as aulas acontecerão dias 2, 3, 4 e 5 de dezembro das 13h30 às 17h30. Além do aprendizado das aulas que serão 100% práticas, os participantes receberão certificado com uma carga horária de 16 horas. O período de inscrições está aberto e só se encerrará quando preencher o número de vagas.

Os interessados poderão se inscrever através do telefone (81) 3705-1256 ou comparecendo ao Espaço Nordeste, localizado no distrito de São Domingos em Brejo da Madre de Deus, na Rua Luiz Cecílio de Santana, número 99, em frente ao Centro Educacional Infantil. Para participar, o interessado pode ser residente em qualquer cidade, ter no mínimo 12 anos e no primeiro dia da oficina trazer pelo menos cinco garrafas pet's de dois litros, um cone de linha de tamanho médio ou grande (deve estar vazio sem a linha), 1 cabo de vassoura e se possível, revistas e jornais velhos. 
O resto do material será custeado pela oficina e o que for confeccionado, o participante poderá levar para casa.

A oficina faz parte do projeto 'Arte-Identidade', que busca transmitir conhecimentos e práticas artísticas, preservando o meio ambiente e incentivando a geração de renda através do artesanato. Esse projeto sociocultural e econômico é uma realização do Espaço Nordeste com o apoio do Centro Cultural do Banco do Nordeste e da Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus.

Serviço:
O que: Oficina de decoração natalina com material reciclável
Quando: Dias 2, 3, 4 e 5 de dezembro
Onde: Espaço Nordeste Brejo da Madre de Deus
Endereço: Rua Luíz Cecílio de Santana, 99 - São Domingos - Brejo da
Madre de Deus/PE (em frente ao Centro Educacional Infantil e próximo a
ponte que liga o distrito a Santa Cruz do Capibaribe)
Quanto: Gratuito

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Natal Show de Prêmios. Venha aderir a Campanha realizada pela CDL


Construir ou reformar está 6,7% mais caro do que há um ano

Fonte: Agência Brasil

Rio de Janeiro - Devesa Civil afirmou que não há riscos nas estruturas dos prédios da rua onde calçada cedeu por conta das obras da construção da linha 4 do metrô, em Ipanema, zona sul do Rio.
O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) variou 0,3% em novembro, ante 0,2% no mês anterior – o que significa aumento de 6,46% desde janeiro Agência Brasil/ Tomaz Silva

Quem teve de contratar mão de obra ou serviços para a construção civil neste mês de novembro e ainda comprar materiais do setor comprometeu mais o orçamento em relação ao mês anterior. O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) apresentou variação de 0,30% ante 0,20%, o que significa um aumento desde janeiro de 6,46% e, nos últimos 12 meses, de 6,70%.

O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) mostra que os materiais, equipamentos e serviços ficaram 0,4% mais caros, mas a elevação ocorreu com menor intensidade do que em setembro quando os preços subiram 0,43%.

A maior pressão neste subcomponente foi constatada em serviços com valores em média 0,89% acima do mês anterior. Em setembro, os mesmos serviços tinham apresentado taxa de 0,05%. A parte da obra mais onerosa foi a de projetos (de 0,01% para 1,46%).

Já a taxa que mede a variação do custo da mão de obra atingiu 0,22% ante estabilidade em setembro, sendo influenciada mais pelo reajuste salarial ocorrido no Recife. Houve elevação do índice em quatro das sete capitais pesquisadas: Salvador (de 0,17% para 0,23%); Brasília (de 0,14% para 0,18%); Recife (de 0,3% para 2,27%) e Porto Alegre (de 0,16% para 0,28%). Em duas capitais houve queda no ritmo de correção: Rio de Janeiro (de 0,19% para 0,06%) e São Paulo (de 0,26% para 0,22%). E, em Belo Horizonte, o índice permaneceu estável em 0,09%.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Parabéns



Quem faz idade nova hoje é a Secretária Executiva da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Katyane Amaral. Os colaboradores da entidade festejaram a data com uma comemoração surpresa para a executiva.

Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para mim. Felicidades pelo seu aniversário.

Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias. Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.

Parabéns a você nesse dia tão grandioso. É o que desejamos todos nós que fazemos a CDL Santa Cruz do Capibaribe, a você Katyane, que em seu dia a dia, trabalha com valores indispensáveis ao Ser humano, ÉTICA e PERSISTÊNCIA! Parabéns!



O dia em que a BR parou



Feira de Caruaru / Foto: Arnaldo Xavier
O vai e vem dos ônibus, caminhões, carros de passeios na BR-104, rodovia que corta o Agreste de Pernambuco, é comum nesta época do ano.

São milhares de pessoas, compradores que saem dos lugares mais distantes do Brasil e viajam quilômetros até chegar em Caruaru, Toritama ou Santa Cruz do Capibaribe, em busca de comprar vestuário com boa qualidade e preço muito baixo.



Moda Center Santa Cruz / Foto: Arnaldo Xavier
Conhecida como a Capital das Confecções, Santa Cruz do Capibaribe impulsiona a economia dessa região.

Na cidade, o Moda Center Santa Cruz, reina pela sua imponência. São mais de 10 mil pontos de vendas, onde os compradores negociam diretamente com os produtores de confecções. De roupa íntima a vestidos longos, do básico jeans a blusas que estão na moda, os clientes encontram no local.


Parque das Feiras de
Toritama / Foto: Arnaldo Xavier
O mês de novembro e o início de dezembro são meses conhecidos como o período de alta na região.

Para se ter uma ideia, a população de Santa Cruz do Capibaribe tem cerca de cem mil habitantes e nestes meses, em dias de feira, que são segunda-feira e terça-feira, a população da cidade dobra nesses dois dias. São compradores que chegam para comprar seus produtos e fortalecer ainda mais a geração de emprego e renda no Agreste pernambucano.

Rota do Mar Open Pipa Surf ocupou as areias do balneário potiguar no fim de semana


Campeonato organizado pela grife pernambucana reuni atletas de vários estados para enfrentar as ondas da Praia do Amor

Praia, sol, ondas e muito surf. Será assim este fim de semana (22 e 23) no mais badalando balneário potiguar, que recebe a primeira edição do campeonato Rota do Mar Open Pipa Surf. Com a participação de atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, as primeiras baterias ocorreram já na manhã deste sábado (22) na Praia do Amor.

No fim da tarde do domingo (23), serão conhecidos os vencedores de cada categoria, que serão premiados com troféus e uma prancha exclusiva Rota do Mar. Além dos campeões, os primeiros quatro colocados de todas as divisões ganharão brindes exclusivos da marca pernambucana de surf, street e casual wear e esportes de aventura.

A expectativa da Federação de Surf do Rio Grande do Norte é que o evento seja um grande sucesso. “Estamos bastante animados. Em todos os dias recebemos muitas inscrições. Faremos um campeonato organizado, com o número limite de 150 inscritos. Além disso, a previsão é de muito sol e ótimas ondas, que devem chegar a 1,5 metro, garantindo uma ótima competição aos participantes e um show de manobras para o público”, contou Saturnino Borges, presidente da entidade.

A agitação se estenderá para além da faixa de areia, com uma programação cultural aberta ao público na Praça dos Pescadores. Quem vai se encarregar da animação é a Muita Vibe Music Band. O grupo é formado por músicos que já tocaram e pegaram onda nos melhores picos de surf, como Fernando de Noronha (PE) e no Peru.

