Topo

Topo

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CDL apresenta arquitetura da expansão para diretores e associados

A CDL de Santa Cruz do Capibaribe abriu as portas da expansão da entidade para mostrar aos diretores e associados como está ficando a nova arquitetura. Há pouco mais de dois anos, a CDL iniciou uma reforma de ampliação do seu prédio, a fim de acomodar melhor seus associados, parceiros e pessoas que buscam na entidade um ponto de apoio para reuniões, convenções e treinamentos.

O presidente da entidade, Valdir Oliveira, falou da importância da CDL para Santa Cruz do Capibaribe e estando a frente da mesma, agradeceu aos empresários presentes para que todos possam aderir a Campanha Natal Show de Prêmios 2015.

Na oportunidade, a arquiteta responsável pela obra, Kalline Aragão, apresentou a estrutura arquitetônica, explicando cada cômodo da CDL. O prefeito Edson Vieira também foi uma das autoridades que discursou e enfatizou a importância da CDL para a cidade. “Eu fico muito feliz toda vez que a CDL me convida para algo, porque vejo na CDL uma entidade séria, e toda vez que a CDL faz algo, o faz em prol do crescimento coletivo. Eu nunca vi a CDL fazer algo que atendesse a interesses individuais”.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Afrânio Marques, pontuou as ações de desenvolvimento que a CDL faz para engrandecer o comércio de Santa Cruz do Capibaribe. “A CDL tem sido uma entidade muito importante para nossa cidade. Por isso, que a CDL tem toda essa credibilidade, tanto com os empresários, como também com as autoridades, porque a gente percebe na CDL uma entidade séria”.


O consultor Adilson Silva, apresentou a Campanha Natal Show de Prêmios e o Gestor do Sistema de Cooperativas de crédito do Brasil (Sicoob), Roberto, apresentou a forma como a cooperativa irá atuar em Santa Cruz do Capibaribe.

Cadastro Positivo

Agora, dar mais um passo em direção aos seus sonhos só depende de você!

Com a adesão ao Cadastro Positivo, obter crédito - como um empréstimo, por exemplo – poderá ficar mais fácil*.
Isso porque, fazendo parte dessa lista, os bancos poderão te oferecer crédito* para você financiar sua casa própria, fazer aquela viagem tão esperada ou até mesmo concluir seus estudos. Veja como é simples aderir: http://a.pgtb.me/V8lpfS


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Presidente da CDL integra comitiva para receber empresários da União Europeia

Uma comitiva de empresários da União Europeia estiveram visitando o Moda Center Santa Cruz na manhã desta quarta-feira (28). A missão foi organizada pelos participantes do Workshop “Diálogos Setoriais”, realizado ontem no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), no bairro do Recife.

Integraram o grupo peritos da União Europeia e técnicos do Ministério da Integração Nacional e do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao MCTI; Moda Center Santa Cruz; Secretaria de Desenvolvimento Econômico/PMSCC; Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP); Senai Santa Cruz do Capibaribe; ProAPL/Itep; CT Moda/Itep; Grupo de Pesquisa em Inovação tecnologia e Território (GRITT/UFPE); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI), além do presidente da CDL, Valdir Oliveira.

A comitiva foi recebida no Moda Center pelo síndico Allan Carneiro, que também participou do Workshop em Recife, fez uma apresentação do Moda Center Santa Cruz, principal representante comercial da região. Em sua fala, o diretor aproveitou a presença de representantes dos governos Estadual e Federal para expor algumas das necessidades do Polo de Confecções.

Curso on line: Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Como planejar o desenvolvimento sustentável de uma cidade? Esta é a sua chance de fazer um curso em português, online e de graça para entender todas as facetas do desenvolvimento urbano. Inscreva-se já!http://Iad.bg/TJBwJ

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Serviço de Proteção ao Crédito completa 60 anos no mercado

Fonte: Ascom SPC Brasil

Uma das instituições mais antigas do setor varejista de bens e serviços, conhecida popularmente como SPC, o Serviço de Proteção ao Crédito, completa 60 anos de atividades em outubro deste ano. Dono do maior banco de informações sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, o SPC Brasil, como viria a ser chamado a partir de 2000, tem acesso a dados de 26 milhões de empresas de todos os segmentos da economia e de 150 milhões de consumidores residentes de todos os estados brasileiros.

Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, aproximadamente um milhão de pontos de vendas usufruem dos serviços oferecidos pela instituição. “Ajudar no desenvolvimento do comércio é o grande legado do SPC nesses 60 anos”, afirma. “Após o surgimento do SPC foi possível criar um ambiente de negócios mais seguro no país, democratizando o acesso ao crédito e fomentando o consumo e o fortalecimento da economia do Brasil como um todo".

Sendo uma das instituições de referência no mercado, o SPC Brasil divulga constantemente seus indicadores e pesquisas para a imprensa, com temas ligados à economia, finanças pessoais e negócios. Além de um portfólio de serviços que atendem as necessidades de empresas, também foi lançado, em 2014, o Portal Meu Bolso Feliz, para incentivar a educação financeira entre os consumidores brasileiros.

Como surgiu o SPC Brasil?

O Serviço de Proteção ao Crédito foi criado em 1955, época em que ainda não existia CPF e em que poucos brasileiros tinham acesso a bancos, cartões de crédito e cheque. A iniciativa foi de um grupo de empresários gaúchos, que se reuniu para trocar informações sobre os pagamentos de seus clientes.
As centrais de dados dos primeiros SPCs armazenavam fichários com informações sobre os consumidores que compravam a prazo nas lojas e não pagavam. O telefone ainda era vantagem de poucos e as consultas para vendas a prazo eram feitas presencialmente na central de informações. Por isso, toda vez que uma loja precisava consultar algum cliente para vender a prazo, era necessário que o comerciante mandasse alguém para checar se o nome da pessoa estava no fichário.

Nos anos 70, o investimento em infraestrutura em estradas fez com que as pessoas atravessassem grandes distâncias para fazer compras. Com isso, ocorre o crescente aumento de consultas ao SPC – que exigiu mais agilidade do processo – além da expansão do serviço para outras regiões. Surgiu, então, o Departamento de Atendimento aos SPCs, ligado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com a proposta de organizar os serviços em todo o Brasil.

Em outubro de 2000, foi criado o SPC Brasil, ligado ao Sistema CNDL – a mais antiga entidade representativa do comércio lojista, reunindo as federações (representação local nos estados) e as câmaras de dirigentes lojistas (representação local nos municípios).

“Essa foi uma importante conquista para instituir uma base única de informações de entidades de todo o Brasil e automatizar o processo de análise e decisão do crédito, com mais qualidade e eficiência para as empresas terem maior poder de recuperação e evitarem a inadimplência, em sintonia com as evoluções tecnológicas e a difusão da internet”, explica o presidente.

Confiança da indústria avança 2,3% em outubro, diz FGV

Fonte: Agência Brasil

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação GetulioVargas (FGV), avançou 2,3% em outubro, ao passar de 66 para 67,5 pontos, tornando-se segundo menor da série histórica. O resultado foi determinado pela alta de 8,9% do Índice de Expectativas (IE), para 69,7 pontos, após atingir o mínimo histórico de 64 pontos no mês anterior. Já o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 4%, para 65,2 pontos, atingindo o mínimo da série.

“A alta do Índice de Expectativas em outubro é um resultado favorável, mas que deve ser interpretado como uma sinalização de atenuação, no quarto trimestre, dos números negativos que vêm retratando a evolução da produção e do emprego do setor desde o início do ano”, disse o superintendente adjunto para ciclos econômicos da Ibre, Aloisio Campelo Jr.

A proporção de empresas prevendo aumento do pessoal ocupado cresceu de 6,1% para 7,8%, enquanto a parcela das que projetam redução passou de 34,5% para 24,9%. O item foi o que mais contribuiu para a evolução do IE em outubro.

A proporção de empresas com estoques excessivos aumentou de 22% para 24,5%, o maior patamar desde julho de 2003 (25,7%): foi o indicador que exerceu a maior influência na diminuição do ISA. A parcela de empresas com estoques insuficientes diminuiu de 1,3% para 0,3% do total.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou relativa estabilidade em outubro, ao aumentar 0,2 ponto percentual, de 76,5% para 76,7%.

