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terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Comunicado da CDL Santa Cruz do Capibaribe

A CDL Santa Cruz do Capibaribe comunica a todos que só funcionará até o meio dia desta quarta-feira (31), em função do feriado de ser o último dia do ano. A entidade volta a funcionar normalmente na sexta-feira dia 02. A CDL deseja a todos um ótimo réveillon e deixa a seguinte mensagem de reflexão na voz do Nando Pinheiro.

Governo vai mudar regras na concessão de alguns benefícios

Fonte: Diário de Pernambuco


No apagar das luzes de 2014, o governo federal anunciou medidas que tornam mais rígidas as regras para o trabalhador ter direito a benefícios tradicionais como o abono salarial, o seguro-desemprego, a pensão por morte e o auxílio-doença. O arrocho deve gerar uma economia de R$ 18 bilhões nos cofres públicos. 


PACOTE AFETA TRABALHADOR

Governo torna regras para concessão de benefícios mais rígidas com cortes no abono salarial, pensão por morte e seguro-desemprego. Veja o que muda:

+ PENSÃO POR MORTE

O trabalhador terá que ter contribuído por pelo menos dois anos com a Previdência Social para ter direito à pensão por morte, exceto em caso de acidente no trabalho.

O tempo mínimo de casamento ou união estável para garantir o benefício será de dois anos.

O valor da pensão por morte será reduzido de 100% para 50% do salário, com adicional de 10% por dependente do beneficiário até o limite do valor integral pago pelo INSS.

O valor da pensão para cônjuges jovens, exceto para inválidos, será reduzido.

Os servidores públicos terão as mesmas regras para pensão por morte que trabalhadores do regime geral.

+ AUXÍLIO-DOENÇA

O empregador pagará um mês de salário a trabalhadores. Atualmente, empresas garantem 15 dias de salário; depois, os empregados são transferidos para o INSS.

+ ABONO SALARIAL 

A carência para que trabalhador receba o abono aumentará de um para seis meses.

O benefício será pago proporcionalmente, como acontece com o 13º salário.

+ SEGURO-DESEMPREGO

O trabalhador terá que ficar, no mínimo, 18 meses no mesmo emprego para ter acesso ao seguro. Caso recorra novamente ao benefício, terá de comprovar, no mínimo, mais 12 meses no outro emprego. A partir da terceira requisição, o prazo mínimo de carteira assinada poderá ser de, no mínimo, seis meses.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Comunicado CDL

A CDL Santa Cruz do Capibaribe comunica a todos os seus associados que a entidade não estará em funcionamento na próxima segunda-feira (29), em função do feriado alusivo a Emancipação Política do município. A CDL informa ainda que voltará a funcionar normalmente na terça-feira (30), abrindo para expediente das 8 às 18 horas, sem intervalo para almoço.

Índice de Confiança do Comércio cai 1,5% em dezembro, mostra FGV

Fonte: Agência Brasil
Comércio na Saara
Índice de Confiança do Comércio cai 1,5% em dezembro,
mostra FGV
Arquivo/Agência Brasil

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 1,5% na passagem de novembro para dezembro deste ano. O indicador atingiu 108,9 pontos, o segundo menor patamar da série histórica, iniciada em março de 2010, superando apenas o resultado de setembro deste ano (108,5 pontos).

Houve piora na avaliação atual, com queda de 5,9%, depois de uma alta de 1,3% em novembro. Em relação aos próximos meses, houve crescimento de 1,2% no otimismo dos empresários, depois de cair 2,3% no mês anterior.

De acordo com a FGV, o resultado demonstra que os empresários do comércio estão insatisfeitos com o desempenho das vendas neste final de ano. Em relação ao primeiro semestre de 2015, os empresários têm apenas “expectativas modestas” de recuperação.

Para concorrer, basta comprar em uma das lojas credenciadas no comércio de Santa Cruz do Capibaribe, preencher o cupom e começar a torcer


Sebrae inaugurou posto de atendimento na UFRPE

Fonte: Agência SEBRAE

Dentro das ações programadas em todo o País pela Semana Global de Empreendedorismo, o Sebrae Pernambuco promove uma série de capacitações gratuitas por meio da Jornada Sebrae/UFRPE. “Estamos disponibilizando esse posto do Sebrae para toda a comunidade universitária e também para a comunidade vizinha. Estamos vendo que o sucesso vai ser realmente grande e que a gente vai atingir o nosso objetivo de atender estudantes e futuros profissionais que desejam se tornar empreendedores”, afirmou a coordenadora de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos (Came/UFRPE), Vera Lúcia de Souza.

No local, quatro salas foram montadas para receber os interessados em abrir ou aprimorar seu negócio. Nelas, estão sendo promovidas palestras e workshops pela manhã, à tarde e também à noite. Na agenda, capacitações sobre temas como registro de marca, gestão financeira; atendimento; administração; entre outras.

“É uma ação em que ganha o Sebrae, na medida em que está mais próximo do público universitário. E a comunidade do entorno também ganha com essa descentralização do atendimento do Sebrae, que chega mais próximo do cliente”, disse a gerente de Orientação Empresarial do Sebrae Pernambuco, Roberta Andrade.

Vai ser promovido também, durante a Jornada Sebrae/UFRPE, o atendimento a quem é Microempreendedor Individual ou pretende se formalizar. O público tem acesso ainda às obras da Livraria Sebrae, que estão sendo comercializadas no local.