A realização do Rota do Mar Open Pipa Surf é uma iniciativa da empresa Rota do Mar, maior indústria têxtil de Pernambuco e uma das maiores do Brasil no ramo. São parceiros do evento a Federação de Surf do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Tibau do Sul (RN).

sábado, 22 de novembro de 2014

Dica SPC Brasil


Períodos de vacas magras são inevitáveis em uma empresa, mas eles não devem ser sinônimo de entrar no negativo. O planejamento pode evitar isso!
Uma solução pode ser o adiantamento dos recebimentos e negociação de pagamentos de fornecedores.
Assim seu capital de giro aumenta e você evita grandes perdas.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Empresários e colaboradores prestigiam palestras gratuitas promovidas pela CDL Santa Cruz do Capibaribe

O público de empresários e colaboradores que tem comparecido as palestras promovidas pela CDL Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com o SEBRAE, está muito satisfeito com o conteúdo que os consultores têm passado.


As palestras têm como intuito atualizar os conhecimentos dos participantes. Hoje encerra o ciclo de palestras, com o tema Técnicas de Vendas, ministrada pelo consultor Sílvio Santana de Oliveira.




Nota de Pesar



A CDL Santa Cruz do Capibaribe, através de sua diretoria, manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos do empresário Toinho Representação, pelo seu falecimento, ocorrido nesta sexta-feira (21). A família, a CDL Santa Cruz do Capibaribe, presta suas condolências.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Comércio de Santa Cruz do Capibaribe adere a Campanha Natal Show de Prêmios da CDL

O Natal Show de Prêmios da CDL Santa Cruz do Capibaribe é um evento que visa valorizar as riquezas do município e mobilizará o comércio de bens e serviços da região, e este ano vai sortear um carro 0km e três motos. Nessa festa, a prosperidade fará parte do mercado lojista de toda a cidade, trazendo alegria e realizações para a economia da Capital das Confecções.

Com base em experiências anteriores, o Natal Show de Prêmios vem gerar um incremento real em vendas entre as lojas participantes, o que eleva o número de empregos, negócios, renda e principalmente suas vendas que aumentarão de forma significativa. 

O Natal Show de Prêmios é uma super promoção que vem transformar os meses de novembro e dezembro em ótimas datas para o varejo. O objetivo maior da campanha é valorizar o comércio lojista e fortalecer a economia de Santa Cruz do Capibaribe, além de premiar os clientes através de sorteios com cupons adquiridos no ato da compra em todas as lojas credenciadas.


Você não vai querer ficar de fora. Ou vai? Entre em contato com a CDL agora mesmo e compre a sua cota. Maiores Informações (81) 3731-2850


Sefaz modifica modelo de nota fiscal de PE

Padilha diz que será possível fazer fiscalização virtual
Fonte: Folha de Pernambuco

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Estado começa, em 120 dias, a implantação do piloto da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), que substituirá o cupom fiscal ao consumidor final. A transição do atual modelo de Emissor de Cupom Fiscal ECF) para o novo deve durar dois anos, quando todos os contribuintes deverão estar adequados. A novidade reduz custos, segundo atesta o secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, porque os empresários não serão mais obrigados a adquirir os ECFs, que custam, em média, $ 3 mil.
Para o consumidor final, disse a diretora geral de Planejamento e Controle da Ação Fiscal, Luciana Antunes, o que muda é que a NFC-e tem um QR Code que comprova a validade daquela nota. “Hoje, se o ECF estiver fraudado, o consumidor não tem como saber. Com esse QR Code, ele poderá averiguar se todos os impostos estão sendo pagos”, simplificou. A obrigatoriedade do ECF continua até que a transição seja concluída. “Passado o período, ele não será mais necessário”, pontuou Luciana. Para o novo modelo, o contribuinte precisará adquirir apenas o programa e poderá continuar utilizando sua impressora fiscal ou outra qualquer.
“Em um supermercado de pequeno porte, há dificuldade de aumentar o número de caixas. Esse é um ponto que reduz os custos diretos para o contribuinte”, pontuou Padilha. No caso do Fisco, o benefício é que o novo sistema dá informações em tempo real. “Se quisermos informações de um atacarejo, por exemplo, o novo sistema viabiliza a quantidade de nota fiscal que foi emitida por dia e é possível fazer fiscalização virtual”, acrescentou o secretário. “Tenho informação em tempo real e baixo custo de tudo, porque um contribuinte vai, agora, com qualquer tipo de impressora emitir uma nota para o consumidor. Não será mais preciso ter uma máquina chancelada pela Fazenda”. O piloto da NFC-e começa em duas empresas do Recife e será ampliado aos poucos.
Em 2005, a Sefaz implementou a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ao contribuinte, que documenta transações comerciais com mercadorias entre pessoas físicas e jurídicas, incluindo a nota fiscal de entrada e de saída, operações de importação, exportação, interestaduais ou ainda operações de simples remessa.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pernambuco está inserido no Projeto Economia Criativa do SEBRAE