“Em relação aos seis meses seguintes [computados a partir de outubro], as expectativas continuam piorando, indicando que o setor [industrial] continua pessimista em relação à perspectiva de uma melhora contínua do ambiente dos negócios”, acrescentou Aloisio Campelo Jr.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dona do Magazine Luiza lidera grupo de executivas antipessimismo

Fonte: DCM

Liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente da rede de varejo Magazine Luiza, o grupo Mulheres do Brasil, composto por 250 executivas, tenta reunir iniciativas para contribuir com o desenvolvimento do país.
Durante evento em São Paulo, nesta quinta (1º), Trajano afirmou que é preciso mudar a onda de pessimismo que tomou conta e ter foco para tirar o Brasil da crise. “Essa onda [de pessimismo] está afogando todo mundo. Dessa eu não quero participar. Tem de tentar outra. É preciso ter foco, foco nas vendas”.
Uma das ações do grupo, que se encontra mensalmente, será organizar uma ida a Brasília para pedir a reforma política.
“Todo mundo que encontro, políticos, Fernando Henrique, Lula, diz que, se fizermos cinco itens, vai dar certo. Sem a reforma política esse país não vai para frente. Esqueçam. Temos de pegar cinco assuntos, ir para Brasília, de ônibus, e daqui a um ano as mulheres do Brasil vão coordenar com eles [políticos] a reforma política”, disse Trajano.
O grupo Mulheres do Brasil nasceu em 2014 após um jantar que reuniu as principais empresárias do país e a presidente Dilma Rousseff. Participam do movimento Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), Sonia Hess (Dudalina) e executivas de setores como bancos, do setor aéreo e de comunicação.
“Temos três premissas. Somos apartidárias, nós não podemos reclamar, falar mal de nada, e temos de fazer acontecer”, disse a empresária a uma plateia de mulheres empreendedoras em evento organizado pelo banco Itaú. “Não podemos inventar a roda. A ideia é juntar o que já existe e dá certo no Brasil.”

Palestra sobre clientologia


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Esgoto vai virar energia elétrica em Caruaru


Boas expectativas para as feiras de final de ano no Moda Center



Em entrevista à TV Jornal/SBT, na manhã desta segunda-feira (26), o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, falou sobre as boas expectativas dos comerciantes para as feiras de final de ano no maior centro atacadista de confecções do Brasil.

Expectativa – “Apesar da crise que o país atravessa, estamos com uma expectativa de crescimento de 10% em relação ao ano passado. Esperamos receber em torno de 1 milhão de clientes durante as feiras de fim de ano. Além de abrirmos em todos os feriados que caem nas segundas e terças, a partir do dia 1º de novembro também abriremos aos domingos, através de uma decisão tomada em assembleia, em fevereiro deste ano, com a aprovação do calendário anual de feiras. Isso deverá trazer um significativo aumento de clientes para o parque”, comentou o síndico.

Segurança – “Aumentamos o nosso efetivo de segurança em 20% já prevendo o grande fluxo de pessoas que visitarão o parque nesse período. Também estamos fazendo parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal para garantirmos a segurança dos clientes e condôminos no interior do Parque nos dias de grande fluxo”, pontuou Allan.

Presidente da CDL participa de encontro das ONGs com o prefeito

Reivindicar melhorias em prol da população foi o mote do encontro das ONGs, Igrejas e Associações comunitárias de Santa Cruz do Capibaribe, com o prefeito Edson Vieira (PSDB). O presidente da CDL, Valdir Oliveira, onde na oportunidade o mesmo, juntamente com os demais membros das ONGs, entregou uma pauta de reivindicações ao prefeito Edson Vieira e ao presidente da Câmara de Vereadores, Afrânio Marques (PDT).


O encontro aconteceu na manhã do último sábado (24), na Câmara de Vereadores e contou com a participação das Paróquias de Santa Cruz do Capibaribe, Pastorais católicas, Associações Comunitárias Urbanas, Associações Comunitárias Rurais, CDL, Moda Center Santa Cruz, ASCAP, ASCONT, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, SINDUPROM, Sindicato dos trabalhadores rurais e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, onde na ocasião, todos assinaram o documento para ser entregue ao prefeito.