O evento marca a inauguração do posto de atendimento do Sebrae Pernambuco instalado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o segundo do tipo no estado – o primeiro posto de atendimento do Sebrae/PE funciona na Faculdade dos Guararapes. O local funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, com possibilidade de ampliação desse horário, e promove os mesmos serviços realizados na sede do Sebrae Pernambuco, a exemplo do atendimento empresarial, capacitações e formalização como Microempreendedor Individual (MEI), entre outros.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Comunicado da CDL sobre o feriado de Natal

A CDL Santa Cruz do Capibaribe comunica a todos não estará funcionando nesta quinta-feira (25), em função do feriado de Natal, voltando a funcionar normalmente na sexta-feira dia 26. Desde já, a CDL deseja a todos um Natal de muita Luz.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014


Como fica o funcionamento dos bancos nas festas de fim de ano

Fonte: Diário PE

Banco. Crédito: Ovídio Carvalho/ON/D.A Press
Quem P-R-E-C-I-S-A ir ao banco neste fim de ano deve ficar atento aos horários de funcionamento das agências. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), elas abrem em horário especial na véspera de Natal. E fecham nos dias 25 e 31 e 1º de janeiro. Confira:

No dia 24, as agências localizadas nos estados com horário igual ao de Brasília, o atendimento ao público será realizado das 9h às 11h. Onde há diferença de uma hora (como no caso de Pernambuco), o horário local de atendimento será das 8h às 10h.
Nos estados com diferença de 2 horas em relação à Brasília, o horário de atendimento também será das 8h às 10h. E nos estados com diferença de 3 horas em relação à Brasília, o horário das agências será das 7h às 9h.
No dia Natal, os bancos fecham, como já foi dito acima. No dia 30 dezembro, as agências abrirão normalmente e realizarão todas as operações bancárias que estão disponíveis ao público. “A Febraban esclarece que o dia 30 será o último dia útil do ano nas instituições financeiras.”
Já no dia 31, último dia do ano, os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de balanços. Não haverá atendimento ao público nas agências. No feriado de 1º de janeiro, tudo fechado.
De acordo com a Febraban, as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados poderão ser pagos no próximo dia útil (26/12 e 02/01), sem a incidência de multa.
“Normalmente, os tributos já estão com a data ajustada para o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais)”, destaca a federação em nota. Os canais alternativos, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes, poderão ser usados no período.

Nova Escola Senai Santa Cruz do Capibaribe

Por: Bruno Bezerra

A manhã de hoje foi bem produtiva para estrutura empreendedora de Santa Cruz do Capibaribe e região. Aprovamos na Câmara de Vereadores o projeto de doação de uma área para construção da Nova Escola do Senai Santa Cruz. Quero aqui agradecer e parabenizar o prefeito Edson Vieira e todos os vereadores, em especial ao presidente Junior Gomes, mas também a Fernando Aragão, Afrânio, Dida de Nan, Deomedes, Ernesto Maia, Zezin Buxin, Zé Minhoca, Luciano Bezerra, Narah Leandro, Ronaldo Pacas, Pipoca, Helinho, Carlinhos da Cohab, Zé Elias, Galego e Vânio Vieira. E Jessyca Cavalcanti, secretária de articulação política.

Preciso agradecer a nossa equipe na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as entidades que representam a economia de Santa Cruz do Capibaribe e que levantaram essa bandeira conosco, a Fabio Lopes presidente da CDL, José Gomes (Menininho) presidente da Ascap, Paulo Nascimento e Janaína da Ascont e Valmir Ribeiro e Allan do Moda Center. Obrigado Marcelo Sobrinho, da equipe de engenharia da prefeitura. Aos parceiros do Senai Pernambuco, em especial Sergio Gaudêncio, Paulo Galdino e Cristina.

Para Santa Cruz do Capibaribe, cidade-mãe do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, cuja economia está alicerçada na atividade de milhares de micro e pequenas confecções, estruturas provedoras de conhecimento técnico como o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) são indispensáveis na capacitação das pessoas que fazem girar as muitas engrenagens da economia regional.

Com o estudo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico “O impacto das estruturas públicas e privadas a partir de julho de 2010 [último mês do Senai na antiga escola] no entorno da área proposta para construção da Nova Escola Senai Santa Cruz”, conseguimos convencer a direção do Senai Pernambuco da viabilidade de funcionamento da Nova Escola do Senai Santa Cruz na área proposta.

Com um projeto moderno, a Nova Escola do Senai colocará o município no patamar das melhores estruturas de capacitação técnica do estado de Pernambuco. Além de aprimorar cursos já oferecidos no mercado de Design da Moda, a Nova Escola Senai Santa Cruz possibilitará uma oferta de cursos mais sofisticados com foco na inovação e tecnologia da informação, e oferecerá cursos que hoje são ministrados apenas nos grandes centros, entre eles destaco: mecânica automotiva, mecânica de motocicleta e eletricidade avançado.

Como se não bastasse a inquestionável importância como qualificadora técnica de recursos humanos, quando estiver em pleno funcionamento, a Nova Escola do Senai Santa Cruz será uma estrutura estratégica para o aumento do fluxo de pessoas de outros municípios que passarão a visitar Santa Cruz do Capibaribe em busca de capacitação profissional.

Com isso, vamos estimular e aquecer diversos setores da economia municipal, tais como: hotéis, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis etc. Uma dinâmica geradora de novas oportunidades para os serviços e o comercio varejista em geral, e ainda ajudará a diversificar a economia local.

Ao longo dos últimos dez anos, a Escola do Senai foi a melhor e mais produtiva estrutura de capacitação técnica de recursos humanos focados na atividade empreendedora e confeccionista do município. Os novos desafios de um mundo em constante transformação estão postos, precisamos urgentemente viabilizar novas estruturas que possam contribuir com a nossa trajetória de desenvolvimento regional sustentável. A Nova Escola Senai Santa Cruz é uma dessas estruturas essenciais.

Bruno Bezerra é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.
Santa Cruz do Capibaribe-PE







Comunicado Sindilojas Santa Cruz do Capibaribe

O Sindicato das Empresas do Comercio de Bens e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe (Sindilojas) informa a todos os empresários que, no dia 29 de dezembro, é feriado municipal, alusivo a emancipação de Santa Cruz do Capibaribe, aniversário da cidade. O Sindilojas informa ainda que, caso o empresário deseje abrir a loja deverá fazer o acordo coletivo de trabalho. Basta se dirigir até a sede do sindilojas, que funciona na CDL para solicitar autorização de funcionamento até hoje (23).


Para funcionar neste dia, o empresário precisa fazer solicitação junto ao Sindiloja, através de depósito da taxa da contribuição sindical e preenchimento do requerimento.

Mais informações: (81) 3731-2850

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Banco Central tomará medidas contra a inflação em 2015

Fonte: Agência Brasil

A festa acabou, hora de mostrar serviço para deixar a casa arrumada a partir de janeiro, começando pela economia com inflação acumulada de 6,75%, portanto, acima da meta.  Daí porque a própria presidenta Dilma anunciou, no discurso de vitória nas eleições, domingo de noite, que de imediato pretende tomar algumas medidas de correções pontuais. Mais adiante foi o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que promete dois meses de trabalhos intensos, uma vez que ele não será mais ministro, da Fazenda, no ano que vem.

O primeiro sinal, tão aguardado pelo mercado financeiro, que andou ganhando dinheiro especulativo, durante a campanha eleitoral, é justamente a reunião do Copom, a partir desta terça-feira, com anúncio das medidas no começo da noite desta quarta-feira, já com os bancos fechados. Copom. Comitê de Política Monetária. Ele se reúne a cada 45 dias. No principal, define os juros básicos, ou taxa Selic, que o Banco Central deve seguir, no relacionamento com os bancos, principalmente com vistas a controlar a inflação oficial.

Adiantando a prosa. De volta para os cem maiores analistas financeiros ouvidos toda semana pelo Banco Central. Agora, a opinião deles está ligada à vitória de Dilma nas eleições e também por ser a primeira reunião do Copom depois da definição, nas urnas, do próximo governo, que continua a ser presidido por Dilma e a coligação em volta do PT. Então, o que o mercado acha que o Copom vai acertar com relação aos juros nesta reunião?

Onze por cento ao ano. Continua como está. Nem sobe e nem desce. É isto o que o mercado financeiro acha que o  Copom define nesta reunião. Falando que nem técnico. Com isso, o Banco Central sinaliza que continua usando os mesmos instrumentos para calibrar os juros e alcançar os objetivos pré-determinados.

Terminando a prosa porque muitas coisas vão acontecer na nossa economia nos próximos dias e semanas, antes de janeiro chegar. Calibrar os juros para melhorar o crescimento da economia, que neste ano está fraco, e trazer a inflação pelo menos para dentro da meta, mesmo que não seja o centro, de quatro e meio, mas fugindo dos atuais 6,75%.

Pergunta final. O que interessa, agora, é como a economia fica no ano que vem, 2015, primeiro ano do segundo governo Dilma. O que você acha? Mande um e-mail para a gente - emconta@ebc.com.br

Trocando em Miúdo : Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão . É publicado de segunda a sexta -feira.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


Comunicado Sindilojas Santa Cruz do Capibaribe

O Sindicato das Empresas do Comercio de Bens e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe (Sindilojas) informa a todos os empresários que, no dia 29 de dezembro, é feriado municipal, alusivo a emancipação de Santa Cruz do Capibaribe, aniversário da cidade. O Sindilojas informa ainda que, caso o empresário deseje abrir a loja deverá fazer o acordo coletivo de trabalho. Basta se dirigir até a sede do sindilojas, que funciona na CDL para solicitar autorização de funcionamento até quinta-feira (23).

Para funcionar neste dia, o empresário precisa fazer solicitação junto ao Sindiloja, através de depósito da taxa da contribuição sindical e preenchimento do requerimento.

Mais informações: (81) 3731-2850

Rendimento do trabalhador tem crescimento de 0,7% em novembro

Fonte: Agência Brasil

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores ficou em R$ 2.148,50 em novembro deste ano, valor 0,7% superior ao registrado em outubro e 2,7% maior do que o observado em novembro do ano passado. O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com outubro deste ano, houve ganhos em cinco dos sete segmentos da economia, com destaque para os serviços prestados às empresas (3,4%) e à construção (2,3%). Em dois setores, os trabalhadores tiveram perda dos rendimentos: indústria (-2%) e comércio (-0,9%).

Na comparação com novembro do ano passado, houve aumento do rendimento em seis segmentos, com destaque para a construção (6,7%) e os serviços domésticos (4,5%).

Os empregados com Carteira de Trabalho no setor privado mantiveram o rendimento de outubro deste ano, mas tiveram ganho de 1,1% em relação a novembro do ano passado. Os trabalhadores sem carteira tiveram ganho nos dois tipos de comparação: 3,8%, em relação a outubro, e 2,7%, a novembro.

Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, três tiveram queda na comparação com outubro, entre elas, Belo Horizonte (-2,7%). Em duas, houve crescimento. A alta nacional foi puxada por São Paulo (2,6%). Na comparação com novembro do ano passado, houve estabilidade em uma (Belo Horizonte) e aumento em Salvador (7,5%) e no Rio de Janeiro (4,3%).

Dica SPC Brasil


Além de se divertir, essa é uma ótima oportunidade para você conhecer melhor quem trabalha ao seu lado.
Descubra gostos em comum e poderá surgir afinidade e entrosamento maior para realizar as tarefas do dia a dia.


Mais de cem mil pessoas passaram pelo Moda Center Santa Cruz somente na feira desta semana


Os comerciantes do Moda Center Santa Cruz celebram mais uma feira de sucesso esta semana. Segundo a direção do centro atacadista de confecções, somente entre os dias 15 e 16, mais de cem mil compradores passaram pelo parque em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. O movimento começou a crescer ainda no mês passado. Já em dezembro, o empreendimento contabilizou a maior de todas as feiras da sua história, com a presença superior a 150 mil indivíduos nos dias 8 e 9.

“Estamos extremamente animados com a movimentação de público no fim de ano. Além de atingir a feira recorde, percebemos a consolidação da vinda de clientes de lugares cada vez mais distantes, inclusive onde o mercado têxtil também é bastante considerável, como São Paulo e Minas Gerais. Temos recebido compradores cada vez mais exigentes, que chegam ao parque interessados nas nossas mercadorias, que são caracterizadas pela combinação de variedade, boa qualidade e preços competitivos”, comentou Allan Carneiro, síndico do Moda Center Santa Cruz.

A expectativa da gestão do condomínio é que ainda haja uma movimentação considerável nos próximos sábado (20), segunda (22) e terça (23). “Muitos atacadistas deverão buscar o nosso centro de confecções para renovar ou reabastecer seus estoques para a virada do ano. Também esperamos uma quantidade considerável de clientes interessados exclusivamente em compras de menor volume, que vão adquirir peças para consumo próprio em eventos ligados ao Natal e Réveillon”, completou.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Moda Center contrata atriz global para campanha 2015

Em 2015, a divulgação do Moda Center Santa Cruz terá como garota propaganda a atriz global Mayana Neiva. Apesar de ser considerada da nova geração de atrizes, ela já atuou em trabalhos de destaque a exemplo das novelas Amor Eterno Amor e Ti Ti Ti, e nessa última no papel de Desirée Oliveira foi consagrada duas vezes atriz revelação, tanto pelo Prêmio Arte Qualidade Brasil1 como pelo Prêmio Melhores do Ano do Domingão do Faustão.

Seu último personagem foi Charlene na novela global Sangue Bom. Mayana é paraibana da cidade de Campina Grande e com 19 anos de idade foi eleita Miss Paraíba no ano de 2003. A atriz está escalada para uma minisérie escrita pela autora Maria Adelaide de Amaral que será exibida em 2015 fato que também contribuiu muito para escolha da diretoria do Moda Center.

Comerciantes esperam aumentar faturamento na última semana antes do Natal

Fonte: Agência Brasil

Comerciantes de São Paulo esperam um crescimento das vendas na última semana antes do Natal, apesar de algumas previsões pessimistas. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento do varejo paulista não terá crescimento em dezembro deste ano, na comparação com dezembro de 2013.


Nas lojas da região da Rua 25 de março, uma das mais importantes para o comércio popular na capital paulista, a expectativa é de melhora nas vendas. Segundo os lojistas, o movimento no último final de semana foi decepcionante. “Mas a gente vê o movimento durante a semana melhorando e espera que o próximo fim de semana compense os outros”, disse Marcelo Mouawad, diretor comercial da loja Semaan Brinquedos.

“O ano foi horrível, mas os últimos três meses deram alguma esperança", enfatizou Mouawad. Ele espera que, para compensar o ano, os resultados no último trimestre sejam melhores. "Esperamos chegar a um crescimento de 10% este mês.”

Em outra loja consultada, a Armarinhos Fernando, também se prevê crescimento na faixa de 10%. Segundo a Fecomercio, a previsão de faturamento total das lojas chega a R$ 54,5 bilhões no mês. A análise reflete o lucro efetivo do varejo, conforme informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Os setores com pior resultado, de acordo com a estimativa, devem ser os de eletrodomésticos e eletrônicos, com recuo de vendas estimado em 21,4% na comparação com 2013, ou um faturamento de R$ 2 bilhões. O melhor resultado é esperado para os supermercados, que devem ter alta de 8,4% na comparação com dezembro de 2013 e faturamento real de R$ 11,6 bilhões. 

Na opinião de Marcelo Mouawad, as crianças não ficarão sem presentes neste final de ano. “Sabemos que, nessa época, boneca é sempre o presente preferido. Patinetes, patins e bicicletas também saem muito. Esses quatro itens, no geral, são os quatro que a gente sabe que decolam”.