Fonte: Agência SEBRAE
 Gerente de Serviços do Sebrae, Juarez de Paula, durante a abertura do encontro
Empreendedores da área de artes visuais, design, moda, audiovisual, música, artesanato, comunicação e tecnologia, entre outras, vão poder contar, até o começo do ano que vem, com apoio para formalizar seus negócios, profissionalizar a gestão, aproximar-se de investidores e entrar para o mercado. Em parceria com o Sebrae, o Ministério da Cultura, por meio do Programa Incubadoras Brasil Criativo, colocou oito incubadoras em funcionamento neste ano e outras cinco devem ser inauguradas nos próximos meses.  

Até esta sexta-feira (21), os gestores das incubadoras Brasil Criativo estarão reunidos na sede do Sebrae Nacional para trocar experiências, compartilhar informações e discutir a formação de uma rede de incubadoras, na qual eles possam se comunicar e criar um modelo transversal de atuação junto aos empreendedores criativos. No encontro também será discutido a formatação de modelo de atendimento nas incubadoras. 

“As incubadoras são um apoio importante para o fortalecimento da atividade criativa do ponto de vista do empreendedorismo, da formalização e da profissionalização dos negócios. O Brasil é muito rico culturalmente e o segmento é uma grande oportunidade econômica”, afirmou o gerente de Serviços do Sebrae, Juarez de Paula, durante a abertura do encontro.

Espaço de convergência e integração dos empreendimentos criativos, as incubadoras ofertam aos agentes culturais cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos e captação de recursos, além de acompanhamento contínuo. O modelo oferece ainda balcões de crédito, formação técnica e realização de cursos.

Durante o encontro, os gestores das incubadoras discutirão, por exemplo, a forma de recrutamento dos empreendimentos e o tempo de incubação das empresas selecionadas. Eles também vão participar de um curso da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) sobre como planejar a gestão eficaz de incubadoras e como atrair e selecionar os empreendimentos.

Já estão em funcionamento espaços dedicados para a Economia Criativa no Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Goiás, Acre, Ceará e em Mato Grosso. Estão previstas para funcionar em 2015 outras cinco incubadoras no Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

O secretário de Economia Criativa do MinC, Marcos André Carvalho, afirmou que o ministério está preocupado em qualificar a ocupação das incubadoras e que vai colocar no orçamento de 2015 recursos que garantam o funcionamento das incubadoras até fevereiro de 2016. “Nosso objetivo é fazer uma incubadora por estado e o programa só vai ter sucesso se realmente trabalharmos em rede”, disse.

Campanha Natal Show de Prêmios da CDL Santa Cruz do Capibaribe vai sortear um carro e 3 motos. Entre em contato pelo número (81) 3731-2850 e faça a sua adesão.


Governo cria Empresômetro para ajudar micro e pequenas empresas

Fonte: Agência Brasil

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) anunciou hoje (18) uma nova ferramenta estatística relativa às micro e pequenas empresas integradas ao Simples Nacional. Por meio do Empresômetro – nome da nova ferramenta – será possível obter informações em tempo real sobre essas empresas, de forma a, além de dar transparência a este setor, auxiliar na definição de políticas públicas mais adequadas.

