Topo

Topo

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Como usar a escrita para aumentar sua criatividade em qualquer área

Empreendedores, analistas, executivos, profissionais liberais podem usar a escrita na solução de problemas e na criação de novos produtos e serviços

Observando o movimento em torno do Dia Mundial da Criatividade, lembramos que a escrita também é uma ferramenta de criatividade, pois pode ser muito útil nos processos para criar coisas novas, descobrir novas maneiras de fazer algo ou resolver problemas. Mas quais seriam os caminhos? Veja este comentário que sempre fazemos nos nossos workshops: a escrita é uma tecnologia tão antiga e tão presente que não percebemos o quanto ela nos ajuda e acabamos não utilizando todo seu potencial.

Isso também vale para os processos criativos, em qualquer área de atuação. A escrita está sempre lá, ajudando as ideias a saírem da cabeça, se organizarem e se transformarem em novos produtos, serviços e outras soluções.

Ao buscar referências na internet sobre o assunto, é muito comum encontrar materiais sobre escrita criativa, mais ligada à produção de textos de ficção ou a criação de narrativas menos entendiantes — e muito boa pra desenvolver a criatividade, aliás. Mas não é sobre isso que falaremos aqui, é sobre escrever com foco em um problema ou tema e deixar sua mente fluir, com mais espaço pra processar informações e encontrar soluções. Não apenas contar histórias, mas pra usar as palavras (ou abreviações delas) de forma mais “expressa”, em listas rápidas, anotações e rascunhos. Isso mesmo.

Não precisa exigir muito da sua escrita pra permitir que ela ajude você a ser uma pessoa mais criativa.

Anote seus insights

Uma anotação rápida não custa nada. Mesmo. E pode lhe levar a desenvolver ótimas soluções. Por isso, nos nossos workshops, há slides dedicados só a esse aviso: sempre anote seus insights. Não importa se é em um guardanapo, em um caderninho, um bloco de notas no computador ou no celular, ou uma mensagem de WhatsApp. Também não importa a hora.
Nunca deixe uma boa ideia passar. Especialmente se for em um momento de relaxamento: ao acordar, em uma festa, contemplando a praia ou tomando banho.

Para ler a matéria completa, clique aqui:

Nenhum comentário: