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segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A força da sociedade civil: Poderes públicos e população atenderam ao chamado das entidades para discutir a crise no abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe


A audiência pública, promovida pelas entidades da sociedade civil de Santa Cruz do Capibaribe, realizada na noite desta sexta-feira (28), no Centro Esportivo Capibaribe, foi marcada especialmente pelo poder de arregimentação dos organizadores.

Além do público, estimado em mais de 2 mil pessoas, também estiveram presentes ou se fizeram representadas as três esferas do poder executivo. O senador Humberto Costa, líder do PT no Senado; o deputado estadual Diogo Moraes (PSB); e o prefeito do município, Edson Vieira (PSDB), compareceram ao evento e ouviram o clamor da população.


O síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, falou em nome das entidades representativas da indústria e do comércio de Santa Cruz do Capibaribe. Ele expôs as dificuldades enfrentadas pelos dois setores e apresentou fotos e vídeos com depoimentos de moradores que sofrem com a falta de um planejamento mais eficiente na gestão dos recursos hídricos.

“A ideia de realizar essa audiência pública não é para jogar um poder contra o outro ou procurar um culpado por essa situação crítica. Estamos aqui para buscar soluções urgentes. É disso que o povo precisa”, disse o síndico.


O diretor regional da Compesa no Agreste e Zona da Mata, Leonardo Collier Selva, mostrou a situação das barragens que abastecem Santa Cruz do Capibaribe e apresentou algumas soluções em curto, médio e longo prazo para minimizar os efeitos da estiagem no município.

“Foi muito positiva a audiência. Informamos à população que a cidade de Santa Cruz não sofrerá um colapso total como estava preanunciado, visto que a ação de curto prazo que a Compesa estava fazendo para evitar isso já foi concluída esta semana”, disse Selva. A ação trata-se de uma inversão do fluxo de água que chega à ETA (Estação de Tratamento de Água) do bairro Petrópolis, em Caruaru, para a ETA do bairro Salgado. Com essa incursão, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe passa a receber água do Açude do Prata.

Leonardo Selva disse ainda que a Compesa atenderá o compromisso assumido com as entidades realizadoras da audiência pública em sustentar pelo menos a mesma oferta atual, que é de 28 dias sem e dois dias com água, assim como trabalhará para aumentar a vazão que chega a Santa Cruz.

Já a médio prazo, ele disse que a Compesa construirá a Adutora do Pirangi, avaliada em mais de R$ 60 milhões, que mandará água do referido rio para o Açude do Prata. O início dessa obra está previsto para o próximo mês de novembro e será finalizada em meados de 2016.

“Foi uma audiência bastante proveitosa, fruto de várias reuniões e encontros, inclusive com a própria estatal, para discutir esse problema sério. Conseguimos nossos objetivos, que era trazer os representantes para debater e apresentar soluções à população, e também deixar tudo documentado. Ouvimos nessa noite algumas boas notícias por parte da Compesa, mas a luta das entidades não para por aqui. Vamos acompanhar os trabalhos para que tenhamos o mínimo de segurança possível nessa área”, disse Allan Carneiro, que considerou um marco para a cidade a realização de uma audiência pública promovida pela sociedade civil organizada.


Além dos moradores que usaram a palavra para fazer colocações e cobranças aos representantes do poder público, participaram da audiência o presidente da ANE – Associação Águas do Nordeste, Ricardo Braga; a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Edneida Cavalcanti; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, Paulo Fieza; a promotora Natália Campelo; o Pr. Bruno César e o Pe. Carlos Augusto, os vereadores Afrânio Marques, Fernando Aragão e Klemerson Pipoca; e a professora Luciene Cordeiro, representando o SINDUPROM-PE - Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco. Ao final do encontro, uma carta de compromisso foi entregue aos representantes da Compesa e dos poderes Municipal, Estadual e Federal.


A audiência pública “A crise no abastecimento de água de Santa Cruz do Capibaribe” foi promovida pelas seguintes entidades: Moda Center Santa Cruz, Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Santa Cruz), SINDILOJAS, Associação Santa-cruzense de Contabilistas (ASCONT), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE), Cooperativa de Condutores Autônomos em Transportes Alternativos de Passageiros (CCATA), Associação da União dos Taxistas de Santa Cruz do Capibaribe (AUTSCC), Associação dos Mototaxistas de Santa Cruz do Capibaribe (AMTPSCC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Santa Cruz do Capibaribe), Roraty Club de Santa Cruz do Capibaribe, Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (SINDUPROM-PE), Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, 1ª Igreja Congregacional Vale da Bênção, Assembleia de Deus Canaã e Igreja Congregacional Monte Sião.