Segundo o ministro da SMPE, Guilherme Afif Domingos, trata-se basicamente de uma política de incentivo ao crescimento das empresas. “O Empresômetro será um belo instrumento para aferir o que acontece com o empreendedorismo no Brasil, lastreado na micro e na pequena empresa. Vamos mostrar isso no dia a dia, porque as informações serão disponibilizadas em tempo real”, disse o ministro durante a cerimônia de lançamento da ferramenta.

“Vamos mostrar no dia a dia o número de empresas que abrem e fecham, setor por setor; município por município, criando inclusive uma competição muito interessante entre municípios. Será uma briga, um concurso e uma competição muito sadia sobre empreendedorismo, porque quem gera emprego e renda, sem dúvida é a micro e a pequena empresa”, argumentou o ministro.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Adelmir Santana – representante também da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no evento – o Empresômetro será “importante também para a definição de políticas públicas”.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Confiança dos empresários da indústria é a mais baixa desde 1999, aponta CNI

Fonte: Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou um ponto na passagem de outubro para novembro e ficou em 44,8 pontos. Com a queda, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela pesquisa, o índice chegou ao nível mais baixo de toda a série histórica, iniciada em 1999.

Com o resultado, o Icei ficou ainda mais distante da linha divisória dos 50 pontos, que varia de 0 a 100 e que revela, de acordo com a metodologia da CNI, perda de confiança entre os empresários industriais.

Os dados mostram que os empresários da Região Nordeste passaram a registrar falta de confiança em novembro pela primeira vez na série do Icei por regiões.

A falta de confiança é maior na indústria de transformação, segmento em que o ICEI ficou em 44,3 pontos em novembro, valor 9,1 pontos menor do que o registrado no mesmo mês de 2013. Na indústria extrativa, o índice caiu para 44,6 pontos e, na de construção, recuou para 45 pontos.

A pesquisa indica também que os índices de confiança nas médias e nas grandes empresas são os mais baixos desde 1999. Nas médias empresas, o indicador ficou em 43,7 pontos e, nas grandes, em 45,4 pontos. Nas pequenas empresas caiu para 44,6 pontos em novembro.

O levantamento foi feito entre 3 e 12 de novembro com 2.807 empresas de todo o país, das quais 1.078 são de pequeno porte, 1.059 de médio e 679 de grande porte.

Nota de pesar

A CDL Santa Cruz do Capibaribe, através de sua diretoria, manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos do empresário Roque Pellizzaro, pai do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, pelo seu falecimento, ocorrido nesta terça-feira (18), em Curitiba.


Ao Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL e a toda sua família, a CDL Santa Cruz do Capibaribe, presta suas condolências.

Crescimento da inadimplência nas regiões Norte e Nordeste é menor do que na média nacional, diz SPC

Fonte: Ascom CNDL e SPC Brasil

O indicador regional de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que o número de consumidores com parcelamentos em atraso nas regiões Norte (2,89%) e Nordeste (+3,15%) cresceu em ritmo menor do que o apresentado na média nacional, que foi de 3,95%. Os dados comparam a quantidade de inadimplentes em outubro deste ano em relação a outubro do ano passado.
Seguindo a tendência observada nos últimos meses, no mês de outubro, o Sudeste apresentou o maior crescimento de consumidores inadimplentes (5,60%) entre as cinco regiões pesquisadas. A região Sudeste foi acompanhada de perto pelo Centro-Oeste, cuja variação foi a segunda maior: um aumento de 5,58% no número de CPFs inadimplentes em relação a outubro do ano passado. Já o Sul mostrou o terceiro maior avanço (4,06%) e se manteve com um crescimento levemente superior ao da média nacional.
Contribuição de cada região
Além de apresentar a maior alta, a região Sudeste possui também a maior participação junto ao total de consumidores inadimplentes no Brasil (40,34%). Dessa forma, podemos observar que o Sudeste contribuiu com 2,23 p.p para a alta nacional anual de 3,95% observada em outubro.
"A região Sudeste é sem dúvida a mais ativa do país e responde pela maior parte do PIB brasileiro. Portanto é natural que concentre a maior fatia de consumidores inadimplentes do país", explica a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
A segunda maior contribuição veio da região Nordeste (0,82 p.p.) que, apesar de apresentar uma variação modesta em comparação com as demais regiões (+3,15%), possui a segunda maior participação junto ao total de inadimplentes brasileiros, concentrando 25,93% destes.