Inadimplência cresce entre os idosos, mas diminui entre os mais jovens, aponta SPC Brasil

Fonte: Ascom SPC Brasil

Impulsionados pela facilidade do crédito, os idosos estão se tornando mais inadimplentes, enquanto os mais jovens, com a entrada tardia no mercado de trabalho, têm passado a atrasar menos os compromissos financeiros. A conclusão é do indicador de inadimplência apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que mostra que o aumento de atrasos no pagamento de dívidas apresenta comportamento diferente a depender da faixa etária do consumidor. No último mês de novembro na comparação com o mesmo período de 2013, o número de dívidas atrasadas entre os consumidores de 65 a 84 anos anos subiu 7,89% - percentual maior que o crescimento da média nacional de 3,53% - enquanto houve uma queda de 7,02% dentre os brasileiros com idade entre 18 a 24 anos. 


Hoje, segundo estimativas do SPC Brasil, existem aproximadamente 6,3 milhões de jovens entre 18 e 24 anos com restrições no CPF por conta de atrasos financeiros. Isso representa pouco mais de um quarto (26%) da população brasileira compreendida nesta faixa etária. Com relação à população entre 65 a 84 anos, são quase 3,8 milhões de inadimplentes, o que significa que pouco mais de 27% dos brasileiros nesta faixa etária têm pelo menos uma conta atrasada. 

O indicador do SPC Brasil revela que existem diferenças significativas nos tipos de dívidas entre jovens e idosos. Indivíduos com idade entre 18 a 24 anos têm participação de apenas 1,53% nas dívidas atrasadas com companhias de água e luz, enquanto que a participação deste segmento entre ao mais idosos aumenta para 15,88%. 

Por outro lado, os jovens ganham destaque nas dívidas no comércio. Consumidores desta faixa etária representam 28% dos indivíduos que devem para estabelecimentos comerciais, ao passo que a participação dos idosos neste segmento cai para 16%, segundo dados do indicador. 

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o aumento da expectativa de vida do brasileiro e, consequentemente, a permanência por um período mais prolongado no mercado de trabalho e de consumo é um dos fatores principais que explica o expressivo aumento da população idosa nos cadastros de inadimplentes. Outros motivos que também impactam a vida financeira deste grupo são a diminuição da renda real com a aposentadoria, o aumento das despesas com remédios e planos de saúde, a facilidade para contrair empréstimos consignados e a prática de emprestar o nome para terceiros realizarem compras a prazo - geralmente familiares. 

Já a tendência de redução do percentual de inadimplentes com até 24 anos de idade é explicada pelo fato de que os brasileiros mais jovens têm demorado mais tempo para conquistar a independência em relação aos pais e a iniciar a vida adulta. "Os jovens estão conseguido se dedicar a mais anos de estudo em detrimento da entrada no mercado de trabalho. Dessa forma, eles continuam morando na casa dos pais, o que implicaria em gastos menos elevados com supermercado, condomínio e serviços básicos, como é o caso das contas de água e de luz", afirma a economista.

Dica SPC Brasil

O bom empreendedor sempre encontra tempo para fazer o que lhe traz felicidade. Pois isso renova as energias, traz novas ideias e afasta o estresse.
Então, por mais que você seja “faz-tudo” em seu negócio, encontre o equilíbrio entre ele e os seus interesses pessoais.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

17 milhões de consumidores devem ir às compras de última hora neste Natal, estima SPC Brasil

Fonte: Ascom SPC Brasil

O jeitinho brasileiro de deixar tudo para a última hora deve prevalecer mais uma vez neste Natal. Se depender do consumidor, os corredores das lojas e dos shopping vão ficar lotados nesse fim de ano. Um estudo realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz em todas as capitais brasileiras estima que 17 milhões de consumidores vão deixar para comprar os presentes faltando uma semana para o Natal − no ano passado, este número era de 16,5 milhões de pessoas.
A pesquisa também mostra que apenas 5% dos entrevistados disseram que vão deixar de comprar o presente para aproveitar as liquidações de início de ano. Este percentual sobe para 13%, quando analisados apenas os consumidores com mais de 50 anos e cai para 0% entre os entrevistados de 25 e 34 anos.

Perfil do gasto
Neste ano, o gasto médio do presente de Natal aumentou de R$ 86,59 em 2013 para R$ 122,40 em 2014. Por outro lado, o número médio de presentes comprados deve permanecer estável: 4,3 presentes por consumidor. De acordo com o estudo, a pessoa mais presenteada neste Natal deve ser a mãe, com 56% das intenções, seguida pelos filhos, com 53% das intenções, e pelo cônjuge, com 52%. As roupas (77%), os calçados (50%) e os perfumes (45%) devem ser os presentes mais comprados e também os mais desejados pelo consumidor. Veja as listas completas aqui.

Comprar de última hora é um mau negócio
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, deixar as compras natalinas para a última hora não é uma boa opção para quem pretende gastar menos. "Se o consumidor deixa para comprar em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços e, consequentemente, desembolsa mais. Sem mencionar o risco dele não encontrar o produto desejado e ter que optar por um bem mais caro, comprometendo o orçamento", explica Kawauti.
Os especialistas do SPC Brasil alertam para o que consumidor, movido pelo estresse e pela empolgação, não acabe fazendo compras sem necessidade. "Na pressa por garantir todos os itens da lista e para não deixar ninguém sem presente, o consumidor acaba dando menos importâncias aos detalhes e cede às compras impulsivas. Sem falar no estresse ocasionado pelas longas filas nos caixas e pela dificuldade para encontrar vaga nos estacionamentos", adverte. O ideal, segundo a economista, é fazer uma lista de todos os presenteados e levar o dinheiro contado que se quer gastar. Dessa forma, não há perigo de exceder o valor previsto.