Movimento compre do pequeno

Maioria das MPE dá desconto para quem paga à vista

Fonte:  Ascom SPC Brasil

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que a prática de oferecer descontos para clientes que pagam à vista é bastante comum entre empresas de pequeno porte, tanto nas capitais como no interior. Sete em cada dez (68,5%) micro e pequenos empresários dos setores de comércio e de serviços ouvidos no levantamento afirmaram que têm o costume de cobrar um valor mais baixo para quem opta pelo pagamento em dinheiro. A estratégia é usada, principalmente, para driblar as taxas de transação dos cartões de crédito e de débito, já que 38,8% dos empresários oferecem o valor que pagariam à operadora como desconto para o cliente no pagamento à vista.

"Para o consumidor, o jeito mais fácil e direto de conseguir um desconto é pagar à vista. Para o lojista ou prestador de serviço, a estratégia também pode ser vantajosa, já que a cada transação realizada ele precisa pagar uma comissão para as operadoras de cartão, além de esperar 30 dias para receber o dinheiro da venda", explica o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado

Embora o dinheiro vivo ainda seja a opção mais aceita pelos micro e pequenos empresários (97,9%) nas vendas e contratações de serviços, o cartão de crédito lidera (39%) como o meio de pagamento mais recebido nas vendas- principalmente no setor de comércio. A modalidade ficou um pouco à frente do dinheiro vivo (38,4%) e foi bem mais mencionada do que outros instrumentos, como boleto bancário (7,4%), depósito em conta (4,4%), cheque pré-datado (4,1%), cartão de débito (3,6%) e crediário (1,3%).

Os especialistas do SPC Brasil explicam que o surgimento de tecnologias mais baratas e o fim da exclusividade entre credenciadoras e bandeiras estimularam a concorrência no setor de cartões, proporcionando às empresas de menor porte, incluindo profissionais autônomos e até mesmo trabalhadores informais, a possibilidade de experimentarem as transações eletrônicas como forma de pagamento.

"Um dos grandes benefícios para as empresas que trabalham com cartões é a diminuição do risco da inadimplência, já que o pagamento é garantido pelos bancos. Como a tendência é que cada vez mais brasileiros tenham acesso aos cartões, aceitar esta modalidade de pagamento se transformou em investimento", diz o presidente da CNDL. 

Custos com taxas é desvantagem

Os meios eletrônicos de pagamentos podem trazer benefícios e mais praticidade para o dia a dia dos pequenos empreendedores. Dentre os empresários ouvidos pela pesquisa, 57,9% citam a garantia de recebimento do valor da compra como a principal vantagem ao se operar com cartões de crédito. Quando se leva em consideração os cartões de débito, o percentual é de 46,3%.

A competitividade em relação aos concorrentes que não aceitam cartões (13,5%), a possibilidade de atrair novos clientes com uma oferta maior de opções de pagamento (10,5%) e a comodidade, por não ter que ir ao banco fazer depósitos (10,2%), também são vistos como benefícios aos olhos dos empresários entrevistados.

Por outro lado, as taxas praticadas pelas operadoras de cartão se destacam como as principais queixas dos empresários. Gastos com as transações e com o aluguel da maquininha (65,7% para cartões de crédito e 61,2% para cartões de débito) são lembrados como a desvantagem mais sentida pelos empresários. Há ainda os que recordam os transtornos quando o sistema da máquina de pagamento sai do ar (8,8%).

"Oferecer o pagamento no cartão é vantajoso sob vários aspectos, mas é preciso analisar o custo-benefício das transações através de um planejamento. O comerciante precisa se atentar ao fato de que ele paga um custo fixo para usar as máquinas e arca também com um custo variável, que é um percentual sobre as vendas", alerta o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.

Maioria do pequeno empresário vende a prazo

O levantamento mostra também que sete em cada dez (76,4%) micro e pequenos empresários oferecem aos seus clientes o parcelamento como opção de pagamento. Apenas 16,8% dos empresários entrevistados não aceitam financiamento na hora de fechar suas vendas, trabalhando apenas com o pagamento à vista.

Dentre o universo de empreendedores que oferecem a possibilidade do cliente parcelar as compras, 36,4% garantem que mais da metade de todas as suas vendas são feitas a prazo. O parcelamento em até três vezes é prática usual para mais de um terço desses empresários (33,9%).

Agenda de cursos da CDL Santa Cruz do Capibaribe


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Organizadores do 1º Moda e Negócios em Santa Cruz do Capibaribe esperam movimentar R$ 10 milhões

Com 124 empresas expositoras, o 1º Moda e Negócios do Agreste Pernambucano iniciou nesta quinta-feira (27), com a maior expectativa por parte dos empresários da cidade e região. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe sedia o evento, que é desenvolvido pela Câmara Setorial dos representantes da confecção, da CDL local, com organização da Máximo Consultoria.