Sicoob fecha nova parceria com CDL Santa Cruz do Capibaribe

O Sistema de Cooperativas de crédito do Brasil (Sicoob) tem um novo parceiro a partir deste mês. Trata-se da CDL Santa Cruz do Capibaribe, entidade que acolhe o Sicoob, onde a cooperativa será instalada para atender aos empresários da Capital das Confecções.
O Sicoob entende o quê seus associados precisam. Aqui você encontra soluções ágeis e modernas para facilitar sua vida, suas operações financeiras e garantir seu patrimônio. Sem contar que o Sicoob tem um jeito diferente de oferecer produtos e serviços bancários: ele compartilha os resultados com os associados e aplica os recursos captados nas próprias comunidades, o que movimenta a economia local, além de criar novas oportunidades de emprego e renda para Santa Cruz do Capibaribe.

Enquanto a agência não fica pronta, os analistas de crédito do Sicoob estão recebendo você na CDL. Compareça e veja como tornar-se um cooperado Sicoob.

Você empresário que desejar abrir sua conta com o Sicoob, pode comparecer a CDL, onde você terá um atendimento personalizado com os gestores da cooperativa. O horário de atendimento é das 9 às 18 horas. 

Mais informações: (87) 9.9992-0012 - Roberto
                            (81) 9. 9910-0298 - Sandro

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Câmara aprova regulamentação da profissão de corretor de moda

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira (15), o Projeto de Lei 664/15, do deputado Adail Carneiro (PHS-CE), que regulamenta a profissão de corretor de moda. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta está aprovada pela Câmara, e deve seguir para análise do Senado.
O texto define o profissional como aquele responsável por intermediar a relação entre revendedores e lojistas de confecções que comercializam no atacado roupas, acessórios, calçados e bolsas. Adail Carneiro relatou à comissão que muitos desses profissionais sofrem pressão por não terem um campo de atuação regulamentado, e pessoas sem formação se apresentam como corretores de moda sem o conhecimento necessário.
A proposta exige que o profissional tenha os diplomas de conclusão de ensino médio e do curso de formação de corretor de moda. Quem não os tiver, no entanto, e comprovar o exercício efetivo como corretor de moda até um ano antes de o projeto virar lei, também poderá ser cadastrado como corretor de modas.
Os representantes comerciais da confecção ligados a Câmara Setorial da CDL Santa Cruz do Capibaribe acompanharam a votação e comemoraram a aprovação.

Com informações do site da Câmara Federal.

Participe da Campanha Natal Show de Prêmios


Ministério Público ajusta abertura de acessos entre Moda Center e Calçadão

Promotora Dra. Natália Campelo fechou acordo que foi assinado pelas partes envolvidas

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (22), na sede das Promotorias de Justiça de Santa Cruz do Capibaribe, uma audiência para ajustar a abertura de acessos de pessoas entre o Condomínio Moda Center Santa Cruz e o Calçadão de Feiras Miguel Arraes de Alencar.

Sob o comando da 2ª promotora de Justiça Cível do município, a Exma. Sra. Bela. Natália Maria Campelo, a audiência foi muito importante para que a representante do Ministério Público de Pernambuco ouvisse os questionamentos das duas partes envolvidas e pudesse deliberar sobre o que poderia melhor atender tanto ao Moda Center (empreendimento privado) quanto ao Calçadão (empreendimento público).

Depois de discutidas as propostas de ambas as representações, ficou acordado entre as partes que serão construídos mais três acessos, além dos já existentes entre os dois empreendimentos. Também ficou acordado que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município providenciará reforço na segurança desses acessos, seguindo o mesmo padrão do Moda Center Santa Cruz.

George Pinto (Gerente Geral do Moda Center), Allan Carneiro (Síndico do Moda Center), José Nelson Assis (Administrador do Calçadão) e Wilker Farias (Diretor de Indústria, Qualificação e Empreendedorismo/PMSCC)

Os serviços deverão ser concluídos no prazo de 15 dias, incluindo os portões e o alambrado. Também ficou definido na audiência que o horário de abertura dos portões será da 0h do primeiro dia de feira até às 23h59 da terça-feira.