A força do Micro Empreendedorismo Rural

Por: Bruno Bezerra



Um sucesso o segundo sábado da Feira da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Esses microempreendedores rurais são verdadeiros guerreiros, em meio ao quarto ano seguido de uma das mais violentas secas de todos os tempos, eles conseguem ter a motivação necessária para seguir produzindo.

Os produtores sentiam a falta de um espaço e de incentivo para escoar a produção, foi aí que surgiu a Feira da Agricultura Familiar. Um trabalho muito massa da nossa equipe, em especial do secretário executivo de agricultura Lenildo Araujo, e dos nossos técnicos Wilker Farias Pablo Ricardo e Elifas Lopes. São pequenas ações de grande impacto positivo na vida dos produtores.

Hoje, muito cedo, mais uma vez, praticamente todos os produtos foram vendidos. Sábado que vem tem mais!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Palestras gratuitas oferecidas pela CDL são sucesso entre os associados


Desde a semana passada a CDL Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com o SEBRAE, está sendo sucesso de público. No primeiro dia, os participantes tiveram uma palestra sobre vitrinismo, ministrada pelo consultor José Antônio Jardim, onde foram abordadas técnicas utilizadas na montagem de vitrines com a finalidade de melhorar resultados possíveis na exibição de produtos e consequentemente obter um bom resultado nas vendas.

Confira as fotos da palestra de Vitrinismo





Já a segunda palestra, aconteceu na última sexta-feira (14), com o tema Técnicas de vendas e propiciou um momento único e memorável para a equipe, onde é uma oportunidade de gerar novas ideias, reciclar conhecimentos, dividir experiências como também aprender novas técnicas de vendas. A palestra sobre técnicas de vendas foi ministrada pelo consultor Sílvio Santana.


Confira as fotos da palestra técnicas de vendas





















































Veja as palestras que estão agendadas para esta semana!


250 alunos do PRONATEC de Santa Cruz recebem certificado de conclusão dos cursos

Na noite da última quinta-feira (13), no Auditório do SENAI de Santa Cruz do Capibaribe, cerca de 250 alunos do ciclo do segundo semestre do ano 2014 do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) receberam o certificado de conclusão dos cursos e a oportunidade de ser inseridos ou reinseridos no mercado de trabalho.
A cerimônia contou com a participação do prefeito Edson Vieira, do diretor do SENAI-SCC Paulo Galdino, da secretária de Cidadania e Inclusão Social Elisabete Cristina, do coordenador do SENAC-Caruaru Hugo Santiago, da coordenadora do PRONATEC-SCC Luana Taís, professores e alunos concluintes das dez turmas dos cursos técnicos de Assistente de Cabeleireiro, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Costura, Operador de Computador, Operador de Máquina de Corte, Desenhista de Produtos Gráficos, Mecânico de Motocicleta e Eletricista Predial.
“A prefeitura através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, busca através de parcerias aprimorar e dar apoio aqueles que querem buscar um lugar ao sol com novas oportunidades de trabalho, Santa Cruz é uma cidade de empreendedores e nós temos que apoiar esse empreendedorismo para que possamos cada vez mais formar profissionais qualificados”, disse o prefeito Edson Vieira.
Em Santa Cruz do Capibaribe, o PRONATEC realizado através de uma ação conjunta do Governo Federal, da Prefeitura Municipal, do SENAI e do SENAC, vem mudando o cenário do mercado de trabalho local, com a melhora na qualidade da mão de obra que atende a área da confecção e prestação de serviços. Só em 2014, mais de 950 profissionais qualificados foram inseridos ou reinseridos no mercado.
“Para esse polo tão importante para o estado de Pernambuco, formar profissionais qualificados para esse mercado de trabalho demonstra o papel do SENAI na formação e compromisso com a educação, e sobretudo, na formação do cidadão desse país”, ressaltou o diretor do SENAI-SCC, Paulo Galdino.
A costureira Cleidjane Bezerra (40), concluinte do curso de Auxiliar de Recursos Humanos, relatou que ao participar do curso adquiriu conhecimentos de direitos trabalhistas e a oportunidade de abrir novas possibilidades de trabalho. “Ao estudar no curso de Auxiliar de Recursos Humanos, descobri outro mundo além da costura, hoje quero aprimorar mais e mais meus conhecimentos para exercer uma função na área de RH”, frisou.