 De acordo com os organizadores do evento, são esperados um volume de negócios em R$ 10 milhões. O diretor de desenvolvimento e empreendedorismo da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, destaca a importância do evento. “O 1ºI Moda e Negócios é um importante evento que de fato oferta oportunidade de negócios para o Polo de Confecções do Agreste. No mar de negativismo que afoga o Brasil, a inovação e a ousadia empreendedora criam a energia positiva necessária para colocar a máquina para moer, fazendo acontecer bons negócios”, explicou.


O evento recebe compradores de todo Brasil. Esses clientes em sua maioria são atacadistas que já compram vestuários produzidos em Santa Cruz do Capibaribe e todos vieram a convite dos representantes que são ligados a CDL da cidade. O 1º Moda e Negócios segue até este sábado (29) e está sendo realizado no Centro Esportivo Pele Bronzeada.





CDL parabeniza a todos os lojistas pelo seu dia





quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Abertura do 1º Moda e Negócios

O 1º Moda e Negócios de Santa Cruz do Capibaribe teve início na manhã desta quinta-feira (27) e contou com a presença de todos os confeccionistas expositores, ao todo 124 empresas, autoridades do município, como o prefeito Edson Vieira, Diretores da CDL, Vereadora Narah Leandro, representando a Câmara de Vereadores e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Bezerra.

Dando início aos trabalhos do 1º Moda e Negócios de Santa Cruz do Capibaribe, o presidente da CDL local, Valdir Oliveira, destacou a importância do evento para a cidade. “Eu fico muito satisfeito em ver esse evento ser realizado aqui. Através da nossa Câmara dos representantes, conseguimos, com muito esforço, promover este evento”.



O prefeito enfatizou a garra dos empresários santa-cruzenses. “Nós sabemos que estamos passando um momento de crise no Brasil, e ver em nossa cidade um evento como este, enquanto gestor público não poderia deixar de apoiar. Temos a satisfação de receber clientes de todos os Estados do País. Enquanto está todo mundo falando de crise, nós estamos remando contra ela. Isso é fruto de um trabalho do povo empreendedor da nossa cidade. Parabenizar a CDL e todos os envolvidos neste belo evento”, destacou Edson Vieira.








terça-feira, 25 de agosto de 2015

SPC Brasil ajuda a descobrir se consumidor é consciente

Fonte: Ascom SPC Brasil

Você desliga o chuveiro para se ensaboar no banho? Só dorme ou sai de casa depois que retira todos os aparelhos da tomada? Jamais compraria um produto pirata mesmo que o preço seja bastante atrativo? Uma pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que a maioria dos brasileiros reconhece a importância de consumir de forma consciente, mas nem todos praticam, individualmente, ações colaborativas para a vida em sociedade. De acordo com o levantamento, apenas dois em cada dez consumidores (21,8%) podem ser considerados "conscientes".

Para ajudar os internautas a identificarem se são consumidores conscientes, o portal ′Meu Bolso Feliz′, uma iniciativa de educação financeira do SPC Brasil, desenvolveu um teste que avalia o nível de engajamento e as práticas responsáveis dos brasileiros na hora de consumir. As perguntas do questionário englobam as três grandes dimensões que compõem o conceito de consumo consciente, como as atitudes financeiras, avaliando as habilidades dos consumidores para lidar com os apelos do consumismo; as práticas ambientais, que investiga a disposição do consumidor para minimizar o impacto do consumo no meio ambiente; e as atitudes para engajamento social, que levam em consideração se o consumidor analisa as consequências de suas ações na sociedade e incentiva os outros a procederem de maneira responsável.

“O objetivo do teste é fazer o brasileiro refletir sobre o impacto que as suas atitudes de consumo tem na sociedade, de maneira que ele possa revê-las e mudar os seus costumes inadequados”, explica o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

O teste divide os consumidores em três categorias distintas, de acordo com a intensidade da prática dos comportamentos considerados adequados: ‘consumidores conscientes’ – que apresentam frequência de atitudes corretas acima de 80%; ‘consumidores em transição’ – cuja frequência varia entre 60% e 80% de atitudes adequadas, e ‘consumidores nada ou pouco conscientes’ – quando a incidência de comportamentos apropriados não atinge 60%.  

Para descobrir em qual categoria o consumidor se enquadra, ele deve responder ao teste com questões múltiplas disponível no portal ‘Meu Bolso Feliz’ no link http://meubolsofeliz.com.br/teste/consumo-consciente.

Dicas para se tornar um consumidor consciente:

1. De olho nas compras

Um passo importante na hora de se tornar um consumidor consciente é pensar antes de comprar e, consequentemente ficar longe das armadilhas do consumismo. “Aqui, podemos citar alguns inimigos do seu dinheiro: vaidade, crédito, propaganda, status, ansiedade e crédito fácil”, diz Vignoli. Por isso, vale ficar atento às dicas abaixo e, a partir delas, se policiar antes da próxima compra:

– Sempre pesquise preços antes de adquirir algo novo.
- Não tenha vergonha de pechinchar;
- Compre produtos originais e evite promoções tentadoras;
- Não use o cheque especial ou cartão de crédito para comprar o que não cabe no seu orçamento;
- Não encare compras ou passeios no shopping como lazer;
- Quando se deparar com uma promoção, pergunte-se se precisa mesmo daquilo;
- Programe as compras de supermercado e chegue ao local com uma lista de compras;
- De preferência à qualidade e durabilidade do produto e não apenas a marca que ele carrega.

2. Use o telefone com moderação

Também faz parte das atitudes do consumidor consciente saber usar o  telefone fixo e o celular com moderação. Entre as práticas que devem ser adotadas estão controlar a conta visando economia e falar apenas o necessário, deixando conversas importantes para serem feitas pessoalmente. Aqui, vale usar aplicativos sem custo como o whatasapp e avaliar se não vale a pena ter mais de um chip e aproveitar diferentes promoções das operadoras.

3. Fique atento aos sinais do meio ambiente

Já é altamente difundido que precisamos cuidar do planeta, certo? Junto a isso, empresas têm adotado iniciativas e atitudes como não gastar papel para impressão e usar menos o carro tem feito muito sucesso. Para garantir um consumo consciente e voltado ao meio ambiente, fique atento:

– Ao invés de jogar fora aquilo que não quer mais, doe;
- Invista em atividades ao ar livre;
- Dê preferência a produtos que tenham a embalagem reciclável;
- Consuma frutas da época, mais saudáveis e mais baratas;
- Separe o lixo para reciclagem;
- Analise a procedência e atividades de fabricantes e marcas antes de adquirir algo.

4. Use a água e a energia elétrica com sabedoria

Ainda respeitando o meio ambiente, é necessário cuidar e respeitar bens finitos como a água e a energia. Por isso, adote atitudes como:
– Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, toma banho ou lava a louça;
- Use a máquina de lavar sempre em sua capacidade máxima;
- Apague as luzes de ambientes que não estão sendo usados;
- Prefira lâmpadas econômicas;
- Verifique a quantidade de energia que um eletroeletrônico gasta antes de comprá-lo;
- Tire aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados;
- Convide todos da casa para assistir TV no mesmo cômodo;
- Controle as contas mês a mês visando economizar.
5. Mobilize as pessoas à sua volta
Com tudo isso em mente, é a hora de mostrar aos outros que ser um consumidor consciente faz bem para todo mundo e aprender a ir além e dar mais um passo rumo ao consumo 100% consciente. Para isso:
– Incentive as pessoas de casa a seguirem seus passos e passe mais tempo com a família e amigos;
- Pense e aconselhe os outros a pensarem de forma consciente;
- Invista no consumo colaborativo, troque peças, empreste e alugue;
- Não jogue alimentos fora.

Dica SPC Brasil


Para ser agradável, a abordagem aos clientes deve ser sutil.
Isso significa que sua equipe de vendedores não precisa pressionar quem entra na sua loja a comprar, mas sim estar sempre a postos para responder as dúvidas e mostrar as opções disponíveis para o perfil dos clientes.

Faltam 2 dias para o 1º Moda e Negócios

De 27 a 29 de agosto, Santa Cruz do Capibaribe vai vivenciar um dos maiores eventos da cidade. É que a CDL, através da Câmara Setorial de Representantes Comerciais da Confecção, está organizando o 1º Moda e Negócios, Rodada de Negócios que vai aquecer a economia do Polo de Confecções.


Serão três dias de evento, onde o Centro Esportivo Pele Bronzeada vai se tornar em um ambiente propício para uma interação entre confeccionistas e empresários de todo Brasil. Você vai acompanhar todos os flashes e toda movimentação aqui no Blog da CDL.


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Fique de olho nas vagas de emprego que a Agência do Trabalho oferece em Santa Cruz do Capibaribe

- Cortador de roupas
- Estampador de tecido
- Costureira (o)
- Auxiliar de cozinha
- Gerente de loja
- Auxiliar de pessoal
- Gerente de produção
- Engenheiro civil

Rua Maestro Alexandre, 93, Nova Santa Cruz. Telefone: 3731-3006

Quais as apostas do varejo contra a crise?

Fonte: Meio e Mensagem

Entre os dias 7 e 22 de julho, a Associação Brasileira da Indústria, Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) realizou pesquisa com 386 empresas varejistas para descobrir como elas têm enfrentado a crise econômica que impacta o consumo da população.
Para mais da metade dos entrevistados - entre os quais estão marcas como Renner, Pernambucanas, Hering e Riachuelo – a principal atitude tomada contra a crise é investir em ações de marketing. Esta foi a saída apontada por 56% da mostra e inclui investimentos em publicidade e propaganda (16,9%), eventos (15,3%), promoções (13,8%), reduzindo preço (7,6%) e ampliando condições de pagamento (3%).
Na sequência, mencionadas por 43% das empresas, estão ações relativas à gestão, como melhoria de processos administrativos internos (27,7%), treinamento de pessoal (12,3%) e investimento em tecnologia da informação (3,3%).
Segundo Julio Takano, presidente da Abiesv, os resultados do estudo mostram que o setor não está paralisado, mas vê o cenário com expectativa. A redução de vendas é a queixa da maioria dos varejistas (64%), seguida da inadimplência (26%) e, por fim, o fato de terem de reduzir o quadro de funcionários (4,8%).
Para 40,5% dos varejistas ouvidos pela Abiesv, a crise deve durar entre seis meses e um ano.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015


Aos poucos a crise vai ficando para trás

Receita do setor de serviços tem alta de 2,1% no mês de junho

Fonte: Folhape

O setor de serviços teve um crescimento de 2,1% em sua receita nominal em junho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita nominal não leva em conta os efeitos da inflação no período. A taxa é superior à de maio deste ano, que registrou alta de 1,1%, e à de abril, que teve avanço de 1,7%. O crescimento de junho é o mais baixo para o mês desde o início da série histórica em 2012.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento acumula avanços de 2,3% no acumulado do ano e de 3,5% no período de 12 meses. Entre os subsetores, a principal alta no mês de junho foi observada nos serviços profissionais, administrativos e complementares (5,9%), seguida pelos transportes, serviços auxiliares do transporte e correio (4,4%). Os outros serviços também apresentaram crescimento (0,4%). Os serviços prestados às famílias mantiveram-se estáveis, enquanto os serviços de informação e comunicação tiveram queda de 1,7%.

Na análise regional, as maiores altas foram registradas nos estados de Rondônia (15,9%), Alagoas (8,0%) e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina (todas com 7,4%). Já oito estados tiveram queda na receita: Rio de Janeiro (-5,7%), Paraíba (-4,6%), Amapá (-4,3%), Maranhão (-2,9%), Rio Grande do Norte (-1,5%), Amazonas (-0,6%), Distrito Federal (-0,5%) e Bahia (-0,2%).

Santa Cruz do Capibaribe tem bons profissionais

Santa Cruz do Capibaribe tem bons profissionais em todas as áreas. Hoje eu quero destacar o trabalho da arquiteta Priscilla Jataí, que tem desenvolvido um ótimo trabalho em sua área. Quando se contrata profissionais qualificados, os resultados não podem ser diferente, os quais você pode conferir nas imagens.

Confiança do empresário industrial fica estável em agosto, diz CNI

Fonte: Agência Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje (19) o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), que ficou estável em agosto, com 37,1 pontos, em relação a julho.

A entidade informa que o indicador está 18,6 pontos abaixo da média histórica e 9,4 pontos inferior ao de agosto de 2014. O índice varia de 0 a 100 pontos. Pelos critérios da CNI, valores abaixo de 50 indicam falta de confiança dos empresários.

Na avaliação da entidade, o pessimismo dos empresários está disseminado por todos os segmentos da indústria, independentemente do segmento ou da região. De acordo com a CNI, entre os segmentos industriais, o de transformação está com a maior falta de confiança, com 36,8 pontos em agosto. O segmento da construção registrou 37,3 pontos e a indústria extrativa, 40,2 pontos. Em relação ao porte das indústrias, as pequenas sinalizaram 35,8 pontos, as médias, 36,8 pontos, e as grandes, 37,8 pontos.

O indicador em relação às condições atuais e aos próximos seis meses ficou abaixo de 50 pontos. Enquanto o indicador de condições atuais registrou 28,1 pontos, ante os 27,6 pontos de julho, o de expectativas em relação aos próximos seis meses ficou com 41,5 pontos, quando no mês anterior foi 42 pontos. Foram ouvidas, entre 3 e 13 de agosto, 3.088 empresas de todo o país. Dessas, 1.224 são pequenas, 1.155 médias e 709 de grande porte.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CDL oferece curso na área de Gestão da Inovação

O curso de Gestão da Inovação é um curso super atual e moderno que chega à CDL de Santa Cruz do Capibaribe, através de uma parceria com o SEBRAE e SENAC, com o propósito de trazer inovações para a carreira dos profissionais que ocupam cargos de gestão e visam ampliar sua área de conhecimento, além de saírem da tão temida zona de conforto.


Os participantes do curso terão oportunidades de entender como implantar o processo de inovação dentro da empresa de modo que o mesmo vai abranger as áreas da competitividade, processo de gestão, boas práticas empresariais e como avaliar se o processo está dando certo dentro da empresa.

O curso vai acontecer de 14 a 18 de setembro, das 19 às 22 horas na CDL. Os sócios da CDL pagam apenas 60 reais e os não sócios 85. Mais informações, você pode ligar para (81) 3731-2850 e falar com Sandra Batista, ela que é consultora de eventos da CDL.

Prefeito e entidades de Santa Cruz do Capibaribe se reúnem para discutir segurança pública

Os diretores da CDL Santa Cruz do Capibaribe estiveram reunidos com prefeito Edson Vieira, além de outras entidades para discutir a pauta da segurança pública do município.

Estiveram presentes representantes de entidades como CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ASCONT (Associação Santacruzense de Contabilistas), ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe), SINDILOJAS (Sindicato das Empresas do Comércio de Bens e Serviços), Moda Center, Rotary Club, policias Militar e Civil.

Entre as discussões voltadas para Santa Cruz e para a área do 24° Batalhão, estavam ampliação do monitoramento por câmera, reforço para a Polícia Militar, através da CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga), e mudança de prédio da delegacia de Polícia Civil para melhor atender à população.

O prefeito irá levar os pontos definidos na reunião para os órgãos competentes do Governo do Estado para que as ações sejam implementadas.


Empresários que irão expor no Moda e Negócios recebem treinamentos

Uma palestra sobre como atender bem e alavancar as vendas foi oferecida em mais uma reunião de ajuste para o 1º Moda e Negócios, que vai acontecer entre os dias 27 e 29 de agosto, próxima semana, em Santa Cruz do Capibaribe. A promoção é da CDL local e desenvolvida pela Câmara Setorial de Representantes da Confecção.  


Os confeccionistas expositores do evento estiveram reunidos em mais um encontro para tirar dúvidas e, na oportunidade, o consultor Adilson Silva, palestrou para o público presente, sobre técnicas de vendas.

Inflação deve ficar menor em agosto e setembro, diz Miriam Leitão

Fonte: G1 - Bom dia Brasil


A inflação cedeu um pouco em agosto, mas ainda está alta. Conversei nesta quarta-feira (19) com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Dessa conversa saiu uma boa notícia sobre a inflação. 

Confirmando isso aí que está na nossa reportagem, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, me disse que em agosto a inflação vai ficar menor. Isso está confirmado pelas coletas feitas por instituições financeiras. Elas fazem coletas de preços para tentar simular o que vai acontecer com a inflação e já apontam uma inflação muito baixa em agosto. Normalmente, isso começa a acontecer a partir de junho. Neste ano, foi adiado esse bom momento da inflação. Então vem em agosto, setembro, e a inflação deve ficar menor.

O acumulado dos 12 meses continua muito alto e o presidente do Banco Central disse que permanecerá alto apesar desse alívio em agosto. Mas ele disse que o começo do ano que vem será de queda forte na inflação no acumulado de 12 meses. Vai sair, segundo o Alexandre Tombini, de 9% para alguma coisa abaixo de 6%. Ele fala ‘cinco alto’, ou seja, cinco vírgula um número mais alto.


Mas essa queda da inflação, que está prevista para o ano que vem, já está nas expectativas dos economistas que são consultados pelo Banco Central. Eles estão prevendo uma inflação que chega no final do ano em cinco e alguma coisa. O Tombini acha que a inflação termina 2016 em 4,5%, tomara que ele tenha razão.

Recessão e PIB
Nesta quarta-feira (19), saiu um número muito ruim de 1,89% de retração no segundo trimestre. E o presidente do Banco Central pensa diferente do mercado. Ele acha que o ano que vem não vai ser negativo. Ele disse que as exportações vão puxar o PIB. Não vai ter crescimento, mas não será negativo no ano que vem. Ele está dizendo que neste momento, nós estamos no pior momento. Nós estamos no vale. Ele falou que o país está fazendo uma curva em “U”. Caiu o crescimento, está lá embaixo, e volta a subir. Esse, segundo ele, é o pior momento, em que o país sente todas as dores do ajuste da economia, mas não sente os benefícios, que só virão mais tarde.

Trecho da PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe sofrerá interrupção no tráfego


Em virtude das obras da duplicação da PE-160 que receberá a intervenção de explosivos no perímetro conhecido por “Volta do Serrote”, localizado na entrada de Santa Cruz do Capibaribe, a Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana do município afirma que no próximo sábado (22) o tráfego da via será interrompido no horário das 9h às 10h.

Com isso, a população deverá evitar passar no local durante o horário. A ação será realizada por motivo de segurança, devido as fortes explosões no local.