Além da Promotora de Justiça, subscreveram o acordo o Síndico do Moda Center, Allan Carneiro; o representante da Comissão dos Feirantes do Calçadão, Adilson José de Arruda; e Administrador do Calçadão Miguel Arraes, José Nelson de Assis.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CDL institui nova Câmara Setorial




A Câmara Setorial da Rua Cabo Otávio foi instituída pela CDL Santa Cruz do Capibaribe e tem como intuito propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas, fomentando assim, uma atuação responsável, de forma contextualizada com o seu setor de atuação e colaborando com a CDL a promover ações ligadas a área de atuação da Câmara Setorial daquela localidade.

O presidente da CDL, Valdir Oliveira, institucionalizou a Câmara Setorial e deu posse aos diretores. Na oportunidade, Valdir relatou a importância dessa Câmara para o comércio varejista da Rua Cabo Otávio. “Hoje nós vemos o comércio daquela rua crescer e temos observado a sua importância para o comércio varejista de vestuário para Santa Cruz do Capibaribe e região. Então, não poderíamos deixar de agregar junto aos lojistas e atuar de forma ordenada no fomento de ações para aquela localidade, assim como fazemos com as outras Câmaras Setoriais”.
 
A cerimônia de posse aconteceu na sede da CDL e contou também com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Bezerra, ele que deu destaque ao fluxo comercial existente na Rua Cabo Otávio. “Nós da Secretaria nos abraçamos com os lojistas da Cabo Otávio, com a CDL, com o SEBRAE e podem ter certeza que ali será uma rua de muito mais sucesso para o comércio. Estamos a disposição para juntos trabalhar e fomentar ações de muito sucesso, a fim de engrandecer ainda mais o comércio da nossa cidade”, destacou.
 
Os diretores que farão parte da primeira diretoria da Câmara Setorial tomaram posse e os mesmos serão coordenados pelo empresário, José Mariano Castro Brito (Neto), ele que falou sobre os desafios de coordenar esta importante Câmara. “Mais uma etapa que se inicia, a partir da ideia do lojista, seu José da Hawaí, ele que em conversas informais nos relatava que a gente precisava fazer algo para alavancar as vendas na Rua Cabo Otávio. Nos juntamos, a CDL nos convidou e aqui estamos para mais um desafio. Em parceria com a prefeitura, algumas mudanças já começaram na rua e hoje, com esta posse, vamos unir forças para tornar aquela rua com um atrativo maior, a fim de podermos alavancar o comércio daquela localidade”, explicou.


Veja como ficou a diretoria

José Mariano Castro Brito – Coordenador
Carlos Antônio da Costa Feitosa - Vice-coordenador
Tales Nery Maia – Diretor Secretário
Hugo Emanuel Arruda – Diretor Financeiro
Paulo Estevão da Silva – Diretor de Marketing


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Uma ideia, um negócio: Food bike com brownie é a nova sensação em Santa Cruz do Capibaribe

Que tal um brownie fresquinho, servido com sorvetes ou, simplesmente, puro? A ideia dos empreendedores Dorinha Monteiro e Giordano Pietro, da Flor de Cheiro, tem levado essa novidade aos eventos por toda a cidade. Com uma bicicleta montada, bem arrumada e cheia de charme, os empresários vão onde o povo estar. Seja no “Cidade Lazer” ou em uma festa privada, a novidade se espalhou por Santa Cruz do Capibaribe e ganhou espaço nos mais variados tipos de eventos.

De acordo com o empresário Giordano Pietro, a ideia inicial era para as bicicletas ficarem em pontos fixos. “Hoje nós temos 10 bicicletas e a nossa ideia no começo era ficarmos em alguns pontos da cidade, mas outras ideias foram surgindo, algumas pessoas começaram a nos chamar para seus eventos e hoje estamos presentes em inaugurações, aniversários, enfim, não podemos perder as oportunidades. A ideia de vender Brawnie surgiu pela grande divulgação que existe acerca do produto, a nível nacional e a gente oferece vários sabores, mas o mais pedido é o tradicional”, explica Giordano.

A marca DiPietro Brownie vem ganhando destaque em inaugurações, aniversários, lançamentos de produtos, enfim, em todos os ambientes, um brawnie sempre cai muito bem. Uma ideia inovadora, que mesmo em tempos de recessão econômica, o empreendedorismo pulsa nas veias e faz com que empresários saiam da zona de conforto e possibilite um simples brownie mais perto do cliente.