IPTU, IPVA e material escolar
A economista lembra que após os gastos com as festas de fim de ano, os consumidores são obrigados a arcar com o pagamento de compromissos sazonais de alguns tributos como IPVA, IPTU, seguro do carro e material escolar, o que juntos pressionam o orçamento doméstico.
"Uma dívida feita sem planejamento pode comprometer o orçamento de muitos meses. O efeito imediato das compras impulsivas e não planejadas realizadas no período natalino é a inadimplência, pois somente depois que as contas de início de ano chegarem é que o consumidor vai se dar conta de que o salário não será suficiente para cobrir a soma de todas as parcelas dos presentes comprados", alerta a especialista.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Interior do Brasil oferece oportunidades de negócio para empresas

Fonte: Portal Brasil Econômico

As cidades do interior do Brasil de pacatas não têm mais nada. Pelo menos no que se refere a crescimento e consumo. Se a soma das cidades do interior do país fosse classificada como uma nação, ela seria a 13º maior do mundo, segundo uma pesquisa feita este mês pelo Instituto Data Popular, em parceria com o Sebrae. De acordo com o mesmo levantamento, o consumo da população que vive nas pequenas e médias cidades fora das regiões metropolitanas chega a R$ 900 bilhões. Números que, afirma o presidente do Data Popular, Renato Meirelles, não podem ser desprezados nem pelo setor produtivo e muito menos pelo mercado publicitário.
“A pesquisa nos mostrou que estas são as cidades que mais estão crescendo. Com mais renda e com oportunidades de emprego, o consumo vem aumentando de forma significativa. Este é um bom termômetro, que mostra todas as oportunidades de negócios que empresas dos segmentos de comércio e serviços, por exemplo,podem buscar”, diz Meirelles.
O estudo mostra ainda que as cidades com população entre 50 mil e 200 mil habitantes são as que se destacam como potenciais para a entrada de grandes redes. Um dos motivos: a estabilidade no emprego. 
“No interior destas cidades, o número de funcionários públicos, aposentados e pessoas que são beneficiadas por algum programa governamental de transferência de renda ainda é grande. Fora isso, há iniciativas empreendedoras nestes locais. Mas ainda falta a entrada das grandes redes varejistas e de serviços nestes locais de uma forma mais abrangente”, avalia Meirelles.
A criação de polos regionais de empresas em vários estados, principalmente no eixo do Sudeste, também é mais um incentivo para quem ainda não se convenceu de que abrir a filial de uma grande empresa no interior do estado é um bom negócio, acrescenta o executivo do Data Popular.
“Com mais empresas se instalando no interior, a migração para as capitais obviamente é menor. E com renda concentrada nestes lugares, o potencial de consumo aumenta. Por isso, hoje, as redes varejistas regionais seguem nadando de braçada, com pouca concorrência dos principais players do mercado. O que as grandes empresas devem olhar com mais profundidade não é o dinheiro, mas a demanda”, diz Meirelles.
Ele cita alguns pontos da pesquisa como sinais para que varejistas, empresas de turismo e de educação não descartem a entrada em cidades menores. A compra de uma geladeira, por exemplo, é uma das intenções de consumo de 38% das pessoas que moram em cidades do interior no Brasil. Outros 36% do total de habitantes que residem em municípios de pequeno porte querem comprar móveis para casa e 57% elegem o smartphone como um sonho de consumo a ser realizado.
“A demanda por produtos como eletrônicos e linha branca é destaque na pesquisa. Mas há outros itens que também merecem atenção. Um deles é o turismo. O desejo de viajar dentro e fora do Brasil ultrapassa os 40% nas intenções de consumo desta população. E aí entra não só a iniciativa de se ter mais agências de viagens proporcionando a compra de pacotes, como a entrada em operação do plano de aviação regional, proposto pelo governo. É visível pela pesquisa que há demanda para transporte nestas cidades”, conclui o presidente do Data Popular. 
A busca por cursos profissionalizantes e pelo ensino superior também é espelhada na pesquisa, o que, para Meirelles, mostra claramente que há um campo extenso para que as universidades entrem e conquistem espaço nestas cidades.
Para Meirelles, o que a pesquisa aponta de mais importante é a redução da desigualdade, a partir do crescimento no interior. Segundo ele, este é um mercado a ser desbravado para empresas que querem se tornar genuinamente nacionais. O interior do Nordeste e do Norte do país serão destaque em breve, sentencia Meirelles.
“Estas regiões estão crescendo e, com as capitais se destacando, o interior vai junto. Basta avaliar as melhores oportunidades”, diz.

Polo de Confecções é destaque em Reportagem Especial do Jornal do Comércio







segunda-feira, 15 de dezembro de 2014


Número de dívidas regularizadas cai 2,63% em novembro, aponta SPC Brasil

Fonte: Ascom SPC Brasil

Em novembro, o número de dívidas regularizadas, calculado a partir das exclusões dos registros de inadimplência do banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) diminuiu 2,63% em relação a novembro do ano passado. Na comparação mensal ― ou seja, em relação a outubro deste ano sem ajuste sazonal ― o número de pessoas que limparam o nome apresentou uma tímida alta de 0,79%, influenciada, principalmente, pelas campanhas de recuperação de crédito realizadas nas principais capitais e no interior e também pela injeção de capital extra na economia por meio do 13º salário.