Sem crise na Audi Brasil: novo recorde de vendas e cinco novidades

Fonte: Carplace - Uol

A Audi fecha a contabilidade do mês de julho com números novamente positivos no Brasil, a despeito do momento de crise pelo qual passa o país. Conforme explicado pela marca, as vendas no mês passado bateram recorde e cresceram 53,8% na comparação com o mesmo período de 2014, sendo emplacadas 1.267 unidades. No acumulado do ano, o crescimento foi igualmente expressivo (cerca de 30,4% em relação ao ano passado) e no total 9.063 veículos foram comercializados em todo o país.
A3 Sedan
Até o final do ano, a marca espera colocar pelo menos cinco novidades importantes no mercado e entrar no ano de 2016 com vendas recordes. No final de setembro, por exemplo, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) passará a produzir o A3 Sedan equipado com motor 1.4 TFSI Flex (será o primeiro Audi com tecnologia bicombustível do mundo). Posteriormente, serão lançadas as famílias A6 e A7 reestilizadas, além do facelift do A1 e o TT em versão Roadster.
Audi A1
“Este foi o melhor mês de julho da história da Audi do Brasil. Apesar dos efeitos da crise econômica, temos um projeto de longo prazo no país que vem se mostrando efetivo. Nossa meta é vender 30 mil carros por ano até 2020”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015


Sicoob poderá se instalar em Santa Cruz do Capibaribe

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 2,9 milhões de associados, 2,2 mil pontos de atendimento, distribuídos em 25 estados e no Distrito Federal. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, disponibilidade de meios eletrônicos para pagamentos, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

É com todo este know-how que esta cooperativa de crédito visa chegar a Santa Cruz do Capibaribe para melhor atender aos micro e pequenos empresários do município. O contato está sendo feito via CDL, através do presidente Valdir Oliveira, ele que este reunido com o presidente do Sicoob-PE, Evaldo Campos, juntamente com o presidente do Sindilojas, Isac Aragão, para apresentar as vantagens do Sicoob para Santa Cruz do Capibaribe.

CDL oferece curso na área de Gestão da Inovação

O curso de Gestão da Inovação é um curso super atual e moderno que chega à CDL de Santa Cruz do Capibaribe, através de uma parceria com o SEBRAE e SENAC, com o propósito de trazer inovações para a carreira dos profissionais que ocupam cargos de gestão e visam ampliar sua área de conhecimento, além de saírem da tão temida zona de conforto.


Os participantes do curso terão oportunidades de entender como implantar o processo de inovação dentro da empresa de modo que o mesmo vai abranger as áreas da competitividade, processo de gestão, boas práticas empresariais e como avaliar se o processo está dando certo dentro da empresa.


O curso vai acontecer de 14 a 18 de setembro, das 19 às 22 horas na CDL. Os sócios da CDL pagam apenas 60 reais e os não sócios 65. Mais informações, você pode ligar para (81) 3731-2850 e falar com Sandra Batista, ela que é consultora de eventos da CDL.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Últimos ajustes para o maior evento de negócios de Santa Cruz do Capibaribe

Promover um ambiente de negócios e aquecer a economia do Polo de Confecções de Pernambuco são os principais objetivos do 1º Moda e Negócios que vai acontecer em Santa Cruz do Capibaribe, de 27 a 29 de agosto. Com o intuito de ser o melhor evento já realizado na Capital das Confecções, a CDL local tem reunido constantemente os diretores da Câmara Setorial dos Representantes da Confecção, promotora do evento.


Na tarde desta segunda-feira (18), o Consultor da Câmara, Antônio Sérgio, esteve reunido mais uma vez com os representantes para ajustar os últimos detalhes.

Participe do 1º Congresso de Tecnologia para o Varejo



A classe média vai salvar o Brasil da crise?

Fonte: El País

crise no Brasil vai se emaranhando a cada dia que passa enquanto o Banco Central prevê um PIB negativo para este ano, uma inflação muito acima da meta e um índice de desemprego aumentando. Será verdade que desta vez a classe média, que está saindo de sua letargia, poderia fazer o país avançar?
gravidade da crise acontece porque, ao fator econômico, podemos acrescentar um vazio político com um Governo que parece perdido, em guerra com seus partidos aliados, enquanto a justiça continua destapando o poço sem fim da corrupção. E uma presidenta da República cuja popularidade despencou, e apenas 13% aprovam sua gestão.
A pergunta que fazem os especialistas é quem poderá salvar o Brasil desta situação que poderia afastar investidores estrangeiros enquanto vai crescendo a pressão dos protestos populares. Uma nova manifestação contra o Governo, a corrupção e os fortes cortes anunciados está programada para o próximo 12 de abril.
A novidade no momento difícil e confuso que vive o Brasil consiste em que, pela primeira vez em muitos anos, a classe média tradicional (a que se coloca socialmente entre os muito ricos e os que ainda estão mergulhados na pobreza) deu um passo à frente. Saiu pela primeira vez à rua para mostrar sua voz e exigir uma mudança de rumo na política.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015