Rotary Clube de Santa Cruz do Capibaribe promoverá palestra com o ex-governador Joaquim Francisco


O Rotary Clube de Santa Cruz do Capibaribe, através de sua presidente, a empresária Áurea Xavier, convida a toda população para uma palestra com o ex-governador Joaquim Francisco, onde o mesmo vai trazer uma palestra com o tema: “O atual cenário econômico e político do Brasil”.

Quer abrir um pequeno negócio e tem poucos recursos? Veja 6 dicas

Fonte: G1 - Portal de Notícias da Globo

“Faz três meses que eu comecei. É só uma renda extra por enquanto, mas a minha intenção é tornar isso um negócio mesmo.” A vontade de Flora Gomes, que trabalha em uma empresa de engenharia e recentemente começou a complementar a renda vendendo bolos, é ficar só com a segunda ocupação. Para fazer isso, ela está enfrentando a fase de adaptação e buscando entender como transformar esse desejo em negócio.

Empreender com poucos recursos é um desafio para muitas pessoas que pensam em trocar um emprego fixo pelo próprio negócio, mas não sabem como começar. As irmãs Ana Paula Soares e Renata de Faria Soares também passaram por isso.

Renata abriu loja de bolos com a irmã (Foto: Arquivo Pessoal)Renata abriu loja de bolos com a irmã, que sempre foi 'a boleira da família' (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Paula sempre fez os bolos de aniversário da família, até que passou a preparar alguns quitutes que o cunhado vendia na empresa onde trabalhava. Entre a decisão de transformar o talento para a cozinha em empreendimento e a abertura de um negócio efetivamente, as irmãs passaram por cursos e testes de mercado.

“Eu era bancária. Saí do banco e queria montar alguma coisa com minha irmã. Visitei uma loja de bolos e gostei do negócio. Minha irmã sempre foi a 'boleira da família' e achei que podia unir o útil ao agradável. Mas fazer um bolo em casa é uma coisa, em larga escala é outra totalmente diferente”, relembra Renata, que abriu a “Terapia do Bolo” em 2013 após fazer cursos de produção de bolos em grande quantidade.

Flora quer transformar atividade para complementar renda em negócio (Foto: Arquivo Pessoal)Flora quer transformar atividade para complementar renda em negócio (Foto: Arquivo Pessoal)
Flora está passando por essa descoberta com a “Flora Cakes & Diets”. “Ainda não tive o retorno do que investi nisso, mas faço pesquisas de preços, de quanto vou gastar com uma receita, do preço de venda do produto. Se for abrir um negócio, preciso ter uma orientação mais formalizada sobre produção, controle de estoque, cursos, preços”, lista ela.

A especialista Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), aponta que para abrir um negócio com poucos investimentos é fundamental considerar os riscos da gestão e entender como funciona o modelo de empreendimento que se tem em mente. “Muita gente tem uma ideia que é muito legal mas não consegue transformar isso em dinheiro”, diz ela.


Dilma diz a empresários que Brasil continua seguro para investimentos

Fonte: Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (19) a um grupo de empresários brasileiros e suecos que o governo está trabalhando para retomar o equilíbrio fiscal, que o Brasil continua sendo uma “opção segura e atraente para investimentos” e destacou áreas com potencial de ampliação da parceria bilateral, como tecnologia e saúde.

“O Brasil continua a ser uma opção segura e atraente para investimentos. Somos um país que oferece grandes oportunidades e possui ambiente de negócios sofisticado e seguro. Somos uma grande democracia. Nossa economia tem fundamentos sólidos e estamos trabalhando de maneira decidida para fortalecer sua saúde fiscal, retomando o equilíbrio, reduzindo a inflação, consolidando a estabilidade macroeconômica, para aumentar a confiança e garantir a retomada do crescimento”, disse a presidenta em discurso na abertura de um seminário empresarial em Estocolmo após reunir-se com o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. Dilma está na Suécia em visita oficial para ampliar parcerias comerciais.