No acumulado do ano -- de janeiro a novembro de 2014, frente ao mesmo período do ano passado -- a quitação de pendências financeiras em atraso, no entanto, apresenta um resultado negativo de 1,71%.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados de recuperação de crédito seguem refletindo a falta de dinamismo da atividade econômica ao longo de 2014, com a piora na confiança do consumidor e dos empresários, aliada a níveis elevados de inflação e de taxas de juros. "Há uma grande dificuldade no pagamento de dívidas e também na regularização daquelas que estão pendentes", afirma a economista.

Mensagem do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr. a todos do Movimento Lojista Nacional

Rota do Mar é destaque na Revista Época

Benefícios diferentes motivam funcionários

Empresas apostam em agrados para tornar o cotidiano da equipe mais leve e fidelizar os colaboradores

rota do mar (Foto: Léo Caldas)
Marta, da Rota do Mar: casamento coletivo dos
funcionários é bancado pela empresa. A próxima
edição já tem lista de espera  (Foto: Léo Caldas)
Por lei, as empresas devem garantir a seus empregados Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), vale transporte, férias e décimo terceiro. Outros benefícios, como assistência médica, auxílio creche e bolsa de estudos, por exemplo, são opcionais. Podem, no entanto, ser obrigatórios dependendo de acordos coletivos com sindicatos. Para algumas corporações ainda é pouco. Elas apostam também em agrados para fidelizar os funcionários.
Muitas empresas já perceberam que negligenciar o capital humano é um erro. A insatisfação causa alta rotatividade de pessoal. O dinheiro se perde e os processos ficam lentos com a recorrente necessidade de treinar gente nova. “Em um mercado competitivo, corporações que oferecem algo a mais para seus funcionários são capazes de atrair e reter talentos”, diz Bruno Mendonça, consultor e analista de estudos do Instituto Great Place to Work (GPTW), que premia as melhores empresas para trabalhar.

Na pesquisa GPTW 2013, 82% dos funcionários afirmaram confiar na credibilidade, no respeito e na imparcialidade dos seus gestores, orgulham-se de trabalhar onde trabalham e atestam que há um sentimento de camaradagem entre os colegas. Nas melhores, benefícios diferenciados são recorrentes.


“Qualquer prática que ajude funcionários a equilibrar vida profissional e pessoal é válida”, diz Mendonça. Criar um clima informal melhora as relações no ambiente de trabalho. “Mas benefício diferente não garante motivação”, diz Denise Delboni, professora de relações do trabalho da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Ela afirma que as iniciativas têm seu valor como complemento. “Só não substituem bônus, prêmios individuais, participação nos lucros.”

A permissão do uso de roupas casuais ou de sair um dia da semana mais cedo já são práticas bastante comuns. Portanto, não impressionam tanto como no passado. A empresa que deseja se destacar pode encontrar inspiração nas histórias a seguir. Dudalina e Rota do Mar, ambas companhias da área têxtil, criaram ações que oferecem aos funcionários a chance de viver momentos especiais.
Dia de Princesa
Com 85% de mulheres entre os mais de 2 mil funcionários, a Dudalina, de Santa Catarina, conhecida por suas camisas sofisticadas, criou há quatro anos o Dia de Princesa. A cada dois meses, em média, uma colaboradora é sorteada para uma transformação no visual. Além de dois looks com roupas da marca bolados por um personal stylist, a “princesa” da vez passa horas no salão de beleza. Ganha massagem, manicure, maquiagem, tratamento na pele e mudanças no cabelo.
“Ela é acompanhada o dia inteiro por alguém da nossa equipe. Se não é aqui de Blumenau, fica em hotel com um acompanhante”, diz Edison Vasques, diretor de marketing e branding da Dudalina. Se a participante é de uma cidade longe, vem de avião. “À noite, já toda produzida, a colaboradora tem um jantar com a pessoa que a acompanha, geralmente marido ou namorado.”
Vasques diz que a ação levanta a autoestima das funcionárias. Elas falam bem da experiência e a empresa se contagia com o clima positivo. Entre outras iniciativas da Dudalina estão a entrega de enxoval completo para as futuras mamães da corporação e a reforma da casa de funcionários indicados pelos próprios colegas.
Hora do sim
A ideia era preparar uma festa de debutante para filhas de funcionários. Mas numa pesquisa entre a equipe de 600 pessoas, a empresária Marta Ramos, da Rota do Mar, grife de street esurfwear de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, descobriu muitos casais que apenas moravam juntos. “Eles não conseguiam oficializar a união por causa dos custos.”
Há quatro anos, a companhia decidiu bancar o casamento coletivo de 15 casais de colaboradores pela primeira vez. A terceira edição, para o ano que vem, já tem lista de espera. Salão, bufê, fotógrafo, vídeo, decoração, música, direito a 30 convidados por casal. Tudo é pago pela Rota do Mar – valor em torno de R$ 40 mil.
casamento coletivo (Foto: Divulgação)
No cartório e na igreja eles ganham desconto para cerimônias e documentos. As roupas ficam por conta dos noivos. “O critério de escolha é baseado na estabilidade da união. “Avaliamos se os candidatos ao casamento estão num relacionamento sério, sólido”, diz Marta. Entre outros benefícios, a empresa oferece bolsa de estudos para cursos de idiomas, técnicos, graduação e especialização; direito a usar o mais bem equipado complexo esportivo da região gratuitamente e acompanhamento psicológico quando há necessidade.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe presta conta dos seus 7 anos a frente da entidade no Stúdio 1 da Polo FM, direto da sede da CDL

Há 22 anos, a CDL Santa Cruz do Capibaribe foi implantada na Capital das Confecções. Ao longo desses anos, nomes como João Pereira Filho, Isac Teodoro Aragão, Ricardo Verçosa, Manoel Nunes Paulino, Elias Ferreira, Hideraldo Abrantes fizeram parte de um time de presidentes que administraram um trabalho vencedor e deram suporte para que o atual presidente, Fábio Lopes, que atuou de 2008 a 2014, consolidar a entidade na terra das confecções e região.