Varejo deve continuar perdendo faturamento neste ano

Fonte: Diário do Comércio

O diretor de pesquisa econômica da GO Associados, Fabio Silveira, avalia que o processo de retração do varejo deve continuar por alguns meses. Isso porque não há clareza nos fundamentos para uma sustentação e recuperação do consumo. "O ritmo de queda vai continuar até que seja encontrado um ponto de equilíbrio do varejo com a situação econômica e atividade industrial atual", disse.
Para ele, os dois fatores que influenciam diretamente o comércio varejista – emprego e crédito – tendem a continuar se deteriorando. "O efeito das altas da taxa básica de juros (Selic) seguirá no segundo semestre. A taxa de desempenho está subindo rápido e não está perdendo fôlego", destacou. "Na verdade, tudo está acontecendo fortemente e de maneira drástica. E o varejo não ficaria de fora", completou.

Receita deposita terceiro lote de restituição do IRPF 2015 hoje

Fonte: Agência Brasil

A Receita Federal deposita nesta segunda (17), na rede bancária, os valores referentes ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoas Física 2015. No lote, estão 1.742.112 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,1 bilhões. Foram também liberadas declarações que estavam na malha fina dos exercícios de 2008 a 2014.

A consulta ao lote está disponível desde a semana passada na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta às declarações do IRPF para os sistemas Android e iOS.

A Receita lembra que a restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, deverá ser requerido por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF, na página da Receita Federal na internet.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Entidades se reúnem para discutir os detalhes da audiência pública sobre a crise hídrica


Para alinhar os detalhes da audiência pública que acontecerá no dia 28 de agosto, em Santa Cruz do Capibaribe, representantes de diversas entidades da sociedade civil estiveram reunidos ontem (12) no Moda Center Santa Cruz. O evento, organizado por essas entidades, debaterá o anunciado colapso no abastecimento d’água do município e da região.

Para que a audiência pública venha trazer resultados positivos para o enfrentamento dessa problemática, os participantes da reunião de ontem formaram os grupos que irão aturar na comunicação, logística e mobilização dos diversos representantes municipais, estaduais e federais.

“É preciso alinhar o discurso para cobrar dos responsáveis, pelo menos, a manutenção do que já existe – dois dias com e 28 sem água), além de pleitear soluções concretas a médio e longo prazo”, disse o síndico do Moda Center, Allan Carneiro.

Convidado para a reunião, o vereador Afrânio Marques (PDT) convocou o Moda Center e as entidades representativas para usar a tribuna da Câmara de Vereadores, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (13), a fim de sensibilizar os demais representantes do poder legislativo para abraçar a causa.

No próximo sábado (15), membros das entidades que estiveram presentes no encontro de ontem visitarão as barragens que abastecem o município, e que atualmente estão em colapso total. Eles farão imagens para exibir na audiência pública do dia 28.

A reunião contou com representantes do Moda Center Santa Cruz, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rotary Club, Câmara de Veadores, Associação dos Taxistas, Associação dos Mototaxistas, Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) Cooperativa dos Toyoteiros (CCATA), Associação Santa-cruzense de Contabilistas (ASCONT), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), SINDILOJAS, OAB Santa Cruz do Capibaribe e igrejas evangélicas e católicas de Santa Cruz do Capibaribe.

I Seminário de Desenvolvimento Profissional será realizado em Santa Cruz do Capibaribe





















































O I SEDESP (Seminário de Desenvolvimento Profissional) Será realizado em Santa Cruz do Capibaribe entre os dias 14 e 18 de setembro de 2015. As inscrições podem ser feitas nas faculdades Cesac e Fadire ou na Escola do Senai Santa Cruz.

I SEDESP acontecerá no Rota do Mar Club e terá a presença do professor Pachecão. Participe!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CDL oferece curso na área de Gestão da Inovação

O curso de Gestão da Inovação é um curso super atual e moderno que chega à CDL de Santa Cruz do Capibaribe, através de uma parceria com o SEBRAE e SENAC, com o propósito de trazer inovações para a carreira dos profissionais que ocupam cargos de gestão e visam ampliar sua área de conhecimento, além de saírem da tão temida zona de conforto.

Os participantes do curso terão oportunidades de entender como implantar o processo de inovação dentro da empresa de modo que o mesmo vai abranger as áreas da competitividade, processo de gestão, boas práticas empresariais e como avaliar se o processo está dando certo dentro da empresa.


O curso vai acontecer de 14 a 18 de setembro, das 19 às 22 horas na CDL. Os sócios da CDL pagam apenas 60 reais e os não sócios 65. Mais informações, você pode ligar para (81) 3731-2850 e falar com Sandra Batista, ela que é consultora de eventos da CDL.