Aos empresários, a chefe de Estado brasileira lembrou que o intercâmbio entre Brasil e Suécia cresceu 45% em dez anos e disse que é possível ampliar as parcerias. “Nós temos de ampliar esses números, diversificando a pauta comercial. Existe um potencial para a participação de produtos manufaturados brasileiros e também para se aumentar a presença de produtos manufaturados suecos no nosso fluxo comercial”, avaliou.

Segundo Dilma, a compra dos aviões-caças suecos Gripen, do Grupo Saab, pela Força Aérea Brasileira, reforça a aproximação entre as duas economias e pode servir de modelo para negócios em outras áreas. A negociação inclui a transferência de tecnologia para o Brasil e uma fábrica da Saab está sendo construída em São Paulo.

“Nós queremos aproveitar todo o potencial dessa parceria. Queremos inclusive reproduzi-la em outros setores em nossa relação econômica com o incentivo à inovação, à produção industrial e à capacitação de recursos humanos”, disse. Dilma vai visitar a fábrica da Saab em Linköping.

A presidenta também destacou a eminência da apresentação de ofertas comerciais entre o Mercosul e a União Europeia – que após anos de negociação pode ocorrer em novembro – e disse que o acordo vai abrir os mercados sul-americanos para a Suécia.

“O Mercosul está preparado para apresentar sua oferta comercial à União Europeia e, a partir daí estabelecer um acordo comercial ambicioso e extremamente vantajoso para ambas as partes. Este acordo abre para a União Europeia e, em especial, para a Suécia todo o mercado da América do Sul. E, certamente, a partir daí funcionará como uma plataforma para o restante do continente”.

Além da visita à fábrica da Saab, a agenda de Dilma na Suécia nesta segunda-feira inclui um almoço na Prefeitura de Estocolmo e visitas ao Instituto Real de Tecnologia e à sede da Ericson. Da Suécia, Dilma embarca para a Finlândia onde segue com a missão de ampliar parcerias comerciais.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Biblioteca Indústria do Conhecimento festejou o Dia das Crianças

Como sempre a Biblioteca Indústria do Conhecimento de Santa Cruz do Capibaribe se engaja em projetos que fazem a diferença para a comunidade atendida pela unidade.

Na semana passada, as crianças e adolescentes que frequentam a biblioteca tiveram um dia de muita comemoração. É que através de parcerias, a coordenadora da biblioteca, Eronilda Paiva, promoveu uma festa para as crianças. Fruto da solidariedade dos parceiros, o evento foi um sucesso. “O que mais nos emocionou foi o solidariedade de todos que fizeram as doações, que superaram as nossas expectativas, que num momento como esse em que muitos estão passando por dificuldades financeiras, mesmo assim mostraram que a união faz a força e que recebemos muitas doações as quais agradecemos a todos que fizeram a alegria da criançada. Vários foram os voluntários que nos ajudaram”.


Para que o evento pudesse acontecer, o grupo do EREM, colaboradores da Rota do Mar e pessoas mais próximas participaram de toda organização da festa. A Biblioteca do Conhecimento é um projeto mantido pela Rota do Mar, com apoio da CDL Santa do Capibaribe.







sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Porto Digital chega ao Agreste de Pernambuco


O Agreste vai dar um salto na inovação e no empreendedorismo. A primeira unidade avançada do Porto Digital no interior do Estado, o Armazém da Criatividade - Caruaru, já tem data e hora para ser inaugurado. A cerimônia de entrega aconteceu nesta sexta-feira (16), a partir das 10h30.

O espaço fica no Polo Comercial de Caruaru e tem 1.800 m² de área, onde será possível encontrar laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom, coworking e núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos; tudo para dar suporte aos produtores de economia criativa da região.

Em especial, o Armazém da Criatividade vai trabalhar para dar todo o apoio tecnológico e de negócios ao empreendedor da indústria têxtil e de moda de Caruaru e municípios vizinhos. Com o apoio do governo, é o Porto Digital chegando aos seus 15 anos ajudando a tornar Pernambuco um Estado cada vez mais pioneiro e inovador.