Ao longo desses sete anos, Fábio Lopes consolidou parcerias, e ajudou a fortalecer o comércio de Santa Cruz do Capibaribe em todos os aspectos.

No campo da segurança pública, o presidente Fábio, sempre teve em mente que segurança é um dever de todos, e deu prosseguimento a uma parceria com a Polícia militar e Civil, no sentido de ajudar as polícias a terem um ambiente legal, adequado para o seu trabalho.

Outras parcerias que alavancaram o desenvolvimento empreendedor, se deram âmbito da formação profissional, com o fomento de cursos diversos, através de parcerias com o SEBRAE, SENAI e SENAC.

No âmbito local, Fábio Lopes fortaleceu parcerias com as entidades da cidade, como ASCAP, Moda Center e ASCONT.

Fábio foi um presidente que pensou em tudo. Pensou até em novas lideranças para dar prosseguimento ao trabalho da CDL Sênior.

As ações que antes eram desenvolvidas para todo o comércio, hoje são segmentadas de acordo com a área de atuação dos lojistas, para isso, foram criadas as câmaras setoriais.
Hoje a CDL Santa Cruz do Capibaribe está pronta, passa por um momento único, onde todos estão lutando em prol de um comércio cada vez mais forte. E, como o trabalho não pode parar, chega um novo presidente para dar continuidade a exitosa gestão do Fábio Lopes.

Diante de tanto esforço, o presidente da CDL, Fábio Lopes, em suas apresentações sempre diz que o ano em que ele entrou para a CDL foi o mesmo ano em que casou. Sua família sempre o acolheu em suas decisões e sempre esteve muito presente.


Por tudo isso, não há outra palavra para dizermos ao Fábio, a não ser a de Muito Obrigado pelo o seu trabalho a frente da CDL Santa Cruz do Capibaribe.

Pesquisa do SPC Brasil revela que brasileiros pretendem gastar mais neste Natal

Veja o vídeo abaixo!

Iniciativa empreendedora de Santa Cruz concorre a prêmio nacional

O SENAI Pernambuco é finalista do 2º Prêmio PRONATEC Empreendedor, realizado em parceria entre Sebrae e o Ministério da Educação, com a função de estimular a cultura do empreendedorismo e identificar iniciativas de alunos de Educação Profissional em cursos do Pronatec.
Através de relatos das ações empreendedoras, equipes de todo o país realizaram suas inscrições na premiação, que acontece nesta quarta-feira (10),  em Brasília. Entre os dez trabalhos selecionados para apresentação na final está “A realização de um sonho: construindo uma história empreendedora”, projeto de alunas do SENAI Santa Cruz do Capibaribe, representadas por Wilmara Joaquina de Arruda. A equipe pernambucana ainda conta com outros sete integrantes, entre os quais estão três outras alunas, a professora Clariany Souza, do curso de Costureiro Industrial do Vestuário e representantes da prefeitura do município de Cumaru.
A iniciativa das estudantes foi desenvolvida desde o primeiro semestre deste ano. Elas fizeram parte da primeira turma do curso de Costureiro Industrial do Vestuário (Pronatec) na pequena Cumaru, localizada no Agreste do estado. Durante o curso, foram instigadas a desenvolver uma produção própria e criar a oportunidade de serem inseridas no mercado têxtil, forte na região, criando uma linha de produção de roupas.
Hoje, as finalistas produzem camisas conhecidas na região como “modinha”, feitas de malha, que são distribuídas para venda em fábricas e lojas. Todas as peças observam a preservação do meio ambiente, por meio da reutilização de tecidos, linhas e diversos materiais.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Empregos na indústria recuam 0,4% na passagem de setembro para outubro

Fonte: Agência Brasil

O emprego na indústria caiu 0,4% na passagem de setembro para outubro deste ano. Com essa, que é a sétima queda consecutiva nesse tipo de comparação, a perda acumulada do emprego industrial é 3,9%. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria também perdeu postos de trabalho na comparação com outubro do ano passado (-4,4%). Nesse tipo de comparação, o contingente de trabalhadores diminuiu nos 14 locais pesquisados, sendo que a maior queda foi observada em São Paulo (5%). Dezesseis das 18 atividades pesquisadas reduziram postos de trabalho, com destaque para meios de transporte (-8,1%), máquinas e equipamentos (-7,3%) e alimentos e bebidas (-2,4%).

O emprego na indústria acumula perdas de 3% no ano e de 2,8% no período de 12 meses. O número de horas pagas também caiu em todos os tipos de comparação: em outubro na comparação com setembro deste ano (-0,8%), em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado (-5%), no acumulado do ano (-3,6%) e no acumulado de 12 meses (-3,3%).

Já a folha de pagamento real (soma dos salários pagos a todos os trabalhadores) cresceu 1,1% de setembro para outubro, no entanto, teve quedas de 2,3% na comparação com outubro do ano passado; de 0,3%, no acumulado do ano, e de 0,8% no acumulado de 12 meses.