Receita deposita dinheiro do penúltimo lote do Imposto de Renda

IRFonte: Rede Brasil Atual

O dinheiro do penúltimo lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 será depositado hoje (17) na rede bancária. De acordo com a Receita Federal, estão na lista 2.146.926 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões. No lote, foram incluídos também contribuintes liberados da malha fina das declarações entregues no período de 2008 e 2013.
Dos quase R$ 2,4 bilhões totais, R$ 84.723.702 referem-se aos contribuintes atendidos pelo Estatuto do Idoso e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Os valores de restituição para cada exercício e a respectiva taxa Selic aplicada podem ser acompanhados na tabela.
Pelas normas da Receita, a restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la pela internet, usando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001, nas capitais, e 0800-729-0001 nas demais localidades. O número 0800-729-0088 é disponibilizado especialmente para pessoas com deficiência auditiva. Nesse contato, o contribuinte pede o agendamento do crédito em conta-corrente ou em poupança, em seu nome, em qualquer banco.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Fluxo de clientes apresenta crescimento e anima comerciantes no Moda Center Santa Cruz

A proximidade do fim do ano tem levado a um aumento importante no fluxo de pessoas no Moda Center Santa Cruz. Com foco nas vendas típicas para as festas do período, é cada vez maior a quantidade de compradores que optam por renovar e abastecer seus estoques no centro atacadista de confecções em Santa Cruz do Capibaribe.
Nessa semana, contabilizados os dois dias de feira, a população flutuante estimada superou a marca de 75 mil pessoas, entre clientes, comerciantes e funcionários – cerca de 20 mil indivíduos a mais que o normalmente registrado no local nos períodos de baixa temporada. O incremento tem agradado aos empreendedores que atuam no local.
O recém-eleito síndico do empreendimento, Janilton Allan Carneiro, destaca algumas das intervenções realizadas como forma de oferecer o melhor atendimento possível ao público. “De olho na ampliação da demanda, adquirimos um gerador para assegurar o fornecimento de energia elétrica em caso de falha no fornecimento tradicional e instalamos uma subadutora para aumentar a vazão de água e acelerar o enchimento dos nossos reservatórios”, aponta.
Segundo o gestor, as ações ainda incluíram reforma nos alojamentos de motoristas e guias de excursões e início da reestruturação geral das baterias de banheiros. A lista de melhorias também contemplou questões de segurança, logística, atendimento clínico e ambulatorial, trânsito, limpeza e higienização nas áreas internas e no entorno do centro atacadista.
Sempre agindo de forma proativa, o corpo diretor do Moda Center ainda manteve discussões com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Entre os desdobramentos conseguidos estão a instalação de um trailer da Guarda Municipal em frente ao centro comercial e o compromisso na realização de melhoramentos nas vias alternativas ao parque, favorecendo o tráfego na PE-160, itinerário mais utilizado pelos visitantes.
“Queremos que tanto os comerciantes como os compradores tenham a melhor experiência possível quando estiverem no Moda Center Santa Cruz. Desenvolvemos intervenções em diversos setores e acreditamos que os esforços serão recompensados com o aumento nas vendas e a fidelização do público que, por sinal, tem vindo cada vez mais de localidades fora do Norte e Nordeste, como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo”, completa Janilton Allan Carneiro.