“Made in Santa Cruz”: Red Life inaugura nova loja em Caruaru


Buscar novos mercados e oportunizar novos clientes a consumir peças de qualidade “Made in Santa Cruz” foram alguns dos objetivos para que a empresa Red Life, dos jovens empreendedores, Raíssa Lisboa e Gustavo Mestre, fosse inaugurada na cidade de Caruaru. A nova loja está situada no Caruaru Shopping, empreendimento que atende a mais de 80 cidades pernambucanas, ponto estratégico para a Red Life chegar até ao consumidor da região.


A CDL Santa Cruz do Capibaribe parabeniza aos empresários, ele que inclusive é diretor de marketing e comunicação da entidade.




Como criar equipes com alto desempenho

Comunicado Rotary Clube de Santa Cruz do Capibaribe

O Rotary Clube de Santa Cruz do Capibaribe, através de sua presidente, a empresária Áurea Xavier, convida a toda população para uma palestra com o ex-governador Joaquim Francisco, onde o mesmo vai trazer uma palestra com o tema: “O atual cenário econômico e político do Brasil”.
A palestra vai acontecer na próxima quinta-feira, 22 de outubro, às 19 horas, no Teatro Municipal. Os ingressos estão sendo vendidos pelos diretores do Rotary e para quem quiser adquirir, pode procurar a Unipeças ou um dos diretores do Clube.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015



IBGE anuncia o fim de duas pesquisas

Fonte: Agência Brasil

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário (Pimes) deixarão de ser feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto informou hoje (14) que a última coleta da PME será em fevereiro de 2016, com a divulgação do resultado em março. A Pimes terá a sua última coleta em dezembro deste ano e a divulgação em fevereiro.

“A extensão da coleta da PME até fevereiro visa a evitar a descontinuidade de informações, em função do ajuste no calendário da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, resultante do processo de reformulação em curso, o qual se estabilizará com as divulgações de março de 2016”, informou o IBGE em nota.

Segundo o instituto, a partir de março de 2016, as informações conjunturais sobre o mercado de trabalho disponibilizadas através de indicadores de ocupação, desocupação e rendimentos do país terão como fonte a Pnad Contínua.

“Lembramos, finalmente, que o Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), no âmbito do qual foi implantado o projeto da Pnad Contínua, também prevê a descontinuidade da Pnad anual, conforme informado em vários fóruns do SIPD, realizados pelo IBGE com usuários das informações de pesquisas domiciliares, bem como em diversos comunicados e apresentações feitas pelo instituto.”

CDL parabeniza a todos os professores pelo seu dia


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Programação especial atraiu a criançada para o Moda Center Santa Cruz


Para comemorar o Dia das Crianças, a diretoria do Moda Center Santa Cruz realizou uma programação toda especial para entreter os filhos enquanto os pais faziam compras, nesta segunda-feira (12).

A ação, que aconteceu das 10h às 16h, entre os setores Branco e Amarelo, incluiu parquinho de diversões, karaokê, distribuição de pipocas, algodão doce e balas, além de sorteio de brinquedos.

“A nossa ideia foi promover algo que motivasse os pais a virem ao Moda Center acompanhados de seus filhos e, além de fazerem suas compras, proporcionasse a eles momentos de alegria e diversão”, disse a diretora Aldeni Gomes, idealizadora da ação.

O Dia das Crianças no Moda Center Santa Cruz atraiu centenas de pais e filhos e envolveu colaboradores de todas as gerências, que preparam cada detalhe para agradar a criançada.

No Facebook do Moda Center tem um álbum completo com as fotos do Dia das Crianças. Veja: https://goo.gl/RHxxKL

Agenda de cursos CDL


Benefícios CDL - A importância da educação superior e sua relevância na inclusão profissional

Hoje, o mundo se transforma de tal maneira que a necessidade por cursos superiores se torna cada vez mais enfática. E no Brasil não é diferente, sendo que o Governo abriu oportunidades na Educação para todas as modalidades de curso: Licenciatura, bacharelado e tecnológico. Porém, o que vem sendo discutido é sobre o setor de tecnologia e sua empregabilidade no mercado que, por incrível que pareça é barrada em muitas empresas, não gera propagação, parecendo que a promessa de bons frutos aos estudos fica somente no papel.

A CDL Santa Cruz do Capibaribe mantém convênios com Instituições de Ensino Superior, CESAC, Unopar e FADIRE, a fim de proporcionar incentivo aos profissionais em sua